Spell

RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: AKImeru em Janeiro 08, 2013, 03:59:56 pm

Título: WaRP vira OGL
Enviado por: AKImeru em Janeiro 08, 2013, 03:59:56 pm
http://www.atlas-games.com/warp/ (http://www.atlas-games.com/warp/)

WaRP é um jogo antigo, o sistema de um jogo chamado "On the Edge", lançado na década de 90.

O sistema é assustadoramente parecido com jogos indies modernos, em especial Marvel Heroic Roleplaying e o Cortex System, exceto que com um sistema de criação de personagem mais simples e direto. Aliás, o jogo é basicamente "Tipo Cortex, só que ainda mais simples.".
O sistema inteiro usa as mesmas regras, o "combate" pode ser facilmente usado para um debate ou uma discussão, por exemplo (Similar ao MHR).
A maior diferença é que o sistema tem um subsistema de "Fringe Powers" (Magias, Psiquismo, "Poderes estranhos e Incomuns em geral") ele é bem aberto, permitindo jogadores e mestres criarem seus poderes. O sistema é bem simples de se compreender e é apenas uma leve variação do sistema normal.

Basicamente, um personagem é um amontoado de "Traits" escolhidos pelo jogador, que descrevem o conceito do personagem, seja elas "Super Modelo", "Hacker preguiçoso", "Forte como um Touro", e por ai vai. Os jogadores escolhem uma "trait principal" que é o mais próximo do conceito do seu personagem, e duas outras menoras, como adições, um pouco de pimenta para o personagem.
Cada "trait" tem um "tell" - O que identifica que ele esta sendo usado. Por exemplo um "Super Modelo" provavelmente seria "Esbelto, bonito, e um mau ator."

A cada trait que um jogador possui, ele tem um "flaw". Que pode ser literalmente qualquer coisa, ele só precisa ter flaws equivalentes a "traits".

Cada "Flaw" e "Trait" tem um certo número, escolhido na criação de personagem. (Um trait primário e dois secundários) e esse é o número de dados (Dados de 6 faces) a ser rolado ao se realizar testes.

Fora um sistema de dano, acho que já dá até para pegar o conceito geral por trás do jogo.
A graça inteira do WaRP se encontra no "Mundo da Ficção'. A sua ficha de personagem é literalmente um lembrete do que o seu personagem é, em termos de interpretação. O que você deve fazer, como deve atuar, como ele se parece, o que ele faz no "Mundo da Ficção".

E agora ele finalmente ficou gratuito. Eu devo testa-lo em breve.
Título: Re:WaRP vira OGL
Enviado por: Atmo em Janeiro 08, 2013, 07:17:22 pm
"Esbelto, bonito, e um mau ator."

Joey, é você?
Título: Re:WaRP vira OGL
Enviado por: Lumine Miyavi em Janeiro 09, 2013, 11:50:25 am
Em honra ao sistema, vou até ver Enigma do Horizonte / Event Horizon hoje, antes de ler. Sam Neil ♥
Título: Re:WaRP vira OGL
Enviado por: Heitor em Janeiro 10, 2013, 01:33:29 am
Over The Edge é um jogo com um puta cenário e sistema supimpa. E agora, o sistema é gratuito e livre  :frenzied:
Título: Re:WaRP vira OGL
Enviado por: AKImeru em Janeiro 10, 2013, 08:53:33 pm
Amanhã é o dia, estou fechando aqui algumas fichas  :haha:
Título: Re:WaRP vira OGL
Enviado por: Speranza em Janeiro 11, 2013, 12:33:59 am
Comprei o livro do Over the Edge nessa edição de aniversário que eles lançaram tem um tempo atrás, cheia de brindes... um dos sistemas mais recompensadores que já pude usar; facílimo de adaptar, na minha opinião.

Quanto ao cenário... poderia falar sobre ele durante horas.
Título: Re:WaRP vira OGL
Enviado por: Lumine Miyavi em Janeiro 11, 2013, 12:40:57 am
Dá uma introzinha, pra quem não conhece!
Título: Re:WaRP vira OGL
Enviado por: Speranza em Janeiro 11, 2013, 12:54:32 am
Dá uma introzinha, pra quem não conhece!

O cenário de Over the Edge é a ilha de Al Amarja. Al Amarja é uma ilha no mar mediterrâneo (ao sul da Itália) que teria sido liberada das mãos dos fascistas ao fim da segunda guerra por sua atual presidente (e ditadora), Monique D'Aubainne. O coração de Al Amarja é The Edge, a cidade onde as coisas acontecem... The Edge é uma cidade insana... uma Interzone aonde coexistem um gigantesco número de seitas secretas, grupos anônimos, espiões e detetives... é um jogo para quem gosta do weird estilo David Lynch (ou David Cronenberg) e de nadar em um oceano infinito de conspirações e mistério alucinante...

...e é recheado de muitas, mas muitas boas ideias.

PS: São reconhecidas logo no primeiro capítulo algumas dessas influências que mencionei (David Lynch, a interzone do William S. Burroughs) e algumas outras, como: Arquivo X, Twilight Zone e ainda o meu escritor favorito, Jorge Luis Borges.
Título: Re:WaRP vira OGL
Enviado por: Lumine Miyavi em Janeiro 11, 2013, 12:57:01 am
Explicou mas não explicou.
Título: Re:WaRP vira OGL
Enviado por: Speranza em Janeiro 11, 2013, 01:02:37 am
Explicou mas não explicou.

Hm... se Over the Edge tem um gênero, talvez seja o de espionagem? Ele parece um pouco com o mais moderno... estou tentando lembrar alguns que sejam similares...  :parede:

PS: Lembrei! Eu colocaria o Over the Edge próximo do Unknown Armies (esse era o nome que queria lembrar) e até mesmo do Kult... é uma boa forma de estender a minha impressão desse maravilhoso jogo... um jogo sobre o terror do absurdo. Eu diria que é um dos primeiros jogos que se encaixariam no gênero do New Weird (http://en.wikipedia.org/wiki/New_Weird).
Título: Re:WaRP vira OGL
Enviado por: Heitor em Janeiro 11, 2013, 01:11:53 am
Basicamente, é um cenário urbanóide noventista puxado pro weird fantasy. Conhecendo Planescape, Mundo das Trevas e Vertigo Comics, tu já tem uma noção de como é.