Porra Kimble, pára de Cassarizar as minhas frases com negrito aleatório. Eu me sinto um personagem do Liefeld.
Estou num dia polêmico. E tenho que promover a barraquinha
Edit: Agora que estou com mais tempo, posso explicar a questão do combate narrativo.
Por
combate narrativo, a
maioria dos jogos que conheço trata isso como alguma forma de controle de narrativa simples, com
bônus quando o
jogador se esforça para
fazer algo legal.
Exalted é um exemplo disso. O sistema é pesado, mas ele tem uma mecânica para incentivar os jogadores a descreverem feitos interessantes quando estão fazendo qualquer coisa (não só combate), oferecendo um bônus na jogada e na velocidade de recuperação de recursos. Então esse é o tipo de design que realmente incentiva o jogador a ser criativo e narrar algo interessante na sua vez de jogar.
Pelo que foi dito na proposta do
DnD Next, o jogador vai receber uma
penalidade quando
tentar algo interessante (empurrar um inimigo, etc.). Esse é exatamente o oposto do que um sistema que se vende como 'narrativo' deveria fazer. Se o jogador tiver que escolher entre atacar normalmente e manter sua margem de acerto/dano igual, ou atacar com uma manobra qualquer e prejudicar sua margem de acerto/dano, a escolha certa na maioria dos casos é bem clara.
E isso
supondo que ainda seja possível
causar dano sempre que você executa uma
manobra. Caso
contrário, isso é um
exemplo absurdo de
armadilha para iniciante. Vende a idéia de que é possível fazer combates que se resumem a mais do que acertar repetidas vezes alguém com sua arma... e então penaliza ele quando fizer isso.