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RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: kimble em Junho 19, 2012, 09:59:34 am

Título: Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: kimble em Junho 19, 2012, 09:59:34 am
Mais um Rule of Three. (http://wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ro3/20120619)

Primeiro falando sobre domínios de clérigos. Já dá pra sentir o nível de equilíbrio que eles pretendem alcançar nesse jogo.
Domínio da guerra: usar armaduras e escudos pesados.
Domínio do sol: resistência a energia radiante.

Imagino como vai ser o Domínio dos peixes:
Domínio dos peixes: você sabe nadar. (Designer) O quê, muito pouco? Certo, certo. Pega um Criar Água uma vez ao dia também então.

Vantagens e Desvantagens anulam um ao outro. Então se você se tem dez vantagens e uma desvantagem, um anula o outro e você não ganha nenhuma modificação na rolagem. Você ainda conta como sofrendo de vantagem e desvantagem para efeitos relacionados.

E a melhor resposta: lembram o tal módulo tático que ia agradar os jogadores da 4e? Aquele que resolveria todos os pedidos dos jogadores da edição e que traria uma experiência mais próxima da última edição e que deixaria todos os jogadores mais atuais felizes e que resolveria os conflitos no Oriente Médio?

"We're thinking this chunk of optional rules covers tighter integration with a grid, templates for area effects, more grid-based rules for line of sight and cover, along with more options for movement and forced movement."

E a linha que vai garantir paz na Terra para as próximas gerações.

"Perhaps one of the more exciting portions of this module that we're tinkering with is facing rules."
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Mark Logan em Junho 19, 2012, 10:12:31 am
Sobre os domínios dos clérigo, eles podem ser equilibrados com o playtest. Se não, teremos aqueles que todo mundo sempre pega e que são sempre melhores.

Só eu ou mais alguem acha que seria melhor os domínio darem bônus só pra parte de roleplay e exploração?

Já sobre o "facing rule", o pessoal da Wizards estão gananciosos mesmo! Além dos jogadores das edições anteriores, querem pegar também os de GURPS!
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Madrüga em Junho 19, 2012, 10:22:54 am
Mas facing rules prometem deixar o combate ainda mais lento. Quem em sã consciência quereria isso?
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Smaug em Junho 19, 2012, 10:54:31 am
Estou entendendo facing rules como "eu tenhoq ue declarar que estou virado para o inimigo ou então vou estar de costas ou de lado para ele", certo? Wizard, isso é tão 1994, que foi usado nas regras de miniaturas de Lobisomem 2º edição...
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Macnol em Junho 19, 2012, 11:04:48 am
Facing rules? Pelo amor da vaca jersey!  :furioso:

Tá, tá, voltando à minha tentativa de não comentar muito só na especulação... mas... PQP.
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: kimble em Junho 19, 2012, 11:35:13 am
Facing rules? Pelo amor da vaca jersey!  :furioso:

Tá, tá, voltando à minha tentativa de não comentar muito só na especulação... mas... PQP.

"I can feel your anger. It gives you focus, makes you stronger."
-Palpatine
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: GoldGreatWyrm em Junho 19, 2012, 11:52:26 am
Se o jogo for modular mesmo, facing rules nunca vão ver a luz do dia na minha mesa.

Agora, pode acontecer que nem na 3.0, onde o livro dizia que não havia facing rules (eu realmente não estou lembrando o termo em Português), para em seguida no Livro dos Monstros aparecer o beholder com regras de onde ele gera cone de anti-magia e aonde ele pode atirar com seus raios ópticos dependendo de como ele está posicionado em 360º... então a modularidade prometida da 5e vai ser uma piada :P
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Lumine Miyavi em Junho 19, 2012, 12:03:34 pm
D&D Next:
(http://i3.photobucket.com/albums/y82/atomicfuthum/arakitroll.png)
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Macnol em Junho 19, 2012, 12:21:30 pm
Se o jogo for modular mesmo, facing rules nunca vão ver a luz do dia na minha mesa.

Eu diria o mesmo, mas e se resolverem fazer as regras de facing uma parte essencial do tal "módulo tático"?
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: kimble em Junho 19, 2012, 12:23:50 pm
então a modularidade prometida da 5e vai ser uma piada :P

Deixa eu te lembrar que historicamente:
a) Prestige Classes eram opcionais em 3e. Elas ocupavam a maior parte do texto em vários livros. Os NPCs oficiais dos cenários usavam delas.
b) Ad&d era cheio de regras opcionais (Weapon Proficiency, NWP, kits, etc.). Uma pilha de suplementos consideravam que você sempre estava usando essas regras. Perícias e kits, especialmente.

Então sempre que alguém fala 'mas vai ser modular', eu me lembro dessas coisas.
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Iuri em Junho 19, 2012, 12:30:10 pm
Sei lá, faz sentido os caras colocarem regras que eram moda em 94 em módulos, já que o objetivo é agradar todo mundo, mesmo quem parou no tempo a 20 anos atrás.
Se o uso da regra for estritamente dependente de "usamos o módulo X?", então não vejo problema, basta não usar o módulo. Teremos uma situação ruim porém, se algumas regras do módulo tático forem legais, mas para utiliza-las precisaria usar todas as outras daquele mesmo módulo (incluindo as de facing). É bom que não façam isso.

Mas agora que tocaram nisso: por acaso não existe uma correlação entre o "nível estratégico" do combate e o "tempo" que ele leva? Alguém conhece sistemas de combate bem estratégico que não demorem muito? Porque a 4e, que até agora foi a edição de maior nível estratégico, por acaso é a que tem combates mais demorados.

Citar
Então sempre que alguém fala 'mas vai ser modular', eu me lembro dessas coisas.
É, mas nenhuma das outras edições tinha como objetivo ser modular.

Eu, particularmente, gostei menos da ideia de uma desvantagem anular todas vantagens do que essa coisa de facing rules.
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: kimble em Junho 19, 2012, 12:45:41 pm
Sei lá, faz sentido os caras colocarem regras que eram moda em 94 em módulos, já que o objetivo é agradar todo mundo, mesmo quem parou no tempo a 20 anos atrás.

O problema é a propaganda.

Designer (tempos atrás): Você, jogador da 4e, se sente ignorado no D&D Next? Sente que o jogo não atende o que você espera? Que ele não lembra você das coisas que gosta na edição atual? Não se preocupe, vamos lançar um módulo tático para fazer isso.

Fãs (durante semanas): Espere o módulo tático! Ele vai trazer o que nós queremos! Eles disseram que vai! Tem que ser verdade!

Ro3 (hoje): <regrinhas que lembram década de 90 e parecem mais com um proto-3e>.

Querer fazer um módulo tático que agrade a todos, palmas pra eles. Dizer que esse módulo tático vai atender o que os jogadores da 4e querem e então oferecer isso, é que é o problema.

Claro, eu posso estar completamente enganado, as regras podem ser ótimas e refletirem muito bem o estilo de combate da 4e.

Aliás, se alguém que ainda pensa assim estiver interessado, eu tenho uma ponte linda pra vender aqui em Floripa.
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Iuri em Junho 19, 2012, 01:00:27 pm
Citar
Claro, eu posso estar completamente enganado, as regras podem ser ótimas e refletirem muito bem o estilo de combate da 4e.

Aliás, se alguém que ainda pensa assim estiver interessado, eu tenho uma ponte linda pra vender aqui em Floripa.
Mas o pior é que você PODE estar enganado. Ou não. Não vamos ganhar nada com especulação. Eu posso não gostar do que está sendo divulgado, mas só vou poder dar minha opinião definitiva quando a versão final do jogo sair. E da mesma forma que você se fica indignado com a quantidade de pessoas que acreditam em pôneis mágicos, eu também odeio ver essas reações extremamente pessimistas.
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Sirus em Junho 19, 2012, 01:07:49 pm
Facing rules ?

(http://i.imgur.com/eX236.gif)
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: kimble em Junho 19, 2012, 01:22:39 pm
Mas o pior é que você PODE estar enganado. Ou não. Não vamos ganhar nada com especulação. Eu posso não gostar do que está sendo divulgado, mas só vou poder dar minha opinião definitiva quando a versão final do jogo sair. E da mesma forma que você se fica indignado com a quantidade de pessoas que acreditam em pôneis mágicos, eu também odeio ver essas reações extremamente pessimistas.

Indignado não é bem a palavra. Ódio com certeza não é. É mais pra 'surpreso' e 'achando graça'.

E só porque eu gosto da imagem:

(http://i1129.photobucket.com/albums/m511/cesarld/4efriendship.jpg)
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Sirus em Junho 19, 2012, 01:32:31 pm
O mais triste e que não veremos o kimble com avatar do justin bieber XD
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: kimble em Junho 19, 2012, 02:32:47 pm
Eu devia começar a apostar umas coisas estranhas. O problema é se eu apostar algo como 'todos os anões vão virar hermafroditas' e depois acertar.
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Vincer em Junho 19, 2012, 05:41:45 pm
Porra gente, calma, mais sensatez né? Alguém deixa de pegar filmes porque tem monte de opções ruins nas prateleiras?

Para bem e para mal há nichos(bem pequenos e incompreensíveis) que vão gostar dessas complexidades adicionais como facing rules, d&d quer abocanhar todos os nichos que puder, nada demais. Existir a opção ali, totalmente opcional num sistema modular não vai matar ninguém. Talvez até mate, quem tentar usá-los em combates grandes e complicados e tentar achar sentido em tudo. Mas não é o caso de ninguém aqui.

Achei bizarro ficarem preocupados com facing rules(opcionais, apenas indício que os módulos táticos vão ser material para jogar no lixo) enquanto domínios chulé foram confirmados como parte do básico. Raciocínio obtuso esse de vocês...
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Macnol em Junho 19, 2012, 05:51:06 pm
A gente não sabe (ainda) se os domínios são chulé. O kimble exagerou na reação, comparou só a primeira habilidade de cada um, sem considerar que a seleção de magias adicionais e os poderes depois do primeiro nível também fazem parte do equilíbrio.

Já facing rules é um troço bem mais concreto: ou tem ou não tem, e se tem é dificílimo prestar. Eu fico bem mais preocupado com essa possibilidade do que com o equilíbrio de domínios.
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: kimble em Junho 19, 2012, 07:25:55 pm
Eu comentei com base no que eu tenho  :linguinha: . Eles vendem que um domínio que oferece uma série de vantagens constantes que se aplicam em todos os combates (armadura) é igual a uma habilidade situacional.  Isso não é um bom começo.

Dúvida: Em algum ponto eles já disseram que domínios vão oferecer listas de magias específicas e limitadas a quem possui o domínio? Ou poderes específicos? Não lembro se tinha isso no playtest.

Porra gente, calma, mais sensatez né? Alguém deixa de pegar filmes porque tem monte de opções ruins nas prateleiras?

Eu posso escolher não alugar o filme. Eu não posso escolher comprar só as partes do livro que eu gosto. A comparação mais correta seria se eu compraria um canal a cabo de filmes, que não tem praticamente nada que eu goste. Não, não compraria.

Citar
Achei bizarro ficarem preocupados com facing rules(opcionais, apenas indício que os módulos táticos vão ser material para jogar no lixo) enquanto domínios chulé foram confirmados como parte do básico. Raciocínio obtuso esse de vocês...

Como falei, meu problema não é nem com as regras ruins. É passar um bom tempo vendendo esse módulo 'de combate tático' como o que iria satisfazer os jogadores da 4e e trazer os elementos que eles querem pro jogo... e então criar um módulo que fica entre Ad&d e 3e.

Fico imaginando qual vai ser a próxima promessa que eles vão fazer pra esse pessoal pra tentar segurar os jogadores.
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Macnol em Junho 19, 2012, 07:47:46 pm
Dúvida: Em algum ponto eles já disseram que domínios vão oferecer listas de magias específicas e limitadas a quem possui o domínio? Ou poderes específicos? Não lembro se tinha isso no playtest.

Disseram no próprio Rule of 3 que você linkou:
"(...) the cleric's choice of domain opens up new options for the spells that cleric can prepare each day."
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Balam_br em Junho 19, 2012, 08:59:43 pm
Barbaro vs. Orc:

Barbaro: Minha vez, eu dou a volta e bato com bonus nas costas do orc.

Orc: Ok... minha vez agora... dou a volta e bato nas costas do barbaro (Bonus).

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Que saudades de Facing Rules...
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Smaug em Junho 19, 2012, 09:08:19 pm
Em wod isso só era vantagem pq se movimentar comia toda sua ação (vc não fazia mais nada, ou andava ou atacava) e só podia mudar de direção se estivesse em movimento ou se esquivando (o que tb te leva embora a ação do turno). Evitava a situação ridicula de dançar quadrilha com o inimigo, mas não funcionaria em D&D...
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Iuri em Junho 19, 2012, 09:21:26 pm
Se AdO's estiverem inclusos nesse módulo de combate tático (o que já está meio confirmado) vai ser impossível fazer essa dança.
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Mark Logan em Junho 19, 2012, 09:32:54 pm
Dizem a boca pequena que a próxima novidade será o uso de hexagonos.

Se bobiar voltam com o movimento diagonal custando o dobro também.
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Nibelung em Junho 19, 2012, 09:46:21 pm
Dizem a boca pequena que a próxima novidade será o uso de hexagonos.

Se bobiar voltam com o movimento diagonal custando o dobro também.

Um ou outro. Ambos ao mesmo tempo não tem como.

E eu adoro tabuleiros hexagonais.
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Iuri em Junho 19, 2012, 10:00:36 pm
Eu nunca joguei com tabuleiros hexagonais. Mas acho que deve facilitar bastante coisa. Gostaria de experimentar uma hora.

Único problema que eu imagino que ele tenha seja a complexidade de se rascunhar um grid hexagonal. O quadriculado se faz em 3 toques, mesmo sem regua.
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Nibelung em Junho 19, 2012, 10:19:39 pm
Hexagono dá pra rascunhar rápido também. Só ao invés de hexágonos, você desenhar um monte de círculos. É mais fácil demonstrar ao vivo que falando, mas basicamente, desenhe círculos. Você vai ver que não é difícil.

A parte difícil é fazer um grid hexagonal BONITO e PERMANENTE.
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: z é d u a r d o em Junho 19, 2012, 11:55:35 pm
E se não lançassem um livro - mas fascículos?

Você monta o livro online, compra e recebe os fascículos em casa pra fabricar o livro fisicamente. Haha

Parece uma ideia tão idiota, mas por alguma razão tô me divertindo muito com ela. haha
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Madrüga em Junho 20, 2012, 12:00:26 am
O Sol fez um grid em cima duma placa plástica branca. Não sei que máquina ele usou (do lugar onde ele trabalhava), mas os hexágonos ficaram lindos. Dava pra desenhar com canetão em cima, etc. Mas era um grid pequeno, apesar de tudo. Não deve ser caro fazer algo assim.
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Mark Logan em Junho 20, 2012, 07:04:46 am
Tenho duas preocupações quanto a essa história toda:

1) Que apesar de ser modular, seja um modulo fechado em que todas as regras dele estejam intrinsecamente interligadas, ou seja, não poderia simplesmente usar o modulo de combate tático sem o usar o facing, pois ele tem relação e serve como base para todas as outras mecânicas do modulo;

2) Eu posso até tirar o facing, mas como ele terá relação forte com outras várias mecânicas do modulo, tipo 60% dele, eu iria perder grande parte do material;

Essa história toda está caminhando para termos um sistema básico, o ToM, e um avançado de combate, o tático.

O duro é que estão complicando demais o tático, o que pode muito bem desestimular as pessoas a utiliza-lo, o que consequentemente gerará menos suplementos e suporte no futuro.

Não custa nada dizerem "o sistema tático não foi bem recebido, então vamos abandona-lo".
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Lumine Miyavi em Junho 20, 2012, 09:37:57 am
Sério, toda  vez que eu leio "módulo de combate tático", eu penso na frase "I have higher ground!" e nessa imagem.

(click to show/hide)
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Irohma em Junho 20, 2012, 12:11:41 pm
Facing rules é sacanagem de fato. Nem quando era mora na décade de 90 eu usava. Lembro de um jogo de RPG tático do PS1 (saiu uma sequencia pro PSP mas não joguei) chamado Vandal Hearts, que você e seu inimigo se movimentavam ao mesmo tempo. A idéia do jogo era os personagens dando "olé" um no outro até alguém conseguir terminar o turno nas costas do oponente e dar um golpe xD sempre imagino isso quando falam de facing rules na prática.

Bom, sobre o clérigo não achei nada demais. Igual as coisas do 3.5e e do 4e, domínios, habilidades especiais, etc. Considerando o sistema de magia é 2e-based, nada mais válido que dar magias de domínio pro clérigo. Só espero balanceamento, pq no 3.5e tinha uns domínios que era palhaçada. Com um você ganha X bonus de AC e com outro ganha +4 em Profession skill ahah.

De qualquer forma, por enquanto não tenho muito que reclamar do DDN, só quero ver quando todo o leque de opções estiver na mesa, espero que o jogo fique robusto e ao mesmo tempo variado. O playtest e quase tudo que saiu até agora tem basicamente as mesmas coisas de jogar D&D em níveis baixos.
Título: Re:Ro3 19/06/2012 ou 'Criando regras que ninguém pediu'
Enviado por: Macnol em Junho 20, 2012, 02:51:39 pm
[offtopic] O último Vandal Hearts é só pra PS3, não? Pelo menos nunca ouvi falar de versão pro PSP... [/offtopic]