Autor Tópico: Planescape para 13th Age  (Lida 1522 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Planescape para 13th Age
« Online: Outubro 02, 2013, 09:37:14 am »
Já que ganhei 2 dias de folga forçada, voltei a trabalhar na ideia de converter Planescape para 13th Age.

Vou mudar algumas coisas do cenário que acredito que não adicionam muito, como a diminuição dos efeitos de certas magias ou a alteração no poder dos itens mágicos.

Minha conversão das raças ficou assim:

Citar
-Bariaur: +2 Con ou +2 Wis
Charging (Racial Power)
Quando o personagem realizar um ataque e tirar um resultado ímpar, ele ganha uma segunda ação de movimento no turno que só pode ser usada para se mover.

-Tiefling:  como no livro básico.

-Githzerai: +2 Int ou Dex
Iron Mind (Racial Power)
Uma vez por combate e após ser atingido por um ataque, as defesas do personagem aumentam em +2 até o final da próxima rodada.

Estou usando a Lady of Pain e as facções como Icons. Podendo determinar se sua ligação com eles é positiva, conflituosa e negativa e com limite de até 3 pontos numa facção/Lady of Pain.

Também estou pensando em incluir uma nova mecânica, para representar o quanto o personagem segue a ideologia de uma certa facção. O jogador pode rolar seus relationship dice para obter uma vantagem ligada a facção que ele está rolando. Em caso de resultado 6, ele consegue usar a vantagem. Em caso de 5, ele consegue usar a vantagem mas adquire a desvantagem da facção também.

Seria algo como: Personagem A tem 2 relationship dice com os Dustmen. Ele rola 1 e 6. Ele pode ignorar e ser ignorado por mortos-vivos durante esta cena.
No dia seguinte ele rola novamente e tira 5 e 4. Ele pode ser ignorado por mortos-vivos, mas tem metade da chance normal de ser ressuscitado até o próximo descanso longo.

Queria ver se alguém tem mais algumas idéias e sugestões.
« Última modificação: Outubro 02, 2013, 11:29:20 am por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Planescape para 13th Age
« Resposta #1 Online: Outubro 02, 2013, 09:51:33 pm »
13th Age parece ser o único sistema que acho que pode superar AD&D para Planescape. Eu ainda não tenho experiência nem mastery boa o bastante com ele, mas não custa arriscar.

Numa questão de fidelidade ao cenário, as Facções não são tão poderosas assim a ponto de influir em todos os planos - que é o tipo de poder que eu espero de um Icon. Mas é possível mudar isso, mas é um detalhe menor de um fanboy da ambientação. A menos que o jogo seja ambientado majoritariamente em Sigil, que é o domínio das Facções - a menos que elas pisem nos calor de Nossa Senhora da Dor.

Mas assumindo que as Facções sejam Ícones, eu deixaria a influência da Facção como algo permanente, não dependente da rolagem do relationship dice. Qual o sentido de algo que vem da crença e do treinamento do personagem ser ativado/desativado de acordo com a influência do dado?

Mas adicionando às raças, uma das minhas favoritas de Planescape: Rogue Modron

(click to show/hide)

Mini-background: Mechanus é a encarnação da mais pura Ordem, e os Modrons são o reflexo do ambiente local. Não existe espaço para questionamento, mudanças não planejadas ou qualquer fagulha de desordem ali. Contudo, como nada no Multiverso é perfeito, algumas vezes mesmo na melhor encarnação do Universo-Relógio, algumas engrenagens não funcionam como se deve e então surge você, um Rogue Modron. Fora da hierarquia e do estabilidade que davam sentido a sua vida, você agora é livre para explorar todo o Multiverso.

Você é um estranho em uma terra estranha, um peixe fora da água, uma engrenagem que gira de maneira distinta - ao mesmo tempo que é muito similar a qualquer Modron que alguém possa encontrar. Mesmo quando exibe suas distinções, você faz de forma repetitiva, estereotipada - você pode ter sido retirado de Mechanus, mas Mechanus ainda está em você.
« Última modificação: Outubro 02, 2013, 10:04:13 pm por Dantès »

Re:Planescape para 13th Age
« Resposta #2 Online: Outubro 02, 2013, 11:02:45 pm »
Numa questão de fidelidade ao cenário, as Facções não são tão poderosas assim a ponto de influir em todos os planos - que é o tipo de poder que eu espero de um Icon. Mas é possível mudar isso, mas é um detalhe menor de um fanboy da ambientação. A menos que o jogo seja ambientado majoritariamente em Sigil, que é o domínio das Facções - a menos que elas pisem nos calor de Nossa Senhora da Dor.

Eu vou usar na maior parte planos próprios, porque sinceramente tem poucos que eu realmente gostei dos que constam na ambientação. Mas vai ser mais sobre as brigas e disputas das facções, então acredito que faça sentido dar ênfase pra isso através da mecânica dos Icons.

Citar
Mas assumindo que as Facções sejam Ícones, eu deixaria a influência da Facção como algo permanente, não dependente da rolagem do relationship dice. Qual o sentido de algo que vem da crença e do treinamento do personagem ser ativado/desativado de acordo com a influência do dado?

Eu tinha pensado nisso por dois motivos:
1) Enfatizar a importância da crença. Quanto mais relationship points um personagem tivesse numa facção, mais forte sua crença nas idéias dela e mais fácil usar a habilidade da mesma;
2) Usar a mecânica das vantagens das facções sem precisar incluir feats ou alguma mecânica mais complicada.

A idéia dos Modrons é interessante. Acho que vou copiar pra minha adaptação :)
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Planescape para 13th Age
« Resposta #3 Online: Outubro 03, 2013, 08:43:05 am »
1) Enfatizar a importância da crença. Quanto mais relationship points um personagem tivesse numa facção, mais forte sua crença nas idéias dela e mais fácil usar a habilidade da mesma;

Sobre este ponto específico, você estaria "subvertendo" o modelo original de Relationship Dice? Pergunto, pois o livro do 13th Age passa a ideia de que os relationship points não representam necessariamente uma forte proximidade ou conexão com um determinado Icon, mas sim da utilidade daquela relação para o personagem, no sentido de que quanto mais pontos numa determinada relação, mais útil ela é para ele, seja ela positiva, negativa ou conflituosa.

Re:Planescape para 13th Age
« Resposta #4 Online: Outubro 03, 2013, 06:10:33 pm »
Sobre este ponto específico, você estaria "subvertendo" o modelo original de Relationship Dice? Pergunto, pois o livro do 13th Age passa a ideia de que os relationship points não representam necessariamente uma forte proximidade ou conexão com um determinado Icon, mas sim da utilidade daquela relação para o personagem, no sentido de que quanto mais pontos numa determinada relação, mais útil ela é para ele, seja ela positiva, negativa ou conflituosa.

A ideia original foi tirada daqui, na verdade.

Eu ainda estou pensando se vou fazer assim. Outra opção era incluir mais uma fase na criação de personagem, onde o jogador escolhe se seu pc irá participar ou não de uma facção. Cada facção teria sua própria vantagem e desvantagem.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG