Autor Tópico: [Eberron] Casa Vadalis  (Lida 5044 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

[Eberron] Casa Vadalis
« Online: Setembro 03, 2014, 11:31:36 pm »
Bom, aqui eu farei algo inédito - eu tenho duas versões da Casa Vadalis. A primeira que mostro é a versão canônica do cenário e logo após dela, a versão que uso em meus jogos. Embora em geral eu não ache que a versão oficial da Casa não seja mal-escrita, ela é limitada e não explora o suficiente diversos elementos do cenário ligados a ela (notem que eu tenho um viés óbvio quanto a qual abordagem eu prefiro  :P). Com isso em mente, vamos à Casa Vadalis.

Versão Oficial



Das Casas Marcadas pelo Dragão, a Casa Vadalis é provavelmente a menos conspícua – seus membros não costumam a ser entusiastas por comércio, seus enclaves costumam a ficar em cidades menores, ao invés de grandes centros urbanos como Sharn e Wroath, sua sede ancestral fica nos Confins de Eldeen, fora das Cinco Nações, e seu principal produto são animais muito bem criados, alguns modificados magicamente, algo que não desperta tanta atenção quanto Raiovias, Navios Alados ou os Forjados de Guerra. Para um observador externo, eles podem parecer os “Primos Caipiras” dos Doze, uma Casa pequena, isolada e que representa poucas ameaças. Ao mesmo tempo, eles são a única Casa a ser proibida de entrar no território de uma nação (Valenar), um de seus herdeiros mais ilustres é Príncipe-Consorte Sasik d’Vadalis de Aundair (formalmente, ele não pertence mais a Casa Vadalis) e mantém uma guerra informal com os Ungidos nas Cinzas, um secto druídico.

A posse da Marca do Adestramento permite aos herdeiros da Casa Vadalis controlar o corpo e mente de animais, modificando-os a ponto de originar novas raças e linhagens ou até mesmo criaturas únicas como Skaravojen, que há 6 séculos protege os Guardiões da Chama Prateada. Contudo, esse tipo de poderes é restrito a uma quantidade limitada de pessoas. Um indivíduo comum em Khorvaire terá contato com os profissionais da Guilda dos Adestradores, que não só compra e vende animais domesticados, como também presta serviços veterinários e busca por novas espécies – motivo esse que fez com que Valenar banisse a Casa Vadalis, devido às tentativas de obter exemplares das célebres montarias utilizadas pelos elfos.


Skaravojen

Outra importante característica cultural da Casa vem do seu modo de ação paciente e guiado a longo prazo, que se reflete tanto em seus cuidados com animais quanto com sua linhagem.  A Casa é bastante restrita quanto a casamentos com pessoas fora de sua estirpe (mais que o esperado para uma Casa Marcada) – a crença que o sangue é mais espesso que a água é basal para ela. Basicamente, os Vadalis são os Primos Caipiras das Casas Marcadas.  :P

Minha Versão

Antes de tudo, observe essa imagem:



Relativamente selvagens, com um elo natural com criaturas bestiais e temperados com racionalidade e esperteza humanoide, habitam naturalmente os Confins de Eldeen e tendem a ser ótimos Rangers e Druidas. Sim, a Marca do Adestramento apareceu em Ferais, não em Humanos.

Dos locais mais recônditos e sagrados mantidos pelos Guardiões das Florestas, passando por grandes fazendas de bovinos mantidas há gerações pela mesma família e chegando até a selva de pedras e magia arcana de Sharn,  famílias de Ferais fazem o possível para se adaptar a todos ecossistemas e manter um delicado equilíbrio entre seus habitantes. Essas famílias formam a Casa Vadalis.

Portadores da Marca do Adestramento, a Casa Vadalis tem facilidade, quando não o completo domínio, ao interagir com animais. Esse dom, preservado por gerações de casamento finamente selecionados, se mistura com uma cultura que mistura elementos do druidismo  com uma corporação moderna.  A Casa Vadalis não apenas seleciona as melhores linhagens de animais domesticados para diversos fins e até mesmo cria espécimes únicos, mas também pratica o controle de pragas agrícolas e sanitárias em fazendas e cidades.

O druidismo está presente entre os Vadalis desde sua origem, quando alguns grupos de Ferais nos Confins de Eldeen começaram a manifestar suas marcas. Muitas histórias da Casa falam de quatro bandos ou matilhas Ferais se uniram sob o símbolo do Pacto do Hipogrifo, um acordo que uniria aqueles que portavam a Marca em uma sociedade cooperativa, misturando seu conhecimento prévio sobre espíritos e o mundo natural com essas misteriosas marcas mágicas que concediam poderes de origem desconhecida. Esse evento causou um grande debate entre os grupos druídicos influentes em Eldeen, com forte oposição dos Ungidos nas Cinzas e suspeitas entre os Guardiões dos Portais que tais marcas teriam origem extraplanar ou mesmo aberrante – mas os Protetores da Natureza aceitaram a responsabilidade de guiar e instruir o Pacto do Hipogrifo.

Essa relação de proximidade com os Protetores dura até hoje, mas foi alterada substancialmente com o conhecimento das outras Marcas e especialmente, o conhecimento de magia arcana. Não mais dependente de seus velhos instrutores, a vontade de espíritos distantes ou de pactos com entidades alienígenas,  Pacto do Hipogrifo se transforma na Casa Vadalis.

Sem as restrições de outrora, a Casa Vadalis se dedica cada vez mais a alterar e modificar criaturas vivas utilizando sua longa experiência em seleção artificial com rituais de transmutação. Essa mistura de técnicas deu origem aos animais Magicriados. Alguns relatos contidos em livros escondidos em Varna dizem que os primeiros animais magicriados usaram como modelo criaturas sagradas a outros sectos druídicos, e a descoberta disso deu origem ao longo conflito que continua até hoje entre a Casa Vadalis e os Ungidos nas Cinzas.


Algumas vezes, a Mão Natureza precisa de uma pequena ajuda para se tornar ainda mais Badass.

Se a introdução dos animais magicriados gerou conflitos e mal-estar com seus velhos aliados, ela também cimentou a posição da Casa Vadalis entre as novas Casas Marcadas pelo Dragão, além de criar algo desejado por pessoas e reinos das Cinco Nações – seus cavalos são amplamente utilizados até hoje em campos de batalha, envios de mensagens e transporte de pessoas, enquanto seus cães incrivelmente inteligentes auxiliam seguranças, policiais ou aqueles que querem um companheiro leal e com longa expectativa (dizem que o Patriarca Dalin tem um velho mastim cuja idade se aproxima da quinta década). A mudança gradual para uma empresa fez com que os Vadalis criassem grandes ranchos e mesmo alguns zoológicos, majoritariamente administrados pela Guilda dos Adestradores – que também são responsáveis pelos serviços veterinários e de controle de pragas, especialmente em grandes centros urbanos como Sharn e Wroat.

A Última Guerra também trouxe mudanças consideráveis à Casa Vadalis –os longos conflitos fizeram com que Casa passasse a gerar mais animais magicriados para fins militares e a introdução de Forjados-de-Guerra pela Casa Cannith fez com um grupo de transmutadores e druidas urbanos começasse a investigar maneiras de utilizar seus poderes para modificar criaturas humanoides – mas não se sabe se essa pesquisa atingiu algum resultado desejado, pois o Enclave em que era conduzida a pesquisa em sigilo agora é parte da Terra dos Lamentos na antiga Cyre. Também ocorreu  o estreitamento de relações com alguns os grupos druídicos em Eldeen devido ao apoio (informal) dado pela Casa à criação dos Confins de Eldeen e sua independência de Aundair – e também a expulsão e restrição da Casa nas terras agora ocupadas pelos Valenar, sob a acusação de tentarem roubar suas montarias e mesmo de conspiração para assassinar seus criadores.


Imperatriz Donata, Humana Magicriada, Líder dos sobreviventes em Metrol na Terra dos Lamentos. 9 anos de idade.
« Última modificação: Setembro 11, 2014, 07:28:37 pm por Evola »

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[Eberron] Casa Vadalis
« Resposta #1 Online: Setembro 04, 2014, 11:34:01 am »
Eu tinha a impressão de que eles não fizeram essa casa como shifters pq as raças novas do livro original de Eberron nunca tinham associação com dragonmarks...

.. mas normal, todo mundo quer fazer suas alterações e essa ficou boa. Na minha campanha para personagens só warforged um dos plots era o surgimento de uma dragonmark associada a essa raça.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:[Eberron] Casa Vadalis
« Resposta #2 Online: Setembro 04, 2014, 12:55:32 pm »
Citar
Eu tinha a impressão de que eles não fizeram essa casa como shifters pq as raças novas do livro original de Eberron nunca tinham associação com dragonmarks...

Yep - ao que tudo indica, Eberron originalmente só seria feito com as raças do CORE e as novas do cenário foram uma adição relativamente tardia. Contudo, felizmente os Shifters e Forjados fizeram sucesso a ponto de um deles se tornar parte do "Core Extendido" da 4e e o segundo aparecerá no DMG do Next.

Citar
mas normal, todo mundo quer fazer suas alterações

Uma que eu não faria, mas imagino que seria comum é fazer com que os Vadalis sejam capazes de criar o equivalente biológico dos Titãs Forjados-de-Guerra, afinal RPGistas costumam a ter uma fixação semi-patológica com Kaijus e Gianto Robotos.  :P :P

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:[Eberron] Casa Vadalis
« Resposta #3 Online: Setembro 04, 2014, 01:09:50 pm »
PARA TUDO

Vou ter que usar esse plot quando voltar a narrar Eberron
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:[Eberron] Casa Vadalis
« Resposta #4 Online: Setembro 04, 2014, 02:57:15 pm »
afinal RPGistas costumam a ter uma fixação semi-patológica com Kaijus

Culpado  :b

Da ate pra imaginar os  Vadalis criando o tarrasque
« Última modificação: Setembro 04, 2014, 03:06:44 pm por Sirus »
War never changes

Re:[Eberron] Casa Vadalis
« Resposta #5 Online: Setembro 04, 2014, 06:12:53 pm »
Citar
Da ate pra imaginar os  Vadalis criando o tarrasque

É algo possível, mas requiriria um tipo de poder similar ao visto por uma Marca de Syberis ou algo ainda maior, como a Marca que Erandis d'Vol possuía em vida (se bem que os poderes da Marca de Syberis dos Vadalis é hilariamente fraco - Awaken ou Summon Nature's Ally VI).

Offline Torneco

  • Starbounded
    • Ver perfil
Re:[Eberron] Casa Vadalis
« Resposta #6 Online: Setembro 06, 2014, 02:54:41 am »
Eu lembro de um NPC da Casa Vadalis que eu usei em uma mesa. Ele por si era um riquinho dono de fazenda sem treinamento de combate, mas usando o poder da marca e uma pedra de Syberis, ele chamava para defender ele 5 pitbulls magicriados quase do tamanho de um tigre. Deu um susto no pessoal da mesa.

Re:[Eberron] Casa Vadalis
« Resposta #7 Online: Setembro 06, 2014, 12:20:58 pm »
Citar
PARA TUDO

Vou ter que usar esse plot quando voltar a narrar Eberron

Eu começo a me sentir levemente mal por ter sugerido isso.  :P

Citar
Eu lembro de um NPC da Casa Vadalis que eu usei em uma mesa. Ele por si era um riquinho dono de fazenda sem treinamento de combate, mas usando o poder da marca e uma pedra de Syberis, ele chamava para defender ele 5 pitbulls magicriados quase do tamanho de um tigre. Deu um susto no pessoal da mesa.

A ideia do Patriarca Dalan e seu "cachorro imortal" veio de uma campanha de Eberron 4e em que eu jogava. E durante o jogo, o mastim dava alguns indícios claros de que não era apenas magicriado, mas provavelmente era inteligente. O que me leva a pensar que a Casa Vadalis poderia ter espiões incríveis utilizando animais que ganharam consciência e inteligência por meio da magia Awaken.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[Eberron] Casa Vadalis
« Resposta #8 Online: Setembro 06, 2014, 11:27:23 pm »
[...] O que me leva a pensar que a Casa Vadalis poderia ter espiões incríveis utilizando animais que ganharam consciência e inteligência por meio da magia Awaken.