Spell

RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: Metal Sonic em Outubro 25, 2012, 08:44:09 pm

Título: VRMMORPG
Enviado por: Metal Sonic em Outubro 25, 2012, 08:44:09 pm
(http://i1289.photobucket.com/albums/b506/xmetalsonicx/Random%20Stuff/MMO_RPG.jpg)

"Eu não sei dizer exatamente quando ou como isso aconteceu, mas o que eu posso dizer com certeza é: Estamos presos nesse mundo, e queremos sair daqui. Embora toda a beleza, toda a fantasia e magia desse mundo seja realmente fantástico e ás vezes mais real que o "mundo lá fora", algo dentro de mim não consegue mentir para mim mesmo. Eu não sou essa pessoa que aparece no espelho. Essa não é a minha casa. Esse não é o meu mundo. E eu quero sair.

Eu quero apenas poder deslogar."

-Eron, Swordmaster Lvl. 18


Proposta
Embarcando na atual moda de Sword Art Online (http://en.wikipedia.org/wiki/Sword_Art_Online) e no seu "antecessor" .Hack (http://en.wikipedia.org/wiki/.hack), eu estou me organizando para poder iniciar uma narrativa com a mesma proposta das obras citadas anteriormente: Um grupo de jogadores está em um Virtual Reality Massively Multiplayer Online Role Playing Game, e por algum motivo não consegue sair dele de jeito nenhum.

Então conto com a ajuda da Spell para desenvolver essa minha mesa!  :dança:

Sistema
Eu estava pensando em usar D&D 4th Edição, porque ele passa mais um feeling de jogo do que qualquer outro sistema que eu conheça, e os Poderes, a divisão de Papéis, o fator que um grupo é obrigatório certamente são atrativos adicionais. O que pesa contra é que eu não tenho nenhum material de D&D4, e não queria assinar o Insider só para poder narrar isso. Ah, os Jogadores também "odeiam" D&D4, mesmo sem nunca ter jogado.  :haha:

Outra possibilidade seria o M&M2, mas M&M não lida muito bem com a questão de Personagens "dependentes" de equipamento e Poderes mais restritos a certos tipos de Personagens.  A vantagem é que eu tenho todo o material do M&M2 (em Português), os Jogadores conhecem e gostam do sistema. Mas como medir o Nível, lidar com evolução, e com o sistema de Ferimento, que é bem distinto de um MMO? (O sistema de Dano Numérico do M&M é fora de cogitação de tão ruim).

Ouvi falar bem do Savage Worlds, mas ainda não li nada a respeito dele. Mas aceito outras sugestões.

Saindo do Jogo
Em Sword Art Online é devido ao fato que
(click to show/hide)
, e em .Hack
(click to show/hide)
.

Eu ainda não pensei em muitos detalhes, mas uma das idéias centrais é que os jogadores deveriam chegar nas partes mais profundas do jogo e poder derrotar aquilo que está causando o bug do Servidor do jogo, embora a idéia dos GMs e dos próprios criadores do jogo poderem estar envolvidos nisso é interessante. Os jogadores e alguns PCs que estariam "bugados", o que eu acho que serveria de tensão extra na narrativa.

Aceito sugestões de como enriquecer o plot e tornar a narrativa mais interessante.

Morte e Respawn
Um dos pontos que pode ser interessante é permitir, ao menos inicialmente, a Morte dos PCs sem grandes consequências. Ao meu ver isso daria uma noção do quão o jogo pode ser perigoso (especialmente se eu for usar o D&D4), e poderia gerar situações de humor bem engraçadas.

Depois que os jogadores "bugassem", eu pensei em dar um jeito de mostrar a eles que se alguém que bugou morre no jogo, ele não consegue dar respawn... "E se ele também morrer fora do jogo?" seria um motivo de tensão constante.

Grind, Velocidade e Foco do Jogo
Essa é uma parte que me pega um pouco. MMOs são famosos por seus combates, e matar muitos e muitos oponentes é meio que o padrão para subir de Nível.

Pensei em contra-atacar isso fazendo com que o jogo fosse focado em Quests, e que basicamente matar criaturas dá tão pouco XP sozinho que simplesmente seria inviável querer ficar mais forte dessa maneira. Mas não sei até que ponto essa idéia é boa.

O foco talvez não seja o problema, porque como é um VRMMORPG, os personagens estarão literalmente sentindo o mundo do jogo, e isso abre espaço para bastante intepretação.


Qualquer sugestão, idéia ou crítica será muito bem aceita.  :)
Título: Re:VRMMORPG
Enviado por: kimble em Outubro 25, 2012, 11:01:41 pm
Precisa de um sistema especifico? Qualquer versão de D&D serviria pra isso. O que você quer são house rules fáceis de implementar em qualquer jogo.
Título: Re:VRMMORPG
Enviado por: Metal Sonic em Outubro 26, 2012, 12:26:36 am
Precisa de um sistema especifico? Qualquer versão de D&D serviria pra isso. O que você quer são house rules fáceis de implementar em qualquer jogo.

Bom, digamos que eu me recuso a jogar a 3.X por vários motivos. Eu cogitei até GURPS para jogar.

Eu realmente gostaria de usar M&M, mas não estou vendo como.
Título: Re:VRMMORPG
Enviado por: kimble em Outubro 26, 2012, 08:15:00 am
Procura sistemas similares a D&D, vão ser mais fáceis porque a troca entre esse estilo de jogo e os videogames já é antiga.

Olhou o Dragon Age RPG?
Título: Re:VRMMORPG
Enviado por: silva em Outubro 26, 2012, 08:36:56 am
Interessante a ideia. Me lembrou Persona 3.

Eu acho que qualquer D&D-like deve funcionar bem. A 4e me parece especialmente adequada por ja ser um "videogame de papel".

No mais, se voce quiser algo realmente rapido, e com decisoes taticas a nivel de situacoes (ao invés de numeros), da uma olhada em Apocalypse World (http://apocalypse-world.com/ApocalypseWorld-playbooks.pdf) e seu filhote Dungeon World (http://www.dungeon-world.com/).
Título: Re:VRMMORPG
Enviado por: Skar em Outubro 26, 2012, 09:13:09 pm
Cara, lembrei de um sistema chamado Legend. Ele parece bem semelhante a idéia que vc quer de um jogo virtual cada classe tem mais de uma skill tree que vc vai pegando ao upar de nível. É um sistema simples por que é um 3,x revisado então acho que a maioria dos grupos não terá problema com ele.

Acho que o Oda tem o site do sistema que é liberado para download de graça, mas se não achar me manda um pm que te passo os livros.
Título: Re:VRMMORPG
Enviado por: Atmo em Outubro 29, 2012, 09:54:31 am
Se não tem outro jeito, é só caçar os materiais da 4e por ai, com certeza dá pra achar uma boa quantidade nas latrinas da vida (torrents).
Título: Re:VRMMORPG
Enviado por: Torneco em Outubro 30, 2012, 10:22:52 pm
Minha dica seria usar Gamma World. É um sistema que usa o core da 4e, com as particularidades do cenário, mas nada que você não possa vir e alterar. Eu considero ele bem menos engessado que a 4e, e ainda sim te dá mais liberdade para ter evolução dos personagens separada dos ítens.


Quanto ao .hack, a idéia é um pouco mais complexa do que a que você postou. Vou postar em spoiler para não inchar o tópico.


(click to show/hide)
Título: Re:VRMMORPG
Enviado por: Snowdarkness em Janeiro 03, 2013, 08:07:27 pm
As ideias sao otimas, vc disse q a recompensa de EXP seria mais por Quest certo ? N sei ja se viram mais tem um novo jogo q  assimila esse jeito, foi lançado no brasil faz 2 meses, Dragona Online, ele ainda tem muita coisa pra melhorar, mais pode vir a ser de muita utilidade.
Título: Re:VRMMORPG
Enviado por: Kirito Kun em Outubro 10, 2016, 01:20:40 am
Adoraria jogar