Autor Tópico: O novo rpg de Monte Cook  (Lida 17144 vezes)

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O novo rpg de Monte Cook
« Online: Agosto 08, 2012, 09:17:15 am »
The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Offline Lumine Miyavi

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #1 Online: Agosto 08, 2012, 09:27:15 am »
> Nanotécnologia
> Satélites
> Tecnologia indistinguível de magia
> Não indo na onda do sistema d20, fazendo algo diferente


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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #2 Online: Agosto 08, 2012, 10:10:08 am »
> Nanotécnologia
> Satélites
> Tecnologia indistinguível de magia
> Não indo na onda do sistema d20, fazendo algo diferente



O mundo acaba no final do ano, lembra?

Deixando a brincadeira de lado, eu gosto do gênero Dying Earth, que parece ser o que ele pretende. Torço pra que ele tenha melhorado um pouco a habilidade dele em design de regras e que fique um sistema legal, porque a idéia do cenário parece boa por enquanto.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
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Offline Heitor

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #3 Online: Agosto 08, 2012, 11:04:01 am »
Esperando a confirmação de Ivory Tower para praguejar que nem um velho neurótico.

***

Piadas à parte, só me veio isto à cabeça:
« Última modificação: Agosto 08, 2012, 11:08:04 am por Troiano »

Offline Macnol

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #4 Online: Agosto 08, 2012, 12:03:19 pm »
Intrigante.

Vou dar o benefício da dúvida e esperar sair algo concreto pra ver se me interessa, mas pelo menos a premissa é chamativa.

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #5 Online: Agosto 08, 2012, 12:08:14 pm »
Gosto bastante deste tipo de cenário. É possível que acabe gostando desse RPG.

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XP can be spent to increase character abilities, or to affect events in the game (such as rerolling dice), gain short-term benefits or advance in levels.
Acho perigoso usar um mesmo recurso (xp) em investimentos de curto e de longo prazo desse jeito. O estilo de jogo vai ter que se adaptar à campanha (se for uma one-shot, é preferível gastar todo xp em rerolagens, por exemplo), mas se não houver algumas diretrizes para os jogadores, os de pensamento menos estratégico podem torrar todos recursos logo e acabar não avançando de nível com o resto do grupo.

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To avoid a lot of cumbersome math at the game table, there aren’t a lot of modifiers to this roll. Instead, skills and other assets reduce the difficulty of a task.
Eu não consigo ler essa frase sem interpretar como "Ao invés de adicionar modificadores à rolagem, deixamos tudo mais fácil: as perícias diminuem a CD do teste."  :duh:
Claro que provavelmente só houve uma falha de interpretação minha ou da forma como ele resolveu se expressar.

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #6 Online: Agosto 08, 2012, 03:06:09 pm »
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To avoid a lot of cumbersome math at the game table, there aren’t a lot of modifiers to this roll. Instead, skills and other assets reduce the difficulty of a task.
Eu não consigo ler essa frase sem interpretar como "Ao invés de adicionar modificadores à rolagem, deixamos tudo mais fácil: as perícias diminuem a CD do teste."  :duh:
Claro que provavelmente só houve uma falha de interpretação minha ou da forma como ele resolveu se expressar.

segundo isso aqui:
http://www.montecookgames.com/i-like-my-20-sider/

o que ele pretende é tirar a linearidade dos resultados do D20 modificando as CDs ao invés de usar rolagens com dados que tenha uma curva de resultados com maior probabilidade nos resultados médios.
« Última modificação: Agosto 08, 2012, 03:12:43 pm por Alduim »

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #7 Online: Agosto 08, 2012, 03:10:12 pm »
Eu não consigo ler essa frase sem interpretar como "Ao invés de adicionar modificadores à rolagem, deixamos tudo mais fácil: as perícias diminuem a CD do teste."  :duh:
Claro que provavelmente só houve uma falha de interpretação minha ou da forma como ele resolveu se expressar.

Foi minha reação inicial também. Mas eu acho que talvez ele queira dizer algo como:

-Existem três dificuldades, fácil, médio e difícil. Cada uma tem um TN fixo 5, 10 e 15.

-Modificadores não alteram o valor fixo diretamente, em vez disso, eles movem a dificuldade. Para uma pessoa comum, subir numa corda poderia ser uma tarefa média. Se o personagem tem a característica "Marinheiro", a tarefa se torna fácil. Se ele sofreu um ataque num braço e não pode subir com ele, ela se tornaria difícil.

-Todos os modificadores são comparados e a média define a dificuldade da tarefa. No caso acima, um personagem Marinheiro com um braço machucado poderia ter a tarefa como mediana. Mas se além disso ele tivesse uma especialização em Escalar, isso poderia diminuir a dificuldade pra fácil novamente (dois modificadores positivos contra um negativo).

Edit: Huh, como eu tinha pensado então.
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Offline Heitor

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #8 Online: Agosto 08, 2012, 11:22:49 pm »
Esta descrição do kimble é como eu imaginava que ia funcionar as regras de vantagem e desvantagem no DDN.

Offline crudebuster

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #9 Online: Agosto 09, 2012, 04:32:06 am »
Parece que valeu a pena ter deixado o projeto do tal D&D Next.

Me lembrou bem de relance o Blame! pois pra mim, tecnologia perdida = magia arcana...
« Última modificação: Agosto 09, 2012, 04:35:21 am por crudebuster »
deve ser muito estranho ser normal

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #10 Online: Agosto 09, 2012, 06:25:51 pm »
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Tekumel ?  :haha:
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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #11 Online: Agosto 09, 2012, 06:40:25 pm »
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Tekumel ? 

Por aí. Só que sem Incas Venusianos. Parece que ele está levando mais ao extremo algumas ideias por trás de Ptolus.  :b

Um lado positivo é que o Monte Cook é um autor extremamente competente em detalhar cenários e tem crédito o bastante para deixar seus livros com um acabamento que rivaliza com empresas maiores no ramo, por mais que a implementação mecânica dele não seja das melhores.

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #12 Online: Agosto 09, 2012, 09:50:27 pm »
Vendo de novo aquelas imagens exóticas, me lembrou mais o Skyrealms of Jorune do que Tekumel.

E já não gostei de saber que vai ter um livro core e mais um player guide e mais um não sei o que lá. Nunca vi real necessidade desses livros múltiplos, ao invés de 1 core só.
« Última modificação: Agosto 09, 2012, 09:52:16 pm por silva »
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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #13 Online: Agosto 09, 2012, 10:15:59 pm »
Vendo de novo aquelas imagens exóticas, me lembrou mais o Skyrealms of Jorune do que Tekumel.

E já não gostei de saber que vai ter um livro core e mais um player guide e mais um não sei o que lá. Nunca vi real necessidade desses livros múltiplos, ao invés de 1 core só.
Eu vejo.
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Offline Heitor

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #14 Online: Agosto 10, 2012, 01:52:09 am »
Porra Phil. Meus olhos. NSFW warning next time. WUBWUBWUBDROPDROP. Verdammt.

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #15 Online: Agosto 10, 2012, 09:15:45 am »
Perdi a aposta...

Tinha apostado que o jogo dele seria um 'como eu acho que D&D deveria ser'...

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #16 Online: Agosto 24, 2012, 08:10:57 am »
Bom, Numenera está também no Kickstarter e já conseguiu 780% do que precisava.  :)
« Última modificação: Agosto 24, 2012, 10:42:42 am por Dr. Strangelove »

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #17 Online: Agosto 24, 2012, 09:45:01 am »
Achei o Kickstarter dele muito safado.

Primeiro, porque ele esperou um boooom tempo depois de ter superado a meta inicial, para colocar novas metas. Essa eu ainda consigo aceitar, ele provavelmente quis esperar algum sinal de diminuição no ritmo de investimento.

Segundo, porque o padrão de kickstarters é que você não precisa pagar isoladamente pelos Extras que o autor vai oferecendo quando o projeto alcança novas metas. No dele isso foi divido. Pra conseguir o pdf do jogo, eu pago $30 (Ebook Megafan). Mas se eu quiser pdf dos materiais novos que ele vai adicionando, eu tenho que subir para $50 (Ultimate ebook fan). Não existe qualquer outra diferença entre eles. Se o projeto não tivesse superado qualquer marca além da inicial, as pessoas que pagaram $30 e as que pagaram $50 teriam ganho a mesma coisa. Isso foi algo que me irritou quando percebi. Achei extremamente desonesto com o pessoal que financia o projeto.
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Offline Heitor

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #18 Online: Março 04, 2013, 09:46:03 pm »

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #19 Online: Março 05, 2013, 11:52:27 am »
Por falar em Numenera, alguém já deu uma olhada no playtest do cenário? O Monte Cook ainda tem a síndrome de transformar tudo em d20 system?

Offline AKImeru

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #20 Online: Março 05, 2013, 04:38:52 pm »
Planescape Torment sem Planescape é Jojo sem homosexualidade.

Ou Cho Aniki sem musculação.

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #21 Online: Março 05, 2013, 09:31:18 pm »
E ai alguém viu algo do Cenário+Sistema para ver se ficou bom?

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #22 Online: Maio 01, 2013, 12:02:14 pm »
Dois posts interessantes sobre Numenera e RPG em geral no blog do Monte Cook. (Cf. aqui e aqui).

O primeiro é sobre mestrar em Numenera. Basicamente, é uma discussão de como o cenário do M. Cook é "GM-driven", i.e., como cabe ao mestre conduzir o jogo. Interessante como essa proposta está em voga hoje em dia, vide cenários como Dungeon World, 13th Age e o próprio Next. Não sei se isso é uma resposta desses autores-jogadores-designers mais antigos (o próprio Cook, o Rob Heinsoo ou o Jonathan Tweet) aos jogos mais "enxutos" de decisões arbitrárias do mestre, como o DnD 4e ou mesmo o novo Iron Kingdoms.

O segundo é sobre as aventuras no mundo de Numenera. E por "aventuras" aqui, o Cook está dizendo "aventuras prontas". Ele traz esse tema por uma questão mercadológica ("aventuras não vendem") e como ele as vê como ferramentas importantes na experiência do jogo. Elas seriam como um espelho das intenções dos designers ou um manual de como eles pensaram que o jogo "deve" ser jogado. É interessante.

No final, mais do que informações sobre o Numenera, os textos acabam dizendo muito mais sobre concepções de design de jogo e dos próprios autores do que do cenário em si. O que, na minha opinião, é até válido. Afinal, quero saber como estão lidando com o desenvolvimento das coisas pelas quais me interesso. Nada de criar cortinas de fumaça nesse processo (DDN, estou olhando pra você).

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #23 Online: Maio 01, 2013, 06:01:12 pm »
Eu meio que desisti de jogos com mecânicas muito diferentes, vou esperar para ver como vai ficar o do Cook.

Offline Atmo

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #24 Online: Maio 01, 2013, 06:17:32 pm »
Tomara que não demore muito para cozinhar essa ideia.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #25 Online: Maio 02, 2013, 04:37:02 pm »
Tomara que não demore muito para cozinhar essa ideia.

Que eu me lembre, a ideia era que se fundando o kickstarter do Numenera, ele seria lançado em Agosto de 2013.

Offline Atmo

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #26 Online: Maio 02, 2013, 07:03:14 pm »
Tomara que não demore muito para cozinhar essa ideia.

Que eu me lembre, a ideia era que se fundando o kickstarter do Numenera, ele seria lançado em Agosto de 2013.

Cook, cozinhar... piada ruim...
« Última modificação: Maio 02, 2013, 07:08:14 pm por Atmo »
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #27 Online: Agosto 05, 2013, 10:51:12 pm »
E aí, alguém lendo o Player's Guide de Numenera? Confesso que tive uma boa surpresa: apesar do M. Cook ainda transformar tudo em d20, ele inovou na maneira de como fazer isso (inovou pra mim, pelo menos, não sei como ele trabalhou no WoD d20). E ainda que ache tudo mastigado demais, principalmente para um jogo focado na história, o resultado parece interessante.

O livro, ou ao menos seu pdf, é bem bonito, com excelentes ilustrações. O problema é que alguns erros passaram na revisão, inclusive com frases incompletas e trechos faltantes. Mas a notícia é que vão corrigir isso em breve e o arquivo vai ganhar bookmarks.

Offline AKImeru

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #28 Online: Agosto 06, 2013, 07:05:00 pm »
Então digamos que lurkar o /tg/ serviu para algo, backers que receberam o livro fizeram pequenas resenhas.


Resumo da opera:
Você tem 3 classes, todas possuem um sistema de usar pontos para fazer coisas legais, mas uma é focada nisso, o equivalente de caster.

E eles são completamente desequilibrados. Do tipo, outro nível de desequilíbrio. Do tipo poderes de "termine o encontro". Do tipo "Construa um robô que seja um Nano também e que possa terminar encontros por si só mais vezes ao dia" nivel de quebrado.

Não há "roles" aqui; os Glaives são apenas mais resistentes do que Nanos mas eu me pergunto porque você jogaria com um quando você pode mover montanhas no nível 6 de Nano sem muitas dificuldades.

Estou tentando ver se consigo um pdf de backer, eu tenho o pdf em pre order.

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #29 Online: Julho 31, 2014, 08:12:24 pm »


Pela popularidade que esse jogo vem conquistando e a fama que Monte Cook tem por aqui, a tendência é que esse financiamento dê certo e tenhamos Numenera em português no ano que vem.  :)

Offline Arcane

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #30 Online: Julho 31, 2014, 09:28:43 pm »
Estou só aguardando abrirem o financiamento...
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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #31 Online: Julho 31, 2014, 11:22:59 pm »
Ótimo. Peguei ele num Bundle of Holding e comecei a ler e o livro é realmente muito bom. Não cheguei a terminar exatamente porque queria comprar o livro físico. Agora vou poder fazer isso em português :)
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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #32 Online: Agosto 04, 2014, 02:03:21 pm »
Estou lendo atualmente o livro e o curioso e que...o Monte repaginou o d20 e deixou ele muito interessante, será que (me corrijam se estiver errado) esse poderia ter sido o sistema próximo do que viria a ser as regras do D&D 5? pq se fosse ia ser uma mudança radical...


Offline Barão Nemo

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #34 Online: Novembro 08, 2014, 02:14:59 am »
Eu dei uma pesquisa rápida sobre a editora New Order para saber de sua experiência, e ela foi responsável pela tradução e financiamento coletivo de Yggdrasil. Eu não tenho acesso aos andamentos da publicação em si, mas pelo menos já tem um pouco de experiência na área.

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #35 Online: Novembro 10, 2014, 01:10:16 pm »
Eu dei uma pesquisa rápida sobre a editora New Order para saber de sua experiência, e ela foi responsável pela tradução e financiamento coletivo de Yggdrasil. Eu não tenho acesso aos andamentos da publicação em si, mas pelo menos já tem um pouco de experiência na área.

Outro ponto positivo é que eles vão trazer o Numenera com a mesma qualidade gráfica do original em inglês e dão descontos para quem já participou de financiamentos coletivos anteriores feitos por eles (por enquanto o único foi Yggdrasil, mas quem participar de Numenera vai poder se beneficiar disso posteriormente).

Além disso, quem participar do financiamento do Numenera, vai ganhar um desconto na loja da Retropunk, que tem em seu acervo uns RPGs muito legais e deve lançar o Apocalypse World em breve.

Estou otimista com esse financiamento. Em dois dias já arrecadaram quase R$ 8.000,00 e apesar de estarem a pouco tempo no mercado, eles chegaram fazendo um trabalho com respeito aos fãs.

A tendência é que eles batam ao menos a meta inicial, mas não acho improvável que eles atinjam a meta do guia do jogador ou até mesmo as duas últimas metas.  :cool:
« Última modificação: Dezembro 17, 2014, 06:27:09 pm por Lunguinho »

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #36 Online: Dezembro 17, 2014, 06:30:31 pm »
Duplo post, mas é para dar um informativo relevante: 

Já foi batida a meta inicial! Teremos a versão brasileira do Numenera no meio do ano que vem. Agora é esperar para ver quais metas extras serão liberadas nessas três semanas restantes de financiamento. XD

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #37 Online: Janeiro 06, 2015, 10:27:23 pm »
E o financiamento foi muito bom, vão incluir uma surpresa legal (uma coletânea de aventuras de autores brasileiros), mas acabei me decepcionando com a editora. Vão incluir o Telles como um dos autores desse suplemento nacional pro Numenera. O cara que é barraqueiro, passou meses dizendo que o RPG ia acabar, adora entrar em discussão com outros autores, adora drama, etc.

Pff decepcionado com a New Order.
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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #38 Online: Janeiro 06, 2015, 11:07:17 pm »
Longe de ter simpatias com o Telles, mas o fato dele não ser uma pessoa agradável ou amável não o torna um autor de RPG ruim. Embora eu só conheça uma obra dele (Crônicas da Sétima Lua), mas ela me pareceu muito boa.

E dos outros autores, tem o LPGiehl no meio, que era um excelente forista na RedeRPG.
« Última modificação: Janeiro 06, 2015, 11:09:40 pm por Khalid al-Walid »

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #39 Online: Janeiro 06, 2015, 11:15:53 pm »
Não é uma questão da qualidade do material que ele escreve, mas do suporte que você está dando.

O mercado tem muitos autores bons que eu poderia ajudar pagando pelo trabalho deles, seja através de compra direta, financiamento coletivo, o que for. Eu prefiro não dar meu dinheiro pra alguém que passou meses defendendo que o RPG ia acabar porque seu site estava afundando no ostracismo e ele tinha feito um ótimo trabalho de hostilizar todo mundo que não concordava com ele (sem contar os barracos ridículos em eventos de RPG).

Mesmo que o trabalho de um artista seja bom, se você discorda das atitudes deles isso já é motivo suficiente pra escolher não investir teu dinheiro nele. Qualidade não justifica comportamentos inadequados.

É o mesmo motivo que eu nunca vou comprar algo do RPG Pundit, por exemplo. Um autor americano conhecido por bullying, preconceito, incitar guerra de edições, etc. Eu desconheço a qualidade do material dele mas, mesmo que seja bom, as atitudes dele já são suficientes pra me fazer decidir não investir num autor assim.

E porque eu continuo investindo em algumas editoras e autores de jogos que talvez eu nunca mestre. Eu respeito muito o esforço que alguns autores tem feito para traduzir bons jogos de RPG japoneses para o inglês, sendo que alguns levaram anos de trabalho pra conseguir fazer isso devido a limitações financeiras que eles tinham. E o tempo todo mantiveram um bom relacionamento com o público interessado e sempre tentaram promover o hobby. Prefiro dar meu dinheiro pra gente assim, que está ajudando o RPG a crescer, do que gente que é tóxica pro hobby.

Obs.: Nota que estou dizendo que estou decepcionado com a escolha de incluir o Telles no negócio, não com o trabalho geral que a New Order tem feito até agora.
« Última modificação: Janeiro 06, 2015, 11:19:22 pm por kimble »
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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #40 Online: Janeiro 06, 2015, 11:30:22 pm »
Aqui vem nossa diferença - eu não me importo com a personalidade do autor de uma obra. Se ela for suficientemente bem feita, isso compensa qualquer defeito que o autor dela venha a ter (caso contrário, eu não leria nenhuma obra literária escrita antes de 1950 e não chegaria perto de quase toda cena de Black Metal, Martial Music, Dark Ambient e RAC) - especialmente porque quase ninguém se interessa de fato em saber sobre o autor de uma obra.

E essa é a elegância de um sistema de mercado, você é livre para não comprar ou fazer propaganda contrária a uma obra porque o autor é um bastardo (ou o oposto, caso ela seja um Santo Moderno, como Norman Borlaug).  :)
« Última modificação: Janeiro 06, 2015, 11:33:29 pm por Khalid al-Walid »

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #41 Online: Janeiro 07, 2015, 05:31:21 am »
Ta aí, concordo com os dois: tanto a preferência por financiar projetos "sustentáveis" (minha saga atual é achar um smartphone fabricado em empresas isentas de suspeitas de trabalho análogos à escravidão, tipo a Foxconn) quanto pela liberdade em poder diferenciar obra de autor e consumi-la mesmo assim (Carl Schmitt mandou um abraço).

Mas, parece-me, que a inclusão do Telles (e de outros, como o Del Debbio) na Antologia de Aventuras do Numenera nacional tem muito mais a ver com o apelo que estes nomes têm junto ao público rpgista brasileiro e a vontade de atraí-lo para o financiamento. Eles seriam a "muletas" para vender outros autores, saca? No fim, apesar de tudo, o resultado pode ser positivo.

PS: Agora, como o MC tem apelo no Brasil também, hein? Fez valer o apelido "Midas do RPG" dado por um amigo. Ainda mais quando esse Cypher System nem é lá essas coisas (mesmo que o cenário seja maneiro).

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #42 Online: Janeiro 07, 2015, 12:29:51 pm »
Mas, parece-me, que a inclusão do Telles (e de outros, como o Del Debbio) na Antologia de Aventuras do Numenera nacional tem muito mais a ver com o apelo que estes nomes têm junto ao público rpgista brasileiro e a vontade de atraí-lo para o financiamento. Eles seriam a "muletas" para vender outros autores, saca? No fim, apesar de tudo, o resultado pode ser positivo.

Espero que tenha sido um caso único, porque colocar gente assim no meio me afasta em vez de me fazer querer investir mais. Eu também não vou muito com a cara do Del Debbio (por algumas coisas que ele alega já ter feito), mas pelo menos ele nunca fez campanha dizendo que o RPG ia morrer.
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Offline taverneiro

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #43 Online: Janeiro 07, 2015, 07:51:24 pm »
No geral, eu concordo com o Kimble. A personalidade do artista sempreminfluenciou os livros que leio, musicas que escuto e filmes que assisto.

 Torci o nariz quando vi que Reia foi incluido como meta expandida do Fate, por nunca ter gostado do cenario. Achei deveras ironico ver o nome do Telles de novo no meio RPGístico. O assunto da crise infinita do RPG desgastou muito a imagem dele.

Pra mim, ele (e suas profecias pessimistas) nunca foi nocivo ao hobby, mas sim para elemesmo. E que ele se queimou naquela rixa com o Trio Tormenta, isso é algo difícil de negar.
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Offline Macnol

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #44 Online: Janeiro 07, 2015, 08:39:00 pm »
A Spell (a verdadeira) sempre se manteve totalmente à parte das infinitas crises e intrigas da "cena" dos blogs e site de RPG do Brasil.

(Irônico, não?)

Sendo assim, seria legal dar um resumo dessas histórias que motivam a ter pé atrás com certas iniciativas e pessoas, pra ajudar os perdidos a se situarem (...tipo eu).

Offline taverneiro

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #45 Online: Janeiro 07, 2015, 09:52:08 pm »
Citar
A Spell (a verdadeira) sempre se manteve totalmente à parte das infinitas crises e intrigas da "cena" dos blogs e site de RPG do Brasil.

(Irônico, não?)

Sendo assim, seria legal dar um resumo dessas histórias que motivam a ter pé atrás com certas iniciativas e pessoas, pra ajudar os perdidos a se situarem (...tipo eu).
Ainda bem que ficaram longe disso, porque para mim os dois estavam errados e certos ao mesmo tempo... errados porque o mercado de RPG não teve nenhum grande "boooom" nem entrou numa crise a ponto de extinguir o hobby. No fim o mercado "deu um jeito" em cada um dos países.

O resumo, dentro da minha percepção foi:

Era uma vez uma revista chamada Dragão Brasil que estava para se tornar a única referência impressa do RPG. O relapso da Devir, por exemplo, fez com que Tormenta se tornasse "a referência" em termos de Fantasia Medieval para quem queria ingressar no hobby.

Então, o Trio Tormenta vazou da DB e ela foi assumida pelo corpo de colaboradores da revista - que era a equipe RedeRPG liderada pelo Marcelo Telles.

Independente dos litígios por parte do Trio Tormenta (que agora estava na Escala com a Dragon Slayer e na Jambô com Tormenta) e a Editora Talismã (que publicava a DB), o Telles assumiu a revista. Não vou discutir a qualidade dos artigos nem os motivos do que se sucedeu, mas o fato foi que o público diminuiu e as vendas da DB caiu. Juntamente com isso, a própria RedeRPG passou por maus bocados.

Então começaram as polêmicas:

1. O Telles e o Lordmon da RedeRPG publicaram uma série de artigos [ www.rederpg.com.br/portal/modules/news/article.php?storyid=3996 ] tratando sobre a suposta crise no mercado e a DS alfinetando o Telles [ http://www.a-arca.com.br/2006/10/direito-de-resposta-o-trio-tormenta-da-a-sua-versao-dos-fatos/ ] dizendo que ele usava essa crise inventada para justificar o declínio da DB e do seu portal. Bem como seria a desculpa para explicar o fracasso dos projetos dele em cima de material de jogo.

2. Como se não bastasse, sempre houve alfinetadas por parte da RedeRPG em cima dos lançamentos de Tormenta [ http://www.rederpg.com.br/wp/2011/01/tormenta-rpg-e-valkaria-como-fragmentar-um-sistema-fragmentado/ ] e discussões acaloradas sobre quem estava certo sobre o destino do RPG no mundo.

Pra mim isso tudo é muito ego pra pouca bosta. Vocês podem ver o ápice desta coisa toda no famigerado vídeo Trio Tormenta x Telles no EIRPG de 2010. Onde um barraco-nerd foi instaurado entre eles quando o Saladino foi tirar satisfações sobre a suposta evidência de que o Trio tinha muita coisa a esconder sobre todos os argumentos que eles usavam nas alfinetadas. Como sempre, tudo foi filmado e postado no youtube pelo próprio JM Trevisan:

O resultado: o Telles saiu da RedeRPG por outros motivos (pessoais). O Trio Tormenta continua com Tormenta, mas a Dragon Slayer não existe mais. D&D 5E é o queridinho da crítica e ninguém mais lembra porque esta discussão idiota começou :)

Leiam os artigos, assistam ao barraco e tirem suas próprias conclusões.

Minha opinião (de bosta, que sempre fui): Telles estava errado ao ser mais alarmista que autor de jogos. Trio Tormenta se achou no direito de dar alfinetadas e serem um pouco escrotos porque tinham (tem?) um público cativo bem maior.

No fim, o mercado de RPG mudou. Se está maior ou menor agora ele divide espaço com outras mídias (EIRPG no Anime Friends, D&D na Hasbro) e possui formas de se auto-alimentar e diversificar com  financiamentos coletivos e apostas de editoras menores e formatos digitais.
« Última modificação: Janeiro 07, 2015, 09:59:19 pm por taverneiro »
"The secret we should never let the gamemasters know is that they don't need any rules." - Gary Gygax

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« Última modificação: Janeiro 08, 2015, 05:19:29 pm por Talude »
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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #47 Online: Janeiro 08, 2015, 09:40:40 am »
De brinde:http://www.rederpg.com.br/wp/2011/01/sim-eu-falo-mal-de-justin-bieber-bbb-e-tormenta-e-explico-por-que/

Por que praticamente todo mundo do Brasil faz isso  :b (exceto por tormenta)
War never changes

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #48 Online: Janeiro 08, 2015, 01:36:03 pm »
Com relação a se importar ou não com a personalidade do autor de uma obra, eu tenho tendência a ignorar isso como o elfo faz, salvo em casos especiais quando o autor realmente é MUITO fdp ou então o mesmo fez algo pessoalmente contra a minha pessoa ou alguém próximo, aí num caso desses fica difícil dar suporte ao trabalho dele.

Afinal, tudo tem limite né!? 

Citação de: Bispo
PS: Agora, como o MC tem apelo no Brasil também, hein? Fez valer o apelido "Midas do RPG" dado por um amigo. Ainda mais quando esse Cypher System nem é lá essas coisas (mesmo que o cenário seja maneiro).

Eu mesmo entrei no financiamento do Numenera muito mais por causa do cenário do que pelo sistema em si, que apesar de ter umas ideias boas, não deixa de ser apenas mais uma variante do D20.

E diga-se de passagem, apesar de ter gostado do Numenera, ele nem é o meu cenário preferido dentre os que usam o Cypher System: na minha opinião The Strange é ainda mais inovador e tem um potencial de aventuras/campanhas ainda maior do que o Numenera.

Mas como The Strange foi lançado depois e ainda não ganhou prêmios como o Numenera ganhou, entendo a opção em lançar primeiro o Numenera por aqui.

OFF:

E dos outros autores, tem o LPGiehl no meio, que era um excelente forista na RedeRPG.

Inclusive, o LPGiehl vem mantendo um blog muito bom, focado nos mitos de H.P. Lovecraft (e os seus jogos de RPG correlacionados: Call e Trail of Cthulhu, se bem que a maior parte do conteúdo dos artigos é puramente descritivo) e na temática de horror.

Recomendo pra quem é fã dos Mythos ou curte a temática de horror, pois muitos dos textos dele dão bons ganchos de aventura para esse tipo de jogo, além de ser um material muito bem escrito.

Offline Heitor

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #49 Online: Janeiro 08, 2015, 03:25:52 pm »
Ei, acho que essa discussão já rende um tópico à parte  :positivo:

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #50 Online: Janeiro 09, 2015, 07:42:11 pm »
Pra mim isso tudo é muito ego pra pouca bosta.

Pra mim também, meu caro.
Não só desse bafafá, mas como de outros que marcaram toda o trajeto do RPG nacional aqui (hey tem até uma história desse form que pode ser resumida nessa sua frase... dum tal de capitão e tals...)


Dito isso. sou do time que também deixa de apoiar (e consumir) produtos se eu tiver problemas com os autores.
Não sou extremo, de tempos em tempos volto a dar chances para as pessoas melhorarem.

E nesse caso, yeah, Telles ainda não se mostrou melhor. Well, too bad.
« Última modificação: Janeiro 09, 2015, 08:12:00 pm por Macnol [top] »

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #51 Online: Janeiro 19, 2015, 05:39:54 pm »
Estou registrando nos Diários de Campanha uma campanha usando o Numenera. Apenas duas sessões até aqui. Gostei muito do cenário, e estou começando a ficar a vontade com as regras.

Para quem estiver interessado, segue o link:

http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1923.0

Offline Kazack

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #52 Online: Janeiro 19, 2015, 05:58:49 pm »
Estou registrando nos Diários de Campanha uma campanha usando o Numenera. Apenas duas sessões até aqui. Gostei muito do cenário, e estou começando a ficar a vontade com as regras.

Para quem estiver interessado, segue o link:

http://spellrpg.com.br/home/index.php?topic=1923.0

Estou acompanhando teus relatos no tópico Hentges, bem legais! :D

O que tem achado do sistema? Quando estiver com mais familiaridade com as regras, vem comentar pra gente aqui haha


Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #53 Online: Janeiro 19, 2015, 06:34:16 pm »
Estou achando muito bom porque muito simples.

Em toda ação se analisa quais circunstâncias beneficiam ou prejudicam o personagem, quais equipamentos ou habilidades podem ser relevantes, e assim se estabelece e se modifica a dificuldade. Os personagens também podem realizar um "esforço" para diminuir essa dificuldade, queimando pontos do atributo relacionado à ação para torná-la mais fácil. Depois, basta rolar um d20 e descobrir o resultado.

E o melhor é que a mesma lógica se aplica a tudo o que os personagens fazem. Se torna lento no combate, mas mais por inexperiência nossa do que por razões do sistema.

Também estou gostando muito de não precisar fazer rolagem nenhuma. É tudo por conta dos jogadores. Parece pouco, mas faz muita diferença no tanto mais que se pode pensar nos acontecimentos da história sem se preocupar com os dados.

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #54 Online: Junho 08, 2015, 02:47:16 pm »
Monte Cook voltou...

http://www.montecookgames.com/product/cypher-system-rulebook/

Agora ele lança o Cypher System Rule Book, um livrão caro (mas eu garanti o meu sem dó) com as regras do Sistema Cypher para diversos gêneros de campanha de RPG.

Não sei do restante dos leitores do Numenera, mas eu considero o sistema Cypher muito eficiente em sua proposta, tó aqui ansioso para ler esse material e facilitar aqui um hacking de campanha para Mass Effect, Dark Sun, Cyberpunk e por ai vai.

Offline Torneco

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #55 Online: Junho 09, 2015, 02:55:10 am »
Acho que com um pouco de esforço dá pra colocar até um Final Fantasy com Numenera.

Offline Heitor

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #56 Online: Junho 09, 2015, 12:30:06 pm »
Numenera É Final Fantasy, mas com um filtro cromado de fantasia oitentista.

EDIT: e eu gostei pra caramba das ilustrações do Cypher Rulebook  :victory:
« Última modificação: Junho 09, 2015, 12:41:33 pm por Heitor® »

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #57 Online: Junho 09, 2015, 10:12:51 pm »
Também estou gostando muito de não precisar fazer rolagem nenhuma. É tudo por conta dos jogadores. Parece pouco, mas faz muita diferença no tanto mais que se pode pensar nos acontecimentos da história sem se preocupar com os dados.

Isso aqui é o grande lance, pra mim. Os jogos "Powered by the Apocalypse" usam a mesma filosofia e a coisa flui que é um amor.

The traditional playstyle is, above all else, the style of playing all games the same way, supported by the ambiguity and lack of procedure in the traditional game text. - Eero Tuovinen

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #58 Online: Junho 11, 2015, 06:57:13 am »
OFF:

Pros que gostam de sistemas nos quais o mestre não faz nenhuma rolagem, saiu sábado passado uma variante de regras para o DnD 5e/Next, na seção do Unearthed Arcana, que faz exatamente isso. Pode-se conferir aqui.

PS: Não vou entrar no mérito de julgar se é boa ou não. Teria que testar em mesa pra ver. Mas, por cima, me pareceu meio truncada. Mas talvez seja pelo costume de (quase) sempre pensar rolagens de d20 em valores positivos.