Spell

RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: AKImeru em Fevereiro 12, 2014, 04:52:14 pm

Título: Sistema +2d6
Enviado por: AKImeru em Fevereiro 12, 2014, 04:52:14 pm
Em uma postagem no Playing Hero, (http://playing-hero.blogspot.com.br/2014/02/critica-sistema-2d6.html) eu analisei a base do sistema +2d6 buscando suas mecânicas para um jogo super heroico.

Mas aqui na spell eu pergunto: Alguém já experimentou o sistema?
Ele tem algumas semelhanças com o Sistema Simples da Spell e o Dinastias RPG, mas ele tenta comportar diferentes gêneros, que são colados com fita durex via regras opcionais. O próprio criador afirma que por exemplo, estão jogando Call of Cthullu no sistema.

Seria isso possível meramente mudando o tamanho dos números e removendo regras e acrescentando outras?

A base do sistema me agradou, em especial como ele trabalha com os diferentes 'tiers' nos atributos. Não sei a verdadeira intenção do autor com isso, por exemplo vejo que tais 'tiers'
 funcionam excepcionalmente bem em um jogo de Supers com progressão, afinal o Batman nunca poderia comprar super poderes por exemplo, mas o superhomem poderia desenvolver ainda mais sua super força.

Em outros gêneros como horror ou fantasia, eu vejo as diferenças de 'tiers' só servindo para diferenciar inimigos em níveis de poder e é isso ai.

O sistema de magia me lembrou bastante da variante por pontos do Monte Cook para Unerthed Arcana, não sou muito fã dela, mas o esquema para pontos de poderes para vantagens pode vir a funcionar, só não sei se encaixaria com Supers. E não acho que funcionaria muito bem ao lado de pontos de magia, talvez quando se usar de um sistema, não usar o outro seja mais sensato.

E então? O que pensam desse sistema gratuito?
Título: Re:Sistema +2d6
Enviado por: Atmo em Fevereiro 12, 2014, 06:48:20 pm
Fiz umas modificações e "criei" um sistema de magia mais simples, mas ainda me falta jogar ou narrar. Disponível aqui (http://atmoland.blogspot.com/2013/07/2d6-atmoland.html).
Título: Re:Sistema +2d6
Enviado por: AKImeru em Fevereiro 13, 2014, 12:07:51 am
Dei uma olhada por cima e bem, não sei porque você manteve o tom "genérico" do original quando estava escrevendo algo especifico, a não ser que o Atmoland seja genérico também (Não me pareceu.).

E você basicamente pegou o sistema de "poderes de ____" do original e mudou para círculos de magia. É uma solução simples, mas acho que ficou melhor do que proposto no livro original.
Título: Re:Sistema +2d6
Enviado por: Atmo em Fevereiro 13, 2014, 12:42:17 pm
Provavelmente mais por preguiça do que pelo simples game design (amador) que o jogo propõe; ou porque prefiro deixar meus mundos mais abertos à criatividade do pessoal do que algo mais "fechado a lá D&D".

O "esquema" de magia que eu vi sendo abordado em outra parte do livro me deixou mais animado do que o padrão (semi-vanciano), por isso achei melhor deixar ele lá.
Título: Re:Sistema +2d6
Enviado por: AKImeru em Fevereiro 13, 2014, 07:27:25 pm
E eu concordo, ele é bem melhor para a proposta mesmo.

(Sim eu odeio aquele sistema, o chamado vanciano, me processe : 3)
Título: Re:Sistema +2d6
Enviado por: FireJay em Fevereiro 14, 2014, 12:09:39 am
na boa, acho que dá pra contar nos dedos quem realmente GOSTA do sistema vanciano
Título: Re:Sistema +2d6
Enviado por: Elven Paladin em Fevereiro 14, 2014, 12:18:24 am
Citar
na boa, acho que dá pra contar nos dedos quem realmente GOSTA do sistema vanciano

Sim. Eu sou um deles.  :P
Título: Re:Sistema +2d6
Enviado por: AKImeru em Fevereiro 14, 2014, 12:39:48 am
Reli o sistema e o "magia tradicional" tem opções por pontos de magia, ou PEs usado em poderes de Vantagem normal.

Um jogador queria por que queria jogar com um "Mago Cósmico" então eu decidi experimentar essa variante na mesa.

Devo postar resultados semana que vem.
Título: Re:Sistema +2d6
Enviado por: Hikaru em Fevereiro 14, 2014, 01:15:12 am
Uma coisa que eu faria era um um layout mais M&M na parte de Vantagens, agrupando elas por tipos, como as Imunidade (Sono, Não Respirar...), Benefícios (Riqueza....), jogava aparte magias fora e iria de lista de Efeitos, com alguns já bolados como exemplo (como já e feito no livro de M&M 3ª), alem de me limitar a tudo ser jogado com +2d6+modificador, ao invés de acrescentar mais dados. 
Alem de reduzir e muito a lista de armas, usando algo ala Gamma World, como grupo de armas dividida em Leves (Uma Mão ou Duas) e Pesadas (Uma Mão ou Duas) e armaduras, talvez com uma lista de Adicionais para personalizar.
Título: Re:Sistema +2d6
Enviado por: AKImeru em Fevereiro 14, 2014, 02:44:29 am
Hikaru são todas sugestões incriveis.

Eu quero fazer uma versão com as regras desnecessárias e um layout mais sensato e colocar para baixar de graça depois. Eu sinto potencial para Supers no sistema.

Mas isso só se ele sobreviver ao teste hehe.
Título: Re:Sistema +2d6
Enviado por: Atmo em Fevereiro 14, 2014, 06:18:44 pm
Usar o esquema de armas do 4D&T seria melhor: 1) monte sua arma, 2) diga se é comum, pesada exótica, 3) meta a porrada.
Título: Re:Sistema +2d6
Enviado por: AKImeru em Fevereiro 16, 2014, 01:03:56 am
Eu ainda prefiro o sistema do Gamma World, já que se o cara vai montar uma arma no gênero de Supers geralmente significa que tal arma é uma "Super" Arma, logo deve ser construída via o mesmo sistema de poderes, enquanto armas mundanas deveriam ser abrangentes.