Dando uma idéia simples para servir como exemplo:
O Ancestral Daisho do Samurai do Oriental Adventures melhora com o gasto de recursos do personagem. Esses são recursos monetários (não lembro agora se na forma de itens mágicos, objetos gastos para realizar algum tipo de ritual de respeito aos ancestrais ou o quê) e servem para conceder bônus matemáticos a arma.
Mas as armas em 13th Age tem bônus menores. E, assim como na 3e, é esperado que os personagens evoluam nos itens que possuem para a matemática do jogo continuar fechando. Uma forma de converter essa evolução de uma arma ou um conjunto delas para o novo sistema, seria tornar isso parte da sessão na forma de objetivos pessoais do personagem.
Por exemplo, poderia ser o caso dos ancestrais do personagem entrarem em contato com ele através de sonhos e visões e explicarem o que ele deve fazer para "liberar o potencial de suas armas" ou "receber o poder de sua família". Isso serviria como uma forma de gancho que pode ser explorada para criar novas aventuras.
Outra forma um pouco mais mecânica, seria definir que o sacrifício de certos itens mágicos permite elevar o poder da arma do personagem. Mas em vez de uma tabela fixa que indique um valor monetário a ser gasto, isso poderia ser feito através do sacrifício de itens específicos que sejam importantes para a história do personagem. Um personagem cuja a história é de um homem buscando se vingar daqueles que mataram sua família, isso poderia ser feito sacrificando as armas dos assassinos. Ou para um samurai leal a um lorde, quando ele sacrifica as armas dos rivais do seu senhor.