Ok, lendo pedaços aleatórios por pedaços aleatórios percebi que foi adicionado coisa de outros jogos tanto de forma sutil como de forma escancarada. Fate foi o mais fácil de achar porque foi o que mais joguei recentemente, os Skill Challenges do Arianrhod tão lá também de forma mais "educada" e um de reduzir o resultado/aumentar a dificuldade dos oponentes de algum sistema que nunca vi.
A arte tá boa, novos personagens ilustram várias partes do livro (como a Cora, uma mágica de espetáculos de pele escura/negra com um colant que dá vontade de...) além das fichas prontas com personagens "icônicos" do produto (já que não há um cenário definitivo) pro pessoal que quer sentar e rolar dados logo de uma vez.
Mechas ganham umas citações de rodapé aqui e ali, com regras simples para criar e manipula-los maestralmente: igual personagens comuns, só que com algumas Abilities e Weaknesses a mais (ou a menos).
Rodadas de combate possuem a mesma duração de antes: "unidades dramáticas". Uma medida não especificada para que qualquer tipo de ação seja vista do ponto de vista (heh) que for necessário; imagine uma dupla de uber samurais trocando golpes na velocidade do som, e ai chega o mestre e diz que se passou apenas um turno e aquilo foi só uma única troca de ataque e defesa.
Falando nisso, temos o Amazing Success: se tirar mais de 12, você consegue fazer a ação de um jeito inacreditável. Dependendo do grupo, ação e dramaticidade do momento dá até pra cena se reestruturar e ficar ainda mais épica por causa do resultado! Claro, isso vale pros vilões e também pode ser ignorado no caso de ambos os lados tirarem mais de 12 na rolagem oposta (Opposed Check).
De resto, tudo continua foda como sempre.