Spell
RPG => Sistemas & Cenários => Tópico iniciado por: Lumine Miyavi em Janeiro 16, 2013, 05:50:13 pm
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Podemos reduzir raças de fantasias a seus estereótipos mais básicos
Anões: Vigorosos, fortes, mineradores
Elfos: Esguios, imortais e/ou longevos, atraentes e sábios, com sentidos mais apurados, mas frágeis
Orcs: Grandes, fortes, brutais. Pode aguentar dor, e pode apostar que eles sabem revidar
Gnomos: Brincalhões, inventores, ilusionistas.
Ok... Mas e quanto aquela outra raça de fantasia, onipresentes... os Halflings? Quais seriam seus esterótipos básicos? Ser... baixinhos / furtivos? E só?
(e gente, não, Halflings de Athas não são halflings normais)
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Hobbits
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Pagar pau pro Tolkien. Anões magrinhos. Gnomos mais altos. Raça com pés peludos.
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pra mim halflings, elfos, gnomos e anões sempre foram figurinhas repetidas dos humanos com uma ou outra diferençazinha
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Ladrõezinhos safados.
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Eu vejo halflings como criaturas que, diferentemente de todas as outras citadas, só querem saber de paz. Não se preocupam com desenvolvimento econômico, guerras, magia, etc... Claro que podem ser "jogados" em um conflito, mas seu pacifismo é o que os diferencia dos outros, na minha visão da raça.
Ser furtivo é uma característica dividida com os elfos, não seja a ser algo único. Mas dentre os arquétipos de fantasia, os halflings são a raça "ladinesca" (já que a furtividade dos elfos não é aplicada neste tipo de ação).
E eles são curiosos. O halfling arquetipico seria muito próximo da ideia de ladino arquetipico: curioso, furtivo, e que evita conflitos diretos.
E sim, tudo isso veio de Tolkien. Aliás, de onde o velho tirou os hobbits?
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Acredito eu que ele os inventou
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Acredito que ele tava fumando e tomando um chá antes de inventa-los e ambos provavelmente seriam ilegais hoje em dia
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O problema de ser uma raça pacífica, é que isso não cola num mundo de fantasia padrão. Então eu não coloquei o "pacifismo" como uma característica, mesmo porque, pacifismo total é burrice, como visto em Gundam Wing.
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De forma de vista mais ampla, acho que quem define qual a característica marcante nos Halflings seja o autor que os usa. Eu mesmo tenho uma abordagem bem diferente e maluca, provavelmente já usada em algum JRPG que eu ainda não li direito. Temos a de que são ladrões, ou aventureiros, ou cozinheiros, ou pacíficos, pés peludos, pés sem pelos...
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Eu tinha lido em algum lugar que os hobbits representavam uma visão alegórica (intencional ou não) do povo inglês.
E tem outras coisas, como esse quote da WIKIPEDIA no artigo do "Hobbit":
The representation of the dwarves in The Hobbit by Tolkien was influenced by his own selective reading of medieval texts regarding the Jewish people and their history.[41] The dwarves' characteristics of being dispossessed of their ancient homeland at the Lonely Mountain, and living among other groups whilst retaining their own culture are all derived from the medieval image of Jews,[41][42] whilst their warlike nature stems from accounts in the Hebrew Bible.[41] The Dwarven calendar invented for The Hobbit reflects the Jewish calendar in beginning in late autumn.[41] And although Tolkien denied allegory, the dwarves taking Bilbo out of his complacent existence has been seen as an eloquent metaphor for the "impoverishment of Western society without Jews."[42]
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Pelo menos na 4e os halflings são um povo viajante e nômade ligado aos rios e lagos em geral. No livro são definidos como pés no chão, sortudos, curiosos, determinados, otimistas, práticos e gostam de contar histórias e fábulas. Agora nas outras edições já não sei.
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na 3.x os halflings não tinham virado um misto de Hobbit com Kenders?
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Sim. 3.x em diante, os antigos halflings tiveram uma mescla com os Kenders, mas sem a atitude idiota dessa raça.
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Pra mim kenders sempre foram halflings com outro nome :b
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Pessoalmente eu não gosto de Kenders como raça, porque são muito passíveis de dar desavença em um grupo, especialmente se cair nas mãos de um jogador pentelho. Ironicamente, pra jogar com uma raça imatura como criança, o jogador tem que ser muito maduro pra evitar desavenças (ou manter seus... "empréstimos" apenas em fluff).
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UHAHHAHAHA ANÕES SÃO JUDEUS KKKKKKKKKKKK FAZ SENTIDO
ps.
estes são os Hobbits REAIS:
http://en.wikipedia.org/wiki/Homo_floresiensis (http://en.wikipedia.org/wiki/Homo_floresiensis)
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Halflings são humanos pequenininhos.
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Pessoalmente eu não gosto de Kenders como raça, porque são muito passíveis de dar desavença em um grupo, especialmente se cair nas mãos de um jogador pentelho.
Uma raça pentelha para jogadores pentelhos :bwaha:
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Eu já tive um jogador defensor dos kenders falando que nos romances eles eram legais e tal. Mas pô, aí tu esquece que num romance, todo conflito in-game é feito pelo(s) escritor(es) e não algo rolando em paralelo a discussões no mundo real.
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Eu sempre gostei do kenders e acho que o maior problema deles in game é a síndrome de Malkaviano. Só por que diz que eles são em gera assim todos eles tem que ser retardados fdp.
Os romances mostram isso claramente. Os kender quando saem de suas vilas realmente não tem bom senso algum só que eles aprendem que as outras pessoas tem costumes diferentes. Tanto que o Tas se esforça para evitar pegar coisas a todo momento e não ser um desgraçado.
Sério se eles fossem como os jogadores interpretam eles teriam sido extintos....
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Bem lembrado aí a comparação, Skar. Síndrome de Malkaviano especial engraçadinho.
Acho que era o Nibelung que eu vi usando o termo "FishMalk", mas é isso aí.
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Fishmalk é algo tão famoso que tem sua própria página na White Wolf Wiki (http://whitewolf.wikia.com/wiki/Fishmalk).
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Cometendo o pecado do post duplo, mas com um motivo nobre. Esses são os concepts (abomináveis) do Halfling de D&D Next, que podem ser visto na DeviantaArt (http://conceptopolis.deviantart.com/gallery/26646047):
(http://fc06.deviantart.net/fs70/f/2013/017/4/0/lightfoot_halfling__female__by_conceptopolis-d5rsk2u.jpg)
(http://fc00.deviantart.net/fs70/f/2013/017/5/0/stongheart_halfling__female__by_conceptopolis-d5rsp0v.jpg)
(http://fc08.deviantart.net/fs70/f/2013/017/3/a/lightfoot_halfling__male__by_conceptopolis-d5rsoj3.jpg)
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Eu gostei. Mesmo.
Provavelmente porque estão mais parecidos com Gnomos (minha raça favorita em D&D)
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Agora halflings alem de baixinhos são cabeçudos e com pernas finas :laugh:
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Os gnomos de Pathfinder são especialmente cabeçudos.
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A wizards tem tantos ilustradores melhores. é so dar uma olha nas ilustrações de algumas cartas de magic ou dos livros das edições antigas
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Tem links pra concept arts de outras raças, Elven?
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Aqui (http://conceptopolis.deviantart.com/gallery/26646047):
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Prefiro os halflings da 3.x e da 4e mesmo, especialmente os da 4e, mas até aí não é novidade alguma. Agora o concept da anã ficou legal até.
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Eu não gosto muito da arte pra halflings e gnomos da 4e; eu acho que ficou muito pra "humaninho". Acho interessante quando enveredamos pra uma coisa mais duende.
Se é outra espécie, não é pra parecer tão humano exceto se existirem razões específicas pra isso.
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Da 4e não gosto muito de como os gnomos ficaram restritos a aqueles cabelos espetados de super saiyajins/ciganos modernos. Mas de resto não via nada de errado em parecerem mais pequenas pessoas do que duendes caricatos.
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É?
Pra mim isso é problemático, porque inclusive reduz as diferenças entre gnomo e halfling.
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As diferenças básicas eram olhos e orelhas. gnomos possuem orelhas pontudas e olhos totalmente negros, além dos cabelos espetados (essa parte que não curto muito dos gnomos da 4e) e os halflings são mais humanos, com a orelha levemente diferente, cabeça mais alongada e dreads e costeletas em geral. Eu sei, você queria que eles fossem proporcionalmente mais caricatos e estranhos, pra justificar-se como espécie diferente, mas não parecia ser a proposta da WotC na época. Agora no DDN que pretendem fazer as raças pequenas mais caricatas. Eu particularmente prefiro menos caricatas, mas aí vai do gosto de cada um.
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A verdade é que eu prefiro que cada cenário de campanha tenha seus próprios parâmetros, mas não vi muito isso nas ilustrações de 4e.
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Esses halflings parecem kithkins. Influências de Magic no D&D?
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Eu pensava que os kithkins eram quase-hobbits tanto quanto os halflings D&Dianos.
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Os Halflings de fato lembram tanto os Kithkin (que são um twist dos Hobbits/Halfling, especialmente em Eventide), mas o que me incomoda neles é que eles lembram muito os Goblins de Pathfinder:
(http://1.bp.blogspot.com/-eZsy3GEYPVE/UOrd_LYyutI/AAAAAAAABQA/rj410UErgUE/s1600/PZO1114-GoblinTreasure.jpg)
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Eu particularmente gosto dos goblins tanto da 4e quanto do Pathfinder. Os do pathfinder são especialmente engraçados, mas halflings prefiro mais esguios do que rechonchudos.
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Levem em consideração o estilo do artista. Nestes conceitos, os humanóides G e P estão todos cartunescos e os monstros bombadões, ao estilo DotA2.
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Odiei os gigantes e o Kuo-toa de lá. Gostei um pouco dos aboleths, apesar de que ainda prefiro das edições anteriores.
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Concordo parcialmente, não é que eu não tenha gostado... eu gostei, na verdade, muito, desses gigantes assim em estilo conto de fadas. Me lembram os gigantes dessas histórias, e ogros, que são terríveis, na verdade.
Porém eu não acho que esse deva ser o design apropriado pro D&D genérico; mesmo sendo marcados pra Forgotten, que pra mim não tem diferença quase nenhuma em termos de feeling, pro "D&D genérico". Pelo menos não na parte dos monstros.
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Isso. Apesar de curtir esta estética diterlizziana, ela destoa do D&D "padrão". A não ser que seja uma jogada para puxar jogadores de MtG e do público de cartuns tipo BEN10
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Ou agradar pessoal da antiga, que não curte visual mais dinamizado a la coisas mais modernas, como MMOs e etc (que é minha aposta em relação a isso).
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Se bobear são as duas coisas.
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Apesar de curtir esta estética diterlizziana, ela destoa do D&D "padrão".
Na verdade, não. Apesar de ele ser "O Ilustrador" de Planescape, o Tony Diterlizzi também era figura comum em AD&D 2e. Abra o Monstrous Manual e os Monstrous Compendiums da TSR e verá que o Diterlizzi (ele sempre coloca um td. nos desenhos antigos)i é figura constante ali.
Aliás, até hoje eu não faço ideia do que é "D&D Padrão". Soa mais a uma fábula do Old School Revival e de quem detesta eles, que colocam no mesmo saco versões bem diferentes de D&D que existiam entre 1974-1999.
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O que EU quis dizer é: o D&D mostrado no livro básico.
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De qual deles, Pub? Todas versões tem um "look" e um "feeling" distinto!
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Do D&D Next. Não gostaria de ver esses halflings e gnomos como os "genéricos" do livro básico.
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Eu lembro de alguns clássicos do DiT, como o tarrasque. Quanto ao que para mim é a estética do D&D padrão, é algo entre o chailmail bikini e bárbaros besuntados do Elmore e Brom, e o real is brown do Lockwood. E esses conceitos estão meio modernosos e coloridos para catar grognards.
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Na minha opinião existem duas vertentes que foram exploradas e que acabaram se confundindo na criação de Halfling's, os contos de fadas
Tolkien era um grande leitor e explorador do mundo ficticio de fadas e similares e nesse caso poderia ter se inspirado em faericos para a criação de suas raças, como os elfos com sua beleza eterea e uso de magia e os hobbits que seriam os antigos espiritos caseiros dos ingleses, como os Brownies, que eram bonachoes, gulosos e muito ligados a residencias, sua furtividade , assim como a dos elfos pode vir do fato que as fadas não sao vistas por todos.
Ja os Halflings, em jogos medievais em geral, também são, ao meu ver uma referencia a fadas pequenas, com capacidades superiores ao esperada em seu tamanho, traduzido no rpg a feitos aventureiros.