Autor Tópico: Ohmtar : O fim do projeto  (Lida 3423 vezes)

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Offline crudebuster

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Ohmtar : O fim do projeto
« Online: Julho 05, 2013, 02:17:12 am »
Citação de: Alexandre Sarmento
Saudações, desbravadores do Megaverso. Infelizmente, como muitos já ficaram sabendo (principalmente que leu o final da série A Noite Mais Longa), o projeto do cenário de campanha OHMTAR está encerrado. Não é fácil, mas em determinados momentos você precisa tomar algumas decisões difíceis.[...]

http://www.ohmtar.com/play/destaque/ohmtar-o-fim-do-projeto/
deve ser muito estranho ser normal

Offline Smaug

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Re:Ohmtar : O fim do projeto
« Resposta #1 Online: Julho 05, 2013, 04:28:59 am »
Por que a culpa é sempre do consumidor que nunca ajuda? Por que nunca é do produto que talvez não fosse tão bom assim?
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Arcane

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Re:Ohmtar : O fim do projeto
« Resposta #2 Online: Julho 05, 2013, 07:31:51 am »
O produto era relativamente bom. Não estava muito distante do que temos como cenários mainstream atualmente, mas era um produto volumoso, centenas de páginas de módulo básico, utilizando, por padrão, regras de um sistema que teve um lobby negativo muito forte.

Existe uma série de fatores, o principal não foi o consumidor, mas ele teve uma parcela alta sim. Nem quem "apoiava" sequer fazia comentários no blog do cenário, não parecia acompanhar. Atualmente nenhum projeto desse porte tem vida sem alguém exercendo, ao menos, o papel de incentivador psicológico.
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Offline Lumine Miyavi

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Re:Ohmtar : O fim do projeto
« Resposta #3 Online: Julho 05, 2013, 08:19:06 am »
Por que a culpa é sempre do consumidor que nunca ajuda? Por que nunca é do produto que talvez não fosse tão bom assim?
Repetindo o que eu disse no Caralivro.

Porque a "culpa" é do consumidor, que decidiu não comprar, mesmo que isso seja um direito dele - o maior e mais sagrado direito do consumidor, o de negar comprar.

E é claro, porque é muito fácil você dizer "as pessoas são burras porque não compraram meu produto ótimo" (que foi o que eu tirei dessa postagem final) do que aceitar que "meu produto não agradou como gostaria, e por isso não vendeu".

Esforço não é sinônimo de qualidade ou capacidade de ganhar público, apesar de ser proporcional... Mas ao ler o "quão genial" o cenário do cara é (segundo sua própria concepção), tudo que isso me faz é tirar qualquer vontade / curiosidade de ler.

O produto era relativamente bom. Não estava muito distante do que temos como cenários mainstream atualmente, mas era um produto volumoso, centenas de páginas de módulo básico, utilizando, por padrão, regras de um sistema que teve um lobby negativo muito forte.

Existe uma série de fatores, o principal não foi o consumidor, mas ele teve uma parcela alta sim. Nem quem "apoiava" sequer fazia comentários no blog do cenário, não parecia acompanhar. Atualmente nenhum projeto desse porte tem vida sem alguém exercendo, ao menos, o papel de incentivador psicológico.
Pô "relativamente bom", pra mim quer dizer "se ignorarmos falhas óbvias, podemos usar".  O problema real aqui foi o tamanho e o escopo que esse cenário pretendia atingir e isso, de cara.

Um cenário novo, sem trabalho de divulgação insistente nos quatro cantos do mundo dificilmente vai conseguir o tipo de sucesso planejado, com um "Living Ohmtar", nos moldes de "Living Greyhawk" como objetivo primário e principal. Ainda mais quando é vendido com um sistema de regras que os próprios apoiadores abertamente desdenham (4e) e quando tem uma quantidade massiva de texto.

No final das contas, o cenário só tinha um destino dentre três plausíveis: esquecimento, a mudança ou o término.

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Re:Ohmtar : O fim do projeto
« Resposta #4 Online: Julho 05, 2013, 09:03:10 am »
É uma pena que um projeto brasileiro morra, ainda mais um pra um sistema que tem pouco suporte aqui. Essa é a minha visão afastada de opiniões pessoais.

Colocando as opiniões pessoais no meio:
a) Se você precisa ficar dizendo o quanto seu material é incrível, talvez ele não seja tão incrível assim;
b) Se o público não se interessou, é uma pena, mas não tente colocar a culpa nas pessoas pelo fim do projeto;
c) Usar como principal site de apoio um local que constantemente ironiza e hostiliza tanto o sistema quanto os jogadores do sistema para o qual você está escrevendo, não é uma boa ideia.

Sinceramente, "c" tem mais peso nessa situação. Se eu sou um jogador da 4e, eu não vou ficar entrando num site onde a maioria dos participantes adora fazer piadas e criticar os jogadores do sistema. Ou, pior ainda, que os responsáveis pelo lugar apoiam essa atitude de hostilizar os jogadores que eu quero atrair.

Ele deveria ter se associado a alguém que desse suporte ao sistema. Não alguém contrário a ele.
« Última modificação: Julho 05, 2013, 09:20:46 am por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Arcane

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Re:Ohmtar : O fim do projeto
« Resposta #5 Online: Julho 05, 2013, 09:39:41 am »
Na verdade, essa associação/apoio dele vem de uma época onde a 4e era bem aceita por lá, até pq nós estávamos lá tb (e a divulgação disso tb foi um dos estopins para a cisão, se me recordo bem). Continuar com esse suporte, em função disso, é que realmente foi uma decisão que poderia ter sido melhor analisada.
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Offline Cebolituz

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Re:Ohmtar : O fim do projeto
« Resposta #6 Online: Julho 05, 2013, 11:54:00 am »
Meu post no Face:

Fazer um projeto desse do zero é o mesmo que querer entrar hoje no ramo das canetas tinteiro: mercado pequeno, desaquecido, com empresas maiores e estabelecidas, sem uma grande empresa para distribuir e divulgar o produto, e o pior de tudo é simplesmente o material não ter um diferencial que incentive as pessoas comprarem. Porém, como sempre, a culpa é do consumidor que não comprou o produto.


GLADIUS - pergunta Gladius

Pergunta o Gladius joga máfia mas o RPG e Spell sendo que Gladius??

Offline Ciggi

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Re:Ohmtar : O fim do projeto
« Resposta #7 Online: Julho 05, 2013, 12:00:14 pm »
É uma pena que um projeto brasileiro morra, ainda mais um pra um sistema que tem pouco suporte aqui. Essa é a minha visão afastada de opiniões pessoais.

Colocando as opiniões pessoais no meio:
a) Se você precisa ficar dizendo o quanto seu material é incrível, talvez ele não seja tão incrível assim;
b) Se o público não se interessou, é uma pena, mas não tente colocar a culpa nas pessoas pelo fim do projeto;
c) Usar como principal site de apoio um local que constantemente ironiza e hostiliza tanto o sistema quanto os jogadores do sistema para o qual você está escrevendo, não é uma boa ideia.

Sinceramente, "c" tem mais peso nessa situação. Se eu sou um jogador da 4e, eu não vou ficar entrando num site onde a maioria dos participantes adora fazer piadas e criticar os jogadores do sistema. Ou, pior ainda, que os responsáveis pelo lugar apoiam essa atitude de hostilizar os jogadores que eu quero atrair.

Ele deveria ter se associado a alguém que desse suporte ao sistema. Não alguém contrário a ele.

Assinei embaixo!

Re:Ohmtar : O fim do projeto
« Resposta #8 Online: Julho 05, 2013, 12:10:14 pm »
Não creio que o apoio da outra spell foi "prejudicial". Só acho que não foi tão efetivo quanto ele queria que fosse. Para um projeto deste porte o marketing é muito importante, e eles ficaram restritos demais ali na allefrpg.

Offline garotovaca [medabot]

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Re:Ohmtar : O fim do projeto
« Resposta #9 Online: Julho 05, 2013, 01:05:45 pm »
Meu post no Face:

Fazer um projeto desse do zero é o mesmo que querer entrar hoje no ramo das canetas tinteiro: mercado pequeno, desaquecido, com empresas maiores e estabelecidas, sem uma grande empresa para distribuir e divulgar o produto, e o pior de tudo é simplesmente o material não ter um diferencial que incentive as pessoas comprarem. Porém, como sempre, a culpa é do consumidor que não comprou o produto.

Além do que a maioria desses projetos independentes de RPG possuem alguém relativamente grande por trás ou então são feito por pessoas que já estão inseridas na comunidade. 

Incomoda também o primeiro trabalho do cara custar 75 pilas. O autor é o Otherwise da Spell Antiga e tinha um único projeto lá que recebia pouquíssimos comentários e quando recebia não eram elogios ou coisa boa.

Entre gastar 75 paus num projeto de qualidade desconhecida e um livro de um autor fodão, as escolhas são bem óbvias. O livro pode ser lindo e o que for, mas é foda apostar no escuro.

Inclusive, essa minha opinião é a mesma da galera do tópico antigo (em 2010): http://spellrpg.net/forum/viewtopic.php?f=12&t=7603&start=30

A primeira vez que o cenário foi mostrado foi aqui:
http://www.spellrpg.net/forum/viewtopic.php?f=12&t=4290


Eu acho muito difícil (e maluco) depender do apoio da comunidade, inclusive de uma pequena que já tem muita gente com mais calibre por ai se fodendo pra conseguir produzir algo.

Offline Atmo

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Re:Ohmtar : O fim do projeto
« Resposta #10 Online: Julho 05, 2013, 02:33:58 pm »
Li um pouquinho do preview e já senti meus pelos eriçando com o que tinha ali: negócio cristão demais. Defende muito uma visão monoteísta e absurdamente "gasoso" (algo mais sonhador do que prático ou palpável).
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:Ohmtar : O fim do projeto
« Resposta #11 Online: Julho 05, 2013, 02:54:30 pm »
Vou fazer uma comparação:

O Vikings da Conclave foi um livro que eu legal, mesmo não tendo jogado ele mais de duas vezes compraria de novo só pela leitura.

Ele é um Nicho, do Nicho.

Foram lançados dois pequenos livros do sistema. eram para ser 7 ou 9 ao todo. Depois minguou... Teve livro de contos e  depois versão para 4ªed (ele saiu pouco antes da mudança de edições e depois demorou para sair na versão 4ªed). Agora tem um Card Game.

Se você conversar com o Cutty (um dos autores do livro e um dos cabeças da conclave) ele é bem de boa. Faz lançamento pequenos, poucas tiragens, não tem lucros absurdos, mas não parece ter prejuízos absurdos também. Faz o que gosta, porque gosta.

É uma atitude parecida com a turma da Retropunk e RedBox.

Será que estas 3 editora citadas não tem problemas? Claro que tem, mas não ficam por ai chorando, compartilhando seus desafetos.

Acho que parte do que pensei/percebi quando vi o Ohtmar no encontro do RPGCON foi:
"estes caras tão se achando!"

Talvez se a abordagem fosse dividir aquele livro em pequenas publicações planejadas, com suporte entre as publicações o prejuízo (até emocional) seria menor, seria possível ir construindo uma base aos poucos. Para mim era dificil ver quele livrão e não pensar:

"Com tanta coisa o que sobrou pro mestre?"
ou o óbvio.
"É uma publicação de um livro só, pois duvido que tenha sobrado conteúdo bom para algum suplemento ou continuidade!"

Re:Ohmtar : O fim do projeto
« Resposta #12 Online: Julho 06, 2013, 04:39:49 pm »
Acredito que a crise do D&D 4E atrapalhou muito esse projeto. Eu mesmo só vim saber que o livro estava pronto quando já tinha parado de mestrar e jogar a 4E, o que diminuiu o meu interesse. Nunca mais tinha ouvido falar dele até sair essa notícia de seu fim e quando vi que o livro estava disponível para ser baixado gratuitamente, resolvi dar uma conferida no material.

Tenho que confessar que me surpreendi positivamente com o que vi. O livro é composto quase que totalmente por material descritivo, tem muito pouca mecânica ali, e o cenário é exposto de forma bem detalhada. Olhando por cima, não vi nada que afete a qualidade do material (trocando em miúdos: não vi nenhuma tosquice ou algo que gere repulsa ao jogo, como vemos em Tormenta por exemplo) e embora ele tenha sido concebido para a 4E de D&D, vale a pena usá-lo em outros sistemas, pois ele mal requer adaptações para tal.

Acho que o projeto teria sido mais bem sucedido se tivessem lançado um guia totalmente descritivo, sem estar atrelado a nenhum sistema, e outro livro com regras e opções mecânicas para utilizar o cenário com o D&D 4E. Seria até bom para o autor ver se jogadores de outros sistemas, como por exemplo o Pathfinder ou o Savage Worlds, se interessariam também pelo cenário e em caso afirmativo, só bastaria ele lançar suplementos voltados a esses jogos.

Já que ele se deu o trabalho de produzir um cenário tão rico e detalhado, por que restringi-lo a um sistema só, ainda mais em se tratando de um mercado tão restrito e de nicho como o nosso?

De toda forma, é uma pena que não tenha dado certo.