Autor Tópico: Rules Update de nWoD  (Lida 1841 vezes)

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Rules Update de nWoD
« Online: Maio 05, 2013, 04:47:58 pm »
Aos interessados, saiu há poucos dias o update (gratuito) das regras do World of Darkness,que será usado nos livros vindouros da Onyx Path, como God Machine Chronicle e Strix.

Pode ser baixada no DriveThru RPG.

Offline Atmo

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Re:Rules Update de nWoD
« Resposta #1 Online: Maio 05, 2013, 05:03:25 pm »
E qual o veredito para esse update? É bom, ruim, expande o que já tem, muda tudo de um jeito inacreditável?
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Offline Smaug

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Re:Rules Update de nWoD
« Resposta #2 Online: Maio 05, 2013, 05:41:46 pm »
Acho que eles acertaram a mão com a regra de experiência.

Também fiquei feliz com isso:

Anjos do deus máquina!  :dança:  :frenzied:
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Rules Update de nWoD
« Resposta #3 Online: Maio 05, 2013, 06:36:49 pm »
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E qual o veredito para esse update? É bom, ruim, expande o que já tem, muda tudo de um jeito inacreditável?

O veredito é: ainda estou no começo. Mas fiquei surpreso pelo tamanho do update. Apenas para deixar um comentário do que vi até agora:

* Vícios e Virtudes não são mais ligados aos Sete Pecados Capitais/Virtudes Teológicas e Cardeais. Você personaliza eles, mas o livro tem uma lista deles. É sugerido que você geralmente cumpre um Vício por sessão.

* Aspirações são uma forma do grupo/jogador direcionar o DM em que rumo o jogo deve seguir. Cada jogador tem 3 Aspirações e geralmente duas são de curto prazo e uma de longo prazo.

* O sistema de experiência na verdade é bem similar ao original, só que camuflado. Você ganha 1 ponto de experiência para cada 5 Beats, que você ganha por cumprir uma Aspiração, transformar um fracasso em fracasso crítico e atos similares. Custo de XP agora é linear (4 XP comprar um Atributo, 1 compra uma Vantagem, yadda yadda).

* Santidade das Vantagens! Se você perder uma Vantagem que comprou (por exemplo, seu Aliado morreu), você recupera o XP ou pode substituir por outra vantagem. Isso é algo incrível para a editora que incentivava DMs a atacar esses pontos.  :)

* A lista de Vantagens foi aumentada incorporando algumas que aparecerem em livros posteriores ao WoD, como Identidade Alternativa e Parkour. Algumas Vantagens parecem superiores a outras (Iniciado em Culto é uma vantagem que te dá outras vantagens, pontos de perícia e cia) enquanto ao menos uma delas é um Desvantagem (Pequeno/Porte Pequeno - você perde 1 de Vitalidade em troca de +2 em testes de Furtividade quando seu pequeno porte te beneficiaria).

* Uau, a lista de Vantagens Sobrenaturais incorpora algumas do Second Sight e Hunter: the Vigil, como Biocinéria, Pirocinéria, Telecinésia, Amaldiçoado. Pretty Impressive.
« Última modificação: Maio 05, 2013, 07:19:51 pm por Stormbringer »

Re:Rules Update de nWoD
« Resposta #4 Online: Maio 05, 2013, 08:36:46 pm »
Também só olhei por cima mas gostei bastante. Além do que o Stormbringer apontou, eles também incluíram um sistema de combate simplificado para situações onde a luta não importa. Isso é algo que eu pretendo usar mesmo nos jogos de OWoD a partir de agora.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Rules Update de nWoD
« Resposta #5 Online: Maio 06, 2013, 02:42:18 pm »
Falando no sistema de Combate, ele sofreu algumas mudanças:

* Defesa agora é o menor valor entre Raciocínio ou Destreza mais a perícia Atletismo.

* Armadura agora serve para outro propósito. Armadura Balística faz o downgrade de dano, transformando uma certa quantidade de dano letal em dano contusivo, enquanto Armadura Geral previne qualquer tipo de dano de ocorrer.

* Armas não adicionam mais dados na rolagem de ataque, mas sim caso você tenha ao menos um sucesso nela (ou seja, acertou o ataque), ela adiciona o seu valor em dano. Armas agora podem dar uma certa penalidade em iniciativa. AD&D manda um alô.

Como um off aqui, a Onyx Path enfim entendeu que "Katanas are just Better" não tem muito fundamento na realidade.

* Não existe mais nenhum Merit que conceda ataques extras. Quem diria, a Onyx Path entende algo de economia de ações.

* Agora existe um pequeno sistema de favores sociais, mas não ainda de Combate Social. Que estranho, porque quase todas as mudanças do God Machine se baseiam no que apareceu nos  últimos livros de linhas do WoD, que incluem combate social (como Danse Macabre ou Requiem for Rome).

* Quase tudo que gera impacto mecânico no seu personagem ou no ambiente é indicado por uma Condition e/ou um Tilt. D&D 4e manda um alô.
« Última modificação: Maio 06, 2013, 02:48:06 pm por Stormbringer »

Offline Smaug

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Re:Rules Update de nWoD
« Resposta #6 Online: Maio 06, 2013, 03:18:31 pm »
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* Defesa agora é o menor valor entre Raciocínio ou Destreza mais a perícia Atletismo.
Parece com o sistema novo de combate da versão de 20th de Werewolf, onde você joga Destreza + Atletismo para esquivar ou Destreza + Briga/Armas Brancas para bloquear. Gostei, mas não sei quão equilibrado isso ficaria dentro do jogo, talvez seja só o meu grupo, mas já me parece que a Defesa normal reduz e muito a parada dados.

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* Armadura agora serve para outro propósito. Armadura Balística faz o downgrade de dano, transformando uma certa quantidade de dano letal em dano contusivo, enquanto Armadura Geral previne qualquer tipo de dano de ocorrer.
Achei complicado e desnecessário. Ou um ou outro.

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* Armas não adicionam mais dados na rolagem de ataque, mas sim caso você tenha ao menos um sucesso nela (ou seja, acertou o ataque), ela adiciona o seu valor em dano. Armas agora podem dar uma certa penalidade em iniciativa. AD&D manda um alô.
Sem comentários sobre as armas diminuirem a iniciativa. Isso nunca fez sentido para mim. Agora, aumenta-se a penalidade causada pela defesa e diminui a parada de dados do ataque retirando o dano da arma...

 
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Re:Rules Update de nWoD
« Resposta #7 Online: Maio 06, 2013, 03:35:53 pm »
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Agora, aumenta-se a penalidade causada pela defesa e diminui a parada de dados do ataque retirando o dano da arma...

O aumento de Defesa e redução da parada de dados de ataque é teoricamente contrabalanceado pelo fato que armas agora adicionam uma quantidade de dano caso você acerte. Sem contar que armas de fogo ignoram Defesa, enquanto a maioria das Armaduras dão penalidades nela Defesa (Uma troca interessante).

Aparentemente, o objetivo é fazer os ataques acertarem menos, mas quando acertarem, vai ser algo dolorido a menos que você esteja com uma forma de proteção - que aumenta a chance de você ser atingido.

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Achei complicado e desnecessário. Ou um ou outro.

É mais complicado do que eu pensava, ainda mais porque quase todas armaduras tem os dois tipos de redução - mas eu acho que é um tipo de complexidade interessante.

Agora se tem algo que é realmente bem mais complicado do que eu imaginei que seria, são as regras para fantasmas e espíritos. Deve ser a primeira vez que eu vejo um flowchart para explicar um sub-sistema em WoD.