O engraçado é que o Bo9S foi umas das grandes inspirações e base para 4e, utilizá-lo não faria sentido para os fãs de 3e: "ué, pra que comprar outro livro se já tenho o B09S?", nem para os jogadores de 4e que diriam que é uma versão primitiva dos poderes da 4e.
A 4e otimizou elementos que eram fundamentais no D&D, combate, grid, estratégia, exploração (melhores armadilhas até hoje foram na 4e imho). Agora eles querem largar tudo isso e fazer um sistema bizarro, que não foca em nada, com um sistema de combate fraquíssimo com mecânicas genéricas que não dão o gosto high fantasy de D&D que a 4e e a 3e trouxeram com tudo.
Achei que o modelo modular seria mais interessante, mas para ser um jogo modular eles deveriam abandonar tudo, ou quase tudo. Classes por exemplo deveria ser algo opcional, assim como magia vanciana. Deveria ter só o esqueleto de um jogo, jogável somento com o báscio, mas que iria brilhar com os módulos.
Pena que na verdade esse papo todo era na verdade uma criação de um retro clone, onde os supplementos iriam adicionar regras (mas sem mudar realmente o estilo de jogo que você jogava).
Esse post é baseado em puro achismo do que virá por aí, minha opinião está sujeita a mudanças bruscas e sem previsão baseado no que de fato aparecer no mercado. No entanto, o legal de opiniar em algo que ainda não é existe é no que achamos que ele vai ser