Autor Tópico: Planescape para 4e  (Lida 6238 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Re:Planescape para 4e
« Resposta #30 Online: Novembro 06, 2012, 03:03:01 am »
DVD is so cool

ou ao menos, mais cool que faction war.

Re:Planescape para 4e
« Resposta #31 Online: Novembro 06, 2012, 08:51:10 am »
Citar
E o pior é que o post do Kimble foi bom, a sugestão do Marvel para um sistema de beliefs do Planescape encaixa como uma luva.

Alguem pode falar mais sobre isso ? Como funciona o sistema de Marvel e porque cairia como uma luva em Planescape ?
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:Planescape para 4e
« Resposta #32 Online: Novembro 06, 2012, 10:08:54 am »
Se algum moderador quiser dividir em outro tópico, pode fazer.

Em resumo, o Marvel funciona com parada de dados. Essas paradas de dados são feitas usando dados que são retirados de várias categorias: Affiliations, Distinctions, Poderes,  Specialties + qualquer dados que conseguir colocar. Você não precisa (e normalmente, não consegue) usar todas as características numa jogada. Normalmente as paradas tem de 3 a 5 dados, dependendo do personagem, podendo rolar mais ou menos. A única característica que sempre entra é Affiliation.

Affiliations indicam se o seu personagem é melhor agindo em Grupo, Sozinho ou em Dupla. Você tem um d6, d8 e d10 para distribuir entre eles.

Além disso todo personagem tem 3 distinctions, que são coisas que ajudam a definir o personagem. Normalmente palavras facilmente associadas, frases que ele usa ou títulos que ele recebeu. Quando eu fiz a ficha do Batman, coloquei Bruce Wayne is the mask, Deadliest man on Earth e Crazy-prepared. Distinctions te permitem somar 1d8 na parada quando estão te ajudando, ou 1d4 quando estão te atrapalhando (e você ganha um "action point" neste caso).

E os poderes são agrupados em grupos que indicam uma origem/equipamento/treinamento, similares ao modelo do M&M na 3e. Esses poderes concedem dados para serem rolados e possuem efeitos que permitem modificar a rolagem. Essas modificações não são bônus ou penalidades numéricas, mas coisas como sacrificar um dado da parada para ganhar um efeito adicional ou ganhar um dado numa situação específica.

E por último tem as especialties, que representam tanto os conhecimentos e perícias treinadas dos personagens quanto os recursos que eles tem acesso. Alguém que seja tenha Science tem conhecimentos científicos e provavelmente acesso a um laboratório, por exemplo.
Novamente eles somam dados a tua parada, d8 ou d10, dependendo de sua graduação.

Resumidamente, é fácil criar qualquer tipo de personagem com poderes especiais e o jogo favorece aventuras com ação, sem cair num detalhamento grande sobre cada poder/habilidade/personagem. Como você precisa explicar porque está usando tal dado na parada, você acaba descrevendo mais as ações e favorecendo cenas mais interessantes.

Pra Planescape (que conheço pouco) acredito que isso permitiria representar uma grande quantidade de personagens diferentes, mesmo os mais incomuns, só precisando talvez modificar as Affiliations pra algo baseado em Caos/Ordem/Bem/Mal ou algum outro fator importante pra Planescape.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG