Autor Tópico: O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?  (Lida 21807 vezes)

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Offline Agnelo

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O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Online: Março 30, 2012, 11:08:57 am »
A primeira vez que abandonei D&D foi não só por perceber que o sistema não funcionava, mas sim porque ele me impedia de contar as histórias que eu queria.

Cada vez que eu pensava no arco dramático de uma morte e suas consequências me sentia ridículo, "é só o caso de a gente reviver o cara".

Sempre que planejava uma traição me surgiam detectar tendência, intenção maligna e mentiras na cabeça.

Algum de vocês vai falar sobre anéis de ocultar tendência (ou seja lá como isso se chamava) mas isso é só o sistema resolvendo os problemas criados pelo próprio sistema (me senti o Capitão Nascimento agora :b ).

Nas boas histórias de aventura, mesmo as mais heroicas (isso não tem mais acento também?) os protagonistas sempre evitam o combate, optando primeiramente por qualquer outro recurso a mão antes disso. Em D&D a solução padrão pra tudo é descer o cacete no vivente, e não há como fugir disso a recompensa do jogo está nisso, o foco das classes é esse e o sistema e o grupo funcionam melhor quando se opta por isso.

Eu me empolguei realmente com a 3e quando ela foi lançada, mas com o tempo percebi que continuou tudo a mesma coisa, e desanimei da edição mesmo quando ela ainda estava a pleno vapor.

Alguns dos maiores problemas dessa minha lista foram combatidos na 4e, mas o foco em combate, por exemplo, ficou no mesmo nível edições anteriores, talvez maior.

Pensando sobre isso eu acho que cabe a pergunta que dá nome ao tópico:  O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?

Qual a opinião de vocês sobre isso?
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #1 Online: Março 30, 2012, 11:19:27 am »
Para mim, não.

Porque majoritariamente, eu uso a abordagem que "Se é detectado como Maligno, não implica ser um Vilão ou mesmo que não pode ser um amor de pessoa". Além disso, quem disse que pessoas que não usam magias vão acreditar que os usos de detectar são honestos? Em um universo onde existe magia, ela pode ser usada como armas por todos - heróis, vilões, bastardos egocêntricos ou qualquer um não-idiota.

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Nas boas histórias de aventura, mesmo as mais heroicas (isso não tem mais acento também?) os protagonistas sempre evitam o combate, optando primeiramente por qualquer outro recurso a mão antes disso. Em D&D a solução padrão pra tudo é descer o cacete no vivente, e não há como fugir disso a recompensa do jogo está nisso, o foco das classes é esse e o sistema e o grupo funcionam melhor quando se opta por isso.

Isso é uma questão de saber dosar recompensas. Querem sair como malucos caceteando todo mundo? Fine. Isso não quer dizer que aqueles ao redor vão reconhecer isso como bom ou como desejável. Ou que não vão ser vistos com suspeita por outrém.

Em resumo? Eberronifique mais D&D. Funciona que é uma maravilha. Ou jogue outro sistema - não faltam opções de RPG Fantásticos Que-Não-São-Como-D&D-É.

Offline banned_guardian

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #2 Online: Março 30, 2012, 11:22:42 am »
Sim, atrapalha.

Jogue GURPS. GURPS é bom. GURPS é amigável. GURPS é sensato. GURPS é utópico. Não, sério, D&D não vai servir pro seu propósito Locke.

 
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Offline Lumine Miyavi

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #3 Online: Março 30, 2012, 11:31:37 am »
Não acho que atrapalhe, pelos motivos que o Elven disse. Usar D&D como ele é apresentado, ele serve pra contar histórias... de invasão a masmorras.

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Offline Agnelo

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #4 Online: Março 30, 2012, 11:33:50 am »
Nah, eu não tô pensando em parar de jogar dnd dessa vez, eu só não vou mais mostrar.

Mas queria saber mesmo a opinião de vocês sobre o assunto.

Quanto a eberronizar o dnd, elfo, eu gosto da idéia, mas eu não acho que sirva pra qualquer cenário /campanha.

Outra coisa, eu conheço outros jogos e gosto deles, só queria discutir sobre essa faceta de dnd, não ser expulso do clubinho.
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #5 Online: Março 30, 2012, 11:39:37 am »
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Usar D&D como ele é apresentado, ele serve pra contar histórias... de invasão a masmorras.

Droga, estou jogando D&D errado há mais de uma década. Aliás, a última masmorra que vi em jogo (comigo jogando) foi em GURPS :P

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Quanto a eberronizar o dnd, elfo, eu gosto da idéia, mas eu não acho que sirva pra qualquer cenário /campanha.

Funciona para Dark Sun, Planescape e Eberron, para ser preciso.

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Outra coisa, eu conheço outros jogos e gosto deles, só queria discutir sobre essa faceta de dnd, não ser expulso do clubinho.

Ninguém está fazendo isso. Eu só não consigo ver nada problemático nesses aspectos. Talvez isso seja justificado pelo trecho logo acima, eu não jogo D&D de forma "ortodoxa" desde sempre.
« Última modificação: Março 30, 2012, 11:41:08 am por Dr. Faustus »

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #6 Online: Março 30, 2012, 11:43:13 am »
Não

Eu já criei e participei de boas historias em D&D. tudo depende de qual historia você quer criar e se ela se encaixa no jogo.

caso não, você tem duas opções: mudar aquilo que não vai se encaixar bem na sua historia ou jogar outro sistema
War never changes

Offline Aquela Sem Nick

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #7 Online: Março 30, 2012, 11:53:39 am »
Bom, ainda sou meio leiga em questão de cenários, sistemas e tals.
Mas o RPG mais legal que já joguei até hoje foi um com o tema de Lovecraft.
Éramos humanos normais, com profissões normais no periodo entre 1ª e a 2ª guerra.

Tá, tinha os seres medonhos (viva  :cthulhu:) mas a gente se virava como podia. XD
E se tinhamos uma decisão errada, não tinha perdão. É como na vida real.
Tanto que nosso fim foi a morte, porque matamos sem querer um integrante que podia nos salvar. =/

Então, sim, ter poderes muda todo um destino.
Mas isso não quer dizer que não é divertido sair da rotina. XD
Principalmente, porque D&D te dá poderes que nos faz sentir motherfuckeryeah.
Nem sempre, claro, mas é prazerosa a ilusão.  :macaco:
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Todos nós usamos máscaras. Algumas tão fixadas na alma que se confundem com a face.
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Offline Lumine Miyavi

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #8 Online: Março 30, 2012, 12:07:09 pm »
Droga, estou jogando D&D errado há mais de uma década. Aliás, a última masmorra que vi em jogo (comigo jogando) foi em GURPS :P
Yeah, somos dois. =\

Bom, ainda sou meio leiga em questão de cenários, sistemas e tals.
Mas o RPG mais legal que já joguei até hoje foi um com o tema de Lovecraft.
Éramos humanos normais, com profissões normais no periodo entre 1ª e a 2ª guerra.

Tá, tinha os seres medonhos (viva  :cthulhu:) mas a gente se virava como podia. XD
E se tinhamos uma decisão errada, não tinha perdão. É como na vida real.
Tanto que nosso fim foi a morte, porque matamos sem querer um integrante que podia nos salvar. =/

Então, sim, ter poderes muda todo um destino.
Mas isso não quer dizer que não é divertido sair da rotina. XD
Principalmente, porque D&D te dá poderes que nos faz sentir motherfuckeryeah.
Nem sempre, claro, mas é prazerosa a ilusão.  :macaco:
Esses poderes nem sempre podem realmente fazer alguma coisa "real" ou com efeito duradouro fora de c ombate, só bater muito forte no adversário - vide 4e.
« Última modificação: Março 30, 2012, 12:09:00 pm por Lumine Miyavi »

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #9 Online: Março 30, 2012, 12:11:09 pm »
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Não acho que atrapalhe, pelos motivos que o Elven disse. Usar D&D como ele é apresentado, ele serve pra contar histórias... de invasão a masmorras.

Bicho, será que a gente não tá jogando o D&D errado mesmo não?

Vai ver o pessoal que joga "certo", só no esquema masmorra, acha todas as edições, principalmente a 4e uma uva!

A gente que vem com esse trem de roleplay e coisas fora do combate é que está estragando o jogo.

Mas falando sério, não acho de forma alguma que D&D atrapalhe na contação de boas histórias, desde que as boas histórias que tu pretenda contar sejam possíveis dentro do que o sistema apresenta.

Offline VA

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #10 Online: Março 30, 2012, 12:15:47 pm »
Não.

Mas atrapalha, sim, a criação de certos tipos de história.

D&D 3E, por exemplo (ou a 4E sem suplementos), não me permite ter heróis que recorrem a pouco mais que uma espada tosca e seus próprios músculos.

Offline Macnol

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #11 Online: Março 30, 2012, 12:36:00 pm »
Atrapalha de uma certa forma, e limita de outra.

Limita porque, bem, se tu vai jogar D&D é porque tu quer uma história do estilo D&D, e não algo que fuja demais daquele molde - tipo viagens no tempo para a era vitoriana ou adaptar Game of Thrones, sei lá.

Atrapalha por essas coisas que o Agnelo apontou: no nível alto a coisa toda sai de controle, é magia demais pra todo lado, quebra a verossimilhança das histórias e do cenário.

Pra minimizar isso, a abordagem do Eberron é uma opção, focar o jogo nos níveis baixos ou médios e ignorar toda aquela merda épica.

Já a ênfase demais em combates é difícil de diminuir. A 4e, como eu vivo martelando, é quase freeform fora de combate, então se o sistema não atrapalha ele no mínimo não ajuda.

Se é pra contar uma história onde o número de combates esperados seja bem baixo, eu com certeza não recomendaria o D&D.

Offline Lumine Miyavi

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #12 Online: Março 30, 2012, 12:40:13 pm »
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(...) no nível alto a coisa toda sai de controle, é magia demais pra todo lado, quebra a verossimilhança das histórias e do cenário.
E esse recurso não pode ser usado pra fazer histórias onde esses elementos façam sentido ou parte? A coerência interna desse tipo de história não pode existir?

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Offline Smaug

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #13 Online: Março 30, 2012, 12:47:19 pm »
Droga, estou jogando D&D errado há mais de uma década. Aliás, a última masmorra que vi em jogo (comigo jogando) foi em GURPS :P
Yeah, somos dois. =\
Somos 3 então... faz uns dois anos que não entro em uma masmorra... as aventuras tem ficado cada vez mais politicas com combates pontuados a cada duas ou mais sessões... enfim, não é o estilo de D&D que eu gosto...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Macnol

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #14 Online: Março 30, 2012, 12:49:07 pm »
Lumine, pode, mas é um puta trabalho do cão.

Pra cada elemento do cenário que tu planejar, tem que pensar em como as trocentas magias e itens mágicos do jogo podem ser usados e contra-usados pelos envolvidos.

Não acho que valha a pena. Nunca gostei de jogos de nível alto, e um dos motivos é esse.