Autor Tópico: O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?  (Lida 21918 vezes)

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #15 Online: Março 30, 2012, 12:54:00 pm »
D&D atrapalha quando a história não bate com o sistema. Ou seja, nas últimas edições, especialmente a 4e, heroísmo fantástico baseado em combates diretos no geral. Outros elementos, como politicagem e afins podem continuar existindo, mas tem que sim levar em conta a magia e elementos presentes no sistema (como habilidades de classes ou existência de monstros, divindades e outros elementos fantásticos), senão vai dar problemas. Se quer algo mais pé no chão ou diferente do que o D&D oferece, é caso de buscar outro sistema.

Ao menos na 4e não há tantos elementos de magias que quebram tão diretamente a trama que nem na 3e, hehehehe

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #16 Online: Março 30, 2012, 12:56:41 pm »
Na 3e, é a velha máxima: para que se infiltrar no forte do General Maligno para assassiná-lo, se uma magia de Terremoto
vai derrubar o forte e matar todo mundo dentro?

A 4e pelo menos permite jogar fora de masmorras sem quebrar completamente o sistema.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #17 Online: Março 30, 2012, 01:14:18 pm »
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Na 3e, é a velha máxima: para que se infiltrar no forte do General Maligno para assassiná-lo, se uma magia de Terremoto
vai derrubar o forte e matar todo mundo dentro?

Ahn, matança indiscriminada, danos colaterais imensos, perder a chance de controlar tal Forte? Eu não sabia que desequilíbrio mecânico era desculpa para desequilíbrio psicológico ou mental.

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Pra cada elemento do cenário que tu planejar, tem que pensar em como as trocentas magias e itens mágicos do jogo podem ser usados e contra-usados pelos envolvidos.

E essa é a graça de tais níveis, Eltor.

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Atrapalha por essas coisas que o Agnelo apontou: no nível alto a coisa toda sai de controle, é magia demais pra todo lado, quebra a verossimilhança das histórias e do cenário.

Netheril passa aqui para dar um "Oi". Sério, isso é limitação de imaginação e gosto, não de coerência e criatividade.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #18 Online: Março 30, 2012, 01:18:38 pm »
Limita porque, bem, se tu vai jogar D&D é porque tu quer uma história do estilo D&D, e não algo que fuja demais daquele molde - tipo viagens no tempo para a era vitoriana ou adaptar Game of Thrones, sei lá.

Concordo, algo que eu nunca usaria em um cenário que o foco são intrigas/disputas entre personagens (que é algo bem característico de GoT e várias histórias vitorianas) seria D&D, não importa a edição. Ele te empurra na direção contrária.

O engraçado é que Smallville, que foi feito para uma ambientação completamente diferente em localização temporal, funcionaria que era uma beleza pra isso. Precisaria de um mínimo de alterações, sem precisar excluir regras base do sistema.

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Pra cada elemento do cenário que tu planejar, tem que pensar em como as trocentas magias e itens mágicos do jogo podem ser usados e contra-usados pelos envolvidos.

E essa é a graça de tais níveis, Eltor.

Pra algumas pessoas que gostam dessa questão do domínio de sistema. Pra quem não tem paciência pra isso, é um problema bem grande.

Foi uma das várias coisas que me afastou da 3e e não me permite ter grande interesse no Pathfinder.

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O D&D serve para um universo bem limitado de histórias de fantasia, porque o sistema é bem fechado naquilo que pretende ser (e isso vale tanto pra edições anteriores quanto as atuais). Na maior parte ele cumpre bem o papel de atender essas opções de histórias, então não é exatamente um problema, é mais uma característica do jogo.
« Última modificação: Março 30, 2012, 01:21:51 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #19 Online: Março 30, 2012, 01:20:45 pm »
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Ahn, matança indiscriminada, danos colaterais imensos, perder a chance de controlar tal Forte? Eu não sabia que desequilíbrio mecânico era desculpa para desequilíbrio psicológico ou mental.
Porfa. Eu faço parte de um grupo de aventureiros, não da Legião da Boa Vontade.

Offline Rain

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #20 Online: Março 30, 2012, 01:23:59 pm »
Eu só tenho problemas com a maldita ressurreição, como regra alternativa, sempre fazemos grandes restrições na utilização do ritual 4e/magias de ressurreição na 3e

Sobre as tendencias; em Eberron/Darksun nem as utilizo

Em FR, se alguém maligno foi detectado com magia este alguém é um tapado, ou não esta nem ai para o que os heróis acham (Eu sou mal, é dai)...

Por mais que concorde com você que amuletos de ocultar tendencia concerta uma "falha" de sistema, eles devem ser utilizados amplamente. Qualquer vilão relativamente inteligente vai tentar utiliza-los, já que até os maiores heróis do mundo (os harpistas) utilizam este tipo de encantamento em seus pingentes (Eles não querem ser detectados como bons)

Um mundo como Toril, é um lugar extremamente maniqueísta, onde as forças da luz e das trevas combatem pela supremacia da existência

Bem e Mal são forças reais e não subjetivas
« Última modificação: Março 30, 2012, 01:27:11 pm por Rain »
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #21 Online: Março 30, 2012, 01:24:12 pm »
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Ahn, matança indiscriminada, danos colaterais imensos, perder a chance de controlar tal Forte? Eu não sabia que desequilíbrio mecânico era desculpa para desequilíbrio psicológico ou mental.
Porfa. Eu faço parte de um grupo de aventureiros, não da Legião da Boa Vontade.

Sem contar que pro tipo de história (ação fantástica, bem x mal definidos, etc.) que D&D costuma servir, esse tipo de preocupação não costuma ser considerado.

Afinal, ninguém vê o Luke explodindo a Estrela da Morte e pensa 'Nossa, quantos pais de família ele matou?'.
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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #22 Online: Março 30, 2012, 01:27:55 pm »
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Porfa. Eu faço parte de um grupo de aventureiros, não da Legião da Boa Vontade.



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Pra algumas pessoas que gostam dessa questão do domínio de sistema. Pra quem não tem paciência pra isso, é um problema bem grande.

Foi uma das várias coisas que me afastou da 3e e não me permite ter grande interesse no Pathfinder.

Eu ainda acho que isso é algo inerente de qualquer RPG que permita níveis de poderes cósmicos. Ou a mecânica se torna difícil de lidar (D&D Xe, Pathfinder) ou é praticamente impossível você deduzir as consequências de atos de alto poder (Todos os RPG da White Wolf quando você passa da "Quinta Bolinha", Nobilis).

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Sem contar que pro tipo de história (ação fantástica, bem x mal definidos, etc.) que D&D costuma servir, esse tipo de preocupação não costuma ser considerado.

Que eu me lembre, considerar tais detalhes é o que diferenciar um Herói (Normal) de um Herói Psicopata. E D&D tradicionalmente não lida com o segundo tipo, embora não seja raro haver seus momentos "Que diabos eles estão fazendo?".

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #23 Online: Março 30, 2012, 01:30:15 pm »
Conan e Élric são heróis, mas eu vejo eles fazendo esse tipo de coisa de boa.

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #24 Online: Março 30, 2012, 01:37:36 pm »
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Pra algumas pessoas que gostam dessa questão do domínio de sistema. Pra quem não tem paciência pra isso, é um problema bem grande.

Foi uma das várias coisas que me afastou da 3e e não me permite ter grande interesse no Pathfinder.

Eu ainda acho que isso é algo inerente de qualquer RPG que permita níveis de poderes cósmicos. Ou a mecânica se torna difícil de lidar (D&D Xe, Pathfinder) ou é praticamente impossível você deduzir as consequências de atos de alto poder (Todos os RPG da White Wolf quando você passa da "Quinta Bolinha", Nobilis).
[/quote]

Mutants & Masterminds e Marvel RPG são dois jogos que me vieram na cabeça quando você falou isso. E nenhum dos dois tem esse problema, mesmo seguindo filosofias de design completamente diferentes.

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Sem contar que pro tipo de história (ação fantástica, bem x mal definidos, etc.) que D&D costuma servir, esse tipo de preocupação não costuma ser considerado.

Que eu me lembre, considerar tais detalhes é o que diferenciar um Herói (Normal) de um Herói Psicopata. E D&D tradicionalmente não lida com o segundo tipo, embora não seja raro haver seus momentos "Que diabos eles estão fazendo?".

Gêneros de histórias 101: Estilos e características de um gênero
Gêneros de histórias diferentes possuem características que podem ser compartilhadas ou opostas, mesmo que eles pareçam próximos. Tradicionalmente (Dragonlance, pelo pouco que eu sei de FR, etc.) o jogo divide bem e mal e não se preocupa com grandes questionamentos morais no geral (o que não exclui a possibilidade disso em algum cenário ou arco de histórias específico).

Heróis são bons, vilões são maus, A bate em B e isso não é visto como errado.

A suposição da pessoa (pelo que entendi) era usar a habilidade para destruir um local habitado por seres malignos. Logo, pela forma que D&D trata as tendências, isso não é errado. Lembrando que o BoED até defendia esse tipo de 'ataque preventivo'.

Eu não discordo que quando analisando por um ponto de vista mais realista, atacar e matar um grupo é horrível. Mas o jogo, na sua visão de bem e mal definidos e claros, permite isso dentro do gênero.

De novo, SW segue uma filosofia bem próxima e tem a mesma definição clara na maioria de suas histórias. Quando o Darth Vader destrói um planeta com rebeldes, ele é um monstro. Quando o Luke destrói uma estação orbital com milhares de pessoas, ele é um herói. É simplista, mas é esse tipo de raciocínio que SW e D&D costumam seguir.
« Última modificação: Março 30, 2012, 01:40:46 pm por kimble »
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Offline banned_guardian

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #25 Online: Março 30, 2012, 01:40:36 pm »
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Que eu me lembre, considerar tais detalhes é o que diferenciar um Herói (Normal) de um Herói Psicopata. E D&D tradicionalmente não lida com o segundo tipo, embora não seja raro haver seus momentos "Que diabos eles estão fazendo?".

No meu grupo de GURPS a perguntinha surgia em todos os momentos, sem exceção. :mrgreen:
Acho que meu grupo é um bando de heróis psicopatas sem qualquer noção de realidade.
..

Offline ferdineidos

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #26 Online: Março 30, 2012, 03:18:53 pm »
De novo, SW segue uma filosofia bem próxima e tem a mesma definição clara na maioria de suas histórias. Quando o Darth Vader destrói um planeta com rebeldes, ele é um monstro. Quando o Luke destrói uma estação orbital com milhares de pessoas, ele é um herói. É simplista, mas é esse tipo de raciocínio que SW e D&D costumam seguir.

Off do off, mas não pude deixar de lembrar disso:

Infelizmente, não encontrei legendado
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."

Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #27 Online: Março 30, 2012, 03:23:50 pm »
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isso não é errado. Lembrando que o BoED até defendia esse tipo de 'ataque preventivo'.

mas esse mesmo livro diz que, por exemplo, a existencia de um tribo de orcs malignos não é desculpa pra ir la e passar o rodo em todo mundo
« Última modificação: Março 30, 2012, 03:29:30 pm por Tyrael »
War never changes

Offline Metal Sonic

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #28 Online: Março 30, 2012, 03:30:04 pm »
Para o meu estilo de mestrar, atrapalha, ao menos que eu tenha que podar uma série de coisas.
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Offline Madrüga

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Re:O Sistema de D&D atrapalha a contação de boas histórias?
« Resposta #29 Online: Março 30, 2012, 05:59:34 pm »
Acho que atrapalha de acordo com o estilo de histórias que você quer mestrar. Meu grupo se enfezou com níveis médios quando, em uma aventura de nível 12, percebemos que dava para fazer qualquer coisa na cidade-cenário. Foi quando a coisa saiu de controle e, para conter personagens inverossímeis, o narrador precisaria lançar mão de artifícios ainda mais inverossímeis (guarda da cidade nível 12, por exemplo).

Lumine comentou outro dia que o e8 (que surgiu dessa necessidade do meu grupo de jogar uma história mais "gritty", mas ainda D&D) é meio que "trapacear" o D&D como ele realmente é, seria uma muleta para consertar um sistema que tem outras prioridades, outros objetivos. E realmente é. Gostamos de D&D, mas não tanto de níveis altos e, principalmente, de maniqueísmo.

Cortamos as tendências fora e tudo continuou igual, e até melhor. O metajogo melhora bastante se você simplesmente não relativiza (pelo menos na minha experiência de jogo, no meu grupo).

Eu continuo advogando pelo e8 até hoje justamente por isso: é o estilo de que eu gosto, é mais fácil de controlar, é divertido sem ser ridiculamente apelativo, costuma ficar abaixo do limite dos conjuradores excessivamente poderosos e invasores de nichos.

Só por exemplo, o bárbaro de nível 12 se jogou num barranco para chegar mais rápido do lado de baixo, pois sabia que não ia morrer. Por preguiça. E com a tonelada de PVs que ele tinha, você vai dizer o quê? Por outro lado, em níveis baixos, a gente tinha o feiticeiro usando raio de gelo para apagar uma tocha e distrair uns guardas, para facilitar uma invasão (sem luta, porque eles não poderiam resistir a tantos guardas).

Eu prefiro o segundo jeito.

Invasão planar, lutar contra deuses, níveis épicos, monstros com mil ataques, isso nunca me atraiu. Nem meu grupo, ainda bem.
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)