Autor Tópico: One fantasy system to rule them all  (Lida 9314 vezes)

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One fantasy system to rule them all
« Online: Junho 20, 2012, 09:52:52 am »
Uma dúvida que me surgiu enquanto lia um tópico no RPG.net (o tópico acabou indo em outra direção, então não faz sentido colocar o link).

Alguém perguntou porque comprar o D&D Next, se outros retroclones parecem fazer o mesmo que ele.

Uma das respostas foi que se você comprar um retroclone, da próxima vez que quiser jogar um jogo de fantasia que não siga o tema daquele retroclone, você precisa comprar outro livro de outro rpg. Com o Next, você só precisa usar outro módulo.

Meu problema com a resposta é que os módulos vão ser vendidos em suplementos. Uma ou outra coisa vai aparecer como 'gratuita', mas a maioria vai estar em livros ou as revistas online deles. Eu espero que incluam alguma coisa nos básicos, mas considerando a quantidade de material que eles tem que disponibilizar para fechar o core do sistema, não espero uma grande quantidade de módulos complexos nos três livros.

Considerando que existem muitos jogos de fantasia bons, que custam menos que um suplemento de D&D hoje em dia e muitos seguem os tropes de D&D, a modularidade não acaba sendo vantagem somente para quem quer jogar um jogo de fantasia com a sigla D&D na capa?

Me adiantando:

-Você pode criar seus próprios módulos! House rules and shit!

Eu também posso fazer isso pra qualquer outro sistema de fantasia que me interessar.
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Offline Lumine Miyavi

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #1 Online: Junho 20, 2012, 09:58:43 am »
Pra mim a força de D&D está na marca, e não no seu conteúdo - pelo menos inicialmente. A menos que o conteúdo seja muito contrário a filosofia de jogo (como a 4e fez com a grognardia em peso), mesmo que tenha problemas ele "vale mais" por tradição do que outros sistemas.

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #2 Online: Junho 20, 2012, 10:07:37 am »
Pra mim a força de D&D está na marca, e não no seu conteúdo - pelo menos inicialmente. A menos que o conteúdo seja muito contrário a filosofia de jogo (como a 4e fez com a grognardia em peso), mesmo que tenha problemas ele "vale mais" por tradição do que outros sistemas.

É a sensação que eu tenho. Por isso o tal 'pra quem quer o logo D&D na capa'.

Isso me lembra um cara reclamando que o RPG estava em crise no Brasil porque a maioria das pessoas gostaria de ter um livro básico de Forgotten Realms (por ser o cenário principal do D&D e etc.) em casa, mas não podem pagar por ele. Na hora eu pensei que um dos cenários que eu nunca me interessei e provavemente nunca teria na minha estante, era o Forgotten.
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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #3 Online: Junho 20, 2012, 10:12:16 am »
O mesmo comigo. Não gosto muito de usar cenários prontos, mas gosto de ler sobre eles (e chupinhar algumas ideias interessantes).

Só que Forgotten, junto com dragonlance, é um que nunca me atiçou muito
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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #4 Online: Junho 20, 2012, 10:26:15 am »
É, D&D tá querendo se sustentar só por fanboyismo...

Mas acho difícil ir para frente. Não existe uma filosofia que transmita o "espírito de D&D" e que possa o produto, por si só, ser um fan service. Ah não ser regredir e copiar o que deu errado no passado.

Offline Lumine Miyavi

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #5 Online: Junho 20, 2012, 10:30:59 am »
Não existe um "espírito de D&D", por mais que falem. E é exatamente trabalhando em cima desse algo inexistente que eles querem vender a nova edição como um retorno ao "espírito do passado"..

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #6 Online: Junho 20, 2012, 10:33:58 am »
Eu não quis dizer que exista esse espírito, concordo 100% com você

Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #7 Online: Junho 20, 2012, 10:47:11 am »
Espirito D&D é algo que inventaram para poder dizer "minha edição é mais D&D que a sua"

E também para vender retroclones para grognards
« Última modificação: Junho 20, 2012, 12:13:55 pm por Tyrael »
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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #8 Online: Junho 20, 2012, 10:49:32 am »
Mas tem que ver também que a Wizards é uma powerhouse. Os caras conseguem (e isso não é exatamente bom) esgotar o assunto em pouco tempo: suplementos, cinco livros de monstros, três livros só de mago, aventuras prontas, livro de mortos-vivos, livro de monstros-planta etc.

Para quem é preguiçoso ou não tem tempo de preparar aventuras com muito esmero, o apoio de uma empresa grande pode trazer faz a diferença. Se você joga muito e tem pouco tempo, esses suplementos salvam a vida. O character builder ajuda muito o grupo na hora de fazer fichas rapidamente. Essas coisas.

Você pode comprar um RPG indie, mas vai ter que dedicar mais tempo à criação e adaptação das coisas.

Pelo menos é como eu vejo. Meu grupo costuma se reunir nas madrugadas de quarta pra quinta e jogar da meia-noite às 4 da manhã, justamente pela falta brutal de tempo. Quando que eu vou conseguir criar monstros e desenhar mapas e fazer fichas de NPC no braço?
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #9 Online: Junho 20, 2012, 11:05:12 am »
Acredito que exista sim um espírito D&D, mas não que uma edição específica o represente.

Pra mim trata-se de um grupo de aventureiros, geralmente um mago, guerreiro, ladino e clérigo que se aventuram, sobem de nível sobretudo matando monstros, e juntam tesouros.

As regras em si são apenas o pano de fundo.

Uma coisa importante a ser lembrada é que todas as edições anteriores representaram uma consideravel ruptura com as anteriores, não só a 4e.

O D&D Next pode ser a primeira em que isso não aconteça, pois vai apenas resgatar regras e conceitos já utilizados.

Acho que é o maior risco pra Wizards, pois querendo ou não quem compra as novas edições em grande parte são as pessoas que estão insatisfeitas com coisas da atual.

A verdade é que quem reclama das mudanças em grande parte não o faz por considera-las de fato ruins, mas sim por que são mudanças, e as obrigam a deixar a sua zona de conforto, e "jogar fora" todos aqueles livros e dinheiro que ela investiu. Alguns pensam até que as boas experiências que eles tiveram serão perdidas se eles mudarem de edição.

Offline Lumine Miyavi

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #10 Online: Junho 20, 2012, 11:11:15 am »
Mark, se a temática de D&d for resumida em "pessoas entram em masmorras pra enfrentar monstros e juntar tesouros", nenhuma edição violou essa premissa.

Ma]durga, tem que levar em conta que nossa faixa etária já passou do público-alvo, mesmo com a nossa insistência em jogar. A única / primeira edição que não está sendo feita levando em conta a juventude nerd (e eu digo juventude nerd com o termo a bem "Vingança dos Nerds", mesmo) será essa Next, que recuperará ideais e valores de outrora.

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #11 Online: Junho 20, 2012, 11:14:22 am »
Mark, se a temática de D&d for resumida em "pessoas entram em masmorras pra enfrentar monstros e juntar tesouros", nenhuma edição violou essa premissa.

Eu não considerei a parte das masmorras por achar que isso já foi a muito superado, mas o resto do conceito é esse mesmo.

Foi justamente isso que eu disse, nenhuma edição violou essa premissa, por isso são todas D&D, pois todas permitem e de uma forma ou de outra mantém esse espírito.

Completando, pra mim, a menos que a nova edição faça algo como abolir a magia e trazer regras apenas para personagens marciais, ou inverter totalmente a lógica atual, e gastar 3 páginas com combate e coisas relacionadas e o resto do livro só com regras para intrigas, com as classes sendo agora o diplomata e o espião, é se poderia acusar de não ser mais D&D.
« Última modificação: Junho 20, 2012, 11:17:52 am por Mark Logan »

Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #12 Online: Junho 20, 2012, 11:14:56 am »
Pelo menos é como eu vejo. Meu grupo costuma se reunir nas madrugadas de quarta pra quinta e jogar da meia-noite às 4 da manhã, justamente pela falta brutal de tempo. Quando que eu vou conseguir criar monstros e desenhar mapas e fazer fichas de NPC no braço?

Você vai ter que gastar $$ pra conseguir essas coisas. O que te impede de comprar um outro rpg que tenha esse material que você quer? E que normalmente, vai custar mais barato?

Nota que minha dúvida é quanto essa suposta vantagem da modularidade: você compra um sistema e vai trocando os módulos de acordo com o que você quer. Mas se a maioria dos módulos vão exigir o gasto de $$ pra comprar, não existe diferença entre comprar um novo rpg e comprar um novo módulo a cada campanha que você queira dentro de um gênero/ambientação/etc. diferente dos que você já usou anteriormente.

Quanto ao material pronto para suportar seu jogo, muitas editoras menores de fantasia também oferecem suplementos, aventuras e etc., sem contar com material das fanbase, que costumam ser bem ativos nos jogos menores que conseguiram um certo apelo.

Pro pessoal dos retroclones, que aliás parecem ser o alvo do design até agora, tem material suficiente em jogos menores de outras editoras para anos de jogo. Pro pessoal da 3e, Pathfinder continuamente joga novo material no mercado. Porque então mudar para D&D, além da marca?
« Última modificação: Junho 20, 2012, 11:18:42 am por kimble »
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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #13 Online: Junho 20, 2012, 11:50:48 am »
Porque não trocar? Simples. O aprendizado de um novo sistema (mesmo que especializado no assunto que se quer jogar) é um empecilho plausível.

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #14 Online: Junho 20, 2012, 12:14:24 pm »
Porque não trocar? Simples. O aprendizado de um novo sistema (mesmo que especializado no assunto que se quer jogar) é um empecilho plausível.

Será?
a) Eu lembro da época que o d20 era o 'system to rule them all'. Era horrível. A quantidade de jogo bom, que resolveu lançar uma nova versão pra d20 que acabava com a idéia do cenário (Rokugan é o primeiro que me vem a cabeça) e incomodava a fanbase, foi grande;
b) Um problema que tive quando comecei a aprender M&M, foi a similaridade dele com D&D. Eu tive que aprender a ignorar isso pra conseguir aprender o sistema.

Realmente a vantagem de ter uma base para vários jogos parece a única vantagem que eu enxergo (não o custo $$$), mas eu me pergunto o quanto isso vale quando comparado a um sistema dedicado ao que se pretende jogar.

Um sistema genérico tem um módulo bom para um determinado universo ficcional, é melhor que um bom rpg criado especificamente pra aquele universo ficcional?

Por exemplo, eu sei que Gurps poderia ser usado pra mestrar LotR. Mas eu prefiro algo como The One Ring, porque o sistema é cheio de regras e detalhes pra reforçar a idéia do cenário.
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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #15 Online: Junho 20, 2012, 12:16:42 pm »
E reforçar que sistemas indies são One Trick Poney.

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #16 Online: Junho 20, 2012, 12:27:11 pm »
A idéia da Wizards é bem similar de quando ela lançou o d20. A idéia é a mesma, lembro que na época o RPG estava mais em alta aqui no Brasil e muita gente usava a associação com o The One Ring mesmo.

Eu prefiro um sistema especificamente criado para um tipo de cenário do que um sistema genérico. GURPs, por exemplo, mesmo sendo um sistema genérico, acho que encaixa muito melhor em uma campanha atual ou medieval-realista do que em coisas de fantasia mesmo com os suplementos sobre isso. Para mestrar fantasia medieval com alta magia, nada melhor do que qualquer edição do D&D.

O próprio d20 mostrou ser mais eficiente como um sistema para high fantasy. A versão d20 Modern é até legal, mas fica estranho.

Atualmente comecei a mestrar o Chronicle System (do Song of Ice and Fire RPG) em um cenário meio que pedia por menos magia e mais intrigas. O sistema é muito melhor que D&D para esse tipo de coisa. Melhor que GURPs também, ou Storyteller, etc.

Não acho que Wizards consiga o mesmo impacto com o DDN que ela conseguiu com o d20. Não será um sistema para dominar tudo. O sistema de modulos é legal, mas se não tiver uma boa quantidade de modulos decentes nos livros core para deixar o sistema com uma complexidade e detalhamento comparáveis a 3.5e e 4e, ficará parecido com qualquer RPG indie por ai. Dùvido que a Wizards faça isso... mas com certeza muita coisa legal vai ficar pra suplements. No 4e já fizeram isso tirando classes principais e só lançando elas no PH2 e PH3. Eu que sou fã de Sorcerer fiquei puto xD um amigo que sempre jogou de bárbaro também ficou indignado... mas esse tipo de coisa é dificil prever.

Offline Madrüga

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #17 Online: Junho 20, 2012, 12:30:20 pm »
Você vai ter que gastar $$ pra conseguir essas coisas. O que te impede de comprar um outro rpg que tenha esse material que você quer? E que normalmente, vai custar mais barato?

Olha, qualquer um estaria mentindo se dissesse que compra TUDO. Então o motivo de ficar com D&D pode ser outro. Talvez o que há de exclusivo/próprio nos produtos da marca? Cenários, criaturas icônicas, raças e monstros que não eram OGC?

Não estou nem defendendo o que EU faço, porque estou jogando Storyteller modificado (mortais em ficção científica) há um tempo, e meu grupo jogava e8 (D&D low-level, adaptado). Recentemente recomecei a jogar D&D 4e (tinha começado e parado duas vezes) e me assombra o que as ferramentas do site fazem por você. Estamos jogando com bastante suporte do Insider.

Nota que minha dúvida é quanto essa suposta vantagem da modularidade: você compra um sistema e vai trocando os módulos de acordo com o que você quer. Mas se a maioria dos módulos vão exigir o gasto de $$ pra comprar, não existe diferença entre comprar um novo rpg e comprar um novo módulo a cada campanha que você queira dentro de um gênero/ambientação/etc. diferente dos que você já usou anteriormente.

Existe diferença entre comprar um RPG novo e um módulo, se o RPG novo tiver de ser aprendido. E você precisa lembrar que há grupos que simplesmente NÃO vão aprender nada novo. O meu é um desses. Os caras não têm saco de aprender sistema novo, mas não ligam se uma base familiar for alterada. Fazer o quê?
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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #18 Online: Junho 20, 2012, 12:32:37 pm »
Lumine,
Mas:
a) Não estou falando unicamente de indies;
b) Meu exemplo, The One Ring, definitivamente não é indie;
c) Eu também não gosto de jogos que seguem a idéia do laser focused.

Tem vários indie que não seguem essa idéia de focar tanto assim, permitindo que eles sejam usados em mais do que uma situação específica.

Este Corpo Mortal serve para muitos tipos de jogos de fantasia e criaturas mágicas, mas ele é focado num estilo que (me parece) reforçar gêneros de fantasia moderna, o que faz com que seja melhor pra isso (Scion, Changeling, etc.).

Estou lendo Espírito do Século agora, ele é focado em pulp. Mas eu não consigo parar de ver partes que facilmente funcionariam num jogo de Star Wars. Ao mesmo tempo que estou lendo esse livro, estou lendo Werewolf the Wild West. Novamente, muita coisa funcionaria desse cenário funcionaria nesse sistema.

Então dá pra ser um jogo focado num gênero ou cenário, sem ser tão concentrado que é difícil usar em qualquer outra coisa. O que não impede que existam jogos que sejam tão focados assim e ainda sejam muito bons.

A idéia da Wizards é bem similar de quando ela lançou o d20. A idéia é a mesma, lembro que na época o RPG estava mais em alta aqui no Brasil e muita gente usava a associação com o The One Ring mesmo.

Só uma correção, o The One Ring não é o mesmo sistema de LoTR que existia na época do D20 aqui. É bem melhor :)

Madruga,

Exclusividade: Raças padrão (elfo e cia.) são liberadas. Cenários, exceto por alguns com características de fantasia mais nova, provavelmente funcionariam com a maioria dos retroclones das primeiras edições, com um mínimo de adaptação. Acho que sobra mesmo são alguns monstros que são específicos do D&D. Beholders? Pantera Transportadora? Drows você pode chamar de 'elfos negros' que dá no mesmo.

Não querer aprender: Mas eles vão ter que aprender algo novo. Eles vão ter que aprender um ou mais módulos novos a cada vez que uma nova campanha (com características diferentes da anterior) for iniciada. Enquanto as campanhas forem suficientemente próximas, esse trabalho é pequeno. Mas e quando as mudanças forem grandes, como pular de uma campanha de Forgotten para algo no estilo de LotR ou Rokugan?

Eu acho que esse último caso é muito mais o desejo de se manter numa 'zona de conforto'. D&D é o que eles sempre jogaram. WotC vai lançar algo novo. Eles vão aprender a nova edição e jogar ela. Como é D&D, mesmo que o sistema mude, ele continua sendo a zona de conforto e continua despertando interesse.
« Última modificação: Junho 20, 2012, 12:44:43 pm por kimble »
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Offline Barão

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #19 Online: Junho 20, 2012, 12:49:05 pm »
Eu acho que a galera que se mantem sempre no mesmo sistema, tá escolhendo se focar em wow ao invés de jogar zelda e outros jogos (nao necessariamente indies). Ou o cara que prefere sempre jogar só fps, que copiam um ao outro suas mecânicas.

É questão de estilo, mas no meu caso, eu não posso ficar sempre jogando o mesmo jogo... Uma hora abusa.

E outra, é muito difícil de fato aprender um jogo novo, como D&D ou gurps (ou ficar bom no wow), mas é mais intuitivo jogar zelda (ou fiasco, ou espirito do século), ou qualquer jogo indie.

Offline shido_vicious

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #20 Online: Junho 20, 2012, 01:52:50 pm »
Não existe um "espírito de D&D", por mais que falem. E é exatamente trabalhando em cima desse algo inexistente que eles querem vender a nova edição como um retorno ao "espírito do passado"..

Não existe? :queixo:

Eu sempre achei que houvesse, mas que não se traduzia em jogo de maneira adequada por culpa de regras/procedimentos incoerentes.

Até a 4a. edição eu detestei o D&D porque nunca havia conseguido participar de uma sessão satisfatória usando os livros desse jogo. Nunca houve clareza — o AD&D me quebrava a cabeça porque havia esse monte de regras de combate, mas, para os (dois) mestres com quem joguei, o objetivo parecia ser evitar combates.

O 3.5 foi ainda pior no quesito de causar confusão — apesar de esteticamente haver classes, o sistema mais parecia um point-buy disfarçado por uma fachada excessivamente barroca e enrolada. Aí rolava bater a cabeça com o sistema quando se queria algum conceito ultra-específico de personagem que não era coberto pelas opções do point-buy enrolado. Sem falar das instâncias em que o sistema misturava rules-as-physics com abstrações "joguistas". E no meio de tudo isso eu simplesmente era incapaz de descobrir qual era a maneira pretendida de se jogar aquela merda.

Além de confuso, isso tornava o D&D totalmente sem atrativos pra mim — a fantasia baunilha que rolava nos (infrutíferos) jogos de D&D também rolava com o Dungeoneer (Advanced Fighting Fantasy) — com a diferença de que a coisa fluía.

Como eu não tenho nostalgia pelo D&D (tenho traumas na verdade), pra mim a 4a. edição foi o primeiro D&D que me permitiu dizer "ah, então é assim que se joga isso de maneira satisfatória". Só o fato de não fingirem que "oh, personagens não-combativos são perfeitamente viáveis nesse sistema" foi de uma ajuda enorme. Pois o sistema deixou bem claro que embora alfaiates, artistas circenses e cozinheiros existissem no cenário como opções de background, não eram opções viáveis em que centrar mecanicamente seu personagem. Removeu totalmente a minha trava psicológica de "combate é malvado e não é HIGH ART!!1!!" — combate é importante nesse jogo, assume-se que todos os personagens possuem competência nessa área e, se você não gosta disso, VAI JOGAR OUTRA COISA, BARALHO.

O que o Lumine despreza como "one trick ponies" eu vejo como ferramentas adequadas. Canivete suíço é muito legal e tal — mas o alicatinho e a serrinha dele não se comparam, em eficácia, ao serrote e pelo menos três alicates diferentes que tenho lá na caixa de ferramentas. O canivete também tem uma agulha perfurada — melhor que nada, mas patética se comparada à minha Singer semiprofissional e minha caixa de costura cheia de compartimentos.

Funcionalmente, o D&D Previous ("Next") não me parece um bom negócio. "Vamos tirar a sua caixa de costura de três andares — a agulha perfurada que você ganhará em troca não se compara, mas você vai levar mais um monte de ferramentas sub-ótimas/quebra-galho". Provavelmente sua costura não será mais tão boa, mas você poderá realizar MUITOS outros trabalhos no melhor da gambiarra.

(Mas, then again, o old school não tem a gambiarra como bandeira? Por que pagar por um produto funcional quando você pode pagar pelo "privilégio" de passar trabalho para deixá-lo usável?)

Offline Lumine Miyavi

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #21 Online: Junho 20, 2012, 06:49:10 pm »
Mas eu não desprezo One Trick Poneys, dood. Apenas acho que em certos grupos isso é inviável, como o exemplo ali do Madruga. Pessoalmente eu não me importo em testar novos sistemas... mas 1/3 do meu (ex?)grupo sim, logo, estávamos meio que presos a dualidade Daemon* / D&D.

*Eu pessoalmente abomino Daemon como sistema funcional. O fluff em alguns livros é até divertido, mas...

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #22 Online: Junho 20, 2012, 10:13:24 pm »
Citar
Um sistema genérico tem um módulo bom para um determinado universo ficcional, é melhor que um bom rpg criado especificamente pra aquele universo ficcional?

Por exemplo, eu sei que Gurps poderia ser usado pra mestrar LotR. Mas eu prefiro algo como The One Ring, porque o sistema é cheio de regras e detalhes pra reforçar a idéia do cenário.

Cuidado. Daqui a pouco vão te acusar de indie forgista. (apesar de The One Ring estar mais para um rpg tradicional com elementos indie do que o inverso)


E The One Ring é o rpg que melhor retrata o ethos de sua obra-fonte que eu já vi. Só é um pouquinho mais complexo do que eu gostaria. Mas é bem projetado PARA CACETA.

EDIT: gostei do "D&D Previous" do Shido.  :laugh:

EDIT²: e Lu, tente conhecer Runequest/BRP. É o original do qual Daemon é a cópia estragada. É um puta sistema, apesar de overcomplex em certas partes.
« Última modificação: Junho 20, 2012, 10:22:51 pm por silva »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Heitor

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #23 Online: Junho 21, 2012, 12:17:53 am »
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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #24 Online: Junho 21, 2012, 07:54:37 am »
Quando li o título desse tópico pensei que estavam falando daquela paródia do "Um sistema", que escreveram no início do lançamento da 3e.

Engraçado que o tempo passa e o assunto é praticamente o mesmo.
Somos todos bots!

Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #25 Online: Junho 21, 2012, 08:17:52 am »
D&D. Até as reclamações sobre o sistema costumam ser as mesmas sempre :)
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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #26 Online: Junho 21, 2012, 08:34:18 am »
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Cuidado. Daqui a pouco vão te acusar de indie forgista. (apesar de The One Ring estar mais para um rpg tradicional com elementos indie do que o inverso)

Well, eu ainda não vi o Kimble dizendo que Senhor dos Anéis só deve ser jogado de uma só maneira e o sistema deveria refletir aquela única forma insistentemente. Aí sim seria Forgista (mas não necessariamente Indie - ótimos RPGs como Trail of Cthulhu e Houses of the Blooded são Indies mas estão bem longes de seguir o Cult of Ron). :P

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O que o Lumine despreza como "one trick ponies" eu vejo como ferramentas adequadas. Canivete suíço é muito legal e tal — mas o alicatinho e a serrinha dele não se comparam, em eficácia, ao serrote e pelo menos três alicates diferentes que tenho lá na caixa de ferramentas. O canivete também tem uma agulha perfurada — melhor que nada, mas patética se comparada à minha Singer semiprofissional e minha caixa de costura cheia de compartimentos.

Não é desprezo quanto a "One Trickies" - é apenas lembrar que esse molde não se encaixa para diversos RPGs e Cenários (e provavelmente irritar o Silva, mas esse é só um bônus desejável  :P).

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(Mas, then again, o old school não tem a gambiarra como bandeira? Por que pagar por um produto funcional quando você pode pagar pelo "privilégio" de passar trabalho para deixá-lo usável?)

Mais ou menos. Esse "Revival Old School" que tem ocorrido a partir de 2005 é bem similar a qualquer outro "Revival" (como Revival 80ista em música) - é tão focado em um ou dois aspectos supostamente icônicos de uma época e esquece que havia muito mais a se explorar no mesmo período (e dos problemas que fizeram esses aspectos da época serem deixados de lado) e acaba criando algo que está mais para um pastiche tosco e anacrônico.

Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #27 Online: Junho 22, 2012, 10:38:54 pm »
li, li, li e me perdi...

A questão era se não seria melhor usar outro sistema em vez do D&D, para jogar jogos com temática do D&D?
Se sim, é claro que sim.

Mas acho que isso vai ser mais natural e menos chocante que nas duas edições anteriores...

Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #28 Online: Junho 22, 2012, 11:11:27 pm »
Eu não consigo imaginar um sistema melhor para se jogar um jogo com tematica D&D do que o proprio D&D
« Última modificação: Junho 22, 2012, 11:14:31 pm por Tyrael »
War never changes

Offline Arcane

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #29 Online: Junho 23, 2012, 08:43:52 am »
A pergunta é sincera. O que é temática D&D? Como a definimos?
Somos todos bots!

Offline Smaug

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #30 Online: Junho 23, 2012, 11:30:09 am »
Grupo de 5 aventureiros, masmorras, monstros, tesouro.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Barão

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #31 Online: Junho 23, 2012, 11:57:04 am »
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O melhor sistema de D&D é DDO então

Offline VA

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #32 Online: Junho 23, 2012, 12:37:03 pm »
Grupo de 5 aventureiros, masmorras, monstros, tesouro.

Se for isso, GURPS também se sai muito bem.

Offline Heitor

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #33 Online: Junho 23, 2012, 12:40:02 pm »
O DDO ainda ganha porque faz todo planejamento e matemática, e você fica somente com a parte boa: jogar.

Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #34 Online: Junho 23, 2012, 12:54:43 pm »
A pergunta é sincera. O que é temática D&D? Como a definimos?

Relativismo? Por quê usar? Por quê não usar?

Offline Smaug

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #35 Online: Junho 23, 2012, 01:02:37 pm »
Grupo de 5 aventureiros, masmorras, monstros, tesouro.

Se for isso, GURPS também se sai muito bem.
Sim, mas GURPS se sai bem em um monte de outras coisas, ele é um sistema genérico e é pra isso que ele serve. Eu ia incluir classes e niveis, mas acho que isso tem mais a ver com sistema do que com a temática do jogo.
Tenho que dar o braço a torcer no DDO, mas como ainda existe uma fronteira entre RPG tradicional e RPG eletronico, acredito que ele não funciona. Quer dizer, até alguém lançar um simulador de combates para grupos que não gostem de rolar combates (o mestre clica em ok, o programa rola todas as jogadas e faz todas as conta e só apresenta o resultado, dai mestre e jogadores interpretam e descrevem isso como quiserem).
De modo que, para um jogo de aventureiros em um mundo fantástico, com foco em exploração de masmorras em que a maioria dos perigos é enfrentar monstros, terminando com a coleta de tesouros, os sitema d20, em especial a 4e, é a que funciona melhor, por enquanto.
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #36 Online: Junho 23, 2012, 01:41:57 pm »
kill things and take their stuff through tactical combat and in fantasy settings ?
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline VA

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Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #37 Online: Junho 23, 2012, 03:12:57 pm »
Precisava ser em inglês, silva?

Re:One fantasy system to rule them all
« Resposta #38 Online: Junho 23, 2012, 04:56:00 pm »
"matar monstros e tomar seus pertences através de combate tático e em cenários de fantasia"

;)
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