Cara, vou ser breve, pois estou de saída. Mas para não deixar vc esperando eternamente uma resposta (não sei quando volto a acessar a Spell), eis que, segundo a v4:
i) Distância: existem basicamente três "macro"-distâncias. Engajado, Próximo e Distante. Cada uma delas permite um tipo de ação (ataques corpo-a-corpo só acontecem quando o personagem está engajado [
Engaged] com alguma criatura, por exemplo). Isso é baseado nas ações de movimento necessárias para sair de uma posição para outra (vc "desengaja" de um inimigo com uma ação de movimento, passando para "próximo" [
Nearby).
ii) Os Backgrounds funcionam como expliquei no tópico sobre as perícias do E8. Copiando de lá, com algumas alterações:
Basicamente, são aspectos livres que fazem parte da história do personagem e que podem auxiliá-lo na realização de tarefas. Uma espécie de transcrição das experiências e capacidades do personagem. Existe como único sistema de perícias.
Por exemplo, um personagem meio-orc ladino com passado pirata. O jogador, então, distribui 8 pontos em "associações" que reflitam esse seu histórico. Algo como:
Membro dos Corsários Negros +4
Tribo da Montanha Selvagem +1
Batedor +3
Assim, sempre que o personagem agir com algo que tenha a ver com o seu Background ele ganharia o bônus assinalado no BG respectivo. Se ele estiver tentando conduzir um navio, amarrar alguém ou conseguir contatos no submundo ele pode fazer uso do bônus do BG "Membro dos Corsários Negros". Então, ele rola 1d20+Atributo conveniente (decidido em comum acordo entre mestre e jogador)+BG (no caso +4)+outros bônus que possuir. O mesmo serviria para situações em que ter nascido na tribo da Montanha Selvagem ou ser um Batedor façam diferença para o personagem.
iii) Icons são as "entidades" superiores do cenário. Ao invés de ter deuses, Elminsters, Vecnas da vida agindo por si próprias no mundo, os autores definiram grandes aspectos que, de acordo com suas agendas, tentam influenciar os rumos do mundo. O Alto Druida, por exemplo, tem um conflito com o Imperador pelo avanço dos domínios desse (o império em si) sobre as terras "governadas" pelo primeiro. E ambos são, em teoria, entidades "boas".
Na construção do personagem, vc gasta pontos (de 1 a 3 - quanto mais pontos, maior a ligação) para definir sua relação com os Icons. Quando esse personagem estiver numa situação que envolva algum Icon com quem ele é relacionado (seja positiva ou negativamente) em questão (o Emperor, por exemplo), ele pode usar esse relacionamento a seu favor (ou desfavor em caso a relação seja negativa). Ela pode ser, inclusive, refletida mecanicamente no uso de d6 para determinados testes. Mas nesse caso, o teste não é "numérico" (no sentido de conseguir um bônus), ele oferece possibilidades: um 6 traz vantagens pro jogador em relação a esse Icon; um 5 também, mas com algum custo.
É mais ou menos isso. Se alguém quiser (e puder!) complementar, fique à vontade. Principalmente quem tiver acesso às versões mais recentes (Torneco, estou olhando pra vc).