Spell
RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: Elven Paladin em Agosto 07, 2018, 03:38:48 pm
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Hey Fanboys de Tormentas e sua cópia visivelmente inferior, Pathfinder. Com a chegada da Comic-Con para Losers, digo, Gen-Con, diversos RPGs foram lançados ou parcialmente lançados, e um deles é o Não-Tão-Bom, mas já Velho, Vampiro: a Máscara em sua
Quart Quinta Edição.
Em resumo - é um Réquiem-Lite em Regras, que enfim se tocou que Vampiro não precisa de um sistema de combate mais elaborado que D&D 5e, precisa de um sistema de combate social e diversos incentivos para Construção de Ambiente e Construção de Grupos, além de podar os excessos de 350 tipos de Vampiros com Tauma-Necromancia. E para minha grata surpresa, ele foi moderadamente ou plenamente bem sucedido em todos esses aspectos.
Caso tenha alguma dúvida, comentário, haterismo, fanboyismo ou reclamar que esse não é Vampiro como eu jogava a 20 Anos Atrás ou ele não é tão progressivo quanto Blue Rose, esse é o tópico para isso. Ou não, quem ainda usa fóruns em 2018? :b
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Eu não tenho muito o que comentar... do que eu li eu gostei e acho que vampiro está indo na direção certa. Mas parece que os fãs mais queridos da WW (= a galera que joga LARP) não estão muito empolgados com as mudanças, especialmente a migração dos elders e sabath para trocarem tapas no oriente médio deixando a criançada tomando conta da casa. Resumindo, eles não querem abrir mão de interpretar a velha guarda ultra poderosa. A WW parece estar pensando em medidas que possam incentivar isso.
Em tempos:
-A fusão de disciplinas (dementia com dominação, quietus com ofuscação) foi bem-vinda. Tinha poder demais e os clãs eram mais caracterizados pelos seus poderes do que pela sua história.
-Tchau para os vampiros mega poderosos que ofuscavam os jogadores e tchau para o sabath e sua violência adolescente. Já vão tarde, espero que fiquem por lá.
- Abuso de mortais: problemáticos, polêmico, mas eu achei uma boa adição. Vampiros são monstros, essa era a proposta do jogo, certo? A luta para manter a humanidade deve ser mais focada, e esse tipo de violência (não a sem cérebro do sabath que se resumia a explodir coisas e sair quebrando a máscara no melhor estilo irmandade dos mutantes), me parece mais madura e masi de acordo com a proposta do jogo.
Que venha Lobisomem agora!!
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especialmente a migração dos elders e sabath para trocarem tapas no oriente médio deixando a criançada tomando conta da casa. Resumindo, eles não querem abrir mão de interpretar a velha guarda ultra poderosa. A WW parece estar pensando em medidas que possam incentivar isso.
Eu não resumiria de maneira tão simplista - nem mesmo com o Jyhad Diary e o V5 é explicado porque o Beckoning ocorreu, por enquanto soa grande ass pull para os autores darem um soft reboot na ambientação.
Se eu gosto do cenário que surgiu dessa decisão? Certamente - mas o processo que levou a ele é bastante questionável pelo metaplot de Vampiro (e convenhamos, fãs das edições anteriores adoram o metaplot de Vampiro).
-A fusão de disciplinas (dementia com dominação, quietus com ofuscação) foi bem-vinda. Tinha poder demais e os clãs eram mais caracterizados pelos seus poderes do que pela sua história.
Eu gosto mais dessa decisão por uma perspectiva mecânica - isso não só permite você escolher os poderes de uma Disciplina, quanto permite uma maior mistura de poderes dentro dela. Lida bem com um problema histórico de Vampiro.
-Tchau para os vampiros mega poderosos que ofuscavam os jogadores e tchau para o sabath e sua violência adolescente. Já vão tarde, espero que fiquem por lá.
Não celebre tão cedo - os Lasombra (e Tenebrosidade) retornarão no Chicago. :what:
- Abuso de mortais: problemáticos, polêmico, mas eu achei uma boa adição. Vampiros são monstros, essa era a proposta do jogo, certo?
Well, eu não me oponho tematicamente e moralmente a colocar tais tópicos no sistemas - entretanto eu considero que Vampiro 5e é uma pequena bomba relógio de Relações Públicas que vai explodir em breve.
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Concordo com vocês. Os autores acertaram na mosca ao focar na fome e sobrevivência, sem elders fodões querendo aparecer, e com regras mais enxutas.
Pena que, ao que parece, boa parte dos fãs não curtiu. Como suspeitava, boa parte deles queria mesmo é jogar Supers by Night, e não politicagem horror pessoal e afins.
E, meu deus, o Elfo continua trocando de nome a cada 5 dias. :duh:
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Concordo com vocês. Os autores acertaram na mosca ao focar na fome e sobrevivência, sem elders fodões querendo aparecer, e com regras mais enxutas.
Não seja tão otimista, eles ainda tem os suplementos para destruir o RPG que criaram. :b
Pena que, ao que parece, boa parte dos fãs não curtiu. Como suspeitava, boa parte deles queria mesmo é jogar Supers by Night, e não politicagem horror pessoal e afins.
Bom, Vampire Superheroes é um gênero que atrai muito mais pessoas do que Horror Pessoal (que aliás, é um "buzzword") e é muito mais fácil expandir o Lore para algo mais próximo de Urban Fantasy do que Horror (que tem muito pouco a ganhar com outros livros - por isso CoC tem muito mais aventuras e "livros de período" que expansão do Lore).
Dito isso, eu não faço ideia do impacto e vendas de V5.
E, meu deus, o Elfo continua trocando de nome a cada 5 dias.
Identidade é algo fluido e permeável, Pequeno Gafanhoto. :b