OUTROS JOGOS > Vídeo Game

Crítica Eletrônica

(1/5) > >>

silva:
É possível identificar um conjunto de critérios que nos ajudem a classificar a "qualidade" de jogos eletrônicos o mais objetivamente possível ?

Por exemplo, porque "Zelda: Ocarina of Time" e "Super Mário" são considerados um dos melhores jogos de todos os tempos, enquanto "Rogue Warrior" e "Charlies Angels" estão entre os PIORES já criados* ?

Eu chutaria 3 fatores nessa equação..

1. diversão pura
2. relevância histórica/evolutiva para a mídia
3. qualidade artística/intrínseca à mídia (capacidade de gerar experiências únicas à mídia, e não replicadas de outros tipos de mídia).

O que vocês acham ?

(*fonte: gamerankings e metacritic)

Macnol:
"Crítica" de games é um pântano poluído por jabás e corrompido pela filosofia de "pontuação 7 a 10". Acho bem difícil - pra não dizer perda total de tempo - tentar achar um parâmetro global pra usar como base.

NinjaSniper:
Minha opinião, não completamente formada:

É possível sim fazer crítica de games, da mesma forma que se faz crítica de cinema, literatura, teatro, música, pintura, etc. Estas manifestações são consideradas mais frequentemente como "arte" do que "diversão", ao contrário dos jogos eletrônicos, encarados muitas vezes só no aspecto da "diversão". Acho que isso acontece pois os games eletrônicos são uma evolução dos jogos de mesa em termos tecnológicos, que raramente são tratados como "arte". Pelo menos eu nunca vi ninguém chamando War ou Jogo da Vida de arte.

Coloquei arte e diversão entre aspas pois não sei quais seriam as palavras mais adequadas (mente x corpo? inteligência x sentidos?). Taí algo pra pensar (provavelmente no OFF TOPIC). OK, jogando um pouco mais de lenha na fogueira: Van Gogh é "divertido"? Crysis é "artístico"?

As franquias atuais de games são em geral comparadas com o cinema, mas acho que não é por aí. Não dá para interagir com um filme depois de pronto, apenas reagir. Os jogos, mesmo "limitados" à programação, são interativos por natureza. Acho que por isso é mais difícil fazer crítica de games; está bastante relacionado a como cada um interagiu com o jogo.

Metal Sonic:
Zelda e Super Mario foram franquias que sacudiram muito os consoles com suas séries. Ambos tem jogos excelentes e fatores que tornar a série identificável e tão querida.

Já Ocarina of Time é um dos jogos mais overrated da história. Não que seja um jogo ruim, longe disso, mas não é essa maravilha toda que falam não.

Sr. Pichu:
OoT? era uma maravilha, NA ÉPOCA

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa