Autor Tópico: Rule-of-Three: 04/17/2012  (Lida 5476 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:Rule-of-Three: 04/17/2012
« Resposta #15 Online: Abril 19, 2012, 09:54:01 am »
Imagino que as classes terão uma quantidade de opções específica para cada pilar (variando de classe para classe) e opções extras que podem ser escolhidas entre qualquer um dos pilares.

Algo como:
Guerreiro level 10: 8 opções em Combate; 2 em Interação; 4 em Exploração; 5 livres.
Ladino level 10: 6 em Exploração; 4 em Interação; 3 em Combate; 6 livres.

Se for dessa forma acredito que pode ficar bom.
An Edition to rule them all???

Re:Rule-of-Three: 04/17/2012
« Resposta #16 Online: Abril 19, 2012, 10:21:03 am »
Ou então usando um sistema onde a distinção das características escolhidas não fosse tão clara e você pudesse usar uma mesma característica nos 3 pilares.

Pode dar um exemplo disso na prática, kimble?

No D&D isso é difícil de implementar porque o sistema tradicionalmente divide bem as três coisas em espaços separados do sistema.

Um exemplo bem simples isso, tirando do Cortex+, são os Distinctions. Distinctions são características que definem o personagem e que o jogador escolhe ao criar a ficha. Sempre que o jogador conseguir justificar o uso dessas características em jogo, ele rola o dado correspondente a Distinction na parada de dados formada.

Um exemplo disso é a ficha do penúltimo Iron Fist (Orson Randall) que eu estava fazendo pro Marvel RPG outro dia. Uma das Distinctions dele é War Veteran. A idéia é que ele é um veterano (da Primeira Guerra, que eu lembre) e que isso é um elemento que define o personagem.  Então sempre que ser um veterano da guerra for algo que poderia ajudar ele na cena (ou ser interessante pra história) ele poderia usar a característica.

Tentando preencher os três pilares do D&D:
-combate: táticas de guerra, estratégia em combate, emboscadas, operação de armamento pesado;
-exploração: infiltração, furtividade, encontrar armadilhas, sobreviver atrás das linhas inimigas, encontrar água e comida;
-interação: códigos militares, hierarquia militar, negociação com soldados e oficiais, intimidação, conhecimento básico de uma dúzia de línguas de países por onde ele passou.

No D&D, seria algo como:
(Feat, Power, wtv) War Veteran:
+2 quando realizando um teste envolvendo estratégias militares, sobrevivência num campo de batalha ou ao lidar com outros militares.

Outra opção é a do The One Ring. O personagem tem certas características que ele escolhe na criação de personagem e que definem aspectos importantes do personagem. Numa situação onde o personagem teria que fazer um teste e consiga justificar o uso da característica, ele é bem sucedido automaticamente sem fazer o teste. Em situações onde ele não poderia fazer um teste, ele pode justificar o uso da característica para ganhar a chance de fazer o teste.

Mas esse tipo de coisa é rules-light demais pro D&D atual.
« Última modificação: Abril 19, 2012, 10:25:55 am por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:Rule-of-Three: 04/17/2012
« Resposta #17 Online: Abril 19, 2012, 10:42:57 am »
Porrada Cabrosa. Eu ri. Muito.

Re:Rule-of-Three: 04/17/2012
« Resposta #18 Online: Abril 19, 2012, 12:07:41 pm »
Seguindo o exemplo do Kimble:

Citar
Talento Paranóia

O persoagem está sempre preocupado com traições e ataques surpresa.

Efeito: O personagem recebe +2 de iniciativa (combate), +4 para perceber armadilhas e emboscadas (exploração) e +4 para descobrir se outros estão mentindo (interação)

Não seria, de fato, dificil os talentos ou habilidades serem desse jeito, mas não acho que seja o que eles estão planejando.

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:Rule-of-Three: 04/17/2012
« Resposta #19 Online: Abril 19, 2012, 12:11:48 pm »
Não parece ser a ideia deles mesmo, além do que, em D&D, isso só tornaria ainda mais complicada a compra de talentos por aumentar o escopo da análise de cada um (não sei quanto a vocês, mas cada vez que vou fazer uma ficha de D&D eu odeio um pouco mais a quantidade e o reflexo em jogo dos talentos.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:Rule-of-Three: 04/17/2012
« Resposta #20 Online: Abril 19, 2012, 12:21:32 pm »
Cara, achei essas ideias ótimas. Vocês é que deviam estar por trás dos design... podiam sugerir esses talentos pra eles pra ver se essa é a direção certa ou se eles se interessam em fazer disso a direção dos talentos.

Assim seria muito providencial para cobrir os 3 nichos na parte dos talentos e o resto seria feito na escolha das habilidade de classe e itens utilitários, como aquele que dá refeição infinita.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:Rule-of-Three: 04/17/2012
« Resposta #21 Online: Abril 19, 2012, 12:27:27 pm »
Se bem que alguns talentos já faziam parecido. Se virar o padrão, ponto ganho.

Offline ferdineidos

  • - Alugo esse espaço -
    • Ver perfil
Re:Rule-of-Three: 04/17/2012
« Resposta #22 Online: Abril 19, 2012, 05:16:54 pm »
Foi só eu que fiquei mais preocupado com o fato dele considerar habilidades não-combativas como sendo utilites, principalmente "Time Stop"?

Utilites é uma boa ideia, mas a grande maioria deles É feita pro combate, dizer que "trocaria ataques do meu mago por utilites" é mole, ainda mais que eu poderia trocar um ataque de encontro e ficar com um combo de fly + stoneskin (e se eu tiver time stop, posso lançar as duas no mesmo turno...e sair voando...e atacar...)
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."

Re:Rule-of-Three: 04/17/2012
« Resposta #23 Online: Abril 20, 2012, 12:57:15 am »

A pergunta me deixou esperançoso, mas quando li a resposta...

Pelo jeito os personagens terão sempre habilidades para escolher nos três pilares do jogo, mas terão de optar por uma delas em detrimento das outras, ou seja, as habilidades serão concorrentes.

Não sei na mesa de vocês, mas nas minhas tenho certeza que continuarem vendo as habilidades combativas como as únicas opções escolhidas.

Mas você sempre pode ser um mestre bonzinho e deixar o cara escolher duas das três opções já que sabemos que Combate será a Rota Default dos jogadores...

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:Rule-of-Three: 04/17/2012
« Resposta #24 Online: Abril 24, 2012, 10:05:44 am »
A gente falou muito sobre os 3 pilares, mas tem uma outra resposta ali que eu achei bem positiva.

Eles parecem ter finalmente entendido que os jogadores querem escolher armas porque gostam do estilo visual delas, então vão ter dano mais normalizado, ou seja, vai diminuir um pouco a "obrigatoriedade" de escolher arma X porque é a que dá mais dano na categoria. Ou pelo menos essa é a promessa.

E claro, como seria fácil de prever, eu preciso comentar que o 13th Age já fez isso melhor... :P

Felizmente isso é algo fácil de houseruleiar em qualquer campanha de D&D.

Re:Rule-of-Three: 04/17/2012
« Resposta #25 Online: Abril 24, 2012, 10:27:06 am »
Tá, me convenceu. Já mandei e-mail pra tentar entrar no playtest do 13th Age :p

Eu não esperaria muitas mudanças na questão das armas. Eu realmente duvido que eles façam essa mudança que prometeram, porque lista enormes de armas é algo bem típico do D&D e eles parecem estar evitando inovações grandes.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG