Autor Tópico: Pathfinder - O que presta?  (Lida 17913 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Pathfinder - O que presta?
« Online: Janeiro 13, 2012, 10:42:37 am »
Não é nenhum segredo na Spell que Pathfinder é um RPG que não cativou os corações gentis e cheios de amor dos usuários daqui. Contudo, como é estatisticamente impossível que a Paizo tenha errado em tudo que fez e conquistou seu fãs por sorte (não que eu descarte essa hipótese - Vampiro: A Máscara já foi "O RPG" no Brasil), deve haver Trigo para se separar do Joio.

Então, na opinião de vocês, que mudanças positivas e novas criações Pathfinder teve? Ao interessados, Pathfinder tem quase todo seu material mecânico acessível aqui. Uma nota: Eu não espero "bashing" de Pathfinder aqui. Os outros tópicos na Spell servem para isso. ;)

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:Pathfinder - O que presta?
« Resposta #1 Online: Janeiro 13, 2012, 11:45:24 am »
Estou jogando faz algum tempo, então vaaaaaaaamos lá!
  • Perícias: Foram enxutas (pouco mas foi), seu sistema de distribuição é bem mais simples e equilibrado. Você pode ter 1 Rank por Nível, ser Perícia de Classe só dá +3 de bônus... Então um Ladino e um Guerreiro com 20 Ranks em Perception, um vai rolar com +23 e o outro com +20. O bom desse esquema também é que acabou com aquele "macete" de começar o jogo com uma Classe que dava mais Pontos de Perícia no 1º Nível.
  • Manobras de Combate: CMB e CMD simplificaram e agilizaram MUITO as Manobras de Combate, como Derrubar e Desarmar. Das novas Manobras, apenas Steal e Dirty Trick que eu achei realmente interessantes. Embora seja uma graaaande decepção minha de TODAS elas ainda causarem AdO e o Talento Combat Expertise ainda existir para permitir acesso as suas versões melhoradas, que não vão causar AdO e adicionam outros efeitos interessantes.
  • Capstones: Idéia mais útil na teoria do que na prática. A maioria dos jogos não chega ao 20º, e nem todas as habilidades são realmente interessantes. O mesmo se aplica as habilidades do 10º nível das Classes de Prestígio.
  • Menor Incentivo a Multiclasse: Como agora não existem mais os "níveis mortos", a maioria das builds vai ter uma única classe ou no máximo 3, devido a quantidade de habilidades interessantes que cada Classe oferece.
  • Arquétipos: Embora existam muitos arquétipos ruins, existem vários muito interessantes, e agora é o padrão da Paizo lançar Arquétipos ao invés de CdP's.
  • Padrão de Mecânica Mais Unificado: HD relacionado ao BBA, Full ou Mid Spellcasting apenas, CdP's com 10 Níveis apenas... Tudo isso ajuda a tornar o sistema mais simples de se entender.
  • Suporte da Paizo: Os desenvolvedores frequentam os fóruns e respondem as perguntas, participam das discussões e encorajam Mestres e Jogadores. BEM diferente do que a gente vê com os sistemas nacionais.

E acho que é isso. MAS vale lembrar que pra mim as falhas AINDA superam as melhorias. PRINCIPALMENTE porque a Paizo é "ÓTIMA" para escrever regras dúbias. O Pathfinder ainda precisa de muito FAQ para se tornar um sistema menos confuso.
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Re:Pathfinder - O que presta?
« Resposta #2 Online: Janeiro 13, 2012, 12:05:22 pm »
Eu esperava que você fosse um dos primeiros a responder, Metal. Como basicamente concordo contigo, focando em outras partes:

  • Proteção de Nicho - Não avançou muito, mas ao menos Conjuradores Primários não tem muita chance de rivalizar com Combatentes Primários nisso. Eles podem invadir todos os outros, mas o de Combate Primário eles não tem muita chance.
  • Algumas Classes tem Motivo para Existir - Sério, algumas classes receberam aumentos de poder e habilidades únicas que não as tornam mais inúteis em comparação com as que ocupam o mesmo nicho. O Paladino é a maior estrelinha nessa área, ficou uma classe linda de se ver, assim como o Feiticeiro agora não parece mais um "Mago de Retardo Mental". O Bardo nunca precisou muito disso, mas recebeu algumas habilidades legais.
  • Algumas Classes podem fazer algo além de Bater - Ainda tímido, mas os Combatentes Primários em geral ganharam algumas habilidades como Rage Powers, e Mercy que permitem que Bárbaro e Paladino não fiquem repetindo ad infinitum a habilidade "Andar 1.5m e Bater". Contudo, o Guerreiro ainda fica chupando dedo.
  • Andar mais de 1.5m nem sempre é um Desastre - graças a alguns talentos, o Combate Móvel é relativamente funcional. Não é tão bom quanto "Andar 1.5m e Bater Muito", mas você não vai chorar por fazer isso.
  • O Monge ainda é Horrível - Bom, para mim isso é algo ótimo. :b Tá, tem algumas exceções via Arquétipos (dois deles), mas o Design do Monge é esquizofrênico. Como uma classe que tem um monte de habilidades móveis é a que mais tem incentivos para "Andar 1.5 e Bater"? (Flurry)
  • O Gunslinger - De todas as classes que tentam misturar Armas de Fogo com D&D, essa é de longe a mais bem sucedida. E é uma classe com habilidades cools e úteis. Mistura rara.
« Última modificação: Janeiro 13, 2012, 12:10:46 pm por Jigoku Shoujo »

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:Pathfinder - O que presta?
« Resposta #3 Online: Janeiro 13, 2012, 12:22:20 pm »
Eu esperava que você fosse um dos primeiros a responder, Metal. Como basicamente concordo contigo, focando em outras partes:

  • Algumas Classes podem fazer algo além de Bater - Ainda tímido, mas os Combatentes Primários em geral ganharam algumas habilidades como Rage Powers, e Mercy que permitem que Bárbaro e Paladino não fiquem repetindo ad infinitum a habilidade "Andar 1.5m e Bater". Contudo, o Guerreiro ainda fica chupando dedo.

  • O Gunslinger - De todas as classes que tentam misturar Armas de Fogo com D&D, essa é de longe a mais bem sucedida. E é uma classe com habilidades cools e úteis. Mistura rara.

O Guerreiro com seus Arquétipos ficou EXTREMAMENTE útil mesmo se movendo constantemente. Basta ver o Mobile Fighter, o Two Weapon Warrior para ter uma idéia. Isso somado a Talent Tree do Step Up e Disruptive, é BEM difícil para alguém fugir do Guerreiro, e ainda mais para um Conjurador. Com Weapon Training + Armor Training o Guerreiro vai ter o maior acerto e AC do grupo. Não parece, mas o Guerreiro está AWESUM. Diferente do... Ladrão. :b

Gunslinger é PURO amor. Ainda mais porque Ranged Combat está EXTREMAMENTE MELHOR no Pathfinder.
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Re:Pathfinder - O que presta?
« Resposta #4 Online: Janeiro 13, 2012, 12:23:13 pm »
Também tenho jogado o Pathfinder além da 4th ed. e gostei muito. O up que deram em algumas classes fez realmente diferença, assim como a inclusão das manobras de combate, que na minha opnião deixou interessante jogar com melees.
Como o Elfo citou, alguns arquétipos estão bem decentes, enquanto outros são porcaria.
Agora ainda preciso testar o jogo nos níveis altos pra saber se ainda há muito diferença de poder entre caster e non caster.
No geral o Pathfinder me agradou bastante, mas não de uma forma que faça substiur a 4th ed por ele, afinal os dois são bem diferentes.

Re:Pathfinder - O que presta?
« Resposta #5 Online: Janeiro 13, 2012, 12:40:46 pm »
Citar
O Guerreiro com seus Arquétipos ficou EXTREMAMENTE útil mesmo se movendo constantemente. Basta ver o Mobile Fighter, o Two Weapon Warrior para ter uma idéia. Isso somado a Talent Tree do Step Up e Disruptive, é BEM difícil para alguém fugir do Guerreiro, e ainda mais para um Conjurador. Com Weapon Training + Armor Training o Guerreiro vai ter o maior acerto e AC do grupo. Não parece, mas o Guerreiro está AWESUM.

Eu não fui claro ali, hora de esclarecer: O Guerreiro sempre foi muito bom em Bater. Mesmo na 3e, com Divine Metamagic e Schapechange/Polymorph, era muito mais econômico deixar o Guerreiro para bater em alguém (porque gastar magias com algo que até o Guerreiro cuida? :b). E em Pathfinder, ele basicamente continua Batendo. Com um ou outro truque na manga, mas nada além de variações de Bater, Bater Diferente e Bater com Jeitinho (abro exceção para o Teleport Tactician).

Por outro lado, Paladino e Bárbaro ganharam habilidades (toscas, salvo exceções) de fazer algo além de "12 formas de Fatiar", como bônus em perícias, remover condições, ganhar formas de sentidos ou armas naturais. Coisas que antes, só um Conjurador conseguiria. E o Guerreiro? Nada.

Citar
Diferente do... Ladrão.

Caso curioso - Não é o Rogue (Ladino é a tradução aqui) que ficou "Ruim", ele é quase a mesma classe da 3.5, que tinha um dos melhores designs daquela edição. É que outras classes ganharam habilidades decentes e o sistema de perícias deixou de favorecer o Ladino como "Skill-Monkey".

Citar
pra saber se ainda há muito diferença de poder entre caster e non caster.

Há. Exceto no nicho de "Descer a Lenha", Conjuradores ainda tem capacidade de resolver qualquer problema proposto no caminho.  :what:

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:Pathfinder - O que presta?
« Resposta #6 Online: Janeiro 13, 2012, 12:58:07 pm »
Comecei a jogar PF esporadicamente há pouco tempo, cerca de 3 meses, e  impressão inicial tem sido ótima.
O grupo recebeu bem as alterações do sistema, embora um mais ativamente enquanto outros na base do "tanto faz", comparando com a 3.5.
Os três pontos realmente fortes para mim já foram comentados (a alteração das perícias, a inclusão dos arquétipos e das manobras de combate). Como no grupo temos um bárbaro, um clérigo, um ladrão e um mago, não tenho conhecimento de causa a respeito das demais alternativas.
Somos todos bots!

Re:Pathfinder - O que presta?
« Resposta #7 Online: Janeiro 13, 2012, 01:55:10 pm »
Os combates nos níveis altos de pathfinder não são diferentes dos da 3.5, salvo algumas alterações de magias save or die. Ainda assim, alterações esperadas, como em wall of thorns,fire seeds entre outras não aconteceram, fazendo com que os antigos conjuradores de "dedo da morte" apenas alterassem sua seleção de magias para outras não nerfadas.

No grupo onde mestro(16° nível), a diferença de poder entre conjuradores e não conjuradores  ainda existe e é parcialmente corrigida pelos próprios jogadores (como na criação de itens mágicos pro paladino, ou na possibilidade do ladino escolher primeiro entre o tesouro encontrado)

Falando em criação de itens, me agrada também o talento Master Craftsman, bem como a alteração de todas as magias que usavam XP como componente, mas não sei se algo parecido já existia em algum suplemento da 3.0 ou 3.5.

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:Pathfinder - O que presta?
« Resposta #8 Online: Janeiro 13, 2012, 01:58:16 pm »
Olha, o Bárbaro é a minha classe favorita, mas se o meu atual Narrador está chorando para um MONGE, imagina se eu fizesse um Barbarian com Superstitious + Spell Sunder. xD

E  tem uma opção fácil para equilibrar melhor os Magos: Obrigue-os a serem Especialistas. Não ficarão ruins, e também não serão mais capazes de fazer nada.

Troque o Ladrão pelo Ninja, que já melhora, ou use o Vivisectionist.
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Re:Pathfinder - O que presta?
« Resposta #9 Online: Janeiro 14, 2012, 10:03:25 am »
E quanto a Golarion, o cenário por trás de Pathfinder? Eu nunca manifestei interesse por ele já que estou saturado de Fantasia Medieval, mas como ele é?

Re:Pathfinder - O que presta?
« Resposta #10 Online: Janeiro 14, 2012, 10:11:22 am »
Acabarem com os níveis mortos foi a unica coisa que me chamou a atenção em pathfinder (embora eles continuem usando o maldito sistema vanciano)
War never changes

Offline Arcane

  • Power Beard
  • [Organização dos PbFs]
  • Fidalgo Burguês Aldeão e Bot
    • Ver perfil
Re:Pathfinder - O que presta?
« Resposta #11 Online: Janeiro 17, 2012, 03:25:41 pm »
E quanto a Golarion, o cenário por trás de Pathfinder? Eu nunca manifestei interesse por ele já que estou saturado de Fantasia Medieval, mas como ele é?

Tem um mapa de um mundo "earth-style", tem panteões diversos, uma cronologia legalzinha, eventos, conflitos, etc. Sinceramente, nada de novo do que se vê por aí. Mesmo o suporte online sendo bom, não é muito melhor do os fóruns de outros cenários existentes.

Serve muito bem para sair de cenários já conceituados (pensando em Forgotten, Eberron, por exemplo), mas parece mais do mesmo apenas. Pelo menos não consegui encontrar nada de novo que me prendesse a leitura para saber mais coisas.
« Última modificação: Janeiro 17, 2012, 08:23:06 pm por oculto »
Somos todos bots!

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:Pathfinder - O que presta?
« Resposta #12 Online: Janeiro 17, 2012, 05:45:13 pm »
Eu acho os Deuses sensacionais. Mas só.
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:Pathfinder - O que presta?
« Resposta #13 Online: Janeiro 18, 2012, 01:34:04 pm »
A arte deste carinha, que por sinal, ilustra para a Wizards também. Dá de dez a zero no Lief...Reynolds.
http://jesperejsing.blogspot.com/

Bem, o MMO parece promissor:
https://goblinworks.com/blog/
« Última modificação: Janeiro 18, 2012, 02:33:30 pm por Heirot »

Re:Pathfinder - O que presta?
« Resposta #14 Online: Janeiro 19, 2012, 05:40:14 am »
Citar
A arte deste carinha, que por sinal, ilustra para a Wizards também. Dá de dez a zero no Lief...Reynolds.
http://jesperejsing.blogspot.com/

Assim com o Reynold, o Jesper tem algo que repete muito na arte: personagens correndo de forma bem inclinada. Contudo, mesmo que eu não seja muito simpático a arte de Pathfinder em geral, a qualidade do que é desenhado e a própria edição dos livros é muito boa. E isso vale até mesmo para o que rola na Pathfinder Society, enquanto a Wizards Network usa algumas vezes material preto-e-branco.