Alguem aí joga ou já jogou rpgs que usam regra de
Resolução de Conflitos, ao invés da tradicional Resolução de Tarefas ?
Pergunto porque esse fim de semana jogamos Apocalypse World aqui em casa, que é um jogo que faz uso desse tipo de regra, e apesar de já ter jogado ele antes (foi a terceira vez acho), apenas agora a coisa "clicou" pro meu grupo. E bicho, vou te dizer que o sentimento geral é que ninguém quer mais voltar pra Shadowrun, Vampiro, D&D e outros rpgs tradicionais. Sério. O negócio foi tudo isso de bom.
E o motivo é simples:
O tanto que o jogo
flui com esse tipo de regra não é brincadeira. Sequências de combate ou perigo, que em outros rpgs levariam mais de 1 hora (e teria dezenas de rolagens, e cálculos, e anotações, e jogadores ficando displicentes enquanto aguardam a vez, etc), aqui durou alguns minutos, e com todo mundo super envolvido o tempo todo.
E não é só situações de combate: uma tentativa de bater uma carteira, por exemplo, que em um jogo tradicional envolveria uma série de rolagens, cada uma pra ver se uma determinada "tarefa" teria sucesso... (Furtividade pra se aproximar do alvo, Destreza pra bater a carteira, Percepção da vítima pra ver se percebe, Furtividade de novo pra se afastar, etc) aqui é uma rolagem só (rola o stat correlato pra ver se consegue; se falhar a vítima já percebe e sai correndo gritando e os guardas na esquina entram em alerta e se aproximam..), porque nesse tipo de regra
a consequência da sua ação já está embutida na rolagem. Você não está rolando pra ver se tem sucesso numa tarefa X, você está rolando pra ver se uma situação X sai de acordo com suas intenções.
Não sei to sendo claro, mas o resultado é um foco absurdo no roleplaying, já que as considerações que o jogador faz são diretamente relacionadas à ficção em si, e não na matemática do jogo, o que deixa tudo mais envolvente, e também tenso (já que cada rolagem põe a situação inteira em jogo, não apenas uma "tarefa X").
Enfim, alguém aqui já conhece e tem experiencia com esse tipo de regra ? Se sim, diga lá. Sei que isso tá longe de ser algo novo, mas confesso que só agora a coisa "se encaixou" pra mim.