Combate em Massa 1º Etapa: PreparaçãoO maior exercito ganha 5 marcadores, o menor exército ganha o oposto proporcional.
Ex: 10.000 soldados contra 7.000 soldados. O maior exército ganha 10 marcadores e o adversário ganha 7 marcadores.
2ª Etapa: Conhecimento (Batalha)Cada lado faz um teste de Conhecimento (Batalha). Algumas circunstancias vão alterar essa jogada.
Baixas: Cada sucesso faz com que o outro lado perca 1 marcador (+1 por ampliação)
Moral: Cada vez que um marcador for perdido o líder faz um teste de Espírito, sucesso leva a outra jogada de Conhecimento (Batalha) normalmente. Falha indica uma retirada ordenada e o fim do combate com a derrota, falha critica significa debandamento.
Heróis em Batalhas em Massa O Carta Selvagem que quiser se engajar em uma guerra deve escolher uma rolagem de Atirar, Lutar, ou Perícia Arcana.
Modificadores: A diferença entre os Marcadores de cada exercito. E o Estágio do Herói.
Maiores detalhes e informações detalhadas de cada Modificador podem ser encontrados na Página 115, 116, 117, e 118.
Regras Caseiras Tipo da Tropa
Para todos os efeitos na hora de calcular os marcadores de cada exército, considere que uma cada soldado tem um valor próprio em combate, e use o valor de cada unidade individual como referencia para a proporção das tropas na Etapa de Preparação.
Cavalaria Pesada [8]: Cavalos de batalha com barda, cavaleiros com placas, escudo, lança pesada, armas de "choque", bestas.
Cavalaria Média [6]: Cavalos de batalha, cavaleiros com malha, escudo, lança pesada, armas de "choque".
Cavalaria Ligeira [4]: Cavalos normais, cavaleiros com couro, dardos, lanças, armas leves.
Infantaria Pesada [5]: Soldados com placas, escudo grande, espadas longas, machados de 2 mãos, alabarda.
Infantária Média [4]: Soldados com malha, escudo, espadas, machados.
Infantária Ligeira [3]: Soldados com couro, espadas, lança, dardos
Infantaria Irregular [2]: Soldados com pouca ou nenhuma armadura, armas improvisadas.
Maquinas de Cerco [50]: Catapultas, Balistas
Fundeiro [+1]: Soldados treinados em funda
Arqueiro [+2]: Soldados treinados em arcos
Arqueiro Especialista [+3]: Soldados treinados em arcos longos.
Qualidade da Tropa
A qualidade da tropa pode influenciar muito nos custos e vantagens em combate. Cada qualidade possui um multiplicador que deve ser considerado a tropa na hora do calculo de marcadores na Etapa de Preparação
Elite [100%]: Soldados que participaram de 15 missões ou mais
Veterano [50%]: Soldados que participaram de 10 a 14 missões
Experiente [20%]:Soldados que participaram de 6 a 9 missões
Médio [0%]: Soldados que participaram de 4 a 5 missões
Inexperiente [-20%]: Soldados que participaram de 1 a 3 missões
Novato [-50%]: Soldados sem experiência.
Irregular [-75%]: Civis sem treinamento.
Exemplo de calculo de tropa.
Temos de um lado 1000 unidades de cavalaria com placas, sem elmos, escudos e pederneiras. Lanças de combate montado, mangual, e espada. Estão no grupo de Cavalaria Média (proteção parcial, armas de "choque") por tanto sua Tipo é 6. Essa unidade já participou de 3 missões, logo é inexperiente, tem um redutor de qualidade de 20%.
O cálculo seria então 1000*6=6000 Que é o tipo de tropa, e 6000-20%=4800. Quando for estipular a força dessa unidade considere-a como tendo 4800 de poder para definir quantos marcadores ela terá.
Arquétipos
Soldado Irregular- Atributos: Agilidade d6, Astúcia d4, Espírito d6, Força d6, Vigor d6.
- Perícias: Atirar d6, Arremessar d6, Furtividade d6, Lutar d6, Perceber d6.
- Carisma: 0; Aparar: 5; Movimentação: 6; Resistência: 5.
- Equipamento: Nenhum.
Soldado Ligeiro- Atributos: Agilidade d6, Astúcia d4, Espírito d6, Força d6, Vigor d6.
- Perícias: Atirar d6, Arremessar d6, Furtividade d6, Lutar d6, Perceber d6.
- Carisma: 0; Aparar: 5; Movimentação: 6; Resistência: 6.
- Equipamento: Espada curta [For+d6], Lança [For+d6], Couro.
Soldado Médio- Atributos: Agilidade d6, Astúcia d4, Espírito d6, Força d6, Vigor d6.
- Perícias: Atirar d6, Arremessar d6, Furtividade d6, Lutar d6, Perceber d6.
- Carisma: 0; Aparar: 6; Movimentação: 6; Resistência: 7.
- Equipamento: Espada curta [For+d6], Lança [For+d6], Cota de Malha, Escudo Pequeno.
Soldado Pesado- Atributos: Agilidade d6, Astúcia d4, Espírito d6, Força d6, Vigor d6.
- Perícias: Atirar d6, Arremessar d6, Furtividade d6, Lutar d6, Perceber d6.
- Carisma: 0; Aparar: 6; Movimentação: 6; Resistência: 8.
- Equipamento: Espada Longa [For+d8], Alabarda [For+d8], Placa, Escudo Médio