Autor Tópico: The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?  (Lida 57943 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #45 Online: Agosto 11, 2012, 02:24:26 pm »
A propósito, este escalation die é um tipo de 'barra de especial', dando bônus em rolagens e liberando habilidades cada vez mais fuderosas rodada após rodada?

Basicamente, sim. Só que não é uma barra, mas sim um dado (um d6 no caso).


Essa semana saiu a versão 3.0 da Escalation Die. E também uma entrevista com um dos criadores do sistema/cenário de 13th Age, Rob Heinsoo, no RPGnet.

Pontos de destaque: eles postergaram o monge e o druida para um futuro livro. A alegação foi de que as classes não estavam lapidadas o suficiente para serem incluídas na versão "base" do jogo que sai agora em setembro. Outra coisa que ficou de fora é a multiclasse. IMHO, é uma decisão acertada. Melhor oferecer algo minimamente sólido do que jogar algo feito nas coxas só pra bater com os prazos. E mesmo que gere reclamações, não é nada que um .pdf exclusivo não resolva depois.

Por falar um futuro livro, ele já tem nome: 13 Ways. A intenção é financiá-lo como um projeto no Kickstarter, para arregimentar mais tempo para a equipe que trabalhou no 13th Age também poder participar. O 13 Ways trará também, além do que já foi comentado acima, mais uma classe, o chaos shaman. Os autores também aprofundarão o cenário e seu Dragon Empire.

Por fim, o 13 Ways apresentará regras para MONTAR DRAGÕES! Preparem suas selas, cowboys!

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #47 Online: Agosto 16, 2012, 01:23:22 pm »
Post novo falando sobre o sistema de curas de 13th Age.

Pra falar a verdade, não fala nada de mecânica em si. É mais sobre o conceito de auto-cura e como o jogo não pretende sobrecarregar o clérigo com isso.

Mas a história da concepção do que entendemos por healing surges hoje é interessante. (E demonstra muito bem o papel importante que as "OGL" tem no amadurecimento do design de jogos).

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #48 Online: Setembro 01, 2012, 12:09:11 am »
Notícias sobre 13th Age.

A primeira é que já saiu no Kickstarter a pledge de 13 Ways, livro de expansão do 13th Age.

A outra é um pre-release da Escalation Edition e quase edição final, feita no En World. Nada muito novo, ainda que o esquema de comparação da complexidade de classes tenha deixado as coisas mais claras. E esse é um ponto, o de existirem naturalmente classes mais complexas que outras, que não gostei no 13th Age.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #49 Online: Setembro 01, 2012, 02:46:37 pm »
Hum, complexidade, neste caso, faz maestria do sistema = vantagem?

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #50 Online: Setembro 03, 2012, 06:40:22 pm »
Hum, complexidade, neste caso, faz maestria do sistema = vantagem?

Essencialmente, sim. Só não sei qual o limite disso.


Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #52 Online: Setembro 10, 2012, 09:22:50 pm »
Citar
Minis are placed right on the table as there is no need for squares in 13th Age. Half of the orcs are “near” and the other half are (in Grover’s voice) “FAR!!!” Initiative is rolled and recorded, and things start flowing. And flow it did. The removal of squares helps a ton in reducing slowdowns. Bop here, bop there, move your mini to that spot … essentially do what you do and move along.

Combat is very D&D. Add your “to hit” to your d20 roll. If you hit, roll dice and add your damage bonus. For monsters, they have a set amount of damage – less rolling, faster pace to combat. Turns are flying by, damage is being dealt and taken, and the first round is over. Thus the appearance of the escalation die was heralded. I love this mechanic. After the first round a D6 is placed on the table, with the number 1 face up. This number is used by the PCs to add to their “to hit” total. The third round it goes up to 2 (+2 to hit), etc.

Parece bem interessante e dinâmico o combate. Preciso copiar a ideia de perto e longe, isso é ouro. Pena que:

Citar
It was an evening of almost entirely combat – 2 encounters plus some stuff in the middle. The encounters went very nicely and there was some sweet improvised stunting.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #53 Online: Setembro 11, 2012, 03:46:02 pm »
Pena que:

Citar
It was an evening of almost entirely combat – 2 encounters plus some stuff in the middle. The encounters went very nicely and there was some sweet improvised stunting.

"Pena" a duração do combate ou o fato do improvisar em alguns aspectos?

Quanto a este último, pelo que conversei com um dos participantes via Twitter, o Heinsoo usou a Escalation Edition 3.0 com alguns ajustes. Isto quer dizer que eles estão trabalhando no sistema ainda, então essas "improvisações" tendem a diminuir. 

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #54 Online: Setembro 11, 2012, 03:54:20 pm »
Rolou mais combate que outra coisa, pelo jeito.
 
Fui dando umas olhadas nas regras e curti mais, até agora, a coisa de não ter quadrados e as categorias serem "próximo" ou "longe". Não sei como isso afetaria poderes de classe, por exemplo, mas fico ansioso em ver um combate menos preso a minis e mais descrito na imaginação.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #55 Online: Setembro 12, 2012, 10:39:39 am »
Rolou mais combate que outra coisa, pelo jeito.
 
Fui dando umas olhadas nas regras e curti mais, até agora, a coisa de não ter quadrados e as categorias serem "próximo" ou "longe". Não sei como isso afetaria poderes de classe, por exemplo, mas fico ansioso em ver um combate menos preso a minis e mais descrito na imaginação.

Pretendo rolar uma mini-campanha utilizando o 13th Age em breve. Quando puder, coloco os comentários aqui. Mas não devemos esquecer que o sistema ainda tem espírito de DnD - aliás, é o chassi da 3.X ainda, então não sei se tem como transformar totalmente isso e fazer um jogo puramente investigativo a la Trail of Cthulhu, por exemplo. Nem o Dungeon World, que é bem mais aberto no sentido narrativo do termo, consegue, imho.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #56 Online: Setembro 12, 2012, 12:50:14 pm »
Vale lembrar que o sistema liberta o jogo dos GRIDS, mas encoraja ainda o uso de alguma base visual, como o exemplo de usar minis em uma mesa nua, para manter o registro de posicionamento.

O que ele faz é se livrar de medidas exatas restritivas (simulacionismo) em prol de agilidade e improviso (abstracionismo), não ficando muito diferente de quando brincavamos de tiroteio com bonequinhos plásticos de caubói e índio.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #57 Online: Setembro 12, 2012, 05:23:01 pm »
O que ele faz é se livrar de medidas exatas restritivas (simulacionismo) em prol de agilidade e improviso (abstracionismo), não ficando muito diferente de quando brincavamos de tiroteio com bonequinhos plásticos de caubói e índio.


E os dados, regras, fichas? Esse maniqueísmo é muito imbecil, cara, larga disso. Se não tem grid, de repente vira caubói e índio?
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #58 Online: Setembro 12, 2012, 06:24:15 pm »
Citar
E os dados, regras, fichas? Esse maniqueísmo é muito imbecil, cara, larga disso. Se não tem grid, de repente vira caubói e índio?

Você está vendo coisas que não existem, Madruga. O Troiano só quis dizer que o 13th Age tem maior liberdade de movimentação do que um Grid tradicional. :P

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #59 Online: Setembro 12, 2012, 06:34:28 pm »
Claro, falar de "brincar de caubói e índio" nem é derrisivo. Mas fico pensando que os anos de D&D me embotaram a cabeça, rolar uns combates sem grid talvez seja uma coisa leve, mais rápida, mais descritiva.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)