Autor Tópico: Qual o problema com "Essentials"?  (Lida 6134 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Qual o problema com "Essentials"?
« Online: Setembro 03, 2011, 05:22:23 pm »
Fórum novo, vamos agitar esse pequeno buraco do inferno. Parece-me que por essas bandas a linha Essentials é notoriamente mal-amada e existem algumas amostras no "Velho Fórum" que mostram isso. Então, deixo a pergunta no título do tópico a ser respondida, mas já começo com uma lista do que aposto que será respondido:

1. A escrita muito enrolada, cheia de fillers e trechos desnecessários. (O Lumine exemplifica isso a todo momento)
2. Classes que quebram por completo a estrutura básica de classes da 4e. (Embora o PH3 já fizesse isso)
3. Power Creep (O Nibe apontou essa, eu ainda não vejo muito sentido. A maioria dos "creeps" ocorreram em talentos que sempre foram vistos como "correções matemáticas" ou que poderiam ser genéricos)
4. Classes notoriamente fracas (Vampire, Binder, talvez o Sentinel) em relativa abundância.
5. "They changed, now it sucks". (A impressão que eu tenho)
« Última modificação: Setembro 04, 2011, 03:41:53 am por Fée Verte »

Offline Skar

  • Hail!!! O Tubarão
    • Ver perfil
Re:Qual o problema com "Essentials"?
« Resposta #1 Online: Setembro 03, 2011, 11:54:32 pm »
Meu problema com a nova série é que em livro básico não precisa de fluff inútil. O vampire fica enchendo pra explicar um a classe. Quando eles podiam tr feito ele como um rça que dava opção de escolher poderes diferentes¬¬
The essentials for a productive discussion:
•    Tact: Be friendly, helpful, and cooperative.
••    Candor: Be frank and sincere.
•••    Intelligence: Think before you speak.
••••    Goodwill: Reasonable people can disagree.
•••••   Reception: Listen to what others are saying, not to what you think they're saying.

Re:Qual o problema com "Essentials"?
« Resposta #2 Online: Setembro 04, 2011, 03:12:36 am »
 
Citar
O vampire fica enchendo pra explicar um a classe. Quando eles podiam tr feito ele como um rça que dava opção de escolher poderes diferentes¬¬
Mas eles já fizeram isso, vide o Vryloka no mesmo livro e o Dhampyr (um tipo de multiclasse com alguns PPs próprios) na Dragon Magazine. Verdade seja dita, existem mais formas de se jogar com um personagem Vampiresco do que eu imagino que seriam possíveis.
« Última modificação: Setembro 04, 2011, 03:24:43 am por Merrix d'Cannith »

Re:Qual o problema com "Essentials"?
« Resposta #3 Online: Setembro 04, 2011, 08:26:04 pm »
Vryloka Vampire Dhampyr com talentos de Vampiric Heritage... é lindo.


EDIT: Tem um character theme de vampiro também, acho :P
« Última modificação: Setembro 05, 2011, 09:59:41 am por Gegê »

Re:Qual o problema com "Essentials"?
« Resposta #4 Online: Setembro 17, 2011, 06:47:37 pm »
Citar
EDIT: Tem um character theme de vampiro também, acho
Que eu saiba, não. Mas você esqueceu de usar o clássico Revenant (Vryloka) Mago/Vampiro (Híbrido) Dhampyr (Multiclasse) com talentos de Vampiric Heritage e com Archlich como Epic Destiny. Ele é tantas vezes Morto-Vivo que não sabe o que realmente é.  XD

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Qual o problema com "Essentials"?
« Resposta #5 Online: Setembro 17, 2011, 07:15:42 pm »
Eu não gosto do Essentials por diversos motivos, mas o vampiro não é uma delas. A estrutura e a proposta da classe cai perfeito pra Essentials... o único problema (fora os fillers endêmicos a todo material Essentials) é que o vampiro NÃO TEM OPÇÕES!
Pelo menos isso seria facilmente resolvível com novos poderes, já as características de classe me parecem intrigantes.

Quando eu o vi em mesa não achei fraco, mas sou suspeito pra avaliar isso porque tinha um artífice no grupo (combo infusões + cura vampírica)
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:Qual o problema com "Essentials"?
« Resposta #6 Online: Setembro 17, 2011, 08:15:35 pm »
Acho que o Vampiro não é tão versátil como outras classes, mal tem escolhas por nível. E quando tem, são apenas 2.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:Qual o problema com "Essentials"?
« Resposta #7 Online: Setembro 17, 2011, 11:45:57 pm »
No geral essentials são uma mistura de poucas opções por nível com design preso somado com duzias de linhas de fluff inútil.
Se o essentials fosse a base da 4e e as classes originais a segunda leva seria até aceitável. Mas primeiro nos dão classes com dúzias de opções de poderes + builds diversas a lot (fighter é o melhor exemplo) e depois que dão o doce querem tirar? Depois acham estranho o povo reclamar?
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Re:Qual o problema com "Essentials"?
« Resposta #8 Online: Setembro 18, 2011, 01:28:53 am »
Citar
No geral essentials são uma mistura de poucas opções por nível com design preso somado com duzias de linhas de fluff inútil.
Se o essentials fosse a base da 4e e as classes originais a segunda leva seria até aceitável. Mas primeiro nos dão classes com dúzias de opções de poderes + builds diversas a lot (fighter é o melhor exemplo) e depois que dão o doce querem tirar? Depois acham estranho o povo reclamar?
Motivo simples e explicado desde o lançamento dos Heroes of (Coloque Nome Aqui): a linha Essentials é focada em dois tipos de jogadores: Iniciantes e Entusiastas de Edições anteriores de D&D. Por isso as classes marciais e divinas lidam com um número menor de opções e já vem com um pacote de habilidades (ou poderes de domínio) enquanto o Arcanist volta a ter "Escolas" e "Magias Conhecidas e Selecionadas" (embora seja praticamente igual ao Mago 4e, mas com tabelinhas Engana-Old-School-Gamer).

Offline Malena Mordekai

  • Malena Mordekai Transphinx
  • everytime i close my eyes wake up feeling so h
    • Ver perfil
Re:Qual o problema com "Essentials"?
« Resposta #9 Online: Setembro 18, 2011, 06:31:40 am »
Sinceramente essa onda de escolas até prestou... como eu tenho dito e é base daquele tópico de reboot que depois vou transferir pra cá (essa semana rola playtest, né, Kinn?) muitos conceitos são interessantes o suficiente pra serem aproveitados...
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:Qual o problema com "Essentials"?
« Resposta #10 Online: Setembro 18, 2011, 10:45:55 am »
A compra do PC novo atrasou, mas creio que segunda devo resolver isso. De PC novo tudo se ajeita.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Torneco

  • Starbounded
    • Ver perfil
Re:Qual o problema com "Essentials"?
« Resposta #11 Online: Setembro 19, 2011, 03:49:43 am »
Então, a linha Essentials trouxe muitas idéias interessantes e conceitos legais pras classes, e se vc for abraçar a idéia (Meio furada na minha opinião, mas tudo bem) de que foi feita para iniciantes e old-schools, ela até funciona bem, mecânicamente. Mas, pra que tanto fluff? E porque não expandir as classes para os jogadores "avançados"? E porque insistir no formato se já tem classes o suficiente pra novatos?

Re:Qual o problema com "Essentials"?
« Resposta #12 Online: Setembro 29, 2011, 03:08:52 pm »
Eu gostei bastante da linha Essentials.

Em primeiro lugar, porque ela trouxe o Fluffy devolta, e, na minha opinião, não existe fluffy inútil. Lendo a descrição da magia Bladesong do Bladesinger tive algumas ideias muito legais pra um eventual personagem. Fluffy, desde que bem escrito, inspira, ainda que você não vá segui-lo a risca.

Em relação as classes, eu acho que elas resolveram alguns dos reais problemas da 4ed. Veja-se:

Nos níveis Paragon e Épico a complexidade do jogo aumentava, MUITO, os jogadores tinham tantas opções que muitas vezes não sabiam o que fazer, demorando muito pra jogar, torndo os combates excessivamente longos.
Tanto que o Tier Heroico é considerado por muitos o Sweet Spot da 4ed.

Com Essentials isso muda, a não ser que voce jogue com um Mage (e eles avisam que é uma classe complexa), o jogo em Paragon (não testei épic ainda, mas a teoria diz que sim) fica muito mais agil. Meus jogadores ficaram satisfeitos em ter menos opções (curioso não?) e, ainda assim, serem efetivos no que faziam.

Além disso, na 4ed "classic" em late Paragon e Épic qualquer personagen meiabocamente otimizado fica tão absurdamente poderoso que torna-se quase impossível sequer desafiá-lo.
Essentials vem com uma proposta de classes mais "fracas"(não em relação aos monstros, elas fazem seu trabalho bem, mas em relação às classes combadíssimas do passado), e com mecanicas para bloquear o power creep (limitar a escolha de poderes é um deles, assim um jogador tera mais dificuldade em fazer dois poderes que não foram projetados para funcionarem juntos combarem). De modo que os jogadores ainda terão uma experiencia desafiadora em leveis elevados.

Achei todas essas mudanças positivas.

Re:Qual o problema com "Essentials"?
« Resposta #13 Online: Setembro 29, 2011, 03:29:54 pm »
Como opinião é engraçada. Eu adorei o começo da 4e. Os livros tinham regras ordenadas, de fácil consulta, e sem textos intermináveis de fluff no meio, enquanto o Insider expandia o Lore dos pontos de luz.

Mas tem a questão que o Skar (ou era o Smaug) já falou: uma hora fica ruim fazer tantas regras sob um número de página x., então tem que se enfiar fluff para encher a linguiça.

Além do mais, as classes com progressão linear no me gustam. Ninguém força um grupo a jogar em patamar Exemplar ou Épico - e tem jogadores que preferem combar, preferem ter muitas opções de poderes. É uma questão de gosto. O problema para muitos foi puxar o tapete e deixar sem suporte esse tipo de jogador.

Re:Qual o problema com "Essentials"?
« Resposta #14 Online: Setembro 29, 2011, 03:41:53 pm »
Citar
Em primeiro lugar, porque ela trouxe o Fluffy devolta, e, na minha opinião, não existe fluffy inútil.

Não? Abra um livro do final do D&D 3.5. como Complete Mage ou Lost Empires of Faerun. Olhe a descrição morbidamente obesa de uma classe de prestígio. Ou mesmo muito da descrição da linha Essentials, onde um poder é descrito duas vezes e ainda adicionam no meio do build detalhes como +1 em dois atributos ou o +1 em todos - que basta consultar uma tabela para saber deles.

Material fluffy é bom? Claro. Eu adorei o Neverwinter, que é um livro que mistura muito bem fluff decente  (descrição do cenário e plots) com descrições não redundantes (como costuma ocorrer nos Themes). Mas fluff em trechos que não precisam dele é puro filler para completar a page count ou a cota de palavras do autor.

Citar
Nos níveis Paragon e Épico a complexidade do jogo aumentava, MUITO, os jogadores tinham tantas opções que muitas vezes não sabiam o que fazer, demorando muito pra jogar, torndo os combates excessivamente longos.
Tanto que o Tier Heroico é considerado por muitos o Sweet Spot da 4ed.

Engraçado, eu não estou tendo o menor problema com "complexidade" em Paragon Tier. Talvez porque jogo com um dos builds mais heterodoxos da 4e (Warlord do tipo LazyLord).
« Última modificação: Fevereiro 16, 2016, 01:16:39 am por Lúcio Quíncio Cincinato »