Spell
RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: John Roland em Novembro 18, 2013, 09:40:53 pm
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Boa noite, carísismos spellianos.
Seguinte: um jogador domeu grupo tá insistindo em um campanha de Fallout 3 , e se propôs a mestrar. O problema é, a adaptação de Fallout que ele achou na internet está em um sistema que achei sofrível(http://fallout-rpg.narod.ru/PnP.html. (http://fallout-rpg.narod.ru/PnP.html.)) . Algum ser benevolente teria a sugestão de outros sistemas que acham que casariam bem com fallout?
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O sistema que Fallout foi feito para emular:
(http://www.duckandcover.cx/official/gurps/images/title.jpg)
Sem pesquisar, deve haver diversas adaptações de Fallout para GURPS (Eu já usei uma delas nos idos de 2008-2009). Fora de GURPS, outra provável bom RPG para emular isso é o Apocalypse World, e existe um hack pronto para isso: aqui (http://ihousenews.pbworks.com/w/file/fetch/61182571/Apocalypse_Emergence.pdf).
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Interessante. A última vez que mexi em Gurps foi no segunda edição em português. sabe me dizer se a quarta edição é decente?
Quanto a esse apocalypse World, parece beeeem interessante. Vou ar uma lida e dou meu feedback depois.
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Interessante. A última vez que mexi em Gurps foi no segunda edição em português. sabe me dizer se a quarta edição é decente?
Eu não sei muito quanto ao trabalho da Devir com a 4e no Brasil, salvo que os dois livros básicos são em preto e branco, ao contrário da edição norte-americana (que tenho), que é colorido - mas com problemas de encadernamento nas primeiras impressões.
Mas quanto ao sistema? Sim, é ótimo. Ou melhor, é um refinamento das edições anteriores de GURPS, sem grandes mudanças. Se você conhece a segunda edição brasileira (que é a terceira edição norte americana, IIRC), não terá problema algum em usar a Quarta Edição. E mesmo que continua na 2e, existe uma ótima adaptação de Fallout para ele aqui (http://gurps.fallout.free.fr/data/GURPS_Fallout_compilation.pdf).
Quanto a esse apocalypse World, aprece beeeem interessante. Vou ar uma lida e dou meu feedback depois.
Caso o Silva ou o Vincer (ou melhor, Silvincer) apareçam aqui, eles conhece Apoc World bem melhor que eu, e também são fãs de Fallout.
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Se eu não me engano, existe um sistema próprio de fallout.
Edit: Fallout PNP RPG
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Savage World ou Apocalipse World.
Simples e sem complicacoes que provavelmente voce nao ira precisar
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Apocalypse World é ótimo mas muito específico quanto a seus temas. Acho que não combina tão bem com Fallout. (mas aquela adaptação no link do Elfo parece interessante)
O que eu sugiro, se você gosta de jogos de complexidade leve pra moderada, é o Barbarians of the Aftermath (http://rpg.drivethrustuff.com/product/64387/Barbarians-of-the-Aftermath#anchor_widgets), a adptação pós-apoc do Barbarians of Lemuria.
E se tu curte jogos de complexidade moderada pra pesada, então vai de Gurps mesmo. Como o Elfo disse, ele foi o sistema onde Fallout foi envisionado*.
*essa palavra existe em portugues ? :blink:
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*essa palavra existe em portugues ?
Não que eu saiba. Envision(ed) é traduzido como imaginação ou visualização.
Acho que não combina tão bem com Fallout.
Depende também tipo de Fallout a se emular, já que Fallout oscila bastante entre humor canastrão, sensação de desespero e ultra-violência. :b
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Acho que é o "humor canastrão" que não bate com o Apocalypse World, Elfo. E também a tensão intra-party que é tão importante pro AW, e que não tem nada a ver com Fallout.
O interessante é que o AW até combina com Fallout no que tange ao lance da "escolha & consequencia". Ambos - tanto o videogame quanto o rpg - dão uma puta ênfase à escolha do jogador e o impacto disso no mundo ao redor (vários "moves" do AW dão um puta poder aos jogadores pra mudar o gamestate de forma radical; em vários pontos dos Fallouts o jogador se depara com escolhas que também mudam o gamestate significativamente ).
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E também a tensão intra-party que é tão importante pro AW, e que não tem nada a ver com Fallout.
Você nunca vendeu o Sulik como escravo para o Metzger no Fallout 2, certo? :P
O interessante é que o AW até combina com Fallout no que tange ao lance da "escolha & consequencia".
Quem é você e o que fez com o Silva? Todo mundo sabe que o Silva de verdade jamais usaria a tradução de uma expressão que tem um cognato facilmente traduzível para o portuguese. :P
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Cara, o Sulik eh um dos personagens mais irados da historia, e voce vende ele como escravo? :nao:
(alias, daria uma boa briga: Sulik vs Morte heim :bwaha: )
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Cara, o Sulik eh um dos personagens mais irados da historia, e voce vende ele como escravo?
Quando você está na quarta ou quinta campanha de Fallout 2, você decide jogar de forma a obter o pior Karma possível. ou simplesmente sair matando todo mundo. :P
(alias, daria uma boa briga: Sulik vs Morte heim :bwaha: )
Coloque na lista o Minsc, Mordin Solus e a Lily Bowen.
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Agaradecido, rapazes. Vou dar uma olhada nesse Barbarians of the Aftermath e verei se meu grupo topa usar o Gurps. Se algo der certo posto depois o resultado. ^^
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Cara, eu era um pusta fã de Fallout, até conhecer Stalker. A vibe leste-europeia mais crua do ultimo fizeram os Fallouts parecerem meio bobos pra mim, como um parque temático pós-apocaliptico sabe ? Como se o mutante Marcos a qualquer momento fosse tirar a máscara verde de monstro e revelar um funcionário do parque todo suado e doido pra dar o fim do expediente.
(aliás, uma adaptação pra Stalker de Apocalypse World cairia bem )
(aliás², ouvi dizer que o Roadside Picnic, livro dos irmãos Strugatsky que deu origem à "saga" stalker, seria filmado esse ano.. alguem sabe de algo ? )
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A vibe leste-europeia mais crua do ultimo fizeram os Fallouts parecerem meio bobos pra mim, como um parque temático pós-apocaliptico sabe ?
Fallout é um jogo bobo e parque temático pós-apocalíptico (do Futuro na visão dos Anos 50), humor, cenas bizarras e momentos bobos estão presentes. Ele tomou esse rumo definitivamente no Fallout 2 - que curiosamente, também se tornou um jogo mais sombrio, já que passou a explorar com mais força temas pesados como escravidão, estupro e abuso de drogas, especialmente Jet.
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Pois é. Talvez seja Fallout 3 que tenha me causado esse impressão, eu achava o 1 e o 2 muito maneiros.
Como é New Vegas ? A decepção com o 3 foi tanta que nem tive vontade de experimentar esse.
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Porra o dois tinha um monte de referência a Monty Python.
Tinha inclusive a cena que você ficava discutindo com uma cabeça de pedra no meio do nada...
... tem como um jogo ser mais sério e denso do que isto?
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Como é New Vegas ? A decepção com o 3 foi tanta que nem tive vontade de experimentar esse.
Conhece o Van Buren, a continuação nunca lançada do Fallout 2 pela própria Black Isle? Fallout: New Vegas é ele, só que lançada pela Obsidian (que é formada por ex-funcionários da Black Isle). Para muitos fãs de Fallout (incluindo eu mesmo), ele é tudo o que Fallout 3 deveria ter sido.
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Cara, tem um blog dedicado à adaptação do Fallout para Savage Worlds, chama-se Savage Fallout (http://savagefallout.blogspot.com.br/).
É um bom trabalho, tem até uma ficha customizada (segue em anexo).
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Porra Bispo!!!
Obrigado, vou ver se narro um final de semana desses de dezembro.