Eu sei que esse tópico esta morto a muito tempo, mas como ainda esta na primeira página, e eu tenho uma boa vivência nesse aspecto (Junto da Telperion e do Kinn, que eram mestres no mesmo PbF) eu resolvi colocar algumas dicas de como mestrar um PbF. E ja aviso, vai ser um post grande.
O nosso PbF nasceu de uma lista de email, que não era originalmente RPG, era simplesmente um grupo de amigos que falavam bobagens sobre Cavaleiros do Zodíaco. Eventualmente aquela lista de bobagens virou um RPG, e ficou desorganizado demais e passamos para um fórum. O RPG durou cerca de 10 anos, passando por diversas campanhas diferentes com as mesmas personagens.
Muita coisa mudou em termos de condução de história, mas adaptação da estória a expectativa dos "consumidores" (players) é uma premissa de qualquer RPG, portanto eu vou me ater apenas aos detalhes que não são óbvios.
1) Se o fórum não tiver um rolador de dados próprio dele, que possa ser usado dentro dos posts, se abstenha de usar dados ou fichas. Onde não há uma forma dos jogadores verificarem o resultado dos dados, ou onde os jogadores precisam esperar o post do mestre pra seguir para um próximo turno de batalha, ou resolução de ação, mantenha tudo completamente descritivo. Jogadores que preferem PbF normalmente são pessoas que não tem tanto tempo assim pra postar, e querem tirar o máximo de proveito das 2 horas que tem por dia, 3 dias na semana na frente do computador. Tendo isso sendo dito...
2) Se a dificuldade não está nos dados, ela precisa estar em outro lugar! Seja em desafios de cunho psicológico, ou simples desafios de skill, como usar um tipo de dano específico para derrubar uma defesa, ou algo parecido. Lembre-se que, como tudo é interpretativo tudo o que as personagens descrevem que fazem são intento e não ação. A ação de fato é descrita pelo mestre, na resolução desta. Deixe isso sempre muito claro, e faça apenas desafios que tu saiba que teus jogadores possam vencer.
3) Conheça os vários tipos de público que tens. Tu não terás apenas o pessoal que posta 2 vezes por semana, nem só os que postam 4 vezes ao dia. Esteja preparado para ambos, separe os grupos, de aos mais participativos aventuras da campanha que requeiram um desenvolvimento mais rápido, enquanto aos outros planeje uma aventura que possa ser tocada mais devagar, mas que todas terminem próximas ao 'grand finale' da campanha.
4) Mantenha um tópico com uma linha do tempo. Como as aventuras podem progredir mais rápido (ou lento) que esperado, personagens diferentes estarão interpretando em momentos de tempo diferentes, e isso pode se tornar confuso. Mantenha um local onde o que acontece esteja documentado de forma organizada.
5) Deixe os jogadores livres pra criarem a personagem do jeito que acharem melhor, mas não tão livres a ponto de serem OverPower. Algum sistema, nem que seja avaliação do mestre, terá que ser adotado para manter todas personagens no mesmo nível (ao menos inicial), mas ele não deve ser um sistema com números, pelo menos não pros jogadores. Pra eles o rpg deve ser simplesmente um lugar pra interpretar a personagem, a forma que tu toma decisões é completamente contigo.
6) Recompense os jogadores mais assíduos/ativos. Respeitando a capacidade de acesso de cada um, sempre, mas recompense um pouco mais os que conseguem postar mais vezes durante a semana. São eles que tem a maior chance de convidar novas pessoas, e eles que, no final das contas, dão a maior parte da vida ao seu fórum, e farão ele permanecer funcionando. Não de nada injusto aos outros players pra eles pra não ficar algo sem graça, mas alguma recompensa extra é válida.
7) Mantenha um lugar pros jogadores interpretarem livremente enquanto não há uma aventura/campanha que eles possam participar Nada mata mais um PbF do que um Hiato no fórum. Não deixe isso acontecer. Ter um Hiato de campanhas oficiais, pra planejar a próxima não tem problema, mas as pessoas deixarem de acessar o fórum porque não tem NADA pra fazer é um problema. O teu objetivo, mais do que fazer um rpg, é criar um hábito de acessar o fórum, criar uma comunidade onde as pessoas que façam parte do rpg gostem e chamem mais pessoas.
8) Esteja ciente que jogadores desaparecerão no meio do RPG e esteja preparado para isso. Jogadores somem e precisam de explicações estranhas pra isso, tenha elas. Saiba como lidar com isso e substituir papéis importantes se eles não puderem mais ser desempenhados por um jogador específico.
Todas as outras dicas ja são as mesmas de um rpg normal, mantenha a história interessante, dê aos seus players o que eles precisam pra jogar, não jogue contra eles, etc... mas acredito que tópicos com esse tipo de informação já exista aqui na spell.