A criação do personagem:
A ficha de Rastro de
consiste basicamente na divisão de pontos entre as seguintes habilidades:
O personagem possuirá 16 pontos para distribuir entre as habilidades ocupacionais (acadêmicas, interpessoais e técnicas) e 65 pontos para distribuir entre as habilidades gerais, sendo que inicialmente, o personagem já começa com 4 pontos de Sanidade, 1 em Vitalidade e 1 em Estabilidade*.
Os pontos distribuídos nas habilidades ocupacionais valerão por dois caso a habilidade em questão seja uma habilidade da ocupação do personagem.
* - A vitalidade representa a saúde física do personagem; Estabilidade representa a saúde mental a curto prazo do personagem, é sua capacidade de se defender de um choque mental momentâneo; Sanidade é a saúde mental a longo prazo do personagem. É reduzida quando o personagem perde muitos pontos de estabilidade (entre outras situações) e, diferente das demais, não pode ser regenerada.As ocupações existentes dentro do sistema, permitidas para os personagens são:
Alienista Um especialista em doenças mentais, um psicanalista, neurologista ou alguém interessado em ciência comportamental.
Habilidades: Avaliar honestidade, Biologia, Farmácia, Idiomas (Alemão e Latim), Medicina, Psicanálise, Usar biblioteca, e quaisquer outras duas habilidades interpessoais. Crédito: 3-4;
Andarilho Talvez um desempregado da Grande Depressão, um sem teto, viajante. Alguém fora da sociedade. Habilidades: Atletismo, Barganha, Furtividade, Manha, Punga, Sentir Perigo, Sobrevivência. Crédito: 0;
Antiquário Alguém que valoriza o passado, talvez um estudioso ou residente de museu, quem sabe apenas um dono de uma pequena loja de antiguidades. Habilidades: Arquitetura, Barganha, Direito, História, História da Arte, Idiomas, Usar Biblioteca, e uma habilidade investigativa qualquer. Crédito: 2-5;
Arqueólogo Um descobridor do passado. Um estudioso, um ladrão de túmulos ou um caçador de relíquias com um revólver e uma pistola. Habilidades: Arqueologia, Atletismo, Coletar Evidência, Equitação, História, Idiomas, Primeiros Socorros, Usar Bilioteca, e quaisquer outras duas habilidades investigativas. Crédito: 4-5;
Artista Um pintor, músico, escultor, arquiteto ou ator. Alguém que vive de alguma habilidade que você considera um dom. Habilidades: Arquitetura, Arte, Avaliar Honestidade, Bajulação, Disfarce, Fotografia, História da Arte, Ofício, e quaisquer outras duas habilidades Acadêmicas ou Interpessoais. Crédito: 1-4;
Autor Alguém que usa as palavras para vender suas ideias ao público. Alguém com trabalho solitário e recompensas esporádicas, ou não. Habilidades: Arte, Avaliar Honestidade, História, História Oral, Idiomas, Usar Biblioteca, e três outras habilidades quaisquer; Crédito: 1-3;
Cientista Alguém que procura evoluir a ciência, para o bem ou para o mal. Talvez um pesquisador neutro que apenas quer revelar uma verdade ao mundo, mas um estudioso ainda assim. Habilidades: Coletar Evidência, Fotografia, Idiomas, Reparos Elétricos, Usar Biblioteca, e quaisquer dos seguintes: Astronomia, Biologia, Ciência Forense, Criptografia, Física, Geologia, ou Química. Crédito: 3-5;
Clero Um pregador de alguma religião, um rabino, missionário, pastor ou alguém a serviço de alguma religião humana. Habilidades: Avaliar Honestidade, Convencimento, História, Idiomas (Latim, Grego, Aramaico ou Hebraico), Psicanálise, Teologia, Usar Biblioteca, e outra habilidade interpessoal. Crédito: 2-5;
Criminoso Aqueles que vivem do outro lado da lei e fazem disso sua vida. Habilidades: Arrombamento, Barganha, Briga, Furtividade, Intimidação, Manha, Perseguição, Sentir Perigo, e outra habilidade interpessoal ou técnica. Créditos: 0-4;
Detetive particular O sujeito que faz o que a polícia não irá fazer e ganhar dinheiro com isso. Talvez um ex-policial ou simplesmente alguém que desenvolvel essas habilidades por outros meios. Habilidades: Arrombamento, Avaliar Honestidade, Briga, Condução, Contabilidade, Convencimento, Direito, Disfarce, Fotografia, Perseguição. Créditos: 2-3;
Detetive policial Alguém que vive segundo o Código da Polícia, seja lá qual for. Você serve a Lei, mas muitas vezes ela não é suficiente para trazer a justiça. Habilidades: Armas de Fogo, Atletismo, Avaliar Honestidade, Coletar Evidência, Condução, Direito, Interrogatório, Sentir Perigo, Trato Policial. Crédito: 3-4;
Diletante Um autossuficiente, alguém que vive de herança ou alguma outra fonte de renda fixa. Livre de trabalho forçado, pode se dedicar ao que quiser. Habilidades: Bajulação, Crédito, Equitação, e quaisquer outras cinco habilidades que você escolher: Crédito: 3;
Enfermeiro Assistente médico treinado, frequentemente do sexo feminino, menos distante e menos insensível que o médico. Habilidades: Avaliar Honestidade, Biologia, Convencimento, Farmácia, Medicina, Primeiros Socorros, e Bajulação ou Burocracia. Créditos: 2-4;
Jornalista Uma pessoa que trabalha para jornais, revistas ou rádio. De qualquer forma você é responsável por veícular notícias. Habilidades: Avaliar Honestidade, Coletar Evidência, convencimento, Disfarce, Fotografia, História Oral, Idiomas, Perseguição, Trato Policial, e outra habilidade interpessoal. Crédito: 2-4;
Médico O símbolo de uma boa pessoa na sociedade, mesmo que isso não seja verdade. Habilidades: Avaliar Honestidade, Biologia, Ciência Forense, Contabilidade, Convencimento, Farmácia, Idiomas (Latim), Medicina, Primeiros Socorros. Crédito: 4-6;
Militar Aquele que se coloca entre outros e o perigo por uma motivação, seja ela financeira ou patriótica. Um mercenário ou soldado leal, não importa. Habilidades: Armas Brancas, Armas de Fogo, Atletismo, Briga, Intimidação, Sobrevivência e:
Exército/Fuzileiro Naval: Condução, Furtividade, Ocultação;
Paramédico/Médico: Convencimento, Medicina, Primeiros Socorros;
Engenheiros/Armas pesadas: Condução, Explosivos, Reparos Mecânicos;
Marinha: Astronomia, Pilotagem, Reparos Mecânicos;
Oficial (qualquer): Burocracia, Convencimento, Equitação ou Pilotagem;
Crédito: 2-5 (Oficiais), 2-4 (Alistados);
Parapsicólogo Um profissional de consideração questionável, alguém que caminha entre a razão e a suprestição. Alguém que crê que o sobrenatural se trata apenas do natural não estudado. Habilidades: Antropologia, Avaliar Honestidade, Fotografia, Ocultismo, Reparos Elétricos, Reparos Mecânicos, Sentir Perigo, Usar Biblioteca. Crédito: 2-3;
Piloto Uma pessoa que vive para voar, um veterano da Guerra ou mensageiro particular, de qualquer forma, o céu é seu verdadeiro lar. Habilidades: Astronomia, Condução, Pilotagem, Reparos Elétricos, Reparos Mecânicos, Sentir Perigo. Crédito: 2-3;
Professor Um legislador calmo, um exêntrico, tanto faz. Você vive para partilhar informações com os mais jovens (ou não) e menos cultos (ou não). Habilidades: Burocracia, Idiomas, Usar Biblioteca, outra habilidade interpessoal e quaisquer três habilidades acadêmicas. Crédito: 3-5.
Outras ocupações são possíveis, misturando as diversas habilidades. Caso alguém se interesse por outra, será algo totalmente possível de se discutir.
Após algumas escolhas básicas, os detalhes das fichas serão preenchidos, espero fazer isso qualquer hora por Skype se possível, mas antes... explicarei (não agora) as motivações.