Gaffir cresceu em uma pequena vila de agricultores e caçadores. Filho do meio de sete irmãos, ele teve uma infância de trabalho e diversão. Ele sempre foi um bom irmão e filho, protetor e corajoso.
Aos oito anos começou a treinar, tendo aulas com seu tio, um soldado aposentado, para se tornar um guerreiro. Quando completou 16 anos, e com o treinamento incompleto, saiu de sua pacata vila junto a um grupo de mercenários que passou a noite no local. Os mercenários, Os Pássaros Vermelhos, lhe acolheram, primeiro como ajudante e depois como membro.
Nós últimos 10 anos Gaffir passou em companhia desse grupo, formado por 17 pessoas, que trabalhavam para qualquer um que tivesse uma missão justa. A vida de mercenário ia bem, até a última missão. Uma seita chamada, A Dama do Véu, foi roubada por alguns ladrões que levaram itens sagrados. Então os Pássaros Vermelhos foram incumbidos de acharem os ladrões e recuperarem tudo que foi roubado. Tudo ia bem, os mercenários conseguiram encontrar os bandidos e estavam perto do esconderijo dos mesmos. O ataque foi rápido, os ladrões tentaram fugir, mas acabaram sucumbindo ao ataque dos mercenários treinados. Tudo parecia ir bem, até todos perceberem que era uma emboscada. Os "membros" da Dama do Véu eram aliados dos ladrões, tudo não passou de um plano para matar todos os membros dos Pássaros.
Daquele massacre apenas 3 membros, alem de Gaffir, conseguiram escapar. Ele e seu amigo Duffin MClaren, um guerreiro ruivo gigante, resolveram voltar para suas vilas no norte. Edgar, um bruxo humano, resolveu ir atrás de vingança, junto a Elara, uma humana guerreira. Foi assim que Gaffir retornou para sua casa, esperando ter deixado qualquer assunto sobre Os pássaros vermelhos para trás.