Eu seria totalmente a favor de refazerem os atributos basicos pra coisas que fazem mais sentido, e reformatar os numeros pra serem mais intuitivos. Mas os seis atributos basicos e os valores variando entre 3-18 sao vacas sagradas dificeis de matar.
[...] dane-se nd [...]
[...] O lance de xp por ND é mais [...]
ND não existe mais na 4e, Vincer. Se usa um sistema de cálculo de "XP total dos monstros" x "número de aventureiros"
Quando ele se refere a +1 ND, entenda como +1 monstro do mesmo nível, ou então +# de XP para os personagens.Ah, isso.
A ideia é valida, tirar ainda mais o "bom senso" e transpor isso em regras.
CitarQuando ele se refere a +1 ND, entenda como +1 monstro do mesmo nível, ou então +# de XP para os personagens.Ah, isso.
A ideia é valida, tirar ainda mais o "bom senso" e transpor isso em regras.
Já tem na 4e.
Eu gostaria que voltassem o layout e a arte do AD&D - que IMHO são as melhores que os caras fizeram.
Eu sempre achei as ilustrações de AD&D horríveis. tem umas que pareciam ter sido feitas por crianças de 5 anos
O fato é que nas edições anteriores as coisas fodas pareciam mais fodas.
Paladino de AD&D = humano + armadura completa +bigode.
Eu usaria varias palavras para descrever as ilustrações de ad&d que eu já vi, e com certeza foda não seria uma delas
Não que as ilustrações fossem fodas, mas as coisas fodas do jogo pareciam mais fodas, entende?
• Nível em Tudo
• Retorno aos 20 níveisNão vejo nada de errado com os 30 níveis. E olhe que quem tá falando é um cara que curte os níveis 1 a 5, dificilmente saindo desse patamar. O lance é que, para mim, quanto mais opções o básico puder proporcionar, melhor. Argumenta-se que, tirando os níveis épicos, haverá mais espaço para o livro. E colocar o quê? Eles não me pareciam muito interessados em por mais fluff no livro e rechear com mais regras seria tolice. Tudo bem, estamos supondo uma 5e e talvez esse espaço sirva para alguma coisa. Mas não vejo muito como eles podem ser aproveitados. Colocar mais regras, para mim, é inviável, a proposta da 4e (e tou supondo que uma eventual 5e seguria mais ou menos no mesmo sentido) é ser o mais simples possível. Talvez adicionar uma coletânea mais completa de rituais.... :hum:
• Sistema de Magias Final FantasyPra mim, o uso de mana ou MP ou whatever seria um retrocesso. Provavelmente seria melhor que o sistema vanceano, mas ainda assim falho, principalmente nos níveis altos, onde temos muitos deles. O que acontece: com os poderes por encontro e diários, o controle do funcionamento deles é totalmente possível. Já o sistema de magias não.
• Remover os Pulsos de CuraOs pulsos de cura tem aquele efeito de "desgaste com o tempo" que eu acho particularmente elegante e até ajuda na abstração do significado do PV. Contudo, não tenho nada contra se eles sairem de cena, mas eu manteria. =)
• Menos HPTHIS! Muito HP significa batalha longa. Só isso. Prefiro que o combate seja ligeiramente mais rápido em virtude de HPs menores.
• Menos PoderesConcordo. Nos níveis altos é meio chato ter tanto poder pra escolher. Da última vez que eu narrei em Paragon Path, o pessoal passava boa parte do turno "foleando" o seus respectivos decks de poderes para escolher um. Contudo, não gosto da ideia de limitar ainda mais. Os poderes poderiam ser mais modulares, permitindo que eles sejam usados de formas ao menos um pouco diferentes em certas cituações.
• Menos Classes, Mais ConstruçõesNo nWoD isso funcionou (substitua "classe" por "clã", "tribo", etc.... dá mais ou menos na mesma, coceitualmente), mas não sei se funcionaria com o D&D muitos jogadores sempre anseiam por classes novas. Eu sei que mais builds ajudam a variar o personagem mas o mais empolgante mesmo é ver uma classe totalmente nova, com características específicas diferenciadas.
• Modularidade para o PersonagemConcordo.
Só transformar os +1 em +2.Citar• Nível em Tudo
O problema disso, como dito antes, é que deixa de ser bom um bônus qualquer de +1. Um +1 atualmente, representa dois níveis a mais nas suas chances. Reduzir esse bônus para 1 nível pode ser um pouco tenso.
CitarSó transformar os +1 em +2.Citar• Nível em TudoO problema disso, como dito antes, é que deixa de ser bom um bônus qualquer de +1. Um +1 atualmente, representa dois níveis a mais nas suas chances. Reduzir esse bônus para 1 nível pode ser um pouco tenso.
Listas mais abertas de poderesO problema de deixar aberto de mais é a chatice para se escolher tudo. Todo nível que você ganha um novo poder por encontro ou diário, você tem uns 4 poderes (por padrão) para escolher 1. Ainda assim, as pessoas demoram para se decidir porque tem que ler os poderes e tal. Imagine se tivesse que escolher um poder numa lista muito maior. Fora que isso atrapalha a questão do iniciante, que tem preguiça de ficar lendo muito. Então se torna muito mais prático um "escolha 1 entre 4" do que "escolha 1 dessa listona aí".
Ao invés de poderes de nível 1, 2, 3, 4, etc. Poderíamos ter listas como "Poderes Heroicos", "Poderes Exemplares" e "Poderes Épicos". Os poderes heroicos e exemplares também iriam "melhorar" com o patamar. Isso significa que teríamos listas menores de poderes, mas menos poderes repetitivos.
Mais poderes Ilimitados e de encontro, menos poderes diáriosEu concordo. Acho um exagero os personagens de níveis altos com 4 poderes diários e tudo o mais. 4 poderes diários é muita coisa, o cara passa até a quase usar como poder por encontro, levando em conta que um dia tem o que, uns 4 ou 6 encontros. Isso tira a dramaticidade do poder diário (que é particularmente emocionante nos níveis baixos) e banaliza o dano.
Poderes modificáveis ou combináveisApoiadíssimo. Era basicamente o que eu disse antes: poderes modulares que sirvam para mais de um tipo de situação. E isso, para mim, é a chave para a redução das listas de poderes.
Classes menos específicas, Papeis mais livresEu acho preferível uma classe específica que tenha mecanismos que façam ela tender para um outro papel, mas no máximo 1 outro papel além do padrão. Mais do que isso, o jogo perde o foco no grupo e isso é um retrocesso.
O problema de deixar aberto de mais é a chatice para se escolher tudo. Todo nível que você ganha um novo poder por encontro ou diário, você tem uns 4 poderes (por padrão) para escolher 1. Ainda assim, as pessoas demoram para se decidir porque tem que ler os poderes e tal. Imagine se tivesse que escolher um poder numa lista muito maior. Fora que isso atrapalha a questão do iniciante, que tem preguiça de ficar lendo muito. Então se torna muito mais prático um "escolha 1 entre 4" do que "escolha 1 dessa listona aí".
O problema é que no geral a criação é a parte que mais trava iniciantes no sistema. E focar energia demais na criação e menos na evolução tende a fortalecer os jogadores com síndrome de personagem suicida, que acham que a build deles "está errada" e tem que matar o personagem pra criar outro similar, mas "certo".
Eu acho que a criação do personagem deve ser o mais simples possível, e a evolução ser mais complexa.
Para isso que existem as regras de retreino.
Retreino é bom, mas quando você faz a maioria das escolhas no começo, o retreino pode ser muito brusco. Por que o retreino na 4e funciona? Porque literalmente em todos os níveis você faz uma escolha significativa e ganha um poder ou talento novo.
Se as grandes decisões são feitas logo no começo, e você demora, digamos, 4 níveis pra ganhar um poder novo
Listas mais abertas de poderes
Ao invés de poderes de nível 1, 2, 3, 4, etc. Poderíamos ter listas como "Poderes Heroicos", "Poderes Exemplares" e "Poderes Épicos". Os poderes heroicos e exemplares também iriam "melhorar" com o patamar. Isso significa que teríamos listas menores de poderes, mas menos poderes repetitivos.
Mais poderes Ilimitados e de encontro, menos poderes diários
Poderes diários deveriam ser "atitudes desesperadas" para aquele único encontro fodido do dia. Talvez ter um único poder diário por patamar, por exemplo, fosse mais do que suficiente.
Aqui eu entendi que você queria ter menos poderes em geral.
Listas menores só funcionam no lançamento. Suplementos e DDI expandem isto rapidinho, e vamos ficar no mesmo patamar de hoje.