Autor Tópico: The Witcher Roleplaying Game  (Lida 4130 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Barão Nemo

  • Our Wisdom Flows So Sweet
  • Taste And See
    • Ver perfil
    • Abelhas Trabalhando
The Witcher Roleplaying Game
« Online: Abril 27, 2016, 05:27:09 pm »
Em agosto de 2015 a R. Talsorian Games (Castelo Falkenstein, Cyberpunk 2020, Mekton) anunciou a produção de um RPG de mesa baseado na franquia de Andrzej Sapkowski, para ser lançado no meio deste ano.

Até agora não temos muita informação sobre o jogo além de três posts de designers no blog da empresa e uma sessão na Totalcon. Mas achei que seria útil reunir estas informações em um único tópico, e especular sobre as regras de jogos semi-obscuros é quase que um hobbie para mim.

Então vamos lá:


Anuncio Oficial:
Citar
Together with CD Projekt Red (CDPR), makers of the mega-hit Witcher series of video games (and the upcoming Cyberpunk 2077), we are pleased to announce an agreement to develop The Witcher Role-Playing Game — the go-to tabletop Witcher experience for pen and paper RPG enthusiasts.

The Witcher Role-Playing Game will allow tabletop RPG fans to re-create an array of characters known from the Witcher universe and live out entirely new adventures set within the world of Geralt of Rivia. Powered by Fuzion, the same ruleset that made Cyberpunk 2020 gain worldwide player acclaim, The Witcher Role-Playing Game will feature a myriad of spells, rituals, and curses; favorite gear and items from the entire Witcher series including a bestiary of devilish monsters players can face during their adventures. The system will provide all the necessary tools to create and play out your own adventures and become everything from a battle-hardened monster slayer to a merchant kingpin controlling a vast network of contacts.

The Witcher Role-Playing Game is currently slated for a mid 2016 release. More information about the system, price and availability will be provided at a later point in time. Meanwhile, watch this space for upcoming Developer’s Notes on this excitng new project!

Notas do Desenvolvedor
-Witcher Dev Notes 1
-Witcher Dev Notes 2
-Witcher Dev Notes 3

Resumo do Que Sabemos
Citar
-O RPG é baseado nos livros originais de Sapkowski quanto nos jogos da CD Projekt (com foco maior nos últimos dois jogos), se passando no período de tempo entre Witcher 2: Assassins of Kings e Witcher 3: The Wild Hunt, durante o caos nos reinos do Norte e o pogrom aos feiticeiros.

-Ele utilizará o sistema Fuzion como base, o mesmo usado em Cyberpunk 2020. Haverão raças e classes.

-As raças do livro básico são humano, anão, elfo e Witcher. Além das habilidades e bonus as raças também possuem status sociais mostrando como são tratadas por diferentes grupos. Raças não-humanas são mal-tratadas pela sociedade em geral (e provavelmente mais bem aceitas por grupos como os Scoia'Tel), enquanto Witchers são odiados por todo mundo.

-Os autores reconhecem a existência de outras raças na franquia (como gnomos e para minha surpresa homens-castor), mas estas vão ser deixadas para suplementos futuros.

-As classes são: Bard, o especialista social; Craftsman, capaz de fabricar armas/armaduras, itens alquímicos e óleos; Criminal, o ladino obrigatório; Doctor, a classe que mantém outros personagens vivos e "causa ferimentos horrendos com seu conhecimento anatômico"; mage; Mercenary, focado em combate; Merchant, o especialista em dinheiro, comércio e cobrança de favores; Priest, os clérigos que conhecemos mas que praticam rituais de sangue; e Witchers, restrita a raça de mesmo nome.

-Cada classe possui uma "skill tree" de habilidades.

-Esta versão do sistema Fuzion tem um foco maior no combate corpo-a-corpo.

-No combate há um sistema de critical hits, conseguido quando se consegue um resultado de ataque maior que a rolagem de defesa do oponente, com resultados mais graves a medida que a diferença entre as rolagens aumentar. Os efeitos descritos incluem coisas menores como dentes perdidos e membros deslocados, a desmembramento e olhos perfurados.

-Eu não conheço o bastante do sistema Fuzion para saber se isto significa que todo ataque é um critical hit, ou não.

-Pontos de vida são recuperados lentamente, mesmo com a ajuda de poções. Ferimentos críticos podem ser estabilizados por qualquer um, mas precisam de um doutor ou magia para se recuperarem completamente.

-Durante uma rodada de combate, um personagem pode realizar dois ataques, com algumas opções dadas nos Dev Notes: Fast strike, um ataque simples que pode ser feito duas vezes por rodada; Strong strike, que sacrifica o segundo ataque para causar o dobro de dano; Pommel Strike, para atordoar o adversário; sweep, um ação para derrubar alguém; Disarm para desarmar (eu também estou surpreso; Grapple, o conhecido agarrar; Throw, que atira para longe algum personagem agarrado; pin e choke, para respectivamente imobilizar e estrangular um personagem agarrado.

-Também são dados uma lista de ações para se defender: dodge, para simplesmente tentar se desviar de um ataque; reposition, usada para mudar de posição para evitar ser flanqueado, baseado no rolamento usado por Geralt nos jogos; block, um bloqueio que exige menos destreza do que a opção de dodge, e parry que é mais arriscado mas além de bloquear o dano também atordoa o atacante.

-Não ficou claro se estas são as únicas opções, opções básicas diferente das adquiridas pelas classes, ou apenas alguns exemplos.


Re:The Witcher Roleplaying Game
« Resposta #1 Online: Abril 27, 2016, 10:18:02 pm »
Como esse RPG ainda está em estado de produção, é bom lembrar que já existe um RPG de Mesa de Witcher (Polonês e nunca traduzido para um idioma civilizado) e, uma adaptação bastante competente do Quickleaf para D&D Next.

Curiosamente, suspeito que Witcher pode sofrer o típico mal de "RPGs baseados em Livros" - eles geralmente se focam demais em adaptar o cenário para um jogo ao invés de construir um jogo para um certo cenário.

Re:The Witcher Roleplaying Game
« Resposta #2 Online: Maio 26, 2016, 11:11:44 pm »
Na verdade, Cyberpunk 2020 usa OUTRO sistema, o Interlock. Tecnicamente é o mesmo de Mekton, mas com algumas peculiaridades próprias, o que acontecem em diversas linhas da R. Talsorian Games.

Fuzion é tem um monte de particularidades por si só, por ser fruto da união do Interlock com Hero System (na época em sua 4ª edição), além de ser mais Toolkit com inúmeros Plug-in de opções. Inferno, ele é OGL* antes mesmo de existir OGL.

*A Licença do Fuzion era relativamente fácil de conseguir, e grátis para material de fã, além de ser ainda é possível baixar o sistema básico de graça em alguns sites.

Offline Barão Nemo

  • Our Wisdom Flows So Sweet
  • Taste And See
    • Ver perfil
    • Abelhas Trabalhando
Re:The Witcher Roleplaying Game
« Resposta #3 Online: Junho 19, 2016, 08:11:12 pm »
-Witcher Dev Notes 4: Itens mágicos.
-Witcher Dev Notes 5: O clima da série.

Em geral estes Dev Notes não foram realmente úteis, em termos de mecânicas. O discurso de como itens mágicos precisam ser mais raros e importantes é algo que já virou ruído para meus ouvidos, mas foi bom ver citarem os livros de contos da série, já que eles costumam ser esquecidos em favor dos jogos e da saga principal.

Citar
Curiosamente, suspeito que Witcher pode sofrer o típico mal de "RPGs baseados em Livros"

Como você imagina que isto pode acontecer, neste caso?

Re:The Witcher Roleplaying Game
« Resposta #4 Online: Junho 21, 2016, 01:01:05 pm »
Citar
Como você imagina que isto pode acontecer, neste caso?

É algo que ocorre constantemente em RPGs de fontes literárias, onde os autores do RPG acabam se focando demais em adaptar a obra literária e em um número geralmente limitado de elementos que ganham destaque nela (como os super-duper especial Bruxeiros em Witcher) ao invés de construir elementos que suportem diversas formas de jogo.

Em defesa de Witcher RPG, os autores reconhecem esse risco e o estão tomando medidas para não cair nisso: Secondarily, we realized that there were almost no relic items that weren’t swords. As we want to support fighting styles of all types we created some relic weapons other than swords such as axe, polearms and bows. In the Witcher video games we get what’s important to Geralt and Geralt is a swordsman, but there are plenty of people out there who use other weapons and many players who would rather use other weapons.

Se parece que eu sou muito mais "Gamista" (Construa um RPG que eu queira jogar) do que outras perspectivas de design, you betcha rightly.  :)
« Última modificação: Junho 21, 2016, 01:06:44 pm por Lúcio Quíncio Cincinato »

Offline Barão Nemo

  • Our Wisdom Flows So Sweet
  • Taste And See
    • Ver perfil
    • Abelhas Trabalhando
Re:The Witcher Roleplaying Game
« Resposta #5 Online: Julho 12, 2016, 04:44:56 pm »
Meu teclado esta sofrendo de alguns problemas com pontuaçao e varias outras teclas, entao este post vai ter um bocado de linhas vermelhas.

-Witcher Dev Notes 6: Life paths.

Esta é uma atualização mais interessante, por que somos introduzidos aos Life Paths, uma mecanica da criaçao de personagem onde eventos da vida do personagem serao decididos pelo jogador ou por uma rolagem de dados.

-Antes de tudo se escolhe o territorio de origem dos personagem: O imperio de Nilfgaard ou os reinos do norte.

-Pais de nascimento, que determina um bonus de pericia para o personagem.

-O que sua familia fazia para se sustentar, definindo um item util que o personagem recebe.

-Vida ou morte dos pais: Se a familia do personagem estiver viva o jogador pula para a proxima etapa, mas se estiver morta sera entao definido como morreram, dando uma especie de side-quest para o personagem e um premio quando esta for resolvida.

-Pessoa mais influente da vida do personagem, o que lhe dara um pequeno objeto como lembranca desta pessoa.

-Quantos irmaos o personagem tinha. É mencionada a possibilidade do jogador jogar com um dos irmaos se algo acontecer com o personagem original, mas nao é certo se ha uma mecanica para isso.

-No final ha uma tabela de eventos aleatorios, rolando-se o dado para cada ano de vida do personagem depois dos 16. A tabela é uma versao da de Cyberpunk 2020 modificada para o mundo de Witcher.