Autor Tópico: The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?  (Lida 57814 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #120 Online: Abril 14, 2013, 10:34:10 am »
Kimble leia "Weapons of Legacy" do D&D 3.5 depois conversamos...

Não é 100% do que você quer mas é 80% já...

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #121 Online: Abril 14, 2013, 11:13:35 am »
Kimble leia "Weapons of Legacy" do D&D 3.5 depois conversamos...

Não é 100% do que você quer mas é 80% já...

Vou dar uma olhada!
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #122 Online: Maio 24, 2013, 10:22:39 am »
E a versão final do livro já está pronta! Ele está no processo de impressão agora. O pdf da versão final já foi enviada para os participantes da pré-venda.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #123 Online: Maio 24, 2013, 11:40:30 pm »
Hora de começar a praticar meu google-fu...

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #124 Online: Junho 07, 2013, 10:00:02 pm »
Só pra comentar que saiu essa semana (quinta-feira pra ser mais específico) o playtest do Monge (saiu o do Next hoje, mas ninguém parece se importar mais :P). Não sou muito fã da classe, mas confesso que o design dela é bem interessante. Mudou totalmente das versões anteriores (aquelas das v01-v03 da Escalation Edition) e parece estar bem melhor direcionada. O conceito de ataques opening-flow-finishing é bem legal.

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #125 Online: Junho 08, 2013, 02:20:34 am »
Ah, eu gostei bastante também. A idéia parece bastante com um combo de golpes. Muito superior ao "você pode fazer 6 coisas legais por dia no nível 20 e é só" do Next.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #126 Online: Agosto 02, 2013, 04:52:21 pm »
A Pelgrane Press, editora do 13th Age, está promovendo um "programa de jogo organizado" (estilo Living Forgotten Realms da WotC) chamado Tales of 13th Age. O primeiro módulo de jogo será o Crown of the Lich King, que contém seis aventuras interligadas, cada uma para cada semana de jogo. Maiores detalhes, aqui.

Se tiver alguém de Campinas interessado, PM-me.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #127 Online: Agosto 03, 2013, 07:14:00 pm »
Li (meio por cima, é verdade) o 13th Age e não achei que é tudo o que disseram.

Parece uma versão bem resumida das regras da 4ª edição, ao estilo "colha e jogue": tudo referente à determinada classe de personagem está agrupado, facilitando um jogo rápido, mas ao mesmo tempo parece que as escolhas são bem poucas, e reforça o aspecto mecânico (esteticamente, pelo menos) de videogame de papel. Podia ser melhor trabalhado. Um ponto positivo é a unificação de poderes redundantes, cuja única distinção é o dano e duração de efeitos secundários. É algo que já havia sido explorado em uma Dragon Magazine, mas que foi deixado de lado, porque, bem, poucos poderes que evoluem por nível não enchiam muitas páginas de livrinhos temáticos de classe.

Graficamente, o livro vai de aceitável a ótimo. Os ícones, apesar de não terem aparência inovadora, são "icônicos", mesmo. Achei que aquela textura de fundo prejudica o layout, especialmente as fichas de poderes e de monstros, que não tem aquelas barras e fundos distintos como nos livros de D&D4. As ilustrações de monstros como runas é uma sacada boa, mas acho que não cria uma estética muito forte ao cenário de jogo, apesar de dar MUITA identidade ao produto. Pelo que entendi, o cenário é vago de propósito, mas... se já tem "sua-coisa-única" no Ícones, não custava detalhá-lo mais.

No fim, pareceu que simplesmente fizeram um D&D4 rules-light e focaram em vender o jogo pelas mecânicas alternativas (Ícones, Backgrounds, Coisas-Únicas), que podiam ser produzidas como House-Rules sem muita dificuldade por uma pessoa tenha jogado algo mais afastado do matar-e-pilhar.

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #128 Online: Agosto 03, 2013, 09:46:45 pm »
Recomendo que você releia o livro com maior atenção. Não só evita especulações genéricas e viciadas (defina o que é "video-game de papel", por exemplo), como pode ajudar-lhe na própria interpretação do sistema. Afinal, qual o sentido de dar a opinião sobre algo com o qual não teve um contato minimamente satisfatório? E olha que em alguns pontos concordo com você (quanto à iconografia, por exemplo, onde poucas são as imagens realmente boas do livro).

Imho, o problema do 13th Age está em outros lugares/concepções.

No fim, pareceu que simplesmente fizeram um D&D4 rules-light e focaram em vender o jogo pelas mecânicas alternativas (Ícones, Backgrounds, Coisas-Únicas), que podiam ser produzidas como House-Rules sem muita dificuldade por uma pessoa tenha jogado algo mais afastado do matar-e-pilhar.

Particularmente, a One Unique Thing era uma algo que já acontecia numa mesa minha de DnD, mas era algo característico de um jogador específico. A sacada, a meu ver, foi incorporar isso como "core" do jogo e fazê-lo parte da engrenagem do sistema, um mecanismo para cumprir o objetivo para qual ele foi criado (ser um jogo d20 story-driven). E isso de uma maneira razoavelmente limpa e fácil de compreender.

E acho positivo que os autores tenham conseguido publicar e divulgar suas regras caseiras. Mais ideias, melhor. Mesmo que já tivesse algum resquício delas por aí.

Offline AKImeru

  • Coordenação
  • "Ranmaru! O Meu Rapidash!"
    • Ver perfil
    • Playing Hero
Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #129 Online: Agosto 04, 2013, 01:59:59 pm »
Citar
No fim, pareceu que simplesmente fizeram um D&D4 rules-light e focaram em vender o jogo pelas mecânicas alternativas (Ícones, Backgrounds, Coisas-Únicas), que podiam ser produzidas como House-Rules sem muita dificuldade por uma pessoa tenha jogado algo mais afastado do matar-e-pilhar.

Mas é justamente quantificando tais regras que pode-se testar e construir house rules que cumpram bem o seu papel.

"Menos regras e mecânicas feitas para construção de narrativa consulta" é algo interessante por mais que pareçam house rules.
Compare com o core de digamos, Pathfinder.

Offline Madrüga

  • Coordenação
    • Ver perfil
Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #130 Online: Agosto 04, 2013, 03:56:27 pm »
Citação de: Troiano
No fim, pareceu que simplesmente fizeram um D&D4 rules-light e focaram em vender o jogo pelas mecânicas alternativas (Ícones, Backgrounds, Coisas-Únicas), que podiam ser produzidas como House-Rules sem muita dificuldade por uma pessoa tenha jogado algo mais afastado do matar-e-pilhar.

Não é todo mundo que cria regras. A gente tem essa impressão que todo mundo faz isso por causa da Spell, acho, mas nem todo mundo tem tempo ou disposição pra isso.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline Atmo

  • Observe as estrelas, mas não largue seu coração
    • Ver perfil
    • Atmoland
Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #131 Online: Agosto 04, 2013, 04:02:06 pm »
Os caras pelo menos fizeram, testaram e comprovaram que são boas.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #132 Online: Agosto 05, 2013, 02:53:19 am »
Recomendo que você releia o livro com maior atenção. Não só evita especulações genéricas e viciadas (defina o que é "video-game de papel", por exemplo), como pode ajudar-lhe na própria interpretação do sistema. Afinal, qual o sentido de dar a opinião sobre algo com o qual não teve um contato minimamente satisfatório? E olha que em alguns pontos concordo com você (quanto à iconografia, por exemplo, onde poucas são as imagens realmente boas do livro).

Imho, o problema do 13th Age está em outros lugares/concepções.

O "videogame de papel" para mim é quando as regras vem meio "cruas". Não é a ausência de fluffy, é a pouca associação desse com a mecânica. Na regras que compõem a identidade do sistema (ícones e etc.), a associação acontece; nas regras básicas (atributos, testes, tabelas de armas) não fica evidente, é meio como "todo mundo já sabe como funciona isso, não vamos gastar gramática aqui". Lógico que não é preciso que o feeling do jogo embutido em tudo, mas acho que ajuda a criar uma empatia na leitura, do jeito que está é bem seco.

Não é todo mundo que cria regras. A gente tem essa impressão que todo mundo faz isso por causa da Spell, acho, mas nem todo mundo tem tempo ou disposição pra isso.

Isso é verdade. Erro meu.

Mas é justamente quantificando tais regras que pode-se testar e construir house rules que cumpram bem o seu papel.

"Menos regras e mecânicas feitas para construção de narrativa consulta" é algo interessante por mais que pareçam house rules.
Compare com o core de digamos, Pathfinder.

Minha birra mesmo foi pelo capricho no tratamento dado àss regras narrativas, que é excelente, e nem tanto nas regras "recicladas". Mas vendo por esse lado, se um produto assim é bem sucedido em vendas, pode direcionar outros D&D-likes que já capricham no cerne básico do sistema.

Vide o que Guild Wars 2 provocou aos MMOs no quesito "jogo casual"; talvez "narrativismo" possa se tornar a bola da vez em jogos de fantasia aventureira por conta do 13th Age.

Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #133 Online: Agosto 06, 2013, 08:08:10 pm »
Citar
nas regras básicas (atributos, testes, tabelas de armas) não fica evidente, é meio como "todo mundo já sabe como funciona isso, não vamos gastar gramática aqui". Lógico que não é preciso que o feeling do jogo embutido em tudo, mas acho que ajuda a criar uma empatia na leitura, do jeito que está é bem seco.

O livro em si é cheio de referências, lembro do Dying Earth e o 7th Sea logo de cara. E o texto comenta sobre outros OGLs, juntando isso a atmosfera nostálgica; temos um jogo não necessariamente adequado para novatos.

Só que como ele foi bem aceito pelo público e não trata de nenhum tema bizarro algumas pessoas já usam pra ensinar os filhos à jogar. O Sam Wood (artista gráfico) tem uma mesa com crianças.


Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Resposta #134 Online: Agosto 06, 2013, 11:54:35 pm »
Citar
nas regras básicas (atributos, testes, tabelas de armas) não fica evidente, é meio como "todo mundo já sabe como funciona isso, não vamos gastar gramática aqui". Lógico que não é preciso que o feeling do jogo embutido em tudo, mas acho que ajuda a criar uma empatia na leitura, do jeito que está é bem seco.

O livro em si é cheio de referências, lembro do Dying Earth e o 7th Sea logo de cara. E o texto comenta sobre outros OGLs, juntando isso a atmosfera nostálgica; temos um jogo não necessariamente adequado para novatos.

Lembrando que os autores definem o 13th Age como uma "carta de amor ao DnD", então é de se esperar que compartilhem algo - ainda mais sendo um produto da árvore d20.