Saiu o novo pacote de playtest do 13 True Ways. Nele constam o Commander, o Druid e o Monk. Comentários rápidos, já que eles pedem que não se discuta muito sobre o material em playtest por aí -- ainda que, dadas nossas condições de mercado e língua, estejamos meio à parte nesse esquema.
Commander- Não há mais auto-exclusão entre os talents Armor Skills e Martial Training. I.e., o Commander pode pegar ambos se quiser.
- Várias mudanças de nomenclatura, por exemplo, Command Decision agora é Weight the Odds
- Por falar em WtO, ele agora dá 1d4 Commander Points, ao invés de 1d3. Vários outros poderes/habilidades também sofreram pequenas modificações/ajustes
- Battle Captain foi inteiramente modificado -- e ficou mais útil, na minha opinião. O mesmo rolou com Into the Fray
- Tem um talent novo, Never Say Die. Basicamente, uma vez por batalha, se o personagem tomar um crítico, ele pode aumentar o Escalation Die em 1
- Várias modificações nos Commands e Tactics. Basic Tactical Strike agora dá dano full e tem recharge 11+ o/; Eforce Clarity não é mais corner case (e, imho, vale a pena investir feats nele agora)
MonkEmbora praticamente fechado, afinal é a classe há mais tempo em playtest, o monge recebeu várias modificações nos talents-estilos. Mas a principal alteração que notei foi que agora ele é a única classe que ganha modificadores em duas habilidades (entre três, a saber STR, DEX e WIS). Acabaram com o MAD da classe e sua herança dndística. Imho, ]só esse fator já é um avanço tremendo. Aprende Mearls & Cia.
DruidO druida é, salvo engano, a classe mais complexa até aqui. Creio que supera bem o Mago (Wizard) nesse quesito. Não vou destrinchar a classe inteira, até porque isso demoraria bastante por conta dessa complexidade que falei. Basicamente, eles fizeram do druida uma árvore -- piada não intencional -- de talents. A classe compartilha poucas class features comuns (duas se não me falha a memória) e depois o jogador define, por meio dos talents, que estilo de druida ele quer jogar. Tem o
Druidic Animal Companion que lida com companheiros animais; o
Elemental Caster que foca a invocação de elementais; o
Shifter cuja especialidade é alterar forma (estilo a habitual Wild Shape); o
Terrain Caster que é o druida especialista em conjuração, e esta é ligada a determinados tipos de terrenos; o
Warrior Druid cujo nome já indica mais ou menos o nicho que é o combate corpo-a-corpo, com flexible attacks (estilo Fighter) e stances; e por fim, o
Wild Healer que é o band-aid (ou infusão de ervas) da natureza (basicamente, ele funciona como um curandeiro/healer primário). Cada um desses talents abre um determinado "pool" de recursos específicos para ele (magias, poderes, feats, etc.). Outra coisa, só quem possui o talent tem acesso a esse pool. Teria que testar em mesa, mas acho que já segura bastante o efeito CoDzilla.