Raça: Humano
o portal, pq vejo que a galera sempre esta disposta a ajudar!!
CitarRaça: Humano
Eu prefiro o Lesser Aasimar. +2 em Sabedoria e Carisma sem Ajuste de Nível é um presente dos céus para o Clérigo, e compensa mais do que Talento Extra (a menos que queira entrar nos gimmickys de Divine Metamagic).
Se ele fosse um clérigo desde o 1º nível, talvez não tiovesse sobrevivido até agora.
Clérigo é versátil e vc sempre pode adaptar um monte de coisas.
(que é banido da minha mesa).
Eu uso um "acordo de cavalheiros" com meus jogadores - a dedicação deles em otimizar seus personagens será a mesma dedicação que eu terei com os antagonistas. :cool:
2- A principio posso usar o livro do jogador e o livro do mestre, mas ele me deixou a vontade para usar outros livros contanto que eu mostre o livro pra ele...
4 - Quero um Clérigo que seja versátil, mas gosto do clérigo mais arcano do que combatente, mas pretendo usar maça e escudo, pq tb naum fujo de uma luta corpo a corpo rs...
Apesar deu não ser tão conhecedor do sistema, eu colocaria os atributos assim:
For 18 (depois fica 24 com o combo que o elfo postou)
Des 12 (+1 vai ser o bônus máximo permitido por uma armadura completa)
Con 16 (+3 pvs por nível)
Int 10 (você não vai precisar disso)
Sab 18 (19 com o ponto do nível 4)
Car 17 (em algum nível [4,8,12,16 ou 20] você aumenta isso para 18)
For 18 (depois fica 24 com o combo que o elfo postou)Combo. Começa por aí. O sistema permite, o que significa que ou vc estuda e entra na dança, ou seu person começa mais fraco (ou menos efetivo, como preferem eufemizar).
Int 10 (você não vai precisar disso)Optar por atributos baixos que não sejam prerrogativas do próprio perfil do personagem é, mais que um sinal, é uma evidência do baixo roleplay além do rack-n-slash, pois ignorar um atributo (como inteligência) implicaria em tese em ter um personagem burro, muito instruído (Sabedora alta) mas não mais esperto que um humano médio.
Sab 18 (19 com o ponto do nível 4)Ambos comentários aqui são bem inerentes do D&D desde o AD&D: a expectativa de progresso ...Que motivou no passado a busca pela matança por XP. Ainda hoje cria-se ficha planejando a evulução (todo mundo faz isso). Pode ser coisa minha, mas eu acho tão mais legal jogar relaxado e alheio a isso...
Car 17 (em algum nível [4,8,12,16 ou 20] você aumenta isso para 18)
MagoCego, esta não é pessoal, só vou pegar seu tópico pra fazer um pequeno protesto exemplificando o porque D&D>3 me parte o fígado:For 18 (depois fica 24 com o combo que o elfo postou)Combo. Começa por aí. O sistema permite, o que significa que ou vc estuda e entra na dança, ou seu person começa mais fraco (ou menos efetivo, como preferem eufemizar).Int 10 (você não vai precisar disso)Optar por atributos baixos que não sejam prerrogativas do próprio perfil do personagem é, mais que um sinal, é uma evidência do baixo roleplay além do rack-n-slash, pois ignorar um atributo (como inteligência) implicaria em tese em ter um personagem burro, muito instruído (Sabedora alta) mas não mais esperto que um humano médio.
E creio que um Clérigo deva ser inteligente pra ter discernimento de quais atitudes defender, não ser enganado ou manipulado, e refletir bem sobre seu deus, Sabedoria não tem a ver com isso, é voltado pra conhecimento.
Nota: e vice-versa; um Mago tem que ter Sabedoria razoável.
Se ele for pesquisar, consultar livros, pedirei teste de Sabedoria, não inteligência. Já pra decifrar algo, aí sim, Inteligência. Mas são só exemplos.E eu consideraria isso uma sacanagem. Procurar é uma perícia ligada à Inteligência, assim como os Conhecimentos.
Um jogo pressupõe um progresso. Se for apenar começar uma narrativa de ponto A até ponto B sem muita chance de alterar o Status Quo então a mídia que está sendo exposta é outra.Sab 18 (19 com o ponto do nível 4)Ambos comentários aqui são bem inerentes do D&D desde o AD&D: a expectativa de progresso ...Que motivou no passado a busca pela matança por XP. Ainda hoje cria-se ficha planejando a evulução (todo mundo faz isso). Pode ser coisa minha, mas eu acho tão mais legal jogar relaxado e alheio a isso...
Car 17 (em algum nível [4,8,12,16 ou 20] você aumenta isso para 18)
:( Mas chega de churumelos... Podem replicar aí. Só precisei chingar muito no twitter aqui um pouco.
Combo. Começa por aí. O sistema permite, o que significa que ou vc estuda e entra na dança, ou seu person começa mais fraco (ou menos efetivo, como preferem eufemizar).
E creio que um Clérigo deva ser inteligente pra ter discernimento de quais atitudes defender, não ser enganado ou manipulado, e refletir bem sobre seu deus, Sabedoria não tem a ver com isso, é voltado pra conhecimento.
um Mago tem que ter Sabedoria razoável. Se ele for pesquisar, consultar livros, pedirei teste de Sabedoria, não inteligência. Já pra decifrar algo, aí sim, Inteligência. Mas são só exemplos.
Ambos comentários aqui são bem inerentes do D&D desde o AD&D: a expectativa de progresso ...Que motivou no passado a busca pela matança por XP. Ainda hoje cria-se ficha planejando a evulução (todo mundo faz isso). Pode ser coisa minha, mas eu acho tão mais legal jogar relaxado e alheio a isso...
:( Mas chega de churumelos... Podem replicar aí. Só precisei chingar muito no twitter aqui um pouco.
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Para cura dentro do combate, tenha um (ou dois) Belt of Healing (Magic Item Compendium). Espanque os Combatentes do grupo caso não comprem isso - lembre-se, Clérigo que cura em Combate é um Clérigo Idiota.
Engraçado que esse é o principal motivo do bash contra D&D4: todas as classes que não sejam o clérigo se curam sozinhas e eficientemente... mas fora de combate. Dentro dele, só rolam uns remendos fracos, e com mais boa vontade, um full heal se tiver itens poderosos à disposição. A única classe que realmente jorra cura durante a porrada é justamente o Clérigo.