Autor Tópico: Pathfinder 2E  (Lida 84784 vezes)

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Pathfinder 2E
« Online: Março 07, 2018, 06:06:29 pm »
Só para deixar registrado: a Paizo anunciou ontem a segunda edição do Pathfinder.



Página do projeto ("Pathfinder Playtest"): http://paizo.com/pathfinderplaytest
FAQ: http://paizo.com/pathfinderplaytest/faq
Link para os previews do Pathfinder Playtest: http://paizo.com/community/blog/tags/pathfinderRoleplayingGame/playtest


E, pra terminar, só um quote do FAQ:

Citar
Didn't you say you would never do a Second Edition?
No, we never said that. One day in the future, there will probably be a third edition of Pathfinder. And if we're lucky, a fourth and a fifth.

4vengers!  :b
« Última modificação: Julho 04, 2018, 04:19:17 pm por Bispo »

Re:Pathfinder 2E
« Resposta #1 Online: Março 07, 2018, 10:53:56 pm »
Será que após 9 anos produzindo material mecânico estritamente inferior e menos criativo do que era feito pela Wizards of the Coast no final da 3E a Paizo fará algo que chegue ao nível de Tormenta RPG? Nahhh, no way.

EDIT: Espere um segundo:

All of the varied systems and formulas for determining your character's bonuses and statistics, like saving throws, attack bonuses, and skills, have been unified in a single, easy-to-use proficiency system based on your choices and your character's level. You no longer need to collect a specific set of magic items to be a balanced character, relying on specific magical statistic bonuses. Instead, you get all of the bonuses you need from your regular armor and weapons, allowing the rest of your items to be truly wondrous.

...

Many of the changes made to the game attempt to address this issue by adding versatility and power to martial characters.

:blink:

Isso é muito mais promissor do que esperava.
« Última modificação: Março 07, 2018, 11:02:28 pm por Alexios I Komnenos »

Offline Lumine Miyavi

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #2 Online: Março 08, 2018, 12:45:08 pm »
Eles estão pra trás em relação a 5e em muita coisa.

Alias, será que vão usar o sistema de "3 barras de vida" da Starfinder?

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Offline Arcane

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #3 Online: Março 08, 2018, 01:32:25 pm »
Só deixando isso aqui...

(click to show/hide)

Achei meio vago, mas parece que eles estão criando um material para querer competir com a 5e, ou ficar numa razoável segunda posição.

Edit... Pergunta feita por um usuário:
(click to show/hide)



Offtopic... quando anunciaram para a gente sobre o playtest as duas primeiras mensagens foram bem limitadas... e a resposta veio a cavalo

:rolando:

(click to show/hide)
« Última modificação: Março 08, 2018, 02:00:07 pm por Arcane »
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Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #4 Online: Março 10, 2018, 06:17:35 pm »
Tá parecendo um monte de rodeio da Plág- Paizo pra dizer que eles não tão copiando a 5e, que nem a Wizards tentando fingir que a 4e não existiu.

Offline Arcane

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #5 Online: Março 11, 2018, 12:59:28 pm »
Tá parecendo um monte de rodeio da Plág- Paizo pra dizer que eles não tão copiando a 5e, que nem a Wizards tentando fingir que a 4e não existiu.

É a sensação que todo mundo está tendo.

Segundo o pessoal lá a ideia é focar basicamente nos arquétipos das classes... então, ao invés de uma classe guerreiro e outra samurai, a ideia é ter um guerreiro com a opção de selecionar um arquétipo "samurai". Um paladino com o arquétipo "cavaleiro", e não ter mais uma classe cavaleiro, etc. Entretanto, coisas como uma única variável de "proficiência" para tudo parecem estar presentes, então ainda estamos em suspense sobre essa similaridade.
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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #6 Online: Março 13, 2018, 10:51:45 pm »
Mais informações do playtest que ocorreu na GAMA.

Há uma boa quantidade de novidades, nenhuma dela que indique que Pathfinder vá sofrer mudanças substanciais. Heh, meu quase-otimismo desapareceu rapidamente.

Offline Arcane

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #7 Online: Março 14, 2018, 08:01:18 am »
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Offline Wilken

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #8 Online: Março 14, 2018, 09:59:33 am »
O pior é que a minha impressão, pelo que eu li, pelo que joguei de Starfinder e pelo que ouvi de actual plays, me lembra mais a 4e do que a 5e (tirando reactions). O que é mega irônico.

Do jeito que eles falam sobre as classes, a impressão que eu tenho é que o Vigilante do Ultimate Intrigue foi um ensaio pro que eles pretendem fazer no 2E. Considerando que eu achei o Vigilante uma classe divertida pra caramba (e muito versátil, e bem customizável, e que não precisa sacrificar eficiência em combate pra fazer coisas fora dele) eu estou cautelosamente otimista (porque a classe que eles lançaram depois foi o Shifter, e... :shoray:)

Offline Wilken

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #9 Online: Março 20, 2018, 10:43:26 pm »
Paizo fez um preview do Fighter da 2E aqui e...

Difícil sustentar qualquer otimismo com o sistema depois de ler isso.

Re:Pathfinder 2E
« Resposta #10 Online: Março 21, 2018, 12:19:07 am »
Citação de: Wilken
Difícil sustentar qualquer otimismo com o sistema depois de ler isso.

Antes de tudo, o snark inevitável: Propaganda do Guerreiro Paizo - Com esse Talento, você pode Andar e Atacar. Sem penalidade e restrições. AMAAAAAZING. E no nível 19, você ganha "Foco e Especialização" em todas armas. BORKEN.

Okay, comentário inevitável feito, o que foi "anunciado" do Guerreiro é substancialmente melhor do que imaginava (lembre-se - é a Paizo). A ideia de eliminar AdO do sistema e torná-lo uma habilidade de certas classes é okay e eles mencionam algumas habilidades que fazem algo além de Andar e Bater, como Redirecionar Ataques, Absorver Ataques e mesmo Debuff Leve.

Sem ver o resto do sistema, já aparenta ser melhor que D&D Next (que também exige um talento para dar Investida - só que ele é ruim e além de tudo sacrifica 2 pontos de Atributo. Yey, GM Empowerment).

Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #11 Online: Março 21, 2018, 01:41:23 pm »
Citação de: Wilken
Difícil sustentar qualquer otimismo com o sistema depois de ler isso.

Antes de tudo, o snark inevitável: Propaganda do Guerreiro Paizo - Com esse Talento, você pode Andar e Atacar. Sem penalidade e restrições. AMAAAAAZING. E no nível 19, você ganha "Foco e Especialização" em todas armas. BORKEN.

Okay, comentário inevitável feito, o que foi "anunciado" do Guerreiro é substancialmente melhor do que imaginava (lembre-se - é a Paizo). A ideia de eliminar AdO do sistema e torná-lo uma habilidade de certas classes é okay e eles mencionam algumas habilidades que fazem algo além de Andar e Bater, como Redirecionar Ataques, Absorver Ataques e mesmo Debuff Leve.

Sem ver o resto do sistema, já aparenta ser melhor que D&D Next (que também exige um talento para dar Investida - só que ele é ruim e além de tudo sacrifica 2 pontos de Atributo. Yey, GM Empowerment).

Pior, tá parecendo uma das inúmeras versões de playtest de D&D 5e, com isso de proficiência por rank e troque-isso-por-aquilo. Mexer em economia de ação e bônus de jogada já se provou um microgerenciamento ruim durante o jogo, muito fácil de esquecer.

Re:Pathfinder 2E
« Resposta #12 Online: Março 21, 2018, 05:37:59 pm »
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Pior, tá parecendo uma das inúmeras versões de playtest de D&D 5e, com isso de proficiência por rank e troque-isso-por-aquilo.

Parece Pathfinder nesse aspecto, honestamente. Ele não é para ser um RPG Leve que tem tem conquistar o público depois de uma edição questionável - mas sim um com um público definido que deseja algo familiar.

Citar
Mexer em economia de ação e bônus de jogada já se provou um microgerenciamento ruim durante o jogo, muito fácil de esquecer.

Não sei dizer, eu não me incomodo com o uso de modificadores em jogadas - aliás, é algo que meus jogadores estranham até hoje em Next - a quase ausência de Buffs, mesmo no Bardo.


Re:Pathfinder 2E
« Resposta #13 Online: Abril 27, 2018, 08:05:39 pm »
E ai, alguém aqui vai comprar o playtest na pré-venda?

http://paizo.com/pathfinderplaytest/preorder

Re:Pathfinder 2E
« Resposta #14 Online: Abril 27, 2018, 08:46:30 pm »
Citar
E ai, alguém aqui vai comprar o playtest na pré-venda?

http://paizo.com/pathfinderplaytest/preorder

Incrível, a Paizo conseguiu trazer o early-acess para RPGs de Mesa - está competindo com a White Wolf, que deixa a revisão de seus livros para os kickstarters.  :b

Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #15 Online: Abril 27, 2018, 08:48:18 pm »
Citar
E ai, alguém aqui vai comprar o playtest na pré-venda?

http://paizo.com/pathfinderplaytest/preorder

Incrível, a Paizo conseguiu trazer o early-acess para RPGs de Mesa - está competindo com a White Wolf, que deixa a revisão de seus livros para os kickstarters.  :b

E o Pathfinder original não teve isso?

Re:Pathfinder 2E
« Resposta #16 Online: Abril 27, 2018, 08:52:23 pm »
Citação de:  Heitor
E o Pathfinder original não teve isso?

Que me lembre, não - usaram o playtest aberto, parecido com o usado pela Wizards of the Coast no D&D Next. No máximo venderam alguma aventura que usava regras de playtest (como a Wizards também fez).
« Última modificação: Abril 27, 2018, 08:54:58 pm por Alexios I Komnenos »

Offline Arcane

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #17 Online: Abril 27, 2018, 10:15:49 pm »
O PF2 está vendendo apenas a mídia física, basicamente os livros impressos. Salvo engano, os PDFs serão gratuitos. Imagino que isso seja mais para os colecionadores hardcore.
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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #18 Online: Abril 27, 2018, 10:28:16 pm »
Citação de: Arcane
O PF2 está vendendo apenas a mídia física, basicamente os livros impressos. Salvo engano, os PDFs serão gratuitos. Imagino que isso seja mais para os colecionadores hardcore.

Sim, mas não deixa de ser bizarro vender uma edição especial de um livro de playtest. Eu não me oponho de forma alguma que a Paizo tente retirar o dinheiro de entusiastas, mas é exótico ver esse tipo de prática típica da Steam sendo "traduzida" para o mercado de jogos de mesa.

Oh sim, também liberaram algumas informações sobre o Clérigo no site da Paizo - digno de nota, redução do número de slot de magias, ataques mágicos passam a ser regulados pela própria classe, CD de Magias passa a levar em conta o nível do personagem (não nível da magia) e escolher a classe adiciona um modificador em atributo (algo que eu adoro e está presente no 13th Age, a melhor versão do d20 que você nunca jogou).

Re:Pathfinder 2E
« Resposta #19 Online: Abril 28, 2018, 12:03:29 am »
Citação de: Arcane
O PF2 está vendendo apenas a mídia física, basicamente os livros impressos. Salvo engano, os PDFs serão gratuitos. Imagino que isso seja mais para os colecionadores hardcore.

Sim, mas não deixa de ser bizarro vender uma edição especial de um livro de playtest. Eu não me oponho de forma alguma que a Paizo tente retirar o dinheiro de entusiastas, mas é exótico ver esse tipo de prática típica da Steam sendo "traduzida" para o mercado de jogos de mesa.
Vender uma versão física do playtest para entusiatas... okay. Não deixa de ser exótico, mas tudo bem. Exótico mesmo é vender três versões diferentes do livro (entre elas, uma "Special Edition", que na teoria seria uma versão para entusiastas). Não apenas isso, mas vender um livro de playtest com capa mole pelo mesmo preço dos livros capa dura dos concorrentes.

Isso é amenizado pelo fato de que vão disponibilizar o material em pdf gratuitamente. Mas isso, ao meu ver, é porque eles tem um pouco de noção do ridículo. Sabem bem que se fosse um "playtest fechado pago", o shitstorm poderia ser gigante. Mas não duvido nada que essa idéia foi cogitada.

Mas sei lá... é só minha opinião. Deve ter gente achando o máximo e que certamente vai comprar.

Re:Pathfinder 2E
« Resposta #20 Online: Abril 28, 2018, 12:14:47 am »
Citação de: Freakey
Isso é amenizado pelo fato de que vão disponibilizar o material em pdf gratuitamente. Mas isso, ao meu ver, é porque eles tem um pouco de noção do ridículo. Sabem bem que se fosse um "playtest fechado pago", o shitstorm poderia ser gigante. Mas não duvido nada que essa idéia foi cogitada.

Sim, mas Pathfinder ainda é limitado pela OGL - eles são obrigados a liberar quase todo material mecânico que não é "identidade do produto", então a versão "digital gratuita" é apenas um nome mais elegante (e provavelmente com arte e alguns deuses) para o material que estará na PFSRD (tecnicamente, na PRD, mas quem usa aquele site quando existe o que linkei?).

Obviamente, eles não precisam disponibilizar esse material em versão digital, mas como eles tem a própria "sublicença", eles tem que mostra qual material deles é aberto e qual não é.
« Última modificação: Abril 28, 2018, 12:16:23 am por Alexios I Komnenos »

Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #21 Online: Abril 28, 2018, 10:38:01 am »
Citação de:  Heitor
E o Pathfinder original não teve isso?

Que me lembre, não - usaram o playtest aberto, parecido com o usado pela Wizards of the Coast no D&D Next. No máximo venderam alguma aventura que usava regras de playtest (como a Wizards também fez).

Que memória curta elfo. O quickling aqui lembra

https://www.rpg.net/reviews/archive/13/13695.phtml

[...](algo que eu adoro e está presente no 13th Age, a melhor versão do d20 que você nunca jogou).

...não. É só uma quarta edição com identidade mais genérica e que reduz o volume morto de coisas repetidas no livro, o maior defeito da mesma edição. Mas ainda aquele jogo, com todos seus ônus.

Enfim, esse PF 2e tem cara daquele meme "copia, mas não faz igual". Tem umas ideias legais no meio, mas nada que justifique quem não joga Pathfinder deixar seu D&D ideal por ele.
« Última modificação: Abril 28, 2018, 10:49:19 am por Heitor »

Re:Pathfinder 2E
« Resposta #22 Online: Abril 28, 2018, 08:34:18 pm »
[...](algo que eu adoro e está presente no 13th Age, a melhor versão do d20 que você nunca jogou).

...não. É só uma quarta edição com identidade mais genérica e que reduz o volume morto de coisas repetidas no livro, o maior defeito da mesma edição. Mas ainda aquele jogo, com todos seus ônus.

Não concordo com a crítica do Heitor, mas tendo mestrado uma campanha de 13th Age ao longo de quase 2 anos, não seria tão contundente assim em afirmar que o sistema é o "melhor d20". Tem coisas muito boas nele, mas tem coisas que, putz, são um porre (no meu caso, destaco a inflação de números e o design de encontros a partir dos níveis 5-6, que fica bem cagado).

EDIT: Pra não ficar só no OFF. Tenho acompanhado as notícias e previews do Pathfinder 2. Nada que me anime muito. Tal qual a 1E, o foco é a customização. Isso é bom. Agora a abundâncias de coisas, somado a uma matemática ainda indefinida (pq não mostrada) me levam a crer que o "domínio do sistema" (system mastery) ainda será requisito para se jogar satisfatoriamente esse RPG.
« Última modificação: Abril 28, 2018, 08:41:06 pm por Bispo »

Re:Pathfinder 2E
« Resposta #23 Online: Abril 28, 2018, 09:00:12 pm »
Citação de: Heitor
Que memória curta elfo. O quickling aqui lembra

Oh, obrigado - eu realmente não me lembrava que o Alpha Playtest tinha uma edição impressa. Bom, só me resta parabenizar a Paizo em retrospectiva.  :b

E eu estava apenas tirando sarro quanto a 13th Age - não era uma afirmação honesta quanto ao 13th Age, mas usando o mesmo chiste dito ao Opera/Vivald (melhor navegador que ninguém usa).  :b

Citação de: Bispo
Agora a abundâncias de coisas, somado a uma matemática ainda indefinida (pq não mostrada) me levam a crer que o "domínio do sistema" (system mastery) ainda será requisito para se jogar satisfatoriamente esse RPG.

Sim, porque essa é a intenção dos autores - Pathfinder atraiu um nicho de jogadores mecanicistas, interessados por Golarion e "Viúvas da Era d20" e continua bastante fiel a sua fórmula de sucesso. Ele não tem muitos motivos para se reinventar.

Re:Pathfinder 2E
« Resposta #24 Online: Abril 29, 2018, 09:31:30 am »


Sim, porque essa é a intenção dos autores - Pathfinder atraiu um nicho de jogadores mecanicistas, interessados por Golarion e "Viúvas da Era d20" e continua bastante fiel a sua fórmula de sucesso. Ele não tem muitos motivos para se reinventar.

Então, mas aí que está: parece que o PF 2 está querendo se reinventar. Tanto que uma parte dos fãs está reagindo bem mal a isso.

O que não está claro pra mim é qual o público mirado pela Paizo. Pq os fãs de PF 1 (ou os mais vocais entre eles) não estão gostando das mudanças. Ela não tem mais uma "ruptura 4e" pra capitalizar em cima (agravado pelo fator de hoje, diferente do fim da década de 2000, termos uma oferta muito maior de sistemas e cenários de fantasia medieval),  e não sei quanto ela é capaz de atrair jogadores novos, ainda mais com um sistema complexo assim.

Offline Wilken

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #25 Online: Maio 01, 2018, 08:41:21 pm »
Acho que o motivo principal pra eles se reinventarem é que o design space deles está quase acabando (ou pelo menos eles acham isso), considerando os materiais recentes deles são uma quantidade absurda de reprints e os fãs da PF1 já não estavam gostando dos livros "novos", acho que dar um reboot ia ser necessário mais cedo ou mais tarde.

Quanto ao sistema em si, os previews (que melhoraram bastante desde o preview horrível do Fighter) me levam a crer que isso vai ser uma versão melhor e mais limpa do Pathfinder atual, mas por uma margem bem pequena. De certa forma tenho pena dos designers da Paizo, porque a fanbase deles tem umas opiniões muito contraprodutivas e aparentemente "realismo" num jogo de matar dragões é mais importante pra eles do que bom game design.

Offline Arcane

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #26 Online: Maio 02, 2018, 08:52:48 am »
(...)Pathfinder atraiu um nicho de jogadores mecanicistas, interessados por Golarion e "Viúvas da Era d20" e continua bastante fiel a sua fórmula de sucesso.(...)

Cara, vou ser sincero, joguei Pathfinder desde que me desiludi com a 4e e até bem recentemente eu estava dando continuidade a uma campanha da Paizo, mas o sistema me cansou. O PF1 já tinha me cansado há um tempo, mas eu ia jogando pq, ao menos, o grupo estava entrosado com o jogo em si, e isso meio que incentivava. Entretanto, pouco antes de um hiato que entramos, eu tive uma discussão justamente por questão de mecânica em uma regra que eu discordava do sistema, e entendi bem a questão de todo o mecanicismo enraizado.

Enfim, até o momento, pelo que estou enxergando na evolução do novo sistema, as pessoas não deveriam achar que irão jogar PF2 como se fosse um PF1 avançado, mas sim, o mecanicismo parece que ainda é uma questão que está evidente no novo sistema. Então, eu sou um entre os que estão insatisfeitos até o momento com o novo desenvolvimento, mas dificilmente pelos mesmos motivos que a maioria está. Acho a ideia de um novo sistema algo formidável, mas até o momento não este atual.  Essa opinião pode mudar com alguma futura "revelação bombástica" sobre as regras, mas não estou muito crente disso.
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Offline Lumine Miyavi

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #27 Online: Maio 02, 2018, 09:21:54 am »
Mas as prévias até agora não tão ganhando essa boa fé necessária pra isso não, hein...

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Offline Arcane

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #28 Online: Maio 02, 2018, 09:51:18 am »
Sim, tem coisas elegantes, assim como a 5e também tem, comparativamente falando. Mas demorou muito pouco tempo para eu perceber que a 5e não é um sistema que me atraia para jogar/narrar, e PF2 meio que está seguindo este rumo. Mas, como disse, essa não é uma opinião cimentada ainda. Tem muito chão e playtest para rolar. Só que só não me sinto atraído pelo que está em andamento.

Fui acessar o site da Paizo para ver se tinha alguma novidade e reler as divulgações recentes para confirmar que não estou falando alguma bobagem mto grande, mas está fora do ar.

Enfim, também como comparação, tenho planejado sessões com o sistema de Yggdrasil (trazido pela Neworder), que tem me deixado bastante satisfeito.
« Última modificação: Maio 02, 2018, 09:56:20 am por Arcane »
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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #29 Online: Maio 02, 2018, 06:17:03 pm »
OFF


Enfim, também como comparação, tenho planejado sessões com o sistema de Yggdrasil (trazido pela Neworder), que tem me deixado bastante satisfeito.

Curiosidade: o que te atraiu no Ygdrasill, em termos de sistema? Pq a única experiência que tive foi bem engessada e rules-heavy.

Offline Arcane

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #30 Online: Maio 02, 2018, 11:31:59 pm »
OFF
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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #31 Online: Maio 18, 2018, 08:00:42 pm »
E definitivamente a Paizo andou de olho em D&D 4e:b

Citação de: Arcane
Cara, vou ser sincero, joguei Pathfinder desde que me desiludi com a 4e e até bem recentemente eu estava dando continuidade a uma campanha da Paizo, mas o sistema me cansou. O PF1 já tinha me cansado há um tempo, mas eu ia jogando pq, ao menos, o grupo estava entrosado com o jogo em si, e isso meio que incentivava. Entretanto, pouco antes de um hiato que entramos, eu tive uma discussão justamente por questão de mecânica em uma regra que eu discordava do sistema, e entendi bem a questão de todo o mecanicismo enraizado.

Heh, outra pessoa que chegou a conclusão que D&D 3.x não envelheceu muito bem.  :)

Offline Arcane

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #32 Online: Maio 18, 2018, 10:06:15 pm »
E definitivamente a Paizo andou de olho em D&D 4e:b

O que me parece um ponto positivo. Separar a ficha de monstros da ficha de personagens é uma boa decisão, embora essa ficha atual ainda esteja meio embolada de informações.
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Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #33 Online: Maio 19, 2018, 12:21:36 pm »
Bem, a única diferença da terceira pra quarta edição é que na terceira monstro podia pegar classe de jogador por padrão sem maiores dificuldades, na quarta isso era regra variante.

Quem chutou isso fora mesmo foi a quinta edição... mas estou desatualizado e pode ser que em novos livros já tenha regra pra isso de novo  :linguinha:

Re:Pathfinder 2E
« Resposta #34 Online: Maio 20, 2018, 12:35:17 pm »
Bem, a única diferença da terceira pra quarta edição é que na terceira monstro podia pegar classe de jogador por padrão sem maiores dificuldades, na quarta isso era regra variante.

Quem chutou isso fora mesmo foi a quinta edição... mas estou desatualizado e pode ser que em novos livros já tenha regra pra isso de novo  :linguinha:

Monstro com níveis de classe está no DMG (p. 283). É uma regra opcional, mas está lá desde o lançamento dos básicos da 5e.
« Última modificação: Maio 20, 2018, 12:39:02 pm por Bispo »

Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #35 Online: Maio 20, 2018, 03:42:47 pm »
Bem, a única diferença da terceira pra quarta edição é que na terceira monstro podia pegar classe de jogador por padrão sem maiores dificuldades, na quarta isso era regra variante.

Quem chutou isso fora mesmo foi a quinta edição... mas estou desatualizado e pode ser que em novos livros já tenha regra pra isso de novo  :linguinha:

Monstro com níveis de classe está no DMG (p. 283). É uma regra opcional, mas está lá desde o lançamento dos básicos da 5e.

Mas convenhamos, bem vaga comparada com edições anteriores.

Offline Lumine Miyavi

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #36 Online: Maio 20, 2018, 03:55:30 pm »
Vaga, sem suporte oficial e quebra ainda mais o cálculo já frágil de CR.

Bem, a única diferença da terceira pra quarta edição é que na terceira monstro podia pegar classe de jogador por padrão sem maiores dificuldades, na quarta isso era regra variante.

Quem chutou isso fora mesmo foi a quinta edição... mas estou desatualizado e pode ser que em novos livros já tenha regra pra isso de novo  :linguinha:

Monstro com níveis de classe está no DMG (p. 283). É uma regra opcional, mas está lá desde o lançamento dos básicos da 5e.

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #37 Online: Maio 20, 2018, 05:29:57 pm »
Mas convenhamos, bem vaga comparada com edições anteriores.

Mas ela atende o objetivo, ué: dar níveis de classes aos monstros. No que ela precisa ser mais específica do que é apresentado no livro? A 5e não é um sistema como a 3.X ou a 4e.

Citação de: Lumine Miyavi
Vaga, sem suporte oficial e quebra ainda mais o cálculo já frágil de CR.
E o que seria "suporte oficial" além de ser apresentada num dos livros básicos do sistema (DMG)?

Quanto ao CR: ele já é todo cagado. Desde que o Jeremy Crawford falou que o CR é um sistema holístico, foi confirmada minha visão de que determinar o CR dos monstros na 5e é um negócio mais místico (ou tentativa e erro pros menos crentes) do que uma operação input/output.

Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #38 Online: Maio 25, 2018, 06:29:32 pm »
Pelo preview do Mago, classe conjuradora continua sendo a mesma coisa lenta de sempre: excesso de opções de personalização, ao invés de focar em efeitos interessantes. Continua a corrida pelo dano, nada novo no horizonte.

http://paizo.com/community/blog/v5748dyo5lkst?Wizard-Class-Preview

Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #39 Online: Junho 12, 2018, 09:39:03 pm »
Saíram mais duas prévias: Perícias e Bárbaro!

(click to show/hide)

O Bárbaro não parece trazer muita novidade em relação ao que já se vê em outras variantes de D&D. Já o artigo das Perícias clarifica o uso das nomenclaturas de proficiência adquiridos ao subir o nível do personagem (treinado, especialista, mestre e lendário): elas funcionam como grau de sucesso numa ação. É simples, não é exatamente novidade, mas é interessante. É algo que tinha sido especulado durante o playtest de D&D 5e mas que não entrou na versão final.



« Última modificação: Junho 12, 2018, 09:46:19 pm por Heitor »

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #40 Online: Junho 16, 2018, 03:19:36 pm »
Prévia sobre as Condições ("status"). Mais microgerenciamento, por conta da economia de ações.

Offline Arcane

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #41 Online: Junho 16, 2018, 04:53:13 pm »
O que pode ser um problema em níveis altos, se múltiplos efeitos se acumulam e escalam sobre o alvo ao mesmo tempo.
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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #42 Online: Junho 18, 2018, 01:00:10 pm »
Se não mexerem nisso, chances da condição Quick ser tão quebrada quanto era Haste na 3.0 e ser a base de todos combos / highlevel play...

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Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #43 Online: Junho 20, 2018, 01:21:39 pm »
Prévia do Monkey Monge. Pelo visto, vão complicar desnecessariamente quando se ganha os graus de proficiência.

(click to show/hide)

Offline Arcane

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #44 Online: Junho 21, 2018, 08:22:29 am »
Da forma como descreveram a classe, parece que está ficando ainda mais wuxia. Senti que foi a prévia mais vaga até o momento, então ainda não tenho o que opinar.
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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #45 Online: Junho 21, 2018, 09:44:41 am »
Paralelamente ao assunto, houve uma falha interna da Paizo e haviam liberado o download do cenário do playtest para os membros da Pathfinder Society. Infelizmente eu não consegui fazer o download antes deles corrigirem o erro e retirarem o material do ar.

Parece que o material continha fichas atualizadas para o PF2, provavelmente dos icônicos. Ia ser bem legal ter uma referência direta das classes. Enfim... azar...
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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #46 Online: Junho 21, 2018, 04:45:39 pm »
Da forma como descreveram a classe, parece que está ficando ainda mais wuxia. Senti que foi a prévia mais vaga até o momento, então ainda não tenho o que opinar.

Eu só li nessa prévia:
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« Última modificação: Junho 21, 2018, 04:50:15 pm por Heitor »

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #47 Online: Junho 22, 2018, 01:45:19 pm »
Eu também não entendi esse foco repetitivo em cima o Quivering Palm... é um poder que sempre dependeu de múltiplas confirmações e nunca foi o foco principal do monge. Digo, ficaria mais rica a prévia da classe se mostrassem como a uma mobilidade melhorada poderia ser tão efetiva quando dano imediato.
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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #48 Online: Junho 22, 2018, 01:55:26 pm »
É o poder icônico do monge, desde que era Mystic na época do Rules Cyclopedia do 1e.

Você declarava Gentle Touch e atacava um inimigo; se o inimigo tivesse Dados de Vida iguais ou menores que seu nível, você poderia usar um dos seguintes efeitos, sem Saving Throw:

Charm, Cureall, Death, Quest ou Paralysis.

Novamente, SEM saving throw. Declarou, e não tem Hd maior? Efeito acontece.

Toda mecânicas que vieram depois disso remetem, de forma fraca e patética, a essa habilidade.

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #49 Online: Junho 22, 2018, 06:50:10 pm »
Fuck the police, post duplo.

Saiu um novo artigo sobre os arquétipos, que agora substituem os feats normais ao invés de classe features, além da substituição das classes de prestígio pelos "arquétipos de prestígio".

A versão prestígio parece ok, mas a versão normal de arquétipos combina alguns feats... com modificadores realmente situacionais; o de pirata, por exemplo, a menos que você passe parte da campanha no local específico vai ser sempre uma opção inferior aos feats normais, ainda mais que você só tem acesso a eles quando atende o requisito do local E não ganha benefício fora, como por exemplo, ignorar terreno difícil por inclinação FORA do movimento de um barco.

Não gostei muito.

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #50 Online: Junho 23, 2018, 03:25:56 am »
Fuck the police, post duplo.

Saiu um novo artigo sobre os arquétipos, que agora substituem os feats normais ao invés de classe features, além da substituição das classes de prestígio pelos "arquétipos de prestígio".

A versão prestígio parece ok, mas a versão normal de arquétipos combina alguns feats... com modificadores realmente situacionais; o de pirata, por exemplo, a menos que você passe parte da campanha no local específico vai ser sempre uma opção inferior aos feats normais, ainda mais que você só tem acesso a eles quando atende o requisito do local E não ganha benefício fora, como por exemplo, ignorar terreno difícil por inclinação FORA do movimento de um barco.

Não gostei muito.

Is this a fucking 4th edition reference? ft. recheio de livro da era d20.

Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #51 Online: Junho 27, 2018, 03:54:42 am »

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #52 Online: Junho 27, 2018, 09:23:13 am »
Prévia de Árvore de Natal Itens Mágikus!

Sentimentos confusos a esse respeito.

- Pontos de Ressonância é uma boa alternativa para limitar o gerenciamento de cargas, mas é outra fucking regra de gerenciamento dentro do jogo.
- Não ficou claro (ou eu não vi escrito) se todas as classes agora podem usar itens mágicos por meio de pontos de ressonância. Parece que sim... parece...
- E a regra de utilização de itens mágicos é mais uma regra de gerenciamento de ações. Esse excesso de controle me parece estar ficando um pouco fora de controle. *punintended
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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #53 Online: Junho 27, 2018, 12:09:52 pm »
Mais gerenciamento.
Mais imitação da 4e com níveis de craft!
Mais imitação da 5e com limites de itens!

Noice.

Edit, depois de pensar um pouco.

Isso torna os personagens marciais ainda mais dependentes de casters: usar um item de buff, quando o grupo não tem um spellcaster dedicado a tal, consome Resonance.

Assim como ativar Armas e Armaduras Mágicas! A menos que o marcial tenha algum motivo pra não transformar Cha em dump stat, isso só vai enfraquecer mais ainda.

JUST AS PLANNED
« Última modificação: Junho 27, 2018, 12:13:02 pm por Lumine Miyavi »

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #54 Online: Junho 28, 2018, 09:49:58 am »
Acho que o que vai determinar isso é como se darão as magias. Se continuar com os elementos do PF1, sim, personagens marciais tenderão a ficar mais fracos para suprir mais um (não intencional?) atributo primário na falta de um conjurador. Então, ainda estou no aguardo de algo novo em relação a conjuração em geral.
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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #55 Online: Junho 28, 2018, 02:25:34 pm »
Fui ler direito, basicamente tão querendo fazer da economia de ações como naqueles jogos em que ações diferentes tem velocidades diferentes honestamente, já acho aqueles sistemas de iniciativa/ações bem chatos também :linguinha:.

Re:Pathfinder 2E
« Resposta #56 Online: Junho 28, 2018, 02:25:44 pm »
Citação de: LuLumine
Assim como ativar Armas e Armaduras Mágicas! A menos que o marcial tenha algum motivo pra não transformar Cha em dump stat, isso só vai enfraquecer mais ainda.

Provavelmente isso não vai se aplicar para itens de uso contínuo e/ou automático, está descrito logo no começo:

Invested items are ones you wear that you have to prepare as you don them, after which they work continuously... Automatic activation happens with a small category of items that give their benefit whenever they're used for their normal purpose. A prime example is a sword with the frost property rune, which is always coated with frost and needs only hit a foe to deal extra cold damage.

Citação de: LuLumine
sso torna os personagens marciais ainda mais dependentes de casters: usar um item de buff, quando o grupo não tem um spellcaster dedicado a tal, consome Resonance.

Ou eles aprenderam lições com a 5e e vão limitar/enfraquecer buff. Entretanto, o mais provável é que assumam que não existirão grupos sem personagens conjuradores (afinal, assim como a 5e, praticamente todo mundo pode virar Conjurador em PF).
« Última modificação: Junho 28, 2018, 02:29:29 pm por Alexios I Komnenos »

Offline Heitor

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Novas prévias!
« Resposta #57 Online: Julho 02, 2018, 05:41:00 pm »
Mais duas prévias: Potâncias e o Vagante Ranger/Patrulheiro o caralho

(click to show/hide)

Re:Pathfinder 2E
« Resposta #58 Online: Julho 03, 2018, 11:32:04 am »
Eles incluíram mecânica de múltiplos ataques (-5/-10), com penalidades variantes de acordo com tipo de arma e classe. Jesus Cristo, Paizo, vocês não aprendem?  :b

Offline Arcane

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #59 Online: Julho 03, 2018, 02:51:10 pm »
Eu gostaria de ver uma condição de ataques primários e secundários, similar a regra de monstros no PF1. Mas múltiplos ataques da forma como é atualmente realmente não tem motivo, exceto de estarem procurando evitar os haters pró vacas sagradas D20.
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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #60 Online: Julho 03, 2018, 10:30:10 pm »
Se o Bispo aparecer e quiser atualizar a postagem de abertura do tópico, esse link vai apontar só os artigos de playtest:
http://paizo.com/community/blog/tags/pathfinderRoleplayingGame/playtest

No RPG notícias, começaram a traduzir os artigos:
http://www.rpgnoticias.com.br/tag/pathfinder-2e/

Re:Pathfinder 2E
« Resposta #61 Online: Julho 04, 2018, 04:23:08 pm »
Citar
Se o Bispo aparecer e quiser atualizar a postagem de abertura do tópico, esse link vai apontar só os artigos de playtest:
http://paizo.com/community/blog/tags/pathfinderRoleplayingGame/playtest

Boa! Já editei o post inicial.

Sobre o projeto e tudo o que foi mostrado até aqui: confesso que meu interesse é mais pelas ideias e soluções mecânicas/de design do que pelo jogo em si. Do que vi, Pathfinder 2e, tal qual seu predecessor, claramente não me atrai.

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #62 Online: Julho 10, 2018, 07:54:37 pm »
Mais tradução no RPG notícias, etc.

http://www.rpgnoticias.com.br/pathfinder-2e-uma-olhada-no-guerreiro/

Sim, fui eu. :v

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #63 Online: Julho 24, 2018, 03:14:32 am »
Pra dar um movimento no tópico: saiu uma prévia do Droid Drunk Doido Druida

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Offline Arcane

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #64 Online: Julho 24, 2018, 09:36:11 am »
Eu particularmente gostei de tudo que teve aí sobre o druida. E o Tempest Surge é a cara do GF Quetzalcoatl de FFVIII.

No mais... dia 02 está perto... a contagem regressiva já está rolando. Eu estava meio inerte a respeito de "ler mais uma edição de D&D", tipo, boring, mas até que minha expectativa está aumentando um tanto agora que estamos próximos do evento.
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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #65 Online: Julho 24, 2018, 10:57:00 pm »
Estou bem dividido quanto à 2E nessa altura. Por um lado, os 4 graus de sucesso e a action economy nova me dão esperança, por outro, tudo que eles lançaram de preview de opções pra jogador foi horrível, agora é esperar o playtest sair.

Se bem que a solução da 2E pra animal companions parece...Quase boa?  :blink:

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #66 Online: Julho 25, 2018, 12:26:17 pm »
Eu quase hypei, mas aí saiu o preview do Bardo, desmentindo o que disseram que o guerreiro ia ter acesso a mais feats e skills...

...não adianta ter acesso, se os outros são melhores. :v

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Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #67 Online: Julho 31, 2018, 03:43:35 pm »
Saiu a prévia de multiclasse no D&D 4e Pratofeito 2e

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« Última modificação: Julho 31, 2018, 09:48:04 pm por Heitor »

Re:Pathfinder 2E
« Resposta #68 Online: Julho 31, 2018, 04:41:43 pm »
Citação de: Heitor
Saiu a prévia de multiclasse no D&D 4e Pratofeito 2e

Lado positivo - Não-Conjuradores estão a dois talentos e uma dose de MAD de ter acesso ao "Arsenal de Poderes" de um Conjurador.  :b

Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #69 Online: Julho 31, 2018, 09:53:13 pm »
Citação de: Heitor
Saiu a prévia de multiclasse no D&D 4e Pratofeito 2e

Lado positivo - Não-Conjuradores estão a dois talentos e uma dose de MAD de ter acesso ao "Arsenal de Poderes" de um Conjurador.  :b

Espero que seja ironia, porque ó, tá uma :estercoflamejante: Numa tacada querem juntar D&D 4e e Star Wars SAGA da maneira menos inspirada possível.

Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #70 Online: Agosto 02, 2018, 03:05:05 pm »

Re:Pathfinder 2E
« Resposta #71 Online: Agosto 02, 2018, 04:52:05 pm »
Tô lendo desde às 13h30... Tá pesado o negócio. Mas tem decisões interessantes.

Offline Wilken

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #72 Online: Agosto 04, 2018, 02:17:06 am »
Ok, impressões gerais depois de uma lida razoável e uma sessão de playtest:

 - Em geral, os PCs são mais fracos do que as versões deles no Pathfinder 1e.
 - A maioria das magias problemáticas foram enfraquecidas, com exceção das magias de Wall of XYZ que parecem tão efetivas quanto sempre.
 - Na prática, ao menos no nível 1, a action economy nova não pareceu gerar turnos muito diferentes do que o esperado no PF1E, os casters ainda se posicionam e usam uma magia, os martials ainda se aproximam e fazem quantos ataques puderem, ocasionalmente a economy é um pouco mais generosa pra martials quando eles podem gastar uma ação andando e ainda fazer dois ataques.
 - Eu não gostei muito do sistema novo de "point buy" pra ability scores, mas ele é bem mais simples e provavelmente vai agradar quem gosta de montar builds.
 - Por outro lado, achei que a possibilidade de ter dois ability boosts (um de raça e um de background) deixa o método de rolar por ability scores muito mais interessante e reduz as chances de personagens inviáveis aparecerem.
 - Os skill feats demoram muito pra dar as opções interessantes (como modos de movimento novo), mas as magias de movimento também parecem enfraquecidas, então vou ter que esperar os níveis altos pra ver.
 - Os general feats são uma mistura de feat taxes óbvios e universalmente úteis com feats ridiculamente situacionais, não tem muitas decisões interessantes aqui.
 - Numericamente, as armaduras parecem bem balanceadas, mas a penalidade de -10 em Speed pra Heavy Armors parece muito pesada.
 - Se você tiver um nível de proficiência maior com uma armadura do que com um escudo, sua AC é menor de armadura E escudo do que só de armadura :blink:.
 - Gostei bastante do que eles fizeram com as armas e os traits de cada uma, parece que decidir por uma arma se tornou mais difícil e interessante. É uma pena que trocar de arma custe duas ações e provoque AoOs...
 - O jogo ainda é cheio de mecânicas pouco intuitivas e regras que vão precisar de FAQs...
 - As opções de multiclass são bem fracas.
 - As regras de resonance não me parecem muito bem pensadas no momento, eu entendo a ideia de prevenir o abuso de varinhas de CLW, mas gastar resonance pra usar uma bag of holding parece...estranho.

Mais especificamente sobre a classe que eu testei e li mais, o Fighter:
 - O fato de que ele é a única classe Expert em Weapons (e progride mais rápido que as outras) parece pouco, mas aumenta significativamente o DPR dele, me lembra bastante o modo como o Champion na 5e é um archetype tedioso mas com números bons.
 - Apesar de ter vários class feats pra escolher, a progressão dele não dá muitas escolhas, efetivamente, é como se o fighter pudesse escolher entre cinco combat styles: arco, escudo, arma de duas mãos, duas armas, ou arma+mão livre. Existem poucos feats que são aplicáveis a qualquer um dos estilos.
 - A maioria dos feats interessantes do Fighter possuem a trait de "press", que significa que eles só são aplicados a partir do segundo ataque, quando o fighter já tem -4/-5 de penalidade pra acerto, OU custam duas ações. O que significa que ou você faz três ataques simples de uma ação, ou você faz um ataque de duas ações e torce pro seu ataque final de -10 funcionar com o press. Alguns deles também tem condições extremamente específicas como "você está sendo flanqueado".

Impressão geral no momento: O sistema parece mais equilibrado, mas ele também parece menos interessante. Talvez, assim como na 5e, o nível 1 seja o "tutorial" e o jogo de verdade comece só no level 3~4, mas por enquanto o jogo parece bem tedioso e sem graça.

Offline Heitor

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #73 Online: Agosto 05, 2018, 02:39:13 am »
Estava lendo o Fighter por causa de seus comentários, acabei indo às armaduras, e cheguei na parte de carga. Fiquei surpreso que finalmente uma variante popular de D&D passou a usar volume ao invés de peso/massa para determinar quanto alguém pode carregar.

Se outros jogos d20 já usaram antes eu desconheço, e li um tanto por cima, mas talvez resolva aquelas situações ridículas de "carregadores de geladeiras" em dungeons. Afinal o que tem volume e/ou é disforme, engancha e desequilibra.

Offline Lumine Miyavi

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #74 Online: Agosto 06, 2018, 11:51:29 am »
Impressão geral no momento: O sistema parece mais equilibrado, mas ele também parece menos interessante. Talvez, assim como na 5e, o nível 1 seja o "tutorial" e o jogo de verdade comece só no level 3~4, mas por enquanto o jogo parece bem tedioso e sem graça.

Somos dois, migo.

Acho que a parte mais sem graça é que comparativamente, a multiclasse não permite construções tão legais porque as coisas boas das classes são níveis altos e multiclasse você conta como metade do nível pra feats.

Guerreiro com Cleave? Nope.
Bárbaro com Power Attack? Depois de 2 níveis, etc.

Mas a minha crítica principal foi a remoção de certos elementos-base do sistema d20 e transformá-los em feats ou cobrar por isso, em particular duas regras que eu achei zuadaço:

1) Escolher 10 / 20 não existe, é um feat de Skill (Assurance) (p 163), e mesmo assim é só pra skill comprada.

Além de escalar com proficiency que permite transformar coisas como as Compostions de Bardo em algo trivial (e não um risco a ser tomado ao tentar "melhorar" uma magia), também removem parte da ideia acelerar o jogo.

2) Conjuradores espontâneos não podem pegar magias e usar como slot maior, porque eles ou dependem de habilidades de classe pra isso (escolha duas da sua lista por dia, como Feiticeiro ou Bardo), ou precisam "conhecer" a magia pra cada nível ou usar habilidade de classe pra isso.

O próprio exemplo (p 192) dado é um feiticeiro que não poderia conjurar uma Fireball elevada com slot de 5th, porque ele só conhece a Fireball normal (3rd). Bizarro.

---

Fora pequenas incongruências de termos (certas condições são capitalizadas, outras não, certas cantrips sofrem de um excessivo enrolar, como por exemplo, Acid Splash e Chill Touch, que repetem várias vezes a descrição para "esclarecer", assim como a talvez pior descrição Chromatic Wall que eu já tenha visto na vida.

São coisas que pra mim mostram um beta óbvio, e espero que a Paizo não ignore o feedback.

Estava lendo o Fighter por causa de seus comentários, acabei indo às armaduras, e cheguei na parte de carga. Fiquei surpreso que finalmente uma variante popular de D&D passou a usar volume ao invés de peso/massa para determinar quanto alguém pode carregar.

Se outros jogos d20 já usaram antes eu desconheço, e li um tanto por cima, mas talvez resolva aquelas situações ridículas de "carregadores de geladeiras" em dungeons. Afinal o que tem volume e/ou é disforme, engancha e desequilibra.

E tem aquilo: Armaduras são bem mais fracas que builds de Destreza, pela TAC, por exemplo. Mesmo a AC equivalente, você tem redução de Speed e outras coisas...
« Última modificação: Agosto 06, 2018, 11:53:31 am por Lumine Miyavi »

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Re:Pathfinder 2E
« Resposta #75 Online: Agosto 07, 2018, 03:31:43 pm »
Meu interesse em Pathfinder é tão baixo que o soft-Reboot de Vampiro tem sido mais interessante no aspecto mecânico do que o RPG que a Paizo tem apresentado. E porra, eles conseguiram limar ainda mais o que personagem consegue fazer sem talentos, yeah.

 :violino:The times, they´re a changin´  :violino:
« Última modificação: Agosto 07, 2018, 03:42:11 pm por Alexios I Komnenos »

Offline Heitor

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« Resposta #76 Online: Outubro 14, 2018, 09:32:34 pm »