Autor Tópico: The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?  (Lida 58164 vezes)

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Offline Skar

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Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #90 Online: Março 22, 2013, 07:19:40 pm »
A versão que tive acesso parece que está praticamente pronta, estou esperando ter tempo e jogadores disponíveis para testar o sistema na prática.

Até onde li me interessou demais.
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Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #91 Online: Março 23, 2013, 06:34:39 pm »
Como backer do 13 True Ways, recebi um e-mail hoje explicando os prazos tanto do 13th Age quanto do próprio 13TW.

A demora, pelo que o Rob Heinsoo escreveu, é porque o apartamento do artista de layout do livro, Chris Huth, pegou fogo (!), e com ele todo o trabalho até então, inclusive backups. Eles estão com oito dos nove capítulos do livro pronto, mas não esperam ter cópias físicas até junho...

Já o 13TW está previsto para a Gen Con desse ano  (meados de agosto). Entretanto, o próprio Heinsoo disse que não tem muito controle sobre o calendário e que isso é só um chute, ou na melhor das hipóteses, um desejo da editora.

E, apesar de tudo isso, a Pelgrane Press tem no horizonte um bestiário específico de 13th Age. Mas sem maiores detalhes.

Offline Atmo

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Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #92 Online: Março 23, 2013, 08:37:06 pm »
Não fizeram nenhuma cópia digital dos arquivos que possuem neste momento?
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Offline Torneco

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Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #93 Online: Março 24, 2013, 09:55:54 pm »
Então, eu tive acesso a versão v6 do sistema e estou lendo, me parece muito legal, mas queria saber se alguém aqui já colocou o sistema aqui na prática. Até algum tempo atrás eu vi o pessoal aqui fazendo muitos elogios, mas queria saber a opinião de vocês sobre se o que foi entregue no sistema realmente foi tão bom quanto as promessas e o que não gostaram.

O que mais gostei foi a Característica Única do personagem, isso é uma ferramenta narrativa que no papel é muito boa, acaba gerando bons desdobramentos para a campanha se bem utilizados.

Teve algumas coisas pontuais que me desagradaram. O fato do dano das armas crescer com o nível é interessante, mas deve ficar maçante ter que rolar +6 dados pra dano por golpe. O sistema dá idéias de como lidar com isso, mas achei que pudessem ter feito uma mecânica direto no sistema para lidar com isso.

O sistema tem uma postura bem radical em relação a ítens mágicos, eles são muito poderosos e inteligentes. Nunca fui muito fã de ítens inteligentes porque acabam sendo uma forma de se intrometer da interpretação do personagem. Sei que é fácil de mudar isso, mas foi algo que não gostei. Além disso, acho que não é difícil de encaixar no sistema alguns itens mágicos menores. Se você tem um ataque que causa 3d12 de dano e que aumenta com o nível, uma arma que cause +1 ou +3 de dano sem ser por dado não interfere o suficiente no equilíbrio do jogo e ainda assim serve como um incremento para o personagem.

Offline Vincer

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Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #94 Online: Março 24, 2013, 10:51:37 pm »
Eu acho legal pequenos bônus para dar variedade a armas, mas um item mágico para mim deve parecer mágico. Sério, como em jogo você interpreta o +1? Se o item tem alguma aura especial a diferença deve ser notável ao usá-lo(eu acho). Chame o item com +1 ou +3 de bem forjado ao menos.

Já coloquei itens inteligentes várias e várias vezes, mas sempre como uma opção. Em geral gostavam mas quando não se desfaziam deles. É estranho todos serem inteligentes, mas se eles não se impõem sobre a decisão do jogador(ex: uma arma se recusar a atacar) não tem problema

Offline Torneco

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Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #95 Online: Março 24, 2013, 11:12:49 pm »
Eles não se impõem caso o jogador não possua mais do que o nível deles. Dentro desse limite, eles dão apenas algumas sugestões.

Mas eu acho o seguinte, a gente tem espaço para dos dois tipos de ítens, ainda mais quando cenário permite essa existência. De um lado, você tem algumas armas mágicas, cuja a única magia é deixar a lâmina mais afiada e mais resistente, que pode ser criada com um pouco de facilidade caso um aventureiro procure e gaste um pouco de recursos. Do outro lado, você tem a Lingua de Fogo, forjado de pura adamantina no coração de um vulcão e resfriada no coração de um dragão vermelho, que queima até o mais duro metal sem nunca perder a forma, e blá blá blá. Ou seja, nem todo ítem é maravilhoso, alguns podem ser só uma recompensa momentânea para que o seu guerreiro não esteja usando a mesma espada de ferro torta com a qual ele começou a vida enquanto espera o artefato mais lendário do mundo.

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #96 Online: Março 25, 2013, 01:07:54 am »
Eu joguei algumas sessões com a v4, então não sei se está muito diferente (a única certeza é que todas as classes tem 8 pontos de Background - antes esse número variava de acordo com a classe; Wizards é os que tinham mais...).

As coisas que mais gostei no 13th Age foram a One Unique Thing que vc mencionou, o Icons e o relacionamento dos personagens com eles e os Backgrounds - que, imo, resolve uma grande birra minha com as perícias dos sistemas d20. O sistema de distâncias também é bem simples e o escalation die dá uma clima de tensão na mesa.

O que não gostei foi daquele velho conceito de design de classes que beneficiam aqueles que jogam com as mais "complexas". Acredito que isso já é um tema um batido na desenvolvimento de jogos (à exceção do DDN).

Citação de: Torneco
O fato do dano das armas crescer com o nível é interessante, mas deve ficar maçante ter que rolar +6 dados pra dano por golpe. O sistema dá idéias de como lidar com isso, mas achei que pudessem ter feito uma mecânica direto no sistema para lidar com isso.

Não cheguei a jogar em níveis altos para ver, mas vc pode usar a solução pro dano dos monstros no 13th Age: um número fixo. Pensa na média de dano e a utilize como padrão dos ataques.

Citação de: Torneco
O sistema tem uma postura bem radical em relação a ítens mágicos, eles são muito poderosos e inteligentes. Nunca fui muito fã de ítens inteligentes porque acabam sendo uma forma de se intrometer da interpretação do personagem. Sei que é fácil de mudar isso, mas foi algo que não gostei. Além disso, acho que não é difícil de encaixar no sistema alguns itens mágicos menores. Se você tem um ataque que causa 3d12 de dano e que aumenta com o nível, uma arma que cause +1 ou +3 de dano sem ser por dado não interfere o suficiente no equilíbrio do jogo e ainda assim serve como um incremento para o personagem.

A questão desse sistema "radical" é mais da filosofia do jogo do que fluff. Itens mágicos "verdadeiros" têm essas características - e limites para serem usados pelos personagens (um para cada nível de personagem, o jogo vai até o nível 10) - para evitar a síndrome da árvore de natal que acomete a maioria dos personagens nos níveis mais altos. Foi a solução deles para conseguir limitar, mecanicamente, o negócio. Embora meio canastrona, até que achei isso razoável.


Offline Madrüga

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Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #97 Online: Março 25, 2013, 04:19:54 pm »
As coisas que mais gostei no 13th Age foram a One Unique Thing que vc mencionou, o Icons e o relacionamento dos personagens com eles e os Backgrounds - que, imo, resolve uma grande birra minha com as perícias dos sistemas d20. O sistema de distâncias também é bem simples e o escalation die dá uma clima de tensão na mesa.

Cara, pode falar mais sobre esses "fixes" das perícias e da distância?
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #98 Online: Março 25, 2013, 06:14:38 pm »
Cara, vou ser breve, pois estou de saída. Mas para não deixar vc esperando eternamente uma resposta (não sei quando volto a acessar a Spell), eis que, segundo a v4:

i) Distância: existem basicamente três "macro"-distâncias. Engajado, Próximo e Distante. Cada uma delas permite um tipo de ação (ataques corpo-a-corpo só acontecem quando o personagem está engajado [Engaged] com alguma criatura, por exemplo). Isso é baseado nas ações de movimento necessárias para sair de uma posição para outra (vc "desengaja" de um inimigo com uma ação de movimento, passando para "próximo" [Nearby).

ii) Os Backgrounds funcionam como expliquei no tópico sobre as perícias do E8. Copiando de lá, com algumas alterações: 

Citar
Basicamente, são aspectos livres que fazem parte da história do personagem e que podem auxiliá-lo na realização de tarefas. Uma espécie de transcrição das experiências e capacidades do personagem. Existe como único sistema de perícias.

Por exemplo, um personagem meio-orc ladino com passado pirata. O jogador, então, distribui 8 pontos em "associações" que reflitam esse seu histórico. Algo como:

Membro dos Corsários Negros +4
Tribo da Montanha Selvagem +1
Batedor +3

Assim, sempre que o personagem agir com algo que tenha a ver com o seu Background ele ganharia o bônus assinalado no BG respectivo. Se ele estiver tentando conduzir um navio, amarrar alguém ou conseguir contatos no submundo ele pode fazer uso do bônus do BG "Membro dos Corsários Negros". Então, ele rola 1d20+Atributo conveniente (decidido em comum acordo entre mestre e jogador)+BG (no caso +4)+outros bônus que possuir. O mesmo serviria para situações em que  ter nascido na tribo da Montanha Selvagem ou ser um Batedor façam diferença para o personagem.

iii) Icons são as "entidades" superiores do cenário. Ao invés de ter deuses, Elminsters, Vecnas da vida agindo por si próprias no mundo, os autores definiram grandes aspectos que, de acordo com suas agendas, tentam influenciar os rumos do mundo. O Alto Druida, por exemplo, tem um conflito com o Imperador pelo avanço dos domínios desse (o império em si) sobre as terras "governadas" pelo primeiro. E ambos são, em teoria, entidades "boas".

Na construção do personagem, vc gasta pontos (de 1 a 3 - quanto mais pontos, maior a ligação) para definir sua relação com os Icons. Quando esse personagem estiver numa situação que envolva algum Icon com quem ele é relacionado (seja positiva ou negativamente) em questão (o Emperor, por exemplo), ele pode usar esse relacionamento a seu favor (ou desfavor em caso a relação seja negativa). Ela pode ser, inclusive, refletida mecanicamente no uso de d6 para determinados testes. Mas nesse caso, o teste não é "numérico" (no sentido de conseguir um bônus), ele oferece possibilidades: um 6 traz vantagens pro jogador em relação a esse Icon; um 5 também, mas com algum custo.

É mais ou menos isso. Se alguém quiser (e puder!) complementar, fique à vontade. Principalmente quem tiver acesso às versões mais recentes (Torneco, estou olhando pra vc).

Offline Madrüga

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Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #99 Online: Março 26, 2013, 02:46:40 pm »
Negrada, onde posso conseguir essa v6? É tipo um beta fechado ou está mesmo disponível em algum lugar?

Bispo, valeu! Sabe o que é pior? Acho que já tinha me empolgado com essas coisas em outros tópicos, você já tinha explicado e eis-me aqui, torrando seu tempo!
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #100 Online: Março 29, 2013, 10:31:58 pm »
Comecei ler o V6 hoje... Vou ficar ocupado por um bom tempo.

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #101 Online: Abril 04, 2013, 01:29:41 pm »
Dúvida que tive lendo o 13th Age: quando eu compro um feat, o benefício é correspondente somente ao tier que comprei ele ou ganho os benefícios dos outros tiers automaticamente, quando alcançar?

Por exemplo, Linguist. Eu compro o feat no Adventurer Tier. Quando eu alcançar o Champion Tier, eu ganho os benefícios dele automaticamente ou preciso pagar outro feat para Linguist para ganhar o correspondente ao tier Champion?
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Torneco

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Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #102 Online: Abril 04, 2013, 01:33:08 pm »
Creio que é um talento para cada tier. Mas vou reler o arquivo e ver se ele explica melhor.

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #103 Online: Abril 04, 2013, 01:50:31 pm »
ainda estou com a mesma duvida do Kimble.

Offline Torneco

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Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #104 Online: Abril 04, 2013, 02:24:34 pm »
Página 52 da v6:

"If a feat is attached to a talent, power, or spell, you must have the talent, power, or spell in order to choose the feat. When there is more than one feat attached to a specific talent or power, you have to choose the lower tier feats before you pick up the higher tier feats. (If your GM approves an exception in a case where the feats aren’t obviously building on each other, you must have done something right.)"