Autor Tópico: Pra Que Diabos Servem as Regras nos RPGs?  (Lida 2853 vezes)

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Pra Que Diabos Servem as Regras nos RPGs?
« Online: Abril 15, 2012, 09:00:16 pm »
Pra Que Diabos Servem as Regras nos RPGs?  http://migre.me/8GVG3

Tema interessante e com pontos bem discutidos no podcast.


Offline Madrüga

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Re:Pra Que Diabos Servem as Regras nos RPGs?
« Resposta #1 Online: Abril 15, 2012, 10:00:22 pm »
Podcast? Não, obrigado. Não tem transcrição? Não dá para citar os pontos levantados?
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:Pra Que Diabos Servem as Regras nos RPGs?
« Resposta #2 Online: Abril 15, 2012, 10:23:24 pm »
Podcast? Não, obrigado. Não tem transcrição? Não dá para citar os pontos levantados?

É um podcast de 35 minutos com bom áudio e uma única pessoa falando nele.
Não tem transcrição do texto.
Trata da importância das regras para a condução do jogo, e que jogos com menas regras não são mais interpretativos necessariamente ( como alguns old schoolers apregoam aos 7 ventos), tipo D&D 1E/AD&D/3D&T etc ... .

Um excelente podcast, expondo com muita propriedade o tema, altamente recomendável como aula de Game Designer.
« Última modificação: Abril 15, 2012, 10:32:30 pm por Doneone »

Re:Pra Que Diabos Servem as Regras nos RPGs?
« Resposta #3 Online: Abril 15, 2012, 10:42:31 pm »
Eu tenho muito trauma com podcasts. Já vi tanto podcast ruim, tanto brasileiro quanto estrangeiro, que tem que ter alguém que eu queira muito ouvir as opiniões ou informações sobre algo que me interessa muito e que eu não possa conseguir em outro lugar.

Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Pra Que Diabos Servem as Regras nos RPGs?
« Resposta #4 Online: Abril 15, 2012, 10:53:58 pm »
Eu tenho muito trauma com podcasts. Já vi tanto podcast ruim, tanto brasileiro quanto estrangeiro, que tem que ter alguém que eu queira muito ouvir as opiniões ou informações sobre algo que me interessa muito e que eu não possa conseguir em outro lugar.

Eu também já ouvi péssimos podcasts e nem sou de ficar indicando algum, mas esse que ouvi , achei-o bem relevante, pode gerar uma boa discussão no tópico sobre o assunto : Pra Que Diabos Servem as Regras nos RPGs?
Além do mais é  curto, odeio podcasts de horas e horas.

Offline Madrüga

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Re:Pra Que Diabos Servem as Regras nos RPGs?
« Resposta #5 Online: Abril 15, 2012, 11:18:58 pm »
Odeio podcasts. Eu não vou empenhar 35 minutos do meu tempo ouvindo um troço sem poder fazer outras coisas só porque você recomendou, cara. Custa dar uma palhinha dos pontos levantados para que possa existir uma discussão?
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Offline VA

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Re:Pra Que Diabos Servem as Regras nos RPGs?
« Resposta #6 Online: Abril 16, 2012, 12:14:44 am »
Que chatice, não quer ouvir não ouça. Não precisa ficar comentando que não vai ouvir.

Mas seria interessante que você levantasse alguns pontos, mesmo, Doneone. Até pra quem tem conexão lenta (como eu).

Offline Madrüga

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Re:Pra Que Diabos Servem as Regras nos RPGs?
« Resposta #7 Online: Abril 16, 2012, 12:16:20 am »
Melhor ficar calado, VA. O Doneone fez QUATRO posts e não disse nada ainda.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:Pra Que Diabos Servem as Regras nos RPGs?
« Resposta #8 Online: Abril 16, 2012, 12:26:18 am »
Eu não sou bom em resumir as coisas. Quem ouviu além de mim e que saiba resumir pode postar.

Abaixo opinião de ouvintes.

Opinião 1:

- Improvisação ou liberdade por escassez de regras não faz necessariamente de um rpg um jogo mais narrativista ou interpretativo;

- Cada jogo estimula um tipo de experiência, achar que dá pra resolver tudo com uma só ferramenta é bobeira;

- D&D é um dos RPGs que tem a experiência de jogo mais clara e simples de todos os tempos: matar monstros, ganhar níveis, ganhar poderes, matar mais monstros… Mesmo assim é impressionante como se filosofa sobre D&D pela blogosfera, quase uma “masturbação” mental, hehheh.

- Vampiro a Máscara tem um puta cenário de horror, dá a impressão que vai se jogar um jogo altamente interpretativo, mas, de fato, o sistema simplesmente não emula o cenário, passa longe. É divertido e tal, mas fico imaginando o cenário na pegada de outros sistemas, como o de Unknown Armies, por exemplo.

- Passamos vários anos absorvendo apenas sistemas de resolução física, e isso talvez tenha condicionado a cabeça de muita gente a achar que “assim que é certo” ou “só assim que é divertido”.

Opinião 2 :

Percebo que a importância das regras e a maneira como elas afetam a experiência do jogo quase nunca parece tão óbvia, mesmo entre muitos dos entusiastas que estão tentando criar jogos em português. Existe uma força tremenda na afirmação de que “O que importa é o grupo e o mestre, não as regras”, a qual também considero uma bobagem. E outro argumento que surge em toda tentativa de discussão sobre regras e game design é o de que “Depende do grupo”, o que também é uma afirmativa cretina.
Você colocou muito bem a ideia de que menos ou mais regras não tem necessariamente a ver com ter mais ou menos interpretação na mesa de jogo.

O podcast pode ser baixado e ouvido em MP3 player, etc ...
« Última modificação: Abril 16, 2012, 10:14:16 pm por Doneone »

Offline Malena Mordekai

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Re:Pra Que Diabos Servem as Regras nos RPGs?
« Resposta #9 Online: Abril 16, 2012, 08:02:29 am »
Odeio podcasts. Eu não vou empenhar 35 minutos do meu tempo ouvindo um troço sem poder fazer outras coisas

Pra isso serve mp3 player e celular. Pra vc fazer outras coisas, como estar no trânsito, enquanto ouve.

Só vim parar nesse tópico por causa do Elfo kkkkkkk

ops. não vi que o Done editou falando o q eu disse rsrs

- Vampiro a Máscara tem um puta cenário de horror, dá a impressão que vai se jogar um jogo altamente interpretativo, mas, de fato, o sistema simplesmente não emula o cenário, passa longe. É divertido e tal, mas fico imaginando o cenário na pegada de outros sistemas, como o de Unknown Armies, por exemplo

Cara, só o fato de eventuais combates durarem uma vida, pelo sistema quebrado e arrastado, já diminui o narrativismo. PQP, a derivação de Storyteller, do Street Fighter, tem combate mais interessante que a do original.
Não conheço Unkown Armies, mas ao passar do Storyteller pro Storytelling, a impressão que eu tive foi que a atmosfera de horror foi mais beneficiada pelo sistema, sem contar a retirada de certos elementos dos cenários, na reconstrução.
Ando pensando em inserir elementos de controle de cena da parte dos jogadores, em Storyteller. Como aquelas cartas que existem em certos jogos que permitem que vc altere a descrição da cena ou da situação. Mas isso não seria algo que eu faria em todo tipo de grupo.

« Última modificação: Abril 16, 2012, 08:11:38 am por publicano »
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

https://www.furaffinity.net/user/transphinx/

interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:Pra Que Diabos Servem as Regras nos RPGs?
« Resposta #10 Online: Abril 16, 2012, 08:14:28 am »
Cara, concordo com a opinião dos ouvintes.

Vou tentar baixar depois e ouvir voltando pra casa. Vai que é um dos raros podcasts bons de ouvir.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
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Offline Macnol

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Re:Pra Que Diabos Servem as Regras nos RPGs?
« Resposta #11 Online: Abril 16, 2012, 09:08:16 am »
Melhor ficar calado, VA. O Doneone fez QUATRO posts e não disse nada ainda.

[offtopic]
Nem teria obrigação, se não quisesse. Ele trouxe pro fórum um assunto que pode interessar bastante gente, e provavelmente poucos aqui teriam visto sem isso. Só por quebrar a inércia e criar um tópico novo ao invés de só responder aos existentes ele já contribuiu mais pro fórum que a minha média diária. :P
[/offtopic]

Re:Pra Que Diabos Servem as Regras nos RPGs?
« Resposta #12 Online: Abril 16, 2012, 11:53:21 am »
Opinião minha:
Regras servem para emular/simular uma situação especifica e fornecer uma base JUSTA para o jogo.

Tem Regras melhores e piores para diversos tipos de ambientações, na minha concepção se um grupo precisa de mais de duas folhas em Arial 12 de house rules já é sinal de que pode haver um outro conjunto de regras mais adequado para o jogo que este grupo está querendo.

Re:Pra Que Diabos Servem as Regras nos RPGs?
« Resposta #13 Online: Abril 16, 2012, 01:31:07 pm »
Minha opnião sobre regras é a mesma do Gun
War never changes