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RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: Aioria em Julho 29, 2013, 06:45:57 pm

Título: Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Aioria em Julho 29, 2013, 06:45:57 pm
Boa noite senhores, gostaria de pedir ajuda a respeito de um personagem pra uma situação específica, sei que a 4e de D&D foi feita pra se jogar em grupo e para equilibrar as habilidades das classes para que cada uma se complete mas infelizmente meu grupo ainda não caiu em si com as funções dos seus personagens, acabei de perder um ladino com o qual eu estava gostando bastante de jogar porque... bom, o tanker não quer tankar, quer dar dano, o controlador não quer controlar, quer dar dano, o líder... sei lá o que diabos ele faz, os outros agressores não focam no alvo em que eu com quase sempre o primeiro a agir deixava em alguma condição desfavorável oferecendo vantagem de combate pra todo o resto, dessa forma eu sempre puxava o agroo visto que o defensor nunca marcava alvo nenhum e prefere sempre atacar os lacaios e deixar o restante dos inimigos fazendo a festa nas costas dos outros jogadores.

Tendo em vista a situação acima citada, decidi criar um novo personagem com o máximo de independência possível, dentro desse meu foco pensei em um patrulheiro arqueiro humano ou um anão que se aproveite da cons e dos poderes revigorantes com o intuito de me tornar um couraçado. O que os senhores me recomendam? Existe ideia melhor que eu não esteja considerando? Qual? Grato desde já.
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: VA em Julho 29, 2013, 07:03:18 pm
O melhor tipo de role para personagens independentes seriam Defenders, como Paladino, Guerreiro, Swordmage e classes similares. Como eles têm bastante pontos de vida, eles conseguem se virar relativamente bem sem um grupo.
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Youkai X em Julho 29, 2013, 09:56:57 pm
o unico foda de defender solo é que muitos poderes dele precisam de outra pessoa pra defender e fazer o poder funcionar, como as marcas ou alguns poderes de paladino.
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Bispo em Julho 29, 2013, 09:57:48 pm
Cara, eu, de intrometido, aconselharia mesmo a você mudar de sistema ou de grupo. Mas como o que vc pediu não foi isso...

Vale material do Essentials? Se sim, tenta o Slayer ou o Blackguard. São strikers no chassi de defenders. Com alguns itens de auto-suficiência (amulet of health, dwarven armor, etc.), você consegue se virar bem. Isso ou os shenanigans do CharOp (http://community.wizards.com/go/forum/view/75882/135802/4e_Character_Optimization).
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Elven Paladin em Julho 29, 2013, 10:41:59 pm
Não existe nenhuma classe que realmente se encaixe na ideia de "Independente" na 4e (como havia Clérigo, Druida, Factotum, Bardo Otimizado e Crusader no 3.5) e creio que você sabe bem que o maior problema não vai ser resolvido com um personagem que fique meio a parte dele. Na verdade, sua situação é praticamente idêntica ao que aparece no começo da Order of the Stick:

Roy Greenhilt: The rogue is ambitious and greedy, the ranger is a complete psychopath, the wizard is trigger-happy and never stops talking, and the bard is as dumb as a box of moldy carrots!

Durkon Thundershield: As I recall, ye called me "surly and unpleasant" shortly after ye met me. [...] Maybe all these folks need is a good strong leader like ye ta whip 'em inta shape.


Ou seja - Jogue de Warlord, viável tanto como um TacLord quanto um BraveLord. Não só é um Líder que aprecia ir na linha de frente e pode ser relativamente durão (Battlefront Leader + Armored Warlord colocam você com defesas similares a de um Guerreiro), quanto é uma boa desculpa para tentar fazer seu grupo cooperar melhor in-game.  :)
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Arcane em Julho 29, 2013, 10:54:24 pm
Minha recomendação é similar a do Elfo, com exceção da menção a tirinha oots, que eu nem saberia vincular como ele o fez.  XD

Só sugiro vc partir para o TacLord, pois BraveLord é um pouco suicida. Embora seus efeitos sejam bastante razoáveis você ficaria bem exposto. Como exposição é justamente sua dificuldade com o grupo, o TacLord seria uma sugestão melhor.
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Aioria em Julho 30, 2013, 06:32:48 am
Gostaria de agradecer a todos pelas participações e tentativas de ajuda, devo admitir que o Elfo e o Arcane me abriram os olhos para uma terceira possibilidade, o senhor da guerra seria ótimo para forçar o grupo a cooperar, embora eu nunca tenha jogado com um, não faça ideia de como ele funciona, aquela coisa de... sacar a alma da classe, sabe?

Umas perguntas, TacLord seria o senhor da guerra com a presença tática? O que vem a ser Battlefront leader e armored warlord? Qual a trilha exemplar sugerida?

No momento, a disposição nós temos o livro do jogador 1 e 2, o Poder Marcial, e o do Jogador de Forgotten.

Ps. Tenham um bom dia.
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Arcane em Julho 30, 2013, 07:57:14 am
Para um Tactic Warlord você vai precisar de Força e Inteligência como primeiro e segundo atributos respectivamente. E sim, senhor da guerra com presença tática.

A principal função do senhor da guerra tático é manobrar seus aliados pelo terreno ou bonificá-los, então procure poderes do tipo "mova um aliado um número de quadrados igual a seu modificador de inteligência" ou; "seu aliado pode dar um passo de ajuste igual a metade de seu modificador d inteligência ou; "adicione seu bônus de inteligência no próximo ataque de um aliado"; etc.

O legal é que vc não fica simplesmente brincado de jogador de xadrez, já que o TacLord possui uma razoável para boa capacidade de dano (vários poderes com 2W ou 3W de dano, além de efeitos).

Estou sem material nenhum aqui para dar maiores sugestões.
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Lunguinho em Julho 30, 2013, 09:14:45 am
Aoria,

Se você souber ler em inglês, esse tópico do fórum da Wizards pode lhe ser bem útil:

http://community.wizards.com/go/thread/view/75882/29049967/The_Warlord,_Or_How_to_Wield_a_Barbarian_One-Handed%22 (http://community.wizards.com/go/thread/view/75882/29049967/The_Warlord,_Or_How_to_Wield_a_Barbarian_One-Handed%22)

Lá tem comentários a respeito do funcionamento da classe e dicas de otimização para Warlords, então recomendo que você dê uma olhada nesse material antes de construir o seu personagem.

O que vem a ser Battlefront leader e armored warlord?

Battlefront leader é uma característica de classe que aparece no Martial Power 2 (outro livro no mesmo estilo do Poder Marcial, mas disponível apenas em inglês) e Armored Warlord é um talento, também disponível nesse mesmo suplemento, que complementa essa opção.
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Bispo em Julho 30, 2013, 02:37:01 pm
Bom, já que vc se interessou pela resolução dos problemas de mesa na marra e os livros disponíveis para construção do personagem, pra um Tatical Warlord (TacLord) decente considere:

Habilidades: Priorize Força, seguido de perto por Inteligência, depois Constituição, em seguida Carisma e por último Sabedoria e/ou Destreza. Em outras palavras, um 16 em FOR e/ou INT antes dos modificadores raciais seria bom. O resto você decide por que tipo de poderes pretende usar.

Raça: Humano ou Eladrin. Humano é bom porque vc escolhe onde colocar os pontos de Habilidade (quer dizer, escolher não: ele vai pra Força). E ainda que para os TacLords o At-Will extra não conte muito (principalmente no seu caso, onde há a limitação de material) ainda é um At-Will extra.

Eladrin é bom porque vc tem bônus numa das habilidades primárias/secundárias que é Inteligência e pode se dar ao luxo colocar algo em Carisma, aproveitando um ou outro poder que se beneficie dessa habilidade (esqueça Destreza, ela é redundante mecanicamente com Inteligência). Você também tem acesso à teleporte como move action uma vez por encontro (Fey Step) e acesso à Eladrin Soldier (que lhe dá bônus no dano e proficiência com todas as Spears [incluso Greatspear!]) e outros truques, como Tactical Inspiration e Fey Charge (se, e somente SE, o mestre não utilizar a errata do Fey Charge, ter acesso ao FRCS pode ajudar em algo: Eladrin Swordmage Advance; mas isso se vc conseguir outros meios de lidar com multiclassing [Fighter e Swordmage respectivamente]. De qualquer forma, só o Fey Charge já tá bom).

O ponto contra é que você vai ter que gastar mais pontos pra ter Força alta ou se contentar com um 16 inicial. Mas nada que bônus situacionais (como Combat Advantage) e armas com proficiência alta (+3 no mínimo) possam lhe ajudar.

Equipamento: Chain armor até seu bônus de Int igualar o benefício de Hide armor + Int. (obviamente, se isso acontecer já no primeiro nível, vá direto com Hide armor). De arma, vá com a que tem dá maior bônus de proficiência (+3), como a espada longa. Seria legal ter uma arma de haste às mãos (como o Glaive), mas aí vc tem que administrar bem a economia de ações para embainhar-desembainhar-livrar-a-mão-do-escudo, etc. Se por um acaso cair no seu colo uma Greatspear, fique com ela! Reach + d10 de dano + proficiência de +3 = win para TacLords.

Poderes: Escolha aqueles que façam bom uso da sua presença/bônus de Inteligência ou ofereçam boas manobras de combate (mas tem que ser boas mesmo). Por exemplo, de at-will, Commander's Strike e Opening Shove são boas opções, pensando no seu grupo (apesar de OS não causar dano, o que é ruim, imho). Encounter e Daily, um Warlord's Favor, um Lead the Attack ou Bastion of Defense, um Knight's Move/Shake It Off, um Stand the Fallen ajudam. Daria pra ser mais agressivo se pelo menos o Martial Power 2 estivesse em mesa.

Feats: vai muito do que vc quer. Frostcheese (Last Frost+Wintertouched) pra CA infinito é uma boa. Fey Charge + Eladrin Soldier é lindo, com uma Greatspear então. Tactical Inspiration coloca sua cura nas alturas. Fey Command também é legal. Expertise/Defenses são quase obrigatórios. Mas não foge muito disso não.

Enfim, isso aí. Pensando nos livros que vc tem em mãos, é um bom caminho pra começar.
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Aioria em Julho 30, 2013, 09:32:55 pm
Parece que encontrei as pessoas certas para pedir opinião, vocês dominam bem o assunto. Fico bastante grato

@Lunguinho - sim, inglês me é familiar, porém, a linguagem técnica, se é que posso chamar assim, é muito confusa visto que uso livros em português e não faço a mínima ideia de quais são alguns poderes ou talentos citados no guia.

@Bispo - Opa, opa, opa parceiro, você esta falando com um noob, nem de longe tenho a familiaridade que vocês possuem. Vamo lá...
Pode começar me dizendo onde encontro ou o que é: fey charge, fey step, FRCS, Eladrin Swordmage advance
e se isso abaixo são combos, oq preciso e como funcionam.
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Frostcheese (Last Frost+Wintertouched) pra CA infinito é uma boa
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mas aí vc tem que administrar bem a economia de ações para embainhar-desembainhar-livrar-a-mão-do-escudo, etc. Se por um acaso cair no seu colo uma Greatspear, fique com ela! Reach + d10 de dano + proficiência de +3 = win para TacLords.

Obrigado, sei que estou abusando da paciência de vocês, mas, fazer o que né? Um dia todos precisaram de orientação.
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Iuri em Julho 30, 2013, 10:38:11 pm
Frostcheese não é aquele da vantagem de combate todo turno? Como isso se converte em CA infinito?
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Elven Paladin em Julho 30, 2013, 10:51:15 pm
Traduzindo ao Português (aliás, eu não tenho os livros em Português, então pode haver algumas diferenças com o Devirnês)

Fey Step é o Passo Feérico, a habilidade racial do Eladrin se teleportar.

Fey Charge é um talento do patamar exemplar acessível ao Eladrin. Ele permite você se teleportar ao invés de se deslocar quando usa uma Investida (ou um poder que funcione em investida). Está no Poder Marcial.

Eladrin Swordmage Advance é outro talento, do Arcane Power (ele foi traduzido?) e que exige que você faça multiclasse com o Swordmage (a classe nova presente no livro do jogador de Forgotten Realms). Ele permite você dar um ataque básico extra quando usar Passo Feérico.

Frostcheese é um truque básico de otimização que usa dois talentos do Livro do Jogador e uma Arma Álgida (ou algo similar, o dano tem que ser Congelante), um deles que te dá Vantagem de Combate após atacar com um ataque congelante e outro te dá +5 em dano quando atingir um oponente que te dá Vantagem de Combate. Ao final, você tem consistentemente +2 no Ataque e +5 no dano de praticamente todos seus ataques.

Greatspear é uma arma que aparece no Adventurer's Vault, o livro de equipamento extra de D&D 4e. É uma ótima arma por ter a combinação de Alcance, +3 no acerto e 1d10 de dano. Casa perfeitamente com Eladrins.

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Obrigado, sei que estou abusando da paciência de vocês, mas, fazer o que né? Um dia todos precisaram de orientação.

Não está. Um dos objetivos do fórum é ajudar quem precisa de alguma ajuda e eu te asseguro que a maioria dos que respondem nesse tópico gostam de fazer isso.

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Frostcheese não é aquele da vantagem de combate todo turno? Como isso se converte em CA infinito?

Usando uma Frosting Weapon, que adiciona dano congelante a todos os ataques do personagem.  :P
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Bispo em Julho 30, 2013, 10:53:50 pm
EDIT: Ninj'ed by elfo quickfingers. Só preste atenção que Fey Charge é um talento de Guerreiro.

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Então, não tenho os livros nacionais. Usei a versão em português do que sei e mantive o original do resto.

Fey Step = Poder de encontro da raça Eladrin.

Fey Charge = Talento de Guerreiro (que você acessa via multi-classe) de Paragon Tier. Está no Poder Marcial. Basicamente, é uma investida com Fey Step (que você não gasta se acertar). Foi errateado no fim da 4e (impossibilitando a combinação com Eladrin Swordmage Advance), mas ainda é útil.

Esqueça o Eladrin Swordmage Advance, ele está no Arcane Power, não no Livro do Jogador de Forgotten Realms como imaginei. Confundi com a versão do Melee Training para Swordmages de lá (que esqueci o nome). Enfim, my bad. E só para constar,  FRCS = Forgotten Realms Campaign Setting. Outra confusão - isso que dá falar tudo de cabeça.

Frostcheese = combinação dos talentos Last Frost e Wintertouched (ambos do Livro do Jogador 1). Com uma arma que cause dano de frio (cold), eles possibilitam você ter Vantagem de Combate a todo turno.

Greatspear = arma de duas mãos que está no Adventurer's Vault 1. Tem alcance reach), d10 de dano e bônus de proficiência de +3. Na minha opinião, é umas melhores armas para Tactical Warlords. Quase obrigatória se você ele for um Eladrin.
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Iuri em Julho 30, 2013, 10:59:58 pm
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Com uma arma que cause dano de frio (cold), eles possibilitam você ter Vantagem de Combate a todo turno.
Ah sim... eu li teu CA como classe de armadura, e não combat advantage... por isso a confusão :P
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Elven Paladin em Julho 30, 2013, 11:47:35 pm
Agora, explicando melhor a ideia do Warlord Tático (TacLord) que o Bispo e eu enfatizamos. Isso é mais um "mini guia de erros comuns" sobre a classe e o modo usual de jogo dela (e vale especialmente para o combate, fora dele vai depender da sua escolha).

1. Ele não é um Curandeiro. Como todo Líder, o TacLord obviamente tem a capacidade de curar aliados e permitir re-rolar testes de resistência e não se sai mal, mas esses não são os os pontes fortes da classe (o Clérigo em geral é o melhor nisso). Ou seja, um TacLord em geral é razoável em recuperação (ou seja, diminuir o impacto da perda de PVs).

2. Por outro lado, o TacLord é excepcional na arte de "Enabling", ou seja, permitir que os aliados façam coisas que normalmente não fariam (ataques extras, movimentação extra). Focar-se nisso torna o TacLord o melhor amigo existente para classes marciais ou que tem ótimos ataque básicos.

3. Devido a sua habilidade de "enabling" e dos bônus que dá tanto em Iniciativa quando em Ataque (devido a habilidades de classe), ele é ótimo em acelerar combates (pois os aliados em geral terão mais ações do que o normal, agem primeiro e quando usam Ponto de Ação, ele vão acertar o maldito ataque).

4. Não tenha medo da linha de frente. Obviamente, o Warlord não é tão casca-grossa quanto um Defensor, mas ainda sim ele é muito bom para ficar lado-a-lado com ele ou com um Agressor.

5. Aumente o seu Ataque sempre que possível. Como a maioria dos seus bônus dependem de você acertar um oponente, ter um arma +3, uma Força alta e flanquear o seu oponente são elementos muito comuns no Warlord. Contudo...

6. Não se preocupe tanto assim com Dano. Você é um Líder, não um Agressor, um Defensor Ofensivo ou um Controlador Ofensivo. A sua principal fonte de dano não são seus ataques - são os ataques altamente melhorados de seus aliados.

Um Bárbaro ataca seu oponente com um Machado Imenso.
Um Warlord ataca seu oponente com um Bárbaro Buffado.

7. A melhor forma de prevenção de dano é matar mais cedo seu oponente. Inimigos Mortos não agem.

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Habilidades: Priorize Força, seguido de perto por Inteligência, depois Constituição, em seguida Carisma

Eu prefiro Carisma como um Terciário. Não só porque aumenta a defesa de Vontade , como também é útil para perícias de interação social e torna acessíveis alguns poderes que tem efeitos secundários baseado nela. E não menos importante, porque o Eladrin pode ter +2 em Carisma.
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Bispo em Julho 31, 2013, 08:12:07 am
1. Ele não é um Curandeiro. Como todo Líder, o TacLord obviamente tem a capacidade de curar aliados e permitir re-rolar testes de resistência e não se sai mal, mas esses não são os os pontes fortes da classe (o Clérigo em geral é o melhor nisso). Ou seja, um TacLord em geral é razoável em recuperação (ou seja, diminuir o impacto da perda de PVs).

Se você não for um Eladrin com Tactical Inspiration. Aí no quesito "cura como ação menor" você pode até rivalizar com um Clérigo. Tem o Improved Inspiring Word, mas ele se foca em Carisma, então...

4. Não tenha medo da linha de frente. Obviamente, o Warlord não é tão casca-grossa quanto um Defensor, mas ainda sim ele é muito bom para ficar lado-a-lado com ele ou com um Agressor.

No geral, eu concordo com isso. Tanto que depois do TacLord, o meu build favorito da classe é o BraveLord (o que tem Bravura Presence). Mas pelo seu relato do grupo, onde vc disse não saber o que o líder faz (pelo menos curar alguma coisa ele deveria fazer - aliás, qual é a classe dele?), eu sugeriria que você mantivesse a linha de frente somente quando necessário. Nesse caso, um arma com alcance ajudaria bastante (greatspear!), Toughness (talento Heroic Tier, Livro do Jogador 1) também.

6. Não se preocupe tanto assim com Dano. Você é um Líder, não um Agressor, um Defensor Ofensivo ou um Controlador Ofensivo. A sua principal fonte de dano não são seus ataques - são os ataques altamente melhorados de seus aliados.

Digamos que se preocupe o necessário em causar dano. Não causar dano afeta o ponto 7 do que o elfo falou, então... No caso, o "não causar dano" vale só quando a opção for realmente boa (por exemplo, Commander's Strike: que permite que seu aliado ataque, com um bônus imenso e não requer que você acerte o ataque para que ele funcione).

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Habilidades: Priorize Força, seguido de perto por Inteligência, depois Constituição, em seguida Carisma

Eu prefiro Carisma como um Terciário. Não só porque aumenta a defesa de Vontade , como também é útil para perícias de interação social e torna acessíveis alguns poderes que tem efeitos secundários baseado nela. E não menos importante, porque o Eladrin pode ter +2 em Carisma.

Particularmente, eu também prefiro. Como indiquei acima quando falei das raças. Mas, vai de como cada um prefere montar o build. Os efeitos de baixa CON vc pode suavizar com Thougness, itens defensivos (Amulet of Life), armas com alcance. Mas, dado o comportamento do seu grupo...
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Elven Paladin em Julho 31, 2013, 03:48:38 pm
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Se você não for um Eladrin com Tactical Inspiration. Aí no quesito "cura como ação menor" você pode até rivalizar com um Clérigo. Tem o Improved Inspiring Word, mas ele se foca em Carisma, então...

Cura não é só "Curar PVs via HS", mas sim também recuperar PVs sem consumir HS ("surgeless healing") e especialmente em níveis mais altos, garantir rolagens de resistência - e nessas duas áreas o Warlord não se destaca. O que obviamente não implica que ele é ruim, apenas que tem outras classes melhores nisso.

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Digamos que se preocupe o necessário em causar dano. Não causar dano afeta o ponto 7 do que o elfo falou, então... No caso, o "não causar dano" vale só quando a opção for realmente boa (por exemplo, Commander's Strike: que permite que seu aliado ataque, com um bônus imenso e não requer que você acerte o ataque para que ele funcione).

Well, aqui nos discordamos. Salvo no caso do BraveLord, a melhor forma do Warlord causar dano não vem do seu próprio dano, mas de garantir ataques extras (a melhor forma existente para um Warlord aumentar dano de um grupo, porque ao invés de causar o dano do Warlord, você pode causar o de um Bárbaro) e aumentar a chance dos ataques acertarem.

Por isso eu realmente não vejo motivos para um TacLord se preocupar com dano. É preciso um grupo abissalmente incompetente para não se beneficiar com isso (do tipo, o que tem Vampiro como Agressor principal e Seeker como Controlador).  :)

Ou talvez eu tenha gosto demais pela forma de jogar do LazyLord (eu joguei com um por 22 níveis) que acabo subestimando a importância do dano do Warlord. E do ataque. E de rolar d20 em geral.  :b
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Aioria em Julho 31, 2013, 10:29:40 pm
Bispo a classe do líder é bardo, até agora não o vi fazer nada de interessante, a não ser usar um poder diário que movimentou vários oponentes escada abaixo acabando com um encontro quase de imediato.
Não inclui os talentos do gelo porque me restringi ao estágio heroico, porém, assim que alcançar o estágio exemplar, farei a reciclagem de algum talento para coloca-lo (interessante tb seria um ataque poderoso para ser usado em conjunto?)
Pessoal, fiz um esboço de build dentro do estágio heroico, gostaria pedir que criticassem, modificassem, enfim, vcs entendem do assunto melhor que eu, portanto, fiquem a vontade para palpitar a respeito de qualquer aspecto.
PS. não existe lança de 1 mão nessa versão?

E mais uma vez, obrigado pela paciência.

Raça: Genasi ou Eladrin.
Presença Imponente: Presença Tática.
Dados: 10 16 15 11 12 15
Ability Scores:
N1 – Str 18/16, Con 10, Dex 11, Int 17, Wis 12, Cha 15
N4 – Str 19/17, Con 10, Dex 11, Int 18 , Wis 12, Cha 15
N8 – Str 20/18, Con 10, Dex 11, Int 19, Wis 12, Cha 15

Talentos:
N1 – Especialização em Lâmina pesada
N2 – Vitalidade
N4 – Assalto tático
N6 – Proficiência em escudo pesado
N8 – Sugestões? Racial? Multiclasse? O que?
N10 – Sugestões? Racial? Multiclasse? O que?

Sem limite:
N1 – Golpe da Víbora
N1 – Encontrão Inicial, pancada furiosa ou outra coisa?

Poderes por encontro
N1 – Amparo do senhor da guerra
N3 – Final Sangrento? Retaliação protetora?
N7 – Ataque Surpresa

Poderes diários:
N1 – Liderar o ataque (é muito OP contra BOSS)
N5 – Aqui é tudo muito massa, gostei de Entre a cruz e a espada, Barreira de pique (principalmente se eu for eladrin) e Levantar os caídos (Curar ferimentos em massa)
N9 – Investida do dragão de ferro, se ainda tivesse ladino no meu grupo, eu colocaria o Nocaute em massa

Poderes utilitários:
N2 –Esforço Heroico? Estratagema adaptável? Não achei nada ÓÓÓÓ aqui.
N6 – Suster-se Rijo
N10 – Deflexão incitadora

Perícias:
Atletismo
Diplomacia
Tolerância
História
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Ciggi em Agosto 01, 2013, 12:02:59 am
Parece que encontrei as pessoas certas para pedir opinião, vocês dominam bem o assunto. Fico bastante grato

Por hora, apenas por hora!

Aliais, tem um produto parecido no mercado toma cuidado ai.

Obrigado, sei que estou abusando da paciência de vocês, mas, fazer o que né? Um dia todos precisaram de orientação.

Continue abusando, não se importe!
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Elven Paladin em Agosto 01, 2013, 12:12:47 am
Well, alguns pontos em geral:

1. Nada de Ataque Poderoso. Acertar é algo importantíssimo para um Senhor da Guerra.

2. Quanto aos talentos, negocie com seu DM para dar Especialização em Arma/Implemento para cada personagem. Esses talentos só existem devido a um erro matemático da 4e e são tão superiores a todos outros que todo mundo acaba pegando.

Dito isso, Proficiência com Escudo Pesado é um bom talento. Se não quer ter Alcance via Greatspear, ele é útil e você usará a eternamente útil Espada Longa como sua arma primária. Aqui é uma questão de escolha sua (Se for Eladrin, você pode comprar o ótimo talento racial Soldado Eladrin que te dá proficiência em Lanças e ainda por cima bônus de dano nelas).

Dos talentos, eu recomendo explicitamente:

Inspirar Resistência, no Poder Marcial. O Warlord tem poucos poderes que permitem aliados re-rolar testes de resistência, e esse talento permite fazer isso até duas vezes em combate (três a partir do patamar exemplar).

Inspired Recovery, do Livro do Jogador. Muito útil, mesmo que seu atributo secundário não seja Carisma. Testes de Resistência extras, e com bônus, sempre são bem vindos.

Eladrin Soldier - Se quer usar Lanças, esse é o seu talento. Obviamente, apenas para o Eladrin.



Inspiração Tática, do Poder Marcial. Exclusivo do Eladrin, permite você a Adicionar Int aos PVs recuperados. Se pretende ser um bom curandeiro, ele é muito útil.

3. Dos Poderes, vejamos

Sem Limite - Como você é Tático e terá Int alta, Golpe do Comandante na certa. Outra opção é Direct the Strike do Poder Marcial 2.

Encontro

1- Okay.
3 - É um nível um pouco fraco. Retaliação Protetora é bom porque permite agir fora do turno (e regra geral de D&D, Mais Ações significam Mais Poder).
7 - Okay.

Diários
1. Okay.
5. Levantar os Caídos é um dos melhores poderes de cura em massa que você terá, gosto muito dele. Entre a Cruz e Espada é bom, ainda mais poder ser ativado como Ação Mínima, mas exige que você esteja colado com o Defensor para fazer bom uso dele.
9. Suas escolhas são boas, mas preste atenção em Recuperação do Senhor da Guerra. Ele é muito útil se você conseguir fazer seu grupo trabalhar em equipe (do tipo "Usem todos seus poderes de encontros decentes. Okay, agora usem de novo").

Utilitários
2. Como não? Retomada é muito útil (notou que eu adoro poderes que dão acesso a testes de resistência?  :b), assim como Deslocamento do Cavaleiro.
6. Chore com seu DM para permitir você usar Reorient the Axis do Martial Power 2. Sério, ele é lindo.  :b
10. Okay.
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Bispo em Agosto 01, 2013, 03:30:12 pm
@Aioria

Bem, agora a situação se inverteu. Não sei como ficaram as traduções, então já aviso de antemão que utilizarei as versões originais. Mas indicarei entre parenteses o livro e o nível delas, caso necessário.

Reforço os conselhos do Elfo/Stormbringer, mas vou me concentrar no material que você tem em mãos e na situação que você apresentou. Caso você tenha abertura pra negociações com o mestre, avise que daí podemos incrementar o build.

Raça: Genasi ou Eladrin

Genasi é tentador pelas habilidades favorecidas (FOR e INT), mas eu ficaria com Eladrin. O suporte dado a esta raça é muito superior à primeira. Se não me engano, até um designer admitiu que os Eladrins teriam sido feitos para serem exemplos de TacLord.

Dados: 10 16 15 11 12 15

Iniciais: FOR 16 CON 12 DES 10 INT 15 SAB 11 CAR 15
Pós-modificadores raciais (Eladrin): FOR 16 CON 12, DEX 10, INT 17, SAB 11, CAR 17
Priorize FOR e INT; Ignore DES.

Talentos

Level 1: Weapon Expertise (Heavy Blade) - Acertar é sempre bom (LdJ 1)
Level 2: Tactical Inspiration (PM) - Melhorar sua Inspiring Word? Sim!
Level 4: Saving Inspiration (PM) - Melhorar ainda mais sua Inspiring Word? 2 x Sim!
Level 6: Tactical Assault (LdJ 1) - Melhora ainda mais a sua já boa Presença
Level 8: Eladrin Soldier (PM) - Porque também é bom pensar em você. E vem com proficiências grátis.
Level 10: Toughness ou Shield Proficiency (Heavy) (PM) - Idem acima, mas retreine assim que subir para o nível 11 (ou 12, se você pegar o excelente Combat Commander [LdJ 1] nesse nível) para ter acesso ao Frostcheese (Wintertouched+Lasting Frost).

Os talentos de níveis 2 a 6 são intercambiáveis entre si. Vai muito da necessidade do seu grupo e como você estiver fazendo a leitura do jogo.

EDIT: Na verdade, pegue Saving Inspiration do nível 6 em diante. É aí que vc terá d6 extras para despender caso precise garantir o save.

Poderes

Warlord at-will 1: Commander's Strike (LdJ 1) - At-will padrão. Não saia de casa sem ele.  Guerreiro ou Agressores como alvo (principalmente aqueles com Ataques Básicos bons)
Warlord at-will 1: Opening Shove - Não dá dano, mas tem lá seu valor. Acerta Reflexos, que é geralmente uma defesa mais baixa. Shift = seu modificador de INT ou Ataque Básico no acerto, tá bom pro que se tem.

Viper's Strike, Wolf Pack Tactics e outros também são bons at-will, mas por vezes acabam por se tornarem um ataque básico. Mas aí é melhor ficar com seu Ataque Básico mesmo e deixar as escolhas para melhores opções.

Warlord encounter 1: Warlord's Favor (LdJ 1): Bônus, bônus, bônus, bom.
Warlord daily 1: Lead the Attack (LdJ 1): Identifique o Chefão, mande bala.
Warlord utility 2: Adaptive Stratagem (PM): Mais bônus, melhor!
Warlord encounter 3: Hammer and Anvil (LdJ 1): Nível ruinzinho para TacLords. Como seu CAR é decente, mais um bônus pra animar.
Warlord daily 5: Stand the Fallen (LdJ 1): Botão "salva-vida-do-grupo". E você ainda aproveita seu bônus de CAR.
Warlord utility 6: Inspiring Reaction (LdJ 1): Cura como immediate action? Aproveitando seu CAR? Sim! Ainda mais que deixa espaço pra você usar Inspiring Word em outras ocasiões. Só se lembre que você tem que estar no alcance da sua arma pra funcionar (melee 1, lembra que comentei de armas com reach?)
Warlord encounter 7: Surprise Attack (LdJ): Ataque básico de graça com um bônus enorme no acerto... Onde assino?
Warlord daily 9: Warlord's Recovery (LdJ): Ok, acabou a graça. Reganhar o uso de um poder de encontro e você ainda permitir que um aliado ataque com um poder de encontro, mesmo que ele já tenha sido usado? Olá Rain of Blows, Trip Up, Come and Get Them, Two-Fanged Strike, Claws of Griffon e outros poderes "danosos". De novo!
Warlord utility 10: Instant Planning (PM). Win-Win. Grande bônus para ataques ou Grande bônus pra defesas. Pra todo grupo. Se isso não é win-win, não sei o que é.

Perícias
Endurance (Warlods são durões!), Athletics (Warlords são durões! e aproveite seu bônus de FOR), History (for fun, e sendo Eladrin você ainda tem bônus), Intimidade (for fun + bônus de CAR), Percepetion (perícia treinável como Eladrin [Eladrin Education]), então pegue-a!).

Por fim, já que estamos falando de nível 10, já mire na sua Paragon Path: Battle Captain (LdJ 1).

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OFF

Cura não é só "Curar PVs via HS", mas sim também recuperar PVs sem consumir HS ("surgeless healing") e especialmente em níveis mais altos, garantir rolagens de resistência - e nessas duas áreas o Warlord não se destaca. O que obviamente não implica que ele é ruim, apenas que tem outras classes melhores nisso.

Ok, não vamos ensinar a missa ao padre. Quando disse rivalizar a cura do Clérigo, estava pensando exclusivamente nos poderes "x Word". Um Eladrin com bons números em INT e CA -que convenhamos não é tão difícil assim -, Tactical Inspiration e Improved Inspiring Word pode até superar o Clérigo em números absolutos de HPs curados via Inspiring Word em comparação a Healing Word. Mas isso não faz do Warlod, TacLord no caso, um máquina de cura igual ao Clérigo. Até porque ele não tem Healing Lore como class feature e acesso a poderes como Moment of Glory e outros com keyword Healing.

E até porque o legal do warlord é que, dependendo do build, ele pode tornar a Inspiring Word em muito mais do que cura per se. Indo de bônus em ataque, dano a realização de saves. Digamos que ele seja o projetista da Estrela da Morte. :P
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Aioria em Agosto 01, 2013, 04:07:12 pm
Então eu já deixo de lado o escudo? Não vi lança de uma mão em nenhum livro, procurei de maneira desatenta ou existe uma manha/talento/poder/sei lá?

Meu pensamento em Genasi ou invés de eladrin é apenas pelo +1 de acerto que teria que deixar de lado. Mas vejo que há muito a se ganhar.

O líder do grupo é um bardo

Quando reciclar, o que tirar pra por os talentos do gelo?

Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Elven Paladin em Agosto 01, 2013, 06:49:40 pm
Citar
Então eu já deixo de lado o escudo? Não vi lança de uma mão em nenhum livro, procurei de maneira desatenta ou existe uma manha/talento/poder/sei lá?

O mais próximo de uma arma de uma mão com Alcance é o Chicote, mas não é do grupo das Lanças. Era a arma que eu usava com meu LazyLord (não, ele nunca atacava, mas é sempre útil ter Alcance com uma arma de uma mão e uma Corda improvisada  :P).

Quanto ao Escudo, como coloquei antes, é uma questão de preferência. Se eu jogasse de Genasi, eu certamente usaria um. Com o Eladrin, a Greatspear é mais tentadora.

Citar
Meu pensamento em Genasi ou invés de eladrin é apenas pelo +1 de acerto que teria que deixar de lado. Mas vejo que há muito a se ganhar.

Ambas raças são muito boas para essa combinação. O Eladrin tem seu suporte racial incrível, mas o Genasi é tão bom quanto - não só pelo +2 em Força (que significa +1 em Fortitude e todas rolagens de ataque) que o Eladrin não tem, como também tem alguns talentos raciais muito bons, como Manifestação Extra/Manifestação Dupla.
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Bispo em Agosto 02, 2013, 08:26:10 am
Vish, o elfo morreu antes de completar o raciocínio?  :P

@aioria

Cê sabe até que nível vocês pretendem jogar? Pergunto pois isso pode dar opções interessantes também (estou pensando nos seus bons valores de INT e CAR e seu uso num Resourceful Warlord, uma das Commanding Presences do Poder Marcial).
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Aioria em Agosto 02, 2013, 08:34:33 am
Nós sempre jogamos atéééé o povo morgar, quase todas as nossas campanhas chegam a níveis épicos.

Comecei a jogar com o Eladrin TacLord ontem a noite no level 3, devo dizer aos senhores que funcionou excepcionalmente bem, consegui fazer o tank tankar, e os agressores causarem dano. Que coisa mais linda é o "liderar o ataque"?

@Bispo, Elfo como estou experimentando uma classe nova e estou fazendo suporte, meu narrador vai me deixar mudar qualquer coisa a qualquer momento, porém ele não se mostrou receptivo às flexibilidades de aceitar poderes de livros que ainda não foram traduzidos e muito menos conceder especialização a todos da mesa. :D


Edit:
Comecei assim:

Raça: Eladrin.
Presença Imponente: Presença Tática.
Dados:
Ability Scores:
N1 – Str 16, Con 12, Dex 10, Int 17, Wis 11, Cha 15

Talentos:
N1 – Especialização em Lâmina pesada
N2 – Soldado Eladrin

Consideração: Nesse momento, Acredito que "Vitalidade" seja bem mais vantajoso pra mim que "Soldado Eladrin"
De 37 pvs pra 42 a diferença é considerável no level 3.

Sem limite:
N1 – Golpe de comandante
N1 – Tática de alcatéia
Mudei os dois que eu anteriormente tinha pensado,  Golpe de comandante é muito eficiente, surpreende o narrador, faz com que o ataque venha de onde ele não espera, principalmente quando ele evitando engajar combate com os meele, e a tática de alcatéia se mostrou bem eficiente para colocar os inimigos em posição que nos ofereça vantagem de combate, mas existindo uma opção melhor, a gente pode chutar ele dai.

Poderes por encontro
N1 – Amparo do senhor da guerra
N3 - Retaliação protetora

Fui azarado e não acertei amparo do senhor da guerra nenhuma vez pra contar o que aconteceu, e a retaliação eu esqueci de usar(noob)

Poderes diários:
N1 – Liderar o ataque
Coisa mais linda da noite foi quando eu coloquei o alvo de artilharia no inimigo, surgiu ataque até do inferno pra estraçalhar o pobre inimigo. Sinceramente, poder absurdo, deixei a mesa inteira babando com sangue nos olhos pra caçar esse cara, de agora em diante eu já sei, quando eu quiser apagar a existência de alguém, esse é o poder.

Poderes utilitários:
N2 –Estratagema adaptável

Deu pra usar 2 vezes na noite, uma das vezes eu usei em conjunto com o liderar o ataque, o bruxo do grupo lançou um míssil no adversário e ainda usou um ponto de ação pra fazer um segundo ataque.


Perícias:
Atletismo
Diplomacia
Tolerância
História

Não usei nenhuma, minha diplomacia foi feita com o gume da espada. Vou usar tolerância pq fui atacado por um licantropo.
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Bispo em Agosto 02, 2013, 04:27:22 pm
Nós sempre jogamos atéééé o povo morgar, quase todas as nossas campanhas chegam a níveis épicos.

É, então, por isso falei do Resourceful Warlord. Ele tem uma Paragon Path chamada Infernal Strategist (Poder Marcial), que oferece, no nível 16, uma segunda Commanding Presence. Ou seja, você teria benefícios tanto da Resourceful Presence quanto da Tactical Presence. Na minha opinião, é uma excelente escolha. Teria que por na balança o que compensaria mais para você.

Mas, pelo seu relato, já deu pra ver que você se divertiu bastante com o TacLord. Então, vou pensar meus comentários exclusivamente nele.

[...] porém ele não se mostrou receptivo às flexibilidades de aceitar poderes de livros que ainda não foram traduzidos [..]

Hm. Então, desencane. A linha nacional de DnD 4e esta semi-morta nas mãos da Devir. Não sei se vem mais material traduzido por aí. Mas bem, você pode aproveitar o Arsenal do Aventureiro (Greatspear!)

Talentos:
N1 – Especialização em Lâmina pesada
N2 – Soldado Eladrin

Consideração: Nesse momento, Acredito que "Vitalidade" seja bem mais vantajoso pra mim que "Soldado Eladrin"
De 37 pvs pra 42 a diferença é considerável no level 3.

Depende da sua leitura de jogo. Você sofreu com a falta de PVs? Caiu inconsciente devido à dano? Virou um alvo do mestre? Se sim, considere Vitalidade. Se não, é passável. Talvez agora nos níveis inicias faça alguma diferença mesmo, mas com o passar dos níveis e o aumento de possibilidades defensivas (cura, interrupts, etc.), ela vai sendo mitigada. Tanto que é um dos talentos recomendáveis para retraining para conseguir o frostcheese no nível 11.

Quanto à Eladrin Soldier, eu iria com ele se você tivesse acesso à Greatspear (Arsenal do Aventureiro). Como pelo jeito você ainda não tem, ficaria com Assalto Tático, pois ele melhora ainda mais os benefícios proporcionados pela sua Commanding Presence.

N1 – Tática de alcatéia
[...] tática de alcatéia se mostrou bem eficiente para colocar os inimigos em posição que nos ofereça vantagem de combate, mas existindo uma opção melhor, a gente pode chutar ele dai.

O poder sem limites Tática de Alcateia sofre do mesmo estigma do talento Vitalidade. Por ora (níveis baixos) ele é bom. Mas com o passar dos níveis, fazer shift não é tão importante assim, existem outros meios de conseguir Vantagem de Combate, entre outros reposicionamentos proporcionados por ele. Por isso, considere outros poderes sem limites a longo prazo, como o já citado Opening Shove (Poder Marcial)

Poderes por encontro
N1 – Amparo do senhor da guerra
N3 - Retaliação protetora

Fui azarado e não acertei amparo do senhor da guerra nenhuma vez pra contar o que aconteceu, e a retaliação eu esqueci de usar(noob)

"Azarão" de errar por muito, ou se você tivesse um bônus extra acertaria? Lembre-se que seus poderes também requerem um setup mínimo para funcionar (que envolve basicamente acertar o ataque). Então, é importante conseguir uma posição favorável, Vantagem de Combate, ou outros bônus do outro líder para viabilizar esses poderes.

E particularmente, prefiro o Hammer and Anvil (LdJ 1) à Retaliação Protetora. O primeiro é mais ofensivo, e no seu caso, onde o personagem tem um bom valor de CAR, vem com um bônus também. Pensaria com carinho nessa opção.

Perícias:
Atletismo
Diplomacia
Tolerância
História

Não esqueça que você tem acesso à Eladrin Education e com isto tem acesso a uma das melhores perícias do jogo que é Percepção. Mesmo com o bônus baixo de Sabedoria, ser treinado nela pode ajudar em alguma coisa.

Por fim, acho que você pegou o espírito do Warlord. Agora é só por em prática.
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Aioria em Agosto 05, 2013, 01:47:25 pm
É, então, por isso falei do Resourceful Warlord. Ele tem uma Paragon Path chamada Infernal Strategist (Poder Marcial), que oferece, no nível 16, uma segunda Commanding Presence. Ou seja, você teria benefícios tanto da Resourceful Presence quanto da Tactical Presence. Na minha opinião, é uma excelente escolha. Teria que por na balança o que compensaria mais para você.
Mas, pelo seu relato, já deu pra ver que você se divertiu bastante com o TacLord. Então, vou pensar meus comentários exclusivamente nele.
Sem contar que o taclord é mais simples eu eu sou noob, uhahuhau antes de complicar é melhor eu assimilar o básico.

Hm. Então, desencane. A linha nacional de DnD 4e esta semi-morta nas mãos da Devir. Não sei se vem mais material traduzido por aí. Mas bem, você pode aproveitar o Arsenal do Aventureiro (Greatspear!)
Vou fazer swith entre espada longa e lança, acabei sendo convencido de usá-la

Depende da sua leitura de jogo. Você sofreu com a falta de PVs? Caiu inconsciente devido à dano? Virou um alvo do mestre? Se sim, considere Vitalidade. Se não, é passável. Talvez agora nos níveis inicias faça alguma diferença mesmo, mas com o passar dos níveis e o aumento de possibilidades defensivas (cura, interrupts, etc.), ela vai sendo mitigada. Tanto que é um dos talentos recomendáveis para retraining para conseguir o frostcheese no nível 11.

Não cheguei a passar por nenhum aperreio, mas PV nunca é demais, porém, como disse acima, vou ficar com a lança mesmo. Minha ideia é dividir mentalmente o combate em 2 ou 3 etapas nessa ordem: 1ª limpar lacaios, usarei escudo; 2ª Derrotar oponentes secundários, aqui, vai depender de como o combate se desenrole, se estivermos em local aberto, ou os oponentes estejam espaçados, é lança na cabeça; 3º oponente principal, sempre lança.
Portanto, vou manter o soldado eladrin


O poder sem limites Tática de Alcateia sofre do mesmo estigma do talento Vitalidade. Por ora (níveis baixos) ele é bom. Mas com o passar dos níveis, fazer shift não é tão importante assim, existem outros meios de conseguir Vantagem de Combate, entre outros reposicionamentos proporcionados por ele. Por isso, considere outros poderes sem limites a longo prazo, como o já citado Opening Shove (Poder Marcial)
Não fui com a cara do Open Shove, realmente prefiro manter um poder que me permita mover os inimigos já que eu não posso contar com meu grupo sempre, as vezes a gente tem que sujar as mãos.

"Azarão" de errar por muito, ou se você tivesse um bônus extra acertaria? Lembre-se que seus poderes também requerem um setup mínimo para funcionar (que envolve basicamente acertar o ataque). Então, é importante conseguir uma posição favorável, Vantagem de Combate, ou outros bônus do outro líder para viabilizar esses poderes.
E particularmente, prefiro o Hammer and Anvil (LdJ 1) à Retaliação Protetora. O primeiro é mais ofensivo, e no seu caso, onde o personagem tem um bom valor de CAR, vem com um bônus também. Pensaria com carinho nessa opção.
Azar no dado mesmo, números extremamente baixos, e então, hammer and anvil são de level 1 e não de level 3 mas eu realmente preferi ele ao amparo do senhor da guerra, fiz a substituição já.

Não esqueça que você tem acesso à Eladrin Education e com isto tem acesso a uma das melhores perícias do jogo que é Percepção. Mesmo com o bônus baixo de Sabedoria, ser treinado nela pode ajudar em alguma coisa.
Por fim, acho que você pegou o espírito do Warlord. Agora é só por em prática.
Qual seria sua seleção de perícias então?
Título: Re:Pedido de ajuda com D&D 4e
Enviado por: Bispo em Agosto 05, 2013, 06:17:52 pm
Não cheguei a passar por nenhum aperreio, mas PV nunca é demais, porém, como disse acima, vou ficar com a lança mesmo. Minha ideia é dividir mentalmente o combate em 2 ou 3 etapas nessa ordem: 1ª limpar lacaios, usarei escudo; 2ª Derrotar oponentes secundários, aqui, vai depender de como o combate se desenrole, se estivermos em local aberto, ou os oponentes estejam espaçados, é lança na cabeça; 3º oponente principal, sempre lança.
Portanto, vou manter o soldado eladrin

Concordo que PVs nunca são demais. Mas quando você tem outras opções mais interessantes e meios de minimizar essa "deficiência", bem... prefiro as outras opções.

Acho sua estratégia válida, embora seja sempre bom ler o jogo antes de ir com script pré-pronto. Às vezes (na maioria delas pra falar a verdade) o melhor é focar-se no Chefão-do-Maltm. Mas vai de você e como o jogo está se desenrolando para o seu grupo.

Não fui com a cara do Open Shove, realmente prefiro manter um poder que me permita mover os inimigos já que eu não posso contar com meu grupo sempre, as vezes a gente tem que sujar as mãos.

"Movimentar os inimigos"?  Que eu me lembre, Wolf Pack Tactics permite que, antes do seu ataque, um aliado adjacente ao alvo ou a você shift um (1) quadrado como uma ação livre.  Ou você interpretou/se expressou errado ou a Devir errou na tradução.

De qualquer forma, imho, deixe para sujar as mãos com coisas melhores.

Qual seria sua seleção de perícias então?

Pode manter as mesmas, só adicione Percepção à lista.