Autor Tópico: PbForum - Dicas de Narração  (Lida 8645 vezes)

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Offline Malena Mordekai

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PbForum - Dicas de Narração
« Online: Junho 07, 2012, 12:55:16 pm »
Eu nunca narrei NADA na net, penso em tentar isso este ano, e uma das minhas alternativas é PbForum de Rastro de Cthulhu.

Sendo assim pensei neste tópico como lugar pra agregar dicas para narradores, tanto para mim que preciso delas, como pra qualquer outro que queira se aventurar nessa tarefa...
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Offline Arcane

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Re:PbForum - Dicas de Narração
« Resposta #1 Online: Junho 08, 2012, 04:17:40 pm »
Há cerca de três anos eu havia publicado esse tópico, com algumas dicas sobre campanhas online. Só que o foco era Virtual Tabletop e não PbF.

Particularmente eu não tenho experiência sobre PbF's. O Lumine, salvo engano, foi quem mais mestrou PbF aqui na Spell. Talvez ele tenha alguma palavra de inspiração.
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Offline Vincer

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Re:PbForum - Dicas de Narração
« Resposta #2 Online: Junho 09, 2012, 10:12:40 pm »
Já narrei com sucesso várias mesas online, pena que nenhuma foi muito duradoura. Mas pbf... falhei miseravelmente.
Estou na mesma expectativa de ver dicas. Já andei matutando meios de agilizar e melhor compor a narrativa mas ainda não animei de testar na prática... também estou interessadíssimo em dicas.

O que eu posso 'contribuir' são alguns vários 'como não fazer' mas acho que são bem óbvios.

Offline Ciggi

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Re:PbForum - Dicas de Narração
« Resposta #3 Online: Junho 09, 2012, 11:31:49 pm »
Narrei por 2 anos um PBF com mais de 30 cabeças. Mas não sei se tenho tantas dicas assim!

Offline Malena Mordekai

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Re:PbForum - Dicas de Narração
« Resposta #4 Online: Junho 10, 2012, 07:24:36 am »
Vincer, não são óbvios pra mim, eu NUNCA mestrei pela net em modalidade alguma... e acredito que outros aqui, não.

Eu realmente penso em tentar algo num futuro próximo, e tenho duas ideias de jogo, sendo que uma delas seria Rastro de Cthulhu e creio que o modo escrito de um fórum se presta mais a esse jogo mais narrativo e investigativo do que usar o Tabletop Forge.

Então, sei lá, o que puderem dizer, por mais óbvio que possa parecer, acho que seria bom pra registro aqui! Isso fale pro Cigano também, fala pelo menos da experiência, como foi, e principalmente: 30 pessoas pareceu-lhe excessivo? Dava pra levar?
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Offline Vincer

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Re:PbForum - Dicas de Narração
« Resposta #5 Online: Junho 10, 2012, 07:41:44 am »
Pode começar por COMO DIABOS VOCÊ GERENCIOU ISSO TUDO por exemplo.

Como a narrativa progrediu? Progrediu bem, mais que o esperado, menos? Como você lidava com exploração, ação, combate? Quanto os jogadores tinham liberdades e 'poderes' narrativos, rpg clássico ou eles podiam determinar mais coisas na história?
Quais limites/prazos haviam? Aka, você esperava e até quanto esperava que postassem para narrar? Se alguém relevante no momento demorasse a postar o que fazia?

O que gostou? O que detestou? O que achou que podia melhorar? Faria outro? O que faria diferente?

Fiz perguntas demais? Você me perdoa?

Offline Malena Mordekai

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Re:PbForum - Dicas de Narração
« Resposta #6 Online: Junho 10, 2012, 07:42:44 am »
EU perdoaria você se vc dissesse os tais mandamentos do não faça, já não sei quanto ao Cigano!
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Offline Ciggi

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Re:PbForum - Dicas de Narração
« Resposta #7 Online: Junho 10, 2012, 10:38:12 am »
Ok, deixa eu tentar!

Foi uma das melhores campanhas que narrei, e só acabou pq eu tive que abrir a LAN e perdi toda minha vida desde então.

Era um jogo de construção de reinos, medieval, fantastico, e baseado no finado 3ed. Como era um jogo que envolvia ação em um periodo grande de tempo eu tinha turnos de semanas ou meses de jogo (as vezes o periodo era mais curto, mas nunca foi menor que alguns dias). Os turnos eram resolvidos 2 vezes por mês, a cada 15 dias. E tinha 4 Mestres (Ak, reis/principes/chefes/lideres/whatever). Eles trabalhavam como mestre pro grupo (cidade) deles, tinham os proprios plots internos, mas no final do turno eu amarrava tudo que tava rolando. Não era dificil, precisava de muita leitura e anotação mas era tranquilo, qualquer nova ideia era discutida e rearrumada pra caber no cenário. Interessante citar que os jogos ocorriam sem um grupo saber o que o outro fazia, como era por forum havia esse recurso de "limitar" o que cada um vê, e mal mal os Mestres sabiam algo a mais.

Por exemplo. Teve um jogador que decidiu jogar com um meio-dragão, ele apresentou a ideia dele e decidiu ir pra um reino (que diga-se quem cuidava era o @Arnok) mais combativo. Eu discuti com o Arnok sobre o personagem, e ele tinha uns dragões lá, e de cara decidimos que ele seria filho de um dos dragões, um dos mais fodas lá. MAS... Em outro reino, tinha um jogador estilo Merlim, que tinha sangue dragão tbm, e ligação com alguns dragões, então eu decidi que ele tinha, sem saber, uma ligação mistica com esse jogador, e (se não me falha a memoria) seria o responsavel por fazer o nosso "Merlim" relembrar algumas magias que ele tentava em seu BG buscar. Ou seja, ambos tinham uma ligação mas nenhum deles sabia daquilo, e sempre que o turno acabava eu passava alguns detalhes extras pros Mestres tipo "Arnok, fala pro meio-dragão que ele teve alguns pesadelos com um ritual com varios dragões" e mandava coisas parecidas pro outro Mestre, responsavel pelo Merlim esquecido!

Então era basicamente isso, os turnos ficavam em aberto e tinha uma regra de postagem. Aspas era fala ou pensamento, se não me engano chaves ou conchete era ação (não de jogo mas em jogo, como [Ele anda ate a mesa e pega o pergaminho], e só. Cada um tinha sua propria sessão, os Mestres tbm tinham suas aventuras comigo. E durante os 15 dias o povo era livre pra postar, não tinha nenhuma regra cronologica, eles conseguiam se costurar ali bem, e quando chegava o fim do turno eu botava tudo em ordem certinho pra quem não acompanhou entender.

Era tudo mais descritivo, e na verdade, foram poucas as fichas que ficaram completas. A maior parte das jogadas era definida por sorte mesmo (Ele tem mais lvl que o adversario, vou dar uma chance maior pra ele) e pronto. Ninguem nunca soube disso na verdade, mas foi um jogo meio sandbox quase que o tempo todo!

Ah, e uma coisa bacana, a galera era MUITO espirituosa, e faziam varios contos e tal. Pena que eu perdi o conteudo do jogo todo. Tinham muitos contos bacanas demais lá, o Arnok fez uns fodas, ate um romatico que se não me falha a memoria desenvolveu uma planta nova no cenario de tão bacana que ficou o conto. Ou seja, havia bastante espaço pro povo mais quickfinger postar o que quisesse, fosse merda no off-topic, fosse algo do jogo nas suas sessões ou nas sessões das cidades, conjuntas, etc.

E falar dessa epoca me deu uma vontade de voltar a fazer isso danada!

Re:PbForum - Dicas de Narração
« Resposta #8 Online: Janeiro 21, 2013, 10:17:11 am »
Eu sei que esse tópico esta morto a muito tempo, mas como ainda esta na primeira página, e eu tenho uma boa vivência nesse aspecto (Junto da Telperion e do Kinn, que eram mestres no mesmo PbF) eu resolvi colocar algumas dicas de como mestrar um PbF. E ja aviso, vai ser um post grande.

O nosso PbF nasceu de uma lista de email, que não era originalmente RPG, era simplesmente um grupo de amigos que falavam bobagens sobre Cavaleiros do Zodíaco. Eventualmente aquela lista de bobagens virou um RPG, e ficou desorganizado demais e passamos para um fórum. O RPG durou cerca de 10 anos, passando por diversas campanhas diferentes com as mesmas personagens.

Muita coisa mudou em termos de condução de história, mas adaptação da estória a expectativa dos "consumidores" (players) é uma premissa de qualquer RPG, portanto eu vou me ater apenas aos detalhes que não são óbvios.

1) Se o fórum não tiver um rolador de dados próprio dele, que possa ser usado dentro dos posts, se abstenha de usar dados ou fichas. Onde não há uma forma dos jogadores verificarem o resultado dos dados, ou onde os jogadores precisam esperar o post do mestre pra seguir para um próximo turno de batalha, ou resolução de ação, mantenha tudo completamente descritivo. Jogadores que preferem PbF normalmente são pessoas que não tem tanto tempo assim pra postar, e querem tirar o máximo de proveito das 2 horas que tem por dia, 3 dias na semana na frente do computador. Tendo isso sendo dito...

2) Se a dificuldade não está nos dados, ela precisa estar em outro lugar! Seja em desafios de cunho psicológico, ou simples desafios de skill, como usar um tipo de dano específico para derrubar uma defesa, ou algo parecido. Lembre-se que, como tudo é interpretativo tudo o que as personagens descrevem que fazem são intento e não ação. A ação de fato é descrita pelo mestre, na resolução desta. Deixe isso sempre muito claro, e faça apenas desafios que tu saiba que teus jogadores possam vencer.

3) Conheça os vários tipos de público que tens. Tu não terás apenas o pessoal que posta 2 vezes por semana, nem só os que postam 4 vezes ao dia. Esteja preparado para ambos, separe os grupos, de aos mais participativos aventuras da campanha que requeiram um desenvolvimento mais rápido, enquanto aos outros planeje uma aventura que possa ser tocada mais devagar, mas que todas terminem próximas ao 'grand finale' da campanha.

4) Mantenha um tópico com uma linha do tempo. Como as aventuras podem progredir mais rápido (ou lento) que esperado, personagens diferentes estarão interpretando em momentos de tempo diferentes, e isso pode se tornar confuso. Mantenha um local onde o que acontece esteja documentado de forma organizada.

5) Deixe os jogadores livres pra criarem a personagem do jeito que acharem melhor, mas não tão livres a ponto de serem OverPower. Algum sistema, nem que seja avaliação do mestre, terá que ser adotado para manter todas personagens no mesmo nível (ao menos inicial), mas ele não deve ser um sistema com números, pelo menos não pros jogadores. Pra eles o rpg deve ser simplesmente um lugar pra interpretar a personagem, a forma que tu toma decisões é completamente contigo.

6) Recompense os jogadores mais assíduos/ativos. Respeitando a capacidade de acesso de cada um, sempre, mas recompense um pouco mais os que conseguem postar mais vezes durante a semana. São eles que tem a maior chance de convidar novas pessoas, e eles que, no final das contas, dão a maior parte da vida ao seu fórum, e farão ele permanecer funcionando. Não de nada injusto aos outros players pra eles pra não ficar algo sem graça, mas alguma recompensa extra é válida.

7) Mantenha um lugar pros jogadores interpretarem livremente enquanto não há uma aventura/campanha que eles possam participar Nada mata mais um PbF do que um Hiato no fórum. Não deixe isso acontecer. Ter um Hiato de campanhas oficiais, pra planejar a próxima não tem problema, mas as pessoas deixarem de acessar o fórum porque não tem NADA pra fazer é um problema. O teu objetivo, mais do que fazer um rpg, é criar um hábito de acessar o fórum, criar uma comunidade onde as pessoas que façam parte do rpg gostem e chamem mais pessoas.

8) Esteja ciente que jogadores desaparecerão no meio do RPG e esteja preparado para isso. Jogadores somem e precisam de explicações estranhas pra isso, tenha elas. Saiba como lidar com isso e substituir papéis importantes se eles não puderem mais ser desempenhados por um jogador específico.

Todas as outras dicas ja são as mesmas de um rpg normal, mantenha a história interessante, dê aos seus players o que eles precisam pra jogar, não jogue contra eles, etc... mas acredito que tópicos com esse tipo de informação já exista aqui na spell.
Whatever you are capable of doing, do with all your might because there’s no work, thought, knowledge, or wisdom in the Hades, which is where you are headed.