Autor Tópico: Civilization 5  (Lida 1058 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Civilization 5
« Online: Novembro 12, 2012, 06:18:32 pm »
Alguem sabe se o jogo curou esses males abaixo ? Eu to paquerando ele ha muito tempo, em especial depois dessa expansão Gods & Kings, mas se continuar com esses problemas, eu to fora.

Citar
desisti da ultima gravação de Civilization 4 Beyond the Sword quando percebi que a IA é do tipo que junta (quase) todo mundo pra te atacar quando você fica na frente deles. É como se todas as outras facções/civilizações fossem controladas por 1 único player inimigo, que fica putinho por estar perdendo e manda tudo pra cima de você, ignorando alianças, perfis de personalidade, e tudo o mais (até Mahatma Gandhi já me declarou guerra várias vezes). Isso corta minha imersão, porque traz o "joguismo de querer vencer" pra frente da lógica interna da ambientação. A IA não está "interpretando" as facções e agindo como estas agiriam numa situação real - a IA está tentando vencer um "jogo" a todo custo.

Citar
Quanto ao Civ... isso que o Silva falou é a coisa que mais me irrita no Civ. Ser vizinho de qualquer facção controlada pelo PC é ter que tomar cuidado toda hora pra não tomar um stack de 80 unidades na bunda. Se for mais de um então, tem que partir logo pra matar um deles, senão o jogo fica compremetidissimo (especialmente em dificuldades maiores), porque um atacou, todos te atacam, não importa se você tem uma aliança de 1000 anos ou não.

Alias, nem precisa ser vizinho, já perdi a conta de ataques nada a ver de outras civs que estão em outros continentes. Ataques sem chance alguma de sucesso, só pra te encher o saco (e arrasar uma ou outra cidade sua).
« Última modificação: Novembro 12, 2012, 06:25:14 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Bodine

  • Loffon/Ace/Beefheart
    • Ver perfil
Re:Civilization 5
« Resposta #1 Online: Novembro 12, 2012, 06:44:55 pm »
Bom, primeiro é bom esclarecer que o Civilization V foi meu primeiro contato a sério com a franquia e que ainda não adquiri a expansão Gods & Kings.

Embora eu não possua parâmetros objetivos de comparação, não tive problemas do tipo mencionado com o Civ V. Eu diria que varia muito de jogo pra jogo, de acordo com o perfil das civilizações que estão na roda, com sua atitude em relação a elas (por exemplo, se sair catando todos os recursos que encontra pela frente, é claro que os vizinhos vão ficar brabos e tentar juntar forças pra te derrubar) etc.

Já tive vizinhos agressivos, dissimulados, parceiros pra vida toda... mas em 100 horas de jogo não cheguei a sentir esse complô da IA contra mim (pelo menos não do modo como as citações colocam). Talvez seja porque eu tenda a preferir outros tipos de vitória que não a dominação, mas aí já não sei precisar...


Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:Civilization 5
« Resposta #2 Online: Novembro 12, 2012, 08:40:19 pm »
Sou um amante do Civ. E esses problemas nunca existiram!

A resposta é simples. Dificuldade da IA.

Civ não é só conhecido por ser um jogo baseado em nossa historia, ele é conhecido por ser um jogo altamente competitivo mesmo solo.

Simples, se tu joga contra uma IA acima de média, tu escolheu jogar contra um oponente com vantagens sobre vc, bem dessa forma. O Noble era o único que tu ainda tinha alguma chance justa, passou dele a máquina é programa da pra roubar, em determinado nível ela faz tudo com o dobro do tempo, pela metade do preço, e começa com mais unidades que vc.

Agora junta isso ao fato de que cada tipo de jogo, expansão, nível de dificuldade, e versão da série tem suas próprias peculiaridades tornando cada jogo diferente. É bastante variedade, jogaria Civ a vida inteira se não fosse bem maçante chegar na era futurista com mechas, bombas atômicas, estações espaciais, e ter que começar um jogo novo com o máximo tecnológico sendo um pau e uma pedra. :P

Só tenha em vista uma coisa sempre, a força fala mais alto em 90% dos casos, se tu for fraco vai ser atacado, se for forte, vai ser retaliado. Tem que existir um balanço ai e nem sempre é fácil achar ele.

Re:Civilization 5
« Resposta #3 Online: Novembro 12, 2012, 08:57:39 pm »
Po, Cigano. Falar que o Civ 5 tá diferente é uma coisa, mas falar que a série nunca foi assim é forçar a barra.  XD

Eu jogo a série desde o Civ 1, cara. Pra falar a verdade, a IA sempre foi fraca nesse ponto. A única exceção pra isso foi o Alpha Centauri. De resto é tudo "joguinho de tabuleiro com a garotada", não rola uma simulação de fato baseada no perfil cultural das facções que as faça se comportar de forma verossimil e diferenciada. Cansei dessa IA sempre agressiva do nada, que nega tudo a você a menos que você pague 200% sobre o valor de qualquer coisa em troca mesmo das vezes que o acordo é vantajoso pra ela; ou então quando você tá massacrando ela na guerra, e daí ela vem pedir trégua exigindo toda a sua grana, todos os seus recursos estratégicos e a sua cidade mais próxima! Ou então quando você tá com 1000 anos de aliança pacífica com o Mahatma Ghandi e, DO NADA, ele te ataca só porque você deixou 1 guarnição a menos na cidade :duh: ). Cara, a série nem é mais considerada hardcore ha muito tempo justamente por falta de um modelo diplomático decente. Compara ela com os jogos da Paradox pra ver a diferença.

Se o 5 melhorou nisso eu vou dar uma olhada, mas essa tua resposta já me deixou com pé atrás. 
« Última modificação: Novembro 12, 2012, 09:19:36 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:Civilization 5
« Resposta #4 Online: Novembro 12, 2012, 11:06:18 pm »
Nunca foi!

A unica coisa que realmente tenho que concordar com vc é que as civilizações são só skins, não tem uma lógica histórica ingame com elas. Porem elas agem com verossimilhança sim. Como eu disse, tem que encontrar um equilíbrio!

E Civ 5 é o único jogo de estratégia que me oferece real desafio. Então, comparando com outros jogos ele continua sendo um dos jogos mais hards que conheço.

Mas talvez seja o que vc considera desafio. Seu exemplo de o Mahatma ter que manter um acordo pacifico com vc me parece o oposto, mas talves seja isso, tu ta procurando outra coisa!

Re:Civilization 5
« Resposta #5 Online: Novembro 13, 2012, 09:52:02 pm »
Não sei dizer exatamente o que to procurando ( XD ), só queria ver as Civs tomando decisões baseadas em fatores internos ao mundo de jogo, e não porque o player tá ficando forte e daí todo mundo fica automaticamente hostil só pra te impedir de vencer a porra do jogo. 

Isso corta minha imersão.

Mas talvez o problema seja esse. Querer imersão em Civilization. :(
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline louc0

  • Moderador
    • Ver perfil
Re:Civilization 5
« Resposta #6 Online: Novembro 13, 2012, 10:19:43 pm »
Quer imersão, compra uma banheira  :b

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:Civilization 5
« Resposta #7 Online: Novembro 13, 2012, 11:24:18 pm »
Cara, não to certo quanto a isso, vou dar uma conferida depois, mas tem uns recursos de controle sobre a IA que pode ser o que tu quer (ou não!).

Mas tem as campanhas, se não me engano li em algum lugar que lá as IA seguem um certo protocolo. Mas posso estar enganado nisso.

BTW, nem todas as civilizações ficam hostis quando tu fica forte, algumas podem ficar embaixo da tua asa se tu fizer a jogada direitinho. De fato, mais de uma vez, eu fui acabando com as civs perto de mim criando alianças com as distantes só pra gerar custos aos inimigos e depois virei a casaca e matei tutu! XD