Ontem eu havia terminado de ler o Silmarillion.. pela terceira vez. Além das fantásticas histórias cheias de reviravoltas e grandiosamente melancólicas em sua maioria (o que me faz pensar se Tolkien não era emo), o fato que mais me instiga com a obra é como ele se desenvolve da primeira era até o fim da terceira era.
Inspirado por esta cronologia resolvi escrever aqui a minha saga na Spell em poucas palavras. E, além de estrear essa seção, será a primeira vez que eu efetivamente me apresento.
Bem, meu nome mesmo é João Cláudio, mas os amigos próximos me chamam de JC. No trabalho sou conhecido pelo meu sobrenoms Godoy (ou por "Sargento", dependendo do meu humor do dia). Trabalho com TIC há pouco mais de dez anos, com foco em estruturação de processos e gestão de conhecimento (não vou explicar essas terminologias, procurem no google).
Atualmente sou casado com a bela Hosana e em breve meu herdeiro, Nicolas, virá ao mundo trazendo com ele o crescimento de uma nova era.
Sobre o RPG, o conheço desde 1991, mas como moro em uma cidade onde a força cultural da população na época estava em shows de pagode ou no caminhão do "Traz a Massa da Bahia" (não que tenha mudado agora), não consegui formar um grupo. Somente em 1994, quando comecei a conhecer a vida alternativa underground de Campos foi que eu pude finalmente interagir com o meio. De lá pra cá, passei de jogador para DM de AD&D (e suas evoluções). Joguei Gurps, Vampiro, Lobisomem, Shadowrun, Aberrants. Não posso me esquecer também de Hero Quest, que trouxe horas infindáveis de diversão despreocupada.
Sobre a Spell... longa data. Me remete aos idos de 1998, quando finalmente eu descobri o que era internet. Acessei aquela página que tinha um campo de seleção no canto inferior direito da tela, onde você podia pular para as outras áreas do site. Me inscrevi no fórum e na lista de discução, na época eu me chamava "Arcano" ou "Arcano_Mestre" ou "Arcane"... não me recordo ao certo ou estou me confundindo com nicks do mIRC.
Eu estava lá no advento da Comic Store, quando a Spell passou a ter uma veia mais comercial e uma nova pagina inicial, com matérias aleatórias, onde o pessoal estranhava e questionava se aquilo era RPG. Os foruns bombavam com cólera frenética, onde perguntas ou afirmações equivocadas eram respondidas com a ira dos deuses nos olhos dos integrantes. Mas essa Spell não durou muito... perdeu a batalha contra a burocracia de tal forma que até hoje não ouvimos mais falar abertamente de seus antigos fundadores.
Mas a chama não se apagou. Na época, cuja data não me lembro, Eltor deu seu jeito de manter a comunidade unida e a Spell mudou novamente. Eu me vi na necessidade de mudar também, então relembrei de minha criatura favorita na época do AD&D e "oculto" existe até hoje. Passei pela Spell_Forever, mas não me senti em casa até que a Spell RPG nasceu como a ressurreição daquele antigo portal e a Forever se tornou sua filactéria, como já disse alguém.
Mas rege a lenda que nada na vida da Spell é fácil! Quando a comunidade realmente prosperava tomamos um golpe. Quem iria imaginar que o próprio "capitão e seu papagaio" iriam iniciar um motim contra sua tripulação, contraditório, não? O fatídico evento transformou a Spell em duas, dividida, enfraquecida, mas ainda viva. Tão viva que hoje ela se ergue novamente. Ainda possui uma sombra honônima que a persegue, incansável e paranoica, mas essa é a Spell que depois de várias feridas na alma aprendeu a se defender. E vocês não fazem idéia de como é bom fazer parte dessa comunidade.
Saudações.