Autor Tópico: O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?  (Lida 21929 vezes)

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Offline Lumine Miyavi

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #30 Online: Março 30, 2012, 06:18:07 pm »
Ao mesmo tempo que eu gosto da temática "pé no chão", com personagens um pouco mais que seres humanos, eu também gosto da aproximação heroica e exagerada, com personagens pulando dezenas de metros, derrubando dragões no muque e outros feitos que não estariam fora de lugar dentro de um épico.

O sistema de D&D funciona (com alterações aqui e ali) para o segundo tipo de história, mas a menos que você se mantenha (novamente, também com algumas ressalvas e alterações) nos níveis baixos, ele pode funcionar para o primeiro tipo de jogo. Depende da boa vontade do grupo em querer abstrair algumas coisas e inserir outras.

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #31 Online: Março 31, 2012, 11:49:51 am »
Eu acho que D&D atrapalha se esse não for o sistema que vai servir para a sua história. Ele tem um nicho bem característico de história. Se a história que você quer contar sofre embarreiramentos pelo sistema, olhe para outros sistemas.

Outra coisa: eu sou do tipo que trata os "tiers" não como simplesmente uma "evolução" do personagem, mas mais do que isso, como um modo de jogo.

Se eu quero narrar uma história com personagens super poderosos capazes de enfrentar titans e coisas do tipo, sem se importar com detalhes/intrigas/etc, os níveis mais altos são recomendados. Agora se eu quero narrar um jogo mais focado em intrigas, traições, personagens chave sendo mortos, etc... eu não vou narrar em níveis onde os jogadores tenham acesso a magias/rituais para ler a mente dos outros, ressuscitar os mortos, etc... Acho que querer gerar problemas "mundanos" que os jogadores podem resolver com facilidade é forçar a barra.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #32 Online: Março 31, 2012, 12:11:59 pm »
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Mutants & Masterminds e Marvel RPG são dois jogos que me vieram na cabeça quando você falou isso. E nenhum dos dois tem esse problema, mesmo seguindo filosofias de design completamente diferentes.

Em minha defesa, eu não conheço (e me interesso) por Marvel RPG e só sei de M&M en passant (da 1e ainda). Mas não é surpresa que eles funcionem bem nisso, são RPGs feitos pensando em Super-Heróis (embora do que sei de M&M, ele funciona bem de "Nível Vertigo" até Supremos)..

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Gêneros de histórias 101: Estilos e características de um gênero
Gêneros de histórias diferentes possuem características que podem ser compartilhadas ou opostas, mesmo que eles pareçam próximos. Tradicionalmente (Dragonlance, pelo pouco que eu sei de FR, etc.) o jogo divide bem e mal e não se preocupa com grandes questionamentos morais no geral (o que não exclui a possibilidade disso em algum cenário ou arco de histórias específico).

Bom, isso provavelmente vale para Dragonlance, mas mesmo Forgotten Realms não é fiel a essa convenção de gênero.

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A suposição da pessoa (pelo que entendi) era usar a habilidade para destruir um local habitado por seres malignos. Logo, pela forma que D&D trata as tendências, isso não é errado. Lembrando que o BoED até defendia esse tipo de 'ataque preventivo'.

O mesmo D&D argue que "Mal não o torna Alvo Justificado de Violência". Como coloquei, D&D não é fiel a todas convenções do gênero e seus cenários mostram facetas bem diferentes disso. Dragonlance não é o único cenário de D&D. ;)

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Só por exemplo, o bárbaro de nível 12 se jogou num barranco para chegar mais rápido do lado de baixo, pois sabia que não ia morrer. Por preguiça. E com a tonelada de PVs que ele tinha, você vai dizer o quê?

Eu não vejo nada de estranho ou incomum nisso. São personagens de nível 12, o poderio deles já é muito acima de um humano normal e eles não jogam mais "pelas mesmas regras de pessoas comuns".  É mais ou menos o que um Lobisomem de Posto 4 ou um Vampiro de Sétima Geração faria, citando outro RPG.

Offline Lumine Miyavi

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #33 Online: Março 31, 2012, 05:27:58 pm »
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Só por exemplo, o bárbaro de nível 12 se jogou num barranco para chegar mais rápido do lado de baixo, pois sabia que não ia morrer. Por preguiça. E com a tonelada de PVs que ele tinha, você vai dizer o quê?

Eu não vejo nada de estranho ou incomum nisso. São personagens de nível 12, o poderio deles já é muito acima de um humano normal e eles não jogam mais "pelas mesmas regras de pessoas comuns".  É mais ou menos o que um Lobisomem de Posto 4 ou um Vampiro de Sétima Geração faria, citando outro RPG.
Sério que eu sou uma das pessoas que não vê problema num cara de 12º nível descendo um barranco da forma rápida? Puts, heróis fazem isso, deslizando montanha abaixo ou mesmo CORRENDO porque precisam chegar rápido a um local.

Não vejo porque esse problema com um bárbaro. Afinal, um mago de primeiro nível faz com queda suave e ninguém reclama...

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #34 Online: Março 31, 2012, 05:51:50 pm »
Também não entendo por que o mago pode ter "queda suave" e o Bárbaro não pode aguentar uma queda a nível sobre-humana só na base da "macheza" mesmo.

Em tempo, seria um poder utilitário de classes marciais totalmente razoável com o sistema de D&D 4e no geral: poder de ignorar dano de queda ao pular. Em D&D, os personagens são "super heróis" medievais. Não tem problema nenhum um bárbaro ou um guerreiro saltar um barranco e sair completamente intacto disso só porque ele é MUITO MAIS RESISTENTE que um ser humano comum.

Isso me lembra antigamente em que eu vi alguém reclamando que, na 3e, personagens de 12º nível, por aí, jamais seriam capturados prisioneiros ou coisa do tipo de guardas comuns cercando eles apontando-lhes bestas. A meu ver, isso É pra ser assim (como em filmes, em que isso normalmente acontece, o herói cercado e derruba todos os guardas sozinho).

Agora pegue os guardas pessoais de 12º nível de um renomado arquimago com arco e flechas magicas explosivas e shit, todos com ações preparadas para qualquer movimento brusco do personagem? Funciona que é uma beleza. Da última vez que os meus jogadores quiseram ignorar bestas/flechas à altura deles apontadas pra eles, ocorreu uma verdadeira chuva de flechas que basicamente detonou os PVs deles e eles quase morrem porque achavam que eram heróis imortais.

Eu sempre vejo isso: pessoas reclamando do nível de poder dos personagens de D&D porque tentam criar problemas mundanos para um grupo que há muito saiu desse patamar. Das duas uma: ou você cria problemas à altura dos personagens de níveis altos, ou faz uma campanha nos níveis baixos, onde as coisas são mais próximas do mundano.

Offline Madrüga

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #35 Online: Março 31, 2012, 06:19:40 pm »
Tá bom, é super normal se jogar dum barranco para chegar mais rápido, se esborrachar no chão e só sofrer dano para não morrer.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #36 Online: Março 31, 2012, 06:28:08 pm »
Tá bom, é super normal se jogar dum barranco para chegar mais rápido, se esborrachar no chão e só sofrer dano para não morrer.
Mas quem disse que um personagem de 12º nível é normal?



Cara, uma coisa que jogadores colocar em mente é que em 9/10 dos mundos de campanha, pjs não são os únicos caras capazes de subir de nível no mundo, não são os únicos com recursos mágicos, e não são os os primeiros e nem os últimos a tentarem usar a força pra resolver os problemas "menores", como guardas.

Com isso em mente, é só seguir a lógica. Se o grupo de nível alto começa a chacinar npcs de nível baixo, que sejam tratados com vilões e caçados por outros grupos de índole boa. É só não fazer uma cena onde SUBITAMENTE guardas da cidade de nível maior que o grupo "saia do chão" depois que os fracotes foram facilmente derrotados.

Desafios "mundanos" não são desafios pra jogadores acima de certo nível de poder; quem esses níveis deve estar ciente disso - aventuras planares, coisas maiores que a vida[/Oda] e muita imaginação são necessários pra se jogar nesse nível de poder, pra não cair na mesmice de ir pra masmorra, socar 1d6 monstros de ND adequado ou então utilizar intrigas palacianas que podem ser resolvidas com testes (relativamente) fáceis de interação social, como fazer o duque inimigo sair de indiferente pra amistoso em uma rodada.

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Offline Madrüga

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #37 Online: Março 31, 2012, 06:31:58 pm »
Nível 12 ou não, deve doer.

"Sou nível 21. Vou cortar o pinto fora, pois sou épico". É essa a lógica?
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #38 Online: Março 31, 2012, 06:36:12 pm »
No nível 21 teria que ser um machado de adamantina +5 para conseguir tal proeza :P

Offline Lumine Miyavi

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #39 Online: Março 31, 2012, 06:43:31 pm »
Nível 12 ou não, deve doer.

"Sou nível 21. Vou cortar o pinto fora, pois sou épico". É essa a lógica?
Não é como se D&D tivesse regras pra mutilações.

Enfim. A lógica seria "vou cortar o pinto fora, pois sou épico e posso pedir uma restauração maior + regeneração ao meu amigo clérigo".

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Offline Macnol

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #40 Online: Março 31, 2012, 07:05:28 pm »
Arrisco te dizer que a maioria dos jogadores não gosta de "super-herói medieval", por isso que tem uma preferência tão predominante por jogos em "tier" baixo e médio. Níveis altos só são predominantes na Charop e como clichés de discussões na internet.

O que significa que podiam muito bem reduzir essas palhaçadas a livros épicos ao invés de colocar no core do sistema.

Em tempo, antes que o Lumine falhe no teste de resistência pra bater na mesma tecla do Schrödinger's Wizard de novo: Eu estou falhando de palhaçadas mágicas também, inclusive o carnaval de clarividência/teleporte/ressurreição/parar o tempo/etc da 3e.
« Última modificação: Março 31, 2012, 07:07:58 pm por Macnol »

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #41 Online: Março 31, 2012, 07:09:43 pm »
Super-herói medieval é bala. Só é diferente de mestrar e jogar :)

Offline Lumine Miyavi

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #42 Online: Março 31, 2012, 07:17:28 pm »
Arrisco te dizer que a maioria dos jogadores não gosta de "super-herói medieval", por isso que tem uma preferência tão predominante por jogos em "tier" baixo e médio.

O que significa que podiam muito bem reduzir essas palhaçadas a livros épicos ao invés de colocar no core do sistema.
Aventuras acima de "tier" baixo já se tornam difíceis de serem criadas (compare a quantidade de módulos de nível baixo pra de nível alto!) justamente porque dependem muito do estilo de jogo - jogo de nível baixo, supostamente, você tem limite de recursos e opções, tendo que improvisar. Como já dito antes, uma intriga palaciana se torna obsoleta com efeitos de influência mental...

...e ao mesmo tempo, isso permite uma gama maior de histórias que partam do pressuposto de que no nível alto, os personagens não são apenas carinhas que vão pra masmorra chutar 1d6 orcs numa sala sem descrição. É um estilo de jogo diferente... e nenhum dos dois estilos (zé ruela medieval e super herói medieval) é melhor que o outro. Questão de gosto, puramente.

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #43 Online: Março 31, 2012, 07:22:32 pm »
Immortal's Level Handbook e o fórum do Dicefreaks estão aí para provar que tem gente que nem com os níveis Épicos se contenta.

Offline Madrüga

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #44 Online: Março 31, 2012, 07:38:51 pm »
Immortal's Level Handbook e o fórum do Dicefreaks estão aí para provar que tem gente que nem com os níveis Épicos se contenta.

Uma rápida passada ali e tem um tópico sobre "como destruir o mundo?" e alguém dizendo que o mundo tem oitenta mil pontos de vida.

EDIT:

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« Última modificação: Março 31, 2012, 07:40:57 pm por Madrüga »
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)