Spell
RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: AKImeru em Outubro 30, 2012, 03:14:34 pm
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Com o lançamento da Dragon 414, Modrons são jogáveis (Como monstros apenas :parede: ) mas o mais importante: Descrições (Compativeis com Manual of the Planes) e regras para 3 das maiores facções de Planescape.
Junte isso com o Manual of the Planes e você tem Planescape 4e.
Agora como tu vai mestrar Planescape com apenas 4 tendencias é problema seu!
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Inb4 Silva falando que a 4e não serve para as nuance do sistema de crer é poder
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Inb4 Silva falando que a 4e não serve para as nuance do sistema de crer é poder
O coeficiente interpretativo de D&D 4e não é o suficiente para girar a Matriz Existencial de Planescape, a ele estão apenas reservados sistemas interpretativos onde combate é um pensamento secundário como AD&D ( :rolando: ).
Mas sério, isso é legal.
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Pô, é uma ideia boa, mesmo. Ainda mais unindo a bizarrices velhas E novas, com os planos atuais a cosmologia velha e tudo mais. Dá pra tirar algo legal daí.
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Eu imagino como um grupo que gosta de criar personagens faria personagens para Planescape 4e.
Porque meu grupo provavelmente faria um grupo de Humanos marciais com um Tiefling Warlock. O que é chato demais para Planescape.
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Acredite não é só seu ggrupo que faria um grupo bem sem graça :tsc:
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Tô sofrendo do mesmo male de grupo de personagens mais genéricos, não seria uma boa pra um cenário freak como Planescape. Será que Planescape seria melhor pra Marvel ou M&M pra fazer coisas como um Vrock xamã das trevas ou um Solar ou um Efreet como personagens jogadores?
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Cara por que usar outro sistema, tem raças bem diferentes e jogáveis na 4e já.
Quer criar mais complicação ao estilo Silva de ser :cthulhu:
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Eu diria que seria simplificar algumas coisas e viabilizar conceitos de personagens que em D&D são bem difíceis (por certas raças serem muito fortes, por exemplo), acho que nessa só o kimble me entenderia. Mas ok.
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Solar em D&D 4e, Youkai?
Bem, não só de Manual of the Planes vivem os planos da 4e. Os livros do Astral Sea (esse eu gosto MUITO), do Caos Elemental, Gloomwrouth e a Shadowfell, estão aí pra isso
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Nem tinha pensado em usar esses livros Publicano! Ótima ideia.
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Particularmente o SEcrets of the Astral Sea ajeita várias discrepâncias na cosmologia e na questão das almas "exalted"... e a expande.
Você tem os restos de uma "lattice of Heaven" que unificaria todos os domínios astrais (plano de Erathis que falhou por causa da Guerra da Aurora, acho)... e principalmente tem uns sub-domínios, esqueci o nome apropriado deles, que "orbitam" os domínios.
Com eles o Narrador tem espaço pra usar os domínios oficiais E dimensões de sua própria criação sem precisar criar domínios grandes obscuros ou semiplanos.
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Tanto com M&M quanto com Marvel dava para fazer essas coisas fácil. O M&M seria mais preciso, mas o Marvel provavelmente seria mais fácil construir alguns personagens mais exóticos.
Só tinha que pensar no Marvel o que usar para substituir as Afiliações, já que elas não fazem muito sentido no (pouco) que eu conheço de Planescape. Algum tipo divisão em Law-Chaos/Good-Evil, onde você joga dados de acordo com o tipo de ação que está fazendo?
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Poxa Kimble o tópico é sobre "Planescape 4e" e não "Planescape e qualquer outra coisa que não seja 4e".
Eu penso em jogar os jogadores de uma campanha "genérica" (points of light) em Sigil e ver no que dá.
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Desculpa, estava só tentando responder uma pergunta que surgiu ao longo do tópico :)
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Poxa Kimble (...)
Desculpa, (..) :)
Desculpem o off, sei que não nos conhecemos pessoalmente, mas como alguém que já levou fora de ambos acima em outras encarnações do fórum, fico bastante surpreso como a comunicação entre membros mudou na Spell. Há dez anos isso seria algo insólito. ^_^
Edit: Voltemos a programação normal...
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É que ao contrário dos designers da WotC, a gente melhora com a idade :dança:
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E o pior é que o post do Kimble foi bom, a sugestão do Marvel para um sistema de beliefs do Planescape encaixa como uma luva.
Só que a proposta do tópico era mostrar que foi publicado material pré guerra das facções (O vulgo "Planescape na época de AD&D" só quis alertar a isso.
Eu terminei de ler sobre Sigil.
E bem, eu gostei de como há material e idéias para se jogar campanhas inteiras em sigil.
E eu também gostei de como eles construiram os diferentes planos.
Porém é radicalmente diferente do Planescape antigo. É uma nova experiencia.
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Cê leu o que, especificamente, sobre Sigil? O atual? @_@
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Eu li os materiais da Dragon para as facções.
Dai eu li o Manual of the Planes que contém Sigil e diversos planos.
E dai eu li Game Master's Guide 2 que tem AINDA MAIS informações de Sigil.
Juntando tudo isso tenho material suficiente para Sigil no jogo e ainda outros planos.
Um leve comentário: WoTC pisou na bola por debandar as facções de Planescape.
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Algumas facções estão em livros como aqueles que citei... tipo os Xaositecs no Secrets of the Elemental Chaos
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Tudo que voce precisa pra jogar em Sigil para toda a eternidade, sao os classicos:
- Factol Manifesto
- In The Cage: Guide to Sigil
- Uncaged: Faces of Sigil
Mas voce ja leu esses neh, Oda?
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Mas pra jogar na 4e usando o cenário Points of Light só isso não adianta, né...
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Tudo que voce precisa pra jogar em Sigil para toda a eternidade, sao os classicos:- Factol Manifesto- In The Cage: Guide to Sigil- Uncaged: Faces of SigilMas voce ja leu esses neh, Oda?
Sim, por isso eu estava lendo Planescape 4e, porque muita coisa que se aplica nesses livros não se aplica na cosmologia 4e.
E teve uma guerra entre as Facções que basicamente as destruiu de Sigil 4e.
O que é uma merda.
EDIT: As facções ainda existem, só que FORA de Sigil. E eu acho isso ruim.
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Um leve comentário: WoTC pisou na bola por debandar as facções de Planescape.
Isso foi feito ainda em AD&D, na verdade. Uma mega-aventura chamada Faction War levou a Vossa Magnificência Lady of Pain a expulsar praticamente todas as Facções de Sigil (acho que só restaram os Mercykillers em Sigil, separados em duas facções, os Sons of Mercy e Sodkillers), e aquelas facções que não foram expulsas ou debandaram para algum plano/semiplano ou ruíram em si mesmas.
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Então o DMG2 descreve o que aconteceu com aquela aventura como o Status Quo do local. Interessante.
Mas ainda chato!
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Realmente, nao lembro de um metaplot mais "suicida" pro cenario do que esse.
So nao entendo porque a WotC preferiu adotar ele para as publicacoes atuais sobre Sigil.
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Ela não utilizou ele para as Dragon Magazine, mas usou ele no Manual of the Planes e no DMG2.
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Depois daquela sujeirada do Vecna em Sigil, não me admira que Nossa Senhora da Dor não quisesse mais estes "crentes" na cidade dela, para evitar outros incidentes.
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Depois daquela sujeirada do Vecna em Sigil, não me admira que Nossa Senhora da Dor não quisesse mais estes "crentes" na cidade dela, para evitar outros incidentes.
Die Vecna Die não existiu. Todo mundo sabe disso. A sua informação é falsa e os Dabus vão te levar para o Maze por isso.
Realmente, nao lembro de um metaplot mais "suicida" pro cenario do que esse.
A intenção original era algo bem diferente - Faction War seria o primeiro livro de duas ou três (não tenho certeza do número original) aventuras de bom tamanho que lidariam com grandes eventos em Sigil e como as facções retornariam, ainda mais variadas, em Sigil.
Mas então "money happens" e Planescape foi cancelado não muito depois. :P
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DVD is so cool
ou ao menos, mais cool que faction war.
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E o pior é que o post do Kimble foi bom, a sugestão do Marvel para um sistema de beliefs do Planescape encaixa como uma luva.
Alguem pode falar mais sobre isso ? Como funciona o sistema de Marvel e porque cairia como uma luva em Planescape ?
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Se algum moderador quiser dividir em outro tópico, pode fazer.
Em resumo, o Marvel funciona com parada de dados. Essas paradas de dados são feitas usando dados que são retirados de várias categorias: Affiliations, Distinctions, Poderes, Specialties + qualquer dados que conseguir colocar. Você não precisa (e normalmente, não consegue) usar todas as características numa jogada. Normalmente as paradas tem de 3 a 5 dados, dependendo do personagem, podendo rolar mais ou menos. A única característica que sempre entra é Affiliation.
Affiliations indicam se o seu personagem é melhor agindo em Grupo, Sozinho ou em Dupla. Você tem um d6, d8 e d10 para distribuir entre eles.
Além disso todo personagem tem 3 distinctions, que são coisas que ajudam a definir o personagem. Normalmente palavras facilmente associadas, frases que ele usa ou títulos que ele recebeu. Quando eu fiz a ficha do Batman, coloquei Bruce Wayne is the mask, Deadliest man on Earth e Crazy-prepared. Distinctions te permitem somar 1d8 na parada quando estão te ajudando, ou 1d4 quando estão te atrapalhando (e você ganha um "action point" neste caso).
E os poderes são agrupados em grupos que indicam uma origem/equipamento/treinamento, similares ao modelo do M&M na 3e. Esses poderes concedem dados para serem rolados e possuem efeitos que permitem modificar a rolagem. Essas modificações não são bônus ou penalidades numéricas, mas coisas como sacrificar um dado da parada para ganhar um efeito adicional ou ganhar um dado numa situação específica.
E por último tem as especialties, que representam tanto os conhecimentos e perícias treinadas dos personagens quanto os recursos que eles tem acesso. Alguém que seja tenha Science tem conhecimentos científicos e provavelmente acesso a um laboratório, por exemplo.
Novamente eles somam dados a tua parada, d8 ou d10, dependendo de sua graduação.
Resumidamente, é fácil criar qualquer tipo de personagem com poderes especiais e o jogo favorece aventuras com ação, sem cair num detalhamento grande sobre cada poder/habilidade/personagem. Como você precisa explicar porque está usando tal dado na parada, você acaba descrevendo mais as ações e favorecendo cenas mais interessantes.
Pra Planescape (que conheço pouco) acredito que isso permitiria representar uma grande quantidade de personagens diferentes, mesmo os mais incomuns, só precisando talvez modificar as Affiliations pra algo baseado em Caos/Ordem/Bem/Mal ou algum outro fator importante pra Planescape.