Autor Tópico: [Magic] Guia Planeswalker para Theros  (Lida 10210 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Online: Agosto 29, 2013, 08:53:56 am »
Mais alguém tem acompanhado os artigos sobre a próxima edição de Magic?

Parte 1: Deuses
Parte 2: Cidades
Parte 3: Monstros

Theros é um plano inspirado na mitologia grega. Não é uma adaptação direta dos mitos (não espere ver algo como foi feito em Arabian Nights), mas com diversas referências.

Os deuses de Theros são encantamentos vivos, partes conscientes da magia natural do plano, em parte moldados pela crença dos mortais. Eles vivem em Nyx, o céu estrelado. Você pode identificar os deuses e criaturas relacionadas a Nyx pela presença de estrelas em sua silhueta.

Os cinco deuses principais (um para cada cor, é claro), são:

Heliod, deus do sol, da lei, justiça, honra, família, moralidade, virtude, casamento, bravura, proteção. Ele é justo e amigável com os mortais, mas pode ser também vingativo e orgulhoso. Baseado em Apolo, Hélios, e um pouco de Zeus também.

Thassa, deusa do mar, mas também do conhecimento antigo, mudança gradual, introspecção, viagens e distâncias, e da passagem do tempo. Ela gosta de mudança, mas lenta e bem pensada, e quando fala usa o tempo futuro. Não tem muito a ver com Posseidon, na verdade.

Erebos, deus do submundo, da morte, do azar, inveja, amargura, e também da riqueza. Ele aceita sua posição com resignação, e não lhe falta compaixão, mas apenas para aqueles que sofrem como ele. Baseado em Hades, especialmente nos mitos originais e na versão romana, não as interpretações modernas de um deus diabólico inimigo dos demais.

Purphoros, deus da forja, da terra e do fogo, da criatividade, caos, paixão, artesões, da criação e destruição. Criativo e impulsivo, que pode causar destruição para dar espaço a algo novo. Tem muito mais de Hefaísto do que eu esperava, mostrando um lado mais criativo do vermelho.

Nylea, deusa da caça, das estações, florestas, da predação e da fome, da metamorfose e do renascimento. Ela tem um lado animalesco e é vingativa contra quem ameaça as regiões naturais de Theros, mas pode ser jovial e alegre com seus aliados. Ela é contra as cidades, contra a caça por esporte e a agricultura. Em aparência tem muito de Artémis, mas com um pouco de Gaia também.

Existem outros deuses menores, como Karametra (deus ou deusa da lareira, da agricultura, etc; rival de Nylea), Iroas (guerra) e Keranos (tempestade). Não se tem muitos detalhes sobre eles ainda.

As três principais cidades (Poleis):

Meletis: Inspirada em Atenas, é uma cidade costeira, governada por um conselho de filósofos e muito dedicada aos deuses. Toda rua tem um templo, e todos os deuses são honrados aqui. Existem magos-arquitetos, magos-milagreiros, e dizem até que cada soldado conhece ao menos uma magia menor útil em combate.
Sua história inclui um tempo em que foi governada por um arconte tirano e sua corte de leoninos (sim, leoninos de novo). Quando uma revolta o expulsou, os leoninos deixaram a cidade e até hoje são hostis aos humanos.
Alguns bandos de centauros são inimigos, outros tem acordos de paz com a cidade (embora muitos humanos não estejam felizes com isso). Outro povo com uma relação parecida de amor-e-ódio são os tritões.

Akros: baseada em Esparta, é uma cidade militarista situada em uma região montanhosa. Boa parte da população na verdade vive fora da cidade, em exércitos que patrulham as fronteiras do reino para mantê-lo seguro. A cidade é governada por Leonidas e Gorgo Anax e Cymede, um rei guerreiro e sua rainha vidente. Possui um evento anual de jogos olímpicos-barra-gladiadores.

Setessa, referência ao mito das amazonas. Uma cidade bem integrada com a floresta, onde animais treinados (falcões, pégasos, lobos, leões!) passeiam pelas ruas. A cidade é um refúgio para órfãos e crianças abandonadas; entre os adultos, os homens são estimulados a deixar a cidade e encontrar seu caminho no mundo (os que ficam costumam se tornar adestradores de animais), enquanto que as mulheres são treinadas como guerreiras.

Mecânicas:
Há cinco mecânicas no total, sendo três novas, uma antiga sem mudanças, e outra que retorna muito modificada. Os temas são Heróis, Monstros e Deuses (que ficaram com três mecânicas!).

Todas as criaturas nativas de Nyx, inclusive os deuses, são Criaturas Encantamento. Existem também as armas dos deuses, Artefatos Encantamentos. Esses cards tem uma borda especial, parcialmente estrelada.

Monstrosity: um custo extra que só pode ser pago uma vez por criatura. Deixa o monstro maior (ganhando marcadores +1/+1) e dispara um efeito secundário (uma hidra luta contra várias outras criaturas, um elemental do magma destrói terrenos, etc).

Heroic: sempre que esta criatura for alvo de uma mágica sua, acontece um efeito secundário (gera fichas de criatura, todas as suas criaturas ganham +x/+x e alguma habilidade, etc).

Bestow: encontrado em criaturas encantamento, permite você jogar ele como uma aura (não-criatura) para encantar outra criatura. Se a criatura encantada deixar o campo, a aura se torna criatura.

Devotion: trata-se da mecânica Chroma de Eventide, modificada para contar apenas os símbolos de mana nos custos das permanentes que você controla (alguns cards com Chroma contavam símbolos de mana em outros lugares, como cards no cemitério, por exemplo). Também ligada aos deuses, ela simboliza sua devoção a uma cor. Os deuses são criaturas encantamento lendárias com um custo bem baixo para seus efeitos, mas que deixam de ser criaturas se sua devoção não for alta.

Scry (Vidência): essa é a mecânica antiga que retorna, também ligada aos deuses. Representa o poder de previsão que os deuses dão ao certos mortais (vide: o Oráculo de Delfos, Cassandra, e outros).

----

Eu adorei tudo sobre os deuses, as cidades, todo o fluff. Leiam os artigos, isso aqui é só um resumo tosco. Interessante que todos os deuses tem seu lado bom e seu lado cruel, espero que isso se mantenha (branco = bem perfeito, vermelho = destruição sem sentido, preto = sempre mal não precisa ser a regra em toda edição).

Quanto as mecânicas...
Bestow me parece ótimo para criaturas-encantamentos parecerem mesmo encantamentos (e outra solução para o velho problema das auras).
Devoção é excelente, especialmente sendo uma roupagem nova para uma mecânica apagada e sem "sabor". Devoção tem um 'fluff' perfeito para o cenário.
Scry também é um retorno muito bem vindo. Promete boas reimpressões, como Magma Jet.
Monstruosidade é OK (quero ver como funciona em cards comuns, mais simples), e Heroic me parece meio... estranho. Funciona, sim, mas não é bem o que eu esperava para a mecânica dos heróis.

***

EDIT: Parte 3! Monstros e raças não-humanas.

Leoninos rejeitam os deuses e os humanos. Aparentemente eles se consideram os injustiçados naquela história sobre Meletis e seu antigo tirano arconte.

Tritões ("Talassidos") usam magia para afundar barcos e atacar cidades costeiras, e acreditam que essa é a vontade da deusa Tassa.

Os "Retornados" são almas que conseguiram deixar o submundo e voltar a habitar seus corpos. Eles perdem suas memórias e identidades no processo. Eles tem duas cidades principais, os resignados com sua condição "vivem" em Asphodel; os que preferem descontar suas frustações nos vivem habitam Odunos.
Notem que existem retornados de outras raças, não apenas humanos (tem uma imagem conceitual de um sátiro).

Minotauros são pouco mais que feras não-sapientes. Eles gostam de matar e saquear, inclusive uns aos outros, e suas "manadas" são simplesmente lideradas pelo mais forte.

Sátiros são os hedonistas supremos. Vivem para farrear e festejar, inclusive das formas mais loucas e violentas; eles atraem humanos para esses festejos e os escravizam. Gente legal.

Centauros são divididos em dois grupos: os Laggona são comerciantes nômades, vivendo em relativa paz com os humanos, e tendo uma cultura própria de nômades, liderados pelos mais velhos; os Pheres são mais bárbaros caçadores e saqueadores, liderados pelo melhor guerreiro. Enquanto os Laggona tem nome próprio, os Pheres usam termos descritivos como "Great-Hoof", "Wide-Eyes", "Smoke-Born".

Ninfas existem em cinco variedades, cada uma ligadas a um tipo de ambiente natural. São criaturas criadas pelos deuses (todas as mostradas até agora são criaturas encantamento com bestow/agraciar).

Depois vem outros exemplos de criaturas, com descrição mais curta. Esperem ver gigantes, grifos, sirenas, quimeras, esfinges, krakens, catoplebas, harpias, górgonas, demônios, cérberos, ciclopes, mantícoras, fênixes, dragões, basiliscos e hidras; o que me chamou a atenção foram:

Eidolons são as almas que restam quando um Retornado surge; são espectros ambulantes sem muita indentidade também. Um retornado e seu eidolon não tem ligação direta, nem sabem que existem, e não se reúnem.

Como mostrado antes, arcontes são tiranos que valorizam uma justiça direta e sem misericórdia. Eles já dominaram grande parte do mundo, mas sua era já acabou e agora eles tem pouco poder.
« Última modificação: Setembro 04, 2013, 10:32:15 am por Khalim »

Offline PowLyne

  • Cachorro irritante
  • * Você despachou o cachorro.
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #1 Online: Agosto 29, 2013, 09:13:46 am »
Eu só quero ver como é que vai ficar o nível de poder dessa bagaça. A expansão parece ter custos de mana pesados, P/T altos para tudo, efeitos estrondosos... um belo contraponto ao T2 rápido e direto que temos hoje em dia.

Acho que vai causar um impacto tremendo principalmente no EDH, que já é feito com um jogo mais elaborado em mente.

E, meu pai, se todos os deuses forem como a Thassa, acho que chegamos a outro patamar de apelação no mundo de MtG:


Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #2 Online: Agosto 29, 2013, 09:21:26 am »
Lembre que só vimos umas 14 cards até agora (estou contando alguns spoilers não-oficiais basicamente confirmados), onde a maioria são raras ou míticas, incluindo as grande-criaturas-chamativas foil dos decks pré-construídos. Espere as comuns para analisar todo o formato.

Thassa não me parece apelona. 5/5 indestrutível por 3 manas, sim, mas só é criatura se você tiver ao menos 5 manas azuis nos custos de mana de suas permanentes (coisas como habilidades ativadas não contam). Boa parte do tempo é um encantamento lendário com o Scry e o Unblockable.
Impacto em EDH? Com certeza! Em Standard? Não creio.

Anax&Cymede deve ter um impacto maior no metajogo.



Já essa criatura é uma das coisas mais elegantes em fluff e crunch que eu já vi em Magic:

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #3 Online: Agosto 29, 2013, 12:48:06 pm »
Faltou criatividade no departamento de nomes aí. HELIOD? Pelamor. Dava pra ter se esforçado mais.

E, meu pai, se todos os deuses forem como a Thassa, acho que chegamos a outro patamar de apelação no mundo de MtG:


Emrakul discorda de você.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline PowLyne

  • Cachorro irritante
  • * Você despachou o cachorro.
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #4 Online: Agosto 29, 2013, 01:17:00 pm »
Mas cara, mana 15 e não pode ser reanimado. Tem as restrições dele. Embora seja mais forte que a Thassa, é bem menos acessível.

Já a Thassa é um drop 3 banal. Mesmo sem atacar, ela é indestruível, dá vidência grátis todo turno e é uma máquina de deixar criaturas imbloqueáveis.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #5 Online: Setembro 02, 2013, 04:50:13 pm »
Mas cara, mana 15 e não pode ser reanimado. Tem as restrições dele. Embora seja mais forte que a Thassa, é bem menos acessível.

[card]Sneak attack[/card]. [card]Shallow grave[/card]. [card]Goryo's vengeance[/card]. [card]Makeshift mannequin[/card]. [card]Through the breach[/card]. [card]Show and tell[/card]. [card]Hypergenesis[/card].

Você não precisa de aula de Emrakul.

Já a Thassa é um drop 3 banal. Mesmo sem atacar, ela é indestruível, dá vidência grátis todo turno e é uma máquina de deixar criaturas imbloqueáveis.

Sim, ela é incrível. Mas pode ser exilada, oblivion ring'd, receber penalidade, marcador -1/-1, etc. Forte, mas não quebrada.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #6 Online: Setembro 02, 2013, 04:54:38 pm »


Aportuguesaram mesmo os nomes das pessoas, deuses e cidades. Na lista oficial de cards revelados dá pra ver outros exemplos.

Offline PowLyne

  • Cachorro irritante
  • * Você despachou o cachorro.
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #7 Online: Setembro 02, 2013, 04:59:33 pm »


Aportuguesaram mesmo os nomes das pessoas, deuses e cidades. Na lista oficial de cards revelados dá pra ver outros exemplos.

Eu gostei. Ficou orgânico.

Claro, ainda espero um Matabrava ou algo do nível, considerando que Devir, mas :P
A tempo: já tem uma. Monstro da Marmorra. Me sinto n'A Praça É Nossa.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #8 Online: Setembro 02, 2013, 05:05:43 pm »
Aqui tá bloqueado, mas fico feliz que tenham traduzido os nomes. A Devir faz muita cagada com as traduções de Magic (tanto cometendo erros de português como ignorando algumas palavras na hora de passar para o português), mas também faz traduções memoráveis como "pertermite :seta: CHATONILDA"...
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #9 Online: Setembro 02, 2013, 06:46:38 pm »
Aqui tá bloqueado, mas fico feliz que tenham traduzido os nomes.

Alguns exemplos: Heliod-Heliode, Cymede-Ciméde, Akros-Ácros, Lampad-Lâmpade, Purphoros-Púrforo, Polukranos-Polucrano, Nylea-Niléia, Karamethra-Carametra. A mecânica Bestow virou Agraciar.

Parece que o gigante Hundred-Handed One ficou Centomano.

Por algum motivo, como merfolk já é tritão normalmente em português, o termo triton ficou... talassido.

Citar
A Devir faz muita cagada com as traduções de Magic (tanto cometendo erros de português como ignorando algumas palavras na hora de passar para o português), mas também faz traduções memoráveis como "pertermite :seta: CHATONILDA"...
Blightning (blight + lightning, uma combinação legal de palavras) ficou Detonar. Sério?

Um exemplo de erro é Denegeração Abrupta.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #10 Online: Setembro 02, 2013, 11:20:03 pm »
Bom, "thalassos" não é oceano, algo do tipo? (lembro da palavra "thalassic" em inglês)

Mas até faz sentido achar outro termo para "triton", de modo a evitar sobreposição de nomes caso venham a acontecer (tipo "merfolk hunter" e "triton hunter", digamos, que acabariam com o mesmo nome).
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline PowLyne

  • Cachorro irritante
  • * Você despachou o cachorro.
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #11 Online: Setembro 03, 2013, 08:59:33 am »
Sim, mas embora esteja correto, é um termo quase grego para o público geral. (entenderam? Grego? Theros? Mitolog-- ah fuck it.)

Em tempo: ai meu corassaum, saiu o spoiler do Purphoros. Ainda não tão forte como Thassa, mas deus amado, tá forte o bicho:


Purphoros, God of the Forge // 3R

Legendary Enchantment Creature - God   // Mythic Rare

Indestructible
As long as your devotion to red is less than five, Purphoros isn't a creature. (Each {R} in the mana costs of permanents you control counts towards your devotion to red.)
Whenever another creature enters the battlefield under your control, Purphoros deals 2 damage to each opponent.
2{R}: Creatures you control get +1/+0 until end of turn.

Illus. Eric Deschamps #135/249
6/5

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #12 Online: Setembro 03, 2013, 09:40:19 am »
O que eu gostei é que as comuns e incomuns tão saindo bacaninhas. Algumas de custo pesado, mas jogáveis. Sério, o bloco anterior foi um lixo quase completo nesse quesito.

EDIT: Flavor borbulhante nesta carta. E alguém poderia fazer uma montagem botando um bonézinho nele :P
[attachimg=1]
« Última modificação: Setembro 03, 2013, 09:45:17 am por Eiroth »

Offline PowLyne

  • Cachorro irritante
  • * Você despachou o cachorro.
    • Ver perfil
Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #13 Online: Setembro 03, 2013, 09:53:47 am »
Não carregou aqui.

Re:[Magic] Guia Planeswalker para Theros
« Resposta #14 Online: Setembro 03, 2013, 10:12:31 am »
Não carregou aqui.
Centomano (2WW)
(imagem: gigante branco-mármore com dezenas de braços flutuantes em adição aos braços normais)
Criatura - Gigante
Vigilância
3WWW: Monstruosidade 3
Enquanto Centomano for monstruoso, ele terá alcance e poderá bloquear noventa e nove criaturas adicionais em cada combate.