Autor Tópico: [D&D Next] Vamos Fugir! (Teste de Moral)  (Lida 4259 vezes)

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Re:[D&D Next] Vamos Fugir! (Teste de Moral)
« Resposta #15 Online: Abril 17, 2012, 10:51:03 am »
Bom se tirar pelo menos como base no AD&D tinham alguns monstros com moral "Fanático", ou seja, nunca fugiam...

Principalmente os mais poderosos.

Offline kinn

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Re:[D&D Next] Vamos Fugir! (Teste de Moral)
« Resposta #16 Online: Abril 17, 2012, 11:34:49 am »
Pra inimigo fugir ele tem que:

a] ser um vilão recorrente  :haha:
b] indivíduo covarde já descrito em sua ficha (ou seja não é um monstro genérico)
c] o contexto do combate mostrar que seu grupo foi massacrado e ele não é uma criatura com tendências suicidas

Se a criatura for inteligente, ela pode oferecer rendição.
Pesquisas provam:
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Offline ferdineidos

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Re:[D&D Next] Vamos Fugir! (Teste de Moral)
« Resposta #17 Online: Abril 17, 2012, 02:50:25 pm »
Acho interessante vir na ficha algo do tipo: "Goblins são covardes e quando percebem risco sério podem fugir..." ou "Hobgoblins são disciplinados e tendem a lutar até o último homem (ou monstro)"

Seria legal ainda se houvesse incentivo para que se usasse perícia (intimidação, bluff) para "amedrontar" um grupo e fazê-lo fugir.

Agora colocar: "Dragões vermelhos anciões fazem uma jogada de moral quando estão com 25% de seus HP, com dificuldade X" é escroto. Até pq cai no que o Logan (acho) falou, o desafio pode de repente ficar bem mais fácil com uma única jogada de azar do mestre.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."

Re:[D&D Next] Vamos Fugir! (Teste de Moral)
« Resposta #18 Online: Agosto 07, 2014, 10:36:52 pm »
Em relação aos inimigos acho que todas essas questões devem ser interpretadas pelo mestre, acho que ao menos a qualificação da moral deveria existir tanto na ficha dos PCs quanto nos monstro, mas somente a caráter de lembrete ou como uma regra opcional.

Mas a minha maior preocupação é que minha mesa acha que todos os inimigos são sacos de pancadas cuspidores de XP, e eles não 'arredam' pé de uma luta de jeito nenhum, em quanto o personagem não morrer.

Eu acho que essa regra daria um pouco mais de noção a alguns jogadores, pelo menos para policia-los um pouco. Seria quase uma fuga obrigatória para os jogadores.

Assim como mestre não teríamos que fingir erros nos dados dos monstros ou ficar inventando subterfúgios para não matar PCs.


Green Hunter

 
« Última modificação: Agosto 07, 2014, 10:38:26 pm por greenhunter1983 »

Re:[D&D Next] Vamos Fugir! (Teste de Moral)
« Resposta #19 Online: Agosto 07, 2014, 11:10:49 pm »
Antes de tudo - Dá-lhe Necromancia de Tópico.  :P

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Mas a minha maior preocupação é que minha mesa acha que todos os inimigos são sacos de pancadas cuspidores de XP, e eles não 'arredam' pé de uma luta de jeito nenhum, em quanto o personagem não morrer.

Algo que eu aprendi com o tempo, especialmente depois de 2-3 anos como jogador depois de quase uma década praticamente como DM: Salvo alguns sistemas distintos ou cruéis, Jogadores geralmente não veem Combate como algo arriscado, perigoso ou negativo - Combate é a parte mais divertida e empolgante do jogo, algo que você tem que ir atrás.

Eu me considero um RBDM (Rat Bastard DM) e sempre vi Jogadores como idiotas kamikazes dispostos a entrar em situações idiotas - até que me vi com meu Chaladino pragmático e diplomático aceitando enfrentar mais de 20 oponentes muito bem treinados que prepararam uma emboscada para meu personagem e o de outro jogador.  :P

Portanto, se quer que os jogadores passem a cogitar fugir de um combate, você precisa deixar claro, obviamente claro, não apenas uma dica ou sugestão, que ele é imensamente perigoso e indesejável.

Em uma analogia onde o combate é como um doce, não diga aos jogadores que eles podem engordar a médio-longo prazo - mostre que o doce é radiativo, recheado de aspargo e que ainda vai deixar o personagem broxa pelo resto de sua vida.
« Última modificação: Agosto 08, 2014, 03:16:11 am por Evola »