Autor Tópico: VRMMORPG  (Lida 12935 vezes)

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Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
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VRMMORPG
« Online: Outubro 25, 2012, 08:44:09 pm »


"Eu não sei dizer exatamente quando ou como isso aconteceu, mas o que eu posso dizer com certeza é: Estamos presos nesse mundo, e queremos sair daqui. Embora toda a beleza, toda a fantasia e magia desse mundo seja realmente fantástico e ás vezes mais real que o "mundo lá fora", algo dentro de mim não consegue mentir para mim mesmo. Eu não sou essa pessoa que aparece no espelho. Essa não é a minha casa. Esse não é o meu mundo. E eu quero sair.

Eu quero apenas poder deslogar."

-Eron, Swordmaster Lvl. 18


Proposta
Embarcando na atual moda de Sword Art Online e no seu "antecessor" .Hack, eu estou me organizando para poder iniciar uma narrativa com a mesma proposta das obras citadas anteriormente: Um grupo de jogadores está em um Virtual Reality Massively Multiplayer Online Role Playing Game, e por algum motivo não consegue sair dele de jeito nenhum.

Então conto com a ajuda da Spell para desenvolver essa minha mesa!  :dança:

Sistema
Eu estava pensando em usar D&D 4th Edição, porque ele passa mais um feeling de jogo do que qualquer outro sistema que eu conheça, e os Poderes, a divisão de Papéis, o fator que um grupo é obrigatório certamente são atrativos adicionais. O que pesa contra é que eu não tenho nenhum material de D&D4, e não queria assinar o Insider só para poder narrar isso. Ah, os Jogadores também "odeiam" D&D4, mesmo sem nunca ter jogado.  :haha:

Outra possibilidade seria o M&M2, mas M&M não lida muito bem com a questão de Personagens "dependentes" de equipamento e Poderes mais restritos a certos tipos de Personagens.  A vantagem é que eu tenho todo o material do M&M2 (em Português), os Jogadores conhecem e gostam do sistema. Mas como medir o Nível, lidar com evolução, e com o sistema de Ferimento, que é bem distinto de um MMO? (O sistema de Dano Numérico do M&M é fora de cogitação de tão ruim).

Ouvi falar bem do Savage Worlds, mas ainda não li nada a respeito dele. Mas aceito outras sugestões.

Saindo do Jogo
Em Sword Art Online é devido ao fato que
(click to show/hide)
, e em .Hack
(click to show/hide)
.

Eu ainda não pensei em muitos detalhes, mas uma das idéias centrais é que os jogadores deveriam chegar nas partes mais profundas do jogo e poder derrotar aquilo que está causando o bug do Servidor do jogo, embora a idéia dos GMs e dos próprios criadores do jogo poderem estar envolvidos nisso é interessante. Os jogadores e alguns PCs que estariam "bugados", o que eu acho que serveria de tensão extra na narrativa.

Aceito sugestões de como enriquecer o plot e tornar a narrativa mais interessante.

Morte e Respawn
Um dos pontos que pode ser interessante é permitir, ao menos inicialmente, a Morte dos PCs sem grandes consequências. Ao meu ver isso daria uma noção do quão o jogo pode ser perigoso (especialmente se eu for usar o D&D4), e poderia gerar situações de humor bem engraçadas.

Depois que os jogadores "bugassem", eu pensei em dar um jeito de mostrar a eles que se alguém que bugou morre no jogo, ele não consegue dar respawn... "E se ele também morrer fora do jogo?" seria um motivo de tensão constante.

Grind, Velocidade e Foco do Jogo
Essa é uma parte que me pega um pouco. MMOs são famosos por seus combates, e matar muitos e muitos oponentes é meio que o padrão para subir de Nível.

Pensei em contra-atacar isso fazendo com que o jogo fosse focado em Quests, e que basicamente matar criaturas dá tão pouco XP sozinho que simplesmente seria inviável querer ficar mais forte dessa maneira. Mas não sei até que ponto essa idéia é boa.

O foco talvez não seja o problema, porque como é um VRMMORPG, os personagens estarão literalmente sentindo o mundo do jogo, e isso abre espaço para bastante intepretação.


Qualquer sugestão, idéia ou crítica será muito bem aceita.  :)
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Re:VRMMORPG
« Resposta #1 Online: Outubro 25, 2012, 11:01:41 pm »
Precisa de um sistema especifico? Qualquer versão de D&D serviria pra isso. O que você quer são house rules fáceis de implementar em qualquer jogo.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
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Re:VRMMORPG
« Resposta #2 Online: Outubro 26, 2012, 12:26:36 am »
Precisa de um sistema especifico? Qualquer versão de D&D serviria pra isso. O que você quer são house rules fáceis de implementar em qualquer jogo.

Bom, digamos que eu me recuso a jogar a 3.X por vários motivos. Eu cogitei até GURPS para jogar.

Eu realmente gostaria de usar M&M, mas não estou vendo como.
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Re:VRMMORPG
« Resposta #3 Online: Outubro 26, 2012, 08:15:00 am »
Procura sistemas similares a D&D, vão ser mais fáceis porque a troca entre esse estilo de jogo e os videogames já é antiga.

Olhou o Dragon Age RPG?
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Re:VRMMORPG
« Resposta #4 Online: Outubro 26, 2012, 08:36:56 am »
Interessante a ideia. Me lembrou Persona 3.

Eu acho que qualquer D&D-like deve funcionar bem. A 4e me parece especialmente adequada por ja ser um "videogame de papel".

No mais, se voce quiser algo realmente rapido, e com decisoes taticas a nivel de situacoes (ao invés de numeros), da uma olhada em Apocalypse World e seu filhote Dungeon World.
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Skar

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Re:VRMMORPG
« Resposta #5 Online: Outubro 26, 2012, 09:13:09 pm »
Cara, lembrei de um sistema chamado Legend. Ele parece bem semelhante a idéia que vc quer de um jogo virtual cada classe tem mais de uma skill tree que vc vai pegando ao upar de nível. É um sistema simples por que é um 3,x revisado então acho que a maioria dos grupos não terá problema com ele.

Acho que o Oda tem o site do sistema que é liberado para download de graça, mas se não achar me manda um pm que te passo os livros.
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Offline Atmo

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Re:VRMMORPG
« Resposta #6 Online: Outubro 29, 2012, 09:54:31 am »
Se não tem outro jeito, é só caçar os materiais da 4e por ai, com certeza dá pra achar uma boa quantidade nas latrinas da vida (torrents).
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Offline Torneco

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Re:VRMMORPG
« Resposta #7 Online: Outubro 30, 2012, 10:22:52 pm »
Minha dica seria usar Gamma World. É um sistema que usa o core da 4e, com as particularidades do cenário, mas nada que você não possa vir e alterar. Eu considero ele bem menos engessado que a 4e, e ainda sim te dá mais liberdade para ter evolução dos personagens separada dos ítens.


Quanto ao .hack, a idéia é um pouco mais complexa do que a que você postou. Vou postar em spoiler para não inchar o tópico.


(click to show/hide)

Re:VRMMORPG
« Resposta #8 Online: Janeiro 03, 2013, 08:07:27 pm »
As ideias sao otimas, vc disse q a recompensa de EXP seria mais por Quest certo ? N sei ja se viram mais tem um novo jogo q  assimila esse jeito, foi lançado no brasil faz 2 meses, Dragona Online, ele ainda tem muita coisa pra melhorar, mais pode vir a ser de muita utilidade.

Offline Kirito Kun

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Re:VRMMORPG
« Resposta #9 Online: Outubro 10, 2016, 01:20:40 am »
Adoraria jogar
Jinsei wa tada no gensõdesu