Autor Tópico: O novo rpg de Monte Cook  (Lida 16962 vezes)

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #15 Online: Agosto 10, 2012, 09:15:45 am »
Perdi a aposta...

Tinha apostado que o jogo dele seria um 'como eu acho que D&D deveria ser'...

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #16 Online: Agosto 24, 2012, 08:10:57 am »
Bom, Numenera está também no Kickstarter e já conseguiu 780% do que precisava.  :)
« Última modificação: Agosto 24, 2012, 10:42:42 am por Dr. Strangelove »

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #17 Online: Agosto 24, 2012, 09:45:01 am »
Achei o Kickstarter dele muito safado.

Primeiro, porque ele esperou um boooom tempo depois de ter superado a meta inicial, para colocar novas metas. Essa eu ainda consigo aceitar, ele provavelmente quis esperar algum sinal de diminuição no ritmo de investimento.

Segundo, porque o padrão de kickstarters é que você não precisa pagar isoladamente pelos Extras que o autor vai oferecendo quando o projeto alcança novas metas. No dele isso foi divido. Pra conseguir o pdf do jogo, eu pago $30 (Ebook Megafan). Mas se eu quiser pdf dos materiais novos que ele vai adicionando, eu tenho que subir para $50 (Ultimate ebook fan). Não existe qualquer outra diferença entre eles. Se o projeto não tivesse superado qualquer marca além da inicial, as pessoas que pagaram $30 e as que pagaram $50 teriam ganho a mesma coisa. Isso foi algo que me irritou quando percebi. Achei extremamente desonesto com o pessoal que financia o projeto.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Offline Heitor

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #18 Online: Março 04, 2013, 09:46:03 pm »

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #19 Online: Março 05, 2013, 11:52:27 am »
Por falar em Numenera, alguém já deu uma olhada no playtest do cenário? O Monte Cook ainda tem a síndrome de transformar tudo em d20 system?

Offline AKImeru

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #20 Online: Março 05, 2013, 04:38:52 pm »
Planescape Torment sem Planescape é Jojo sem homosexualidade.

Ou Cho Aniki sem musculação.

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #21 Online: Março 05, 2013, 09:31:18 pm »
E ai alguém viu algo do Cenário+Sistema para ver se ficou bom?

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #22 Online: Maio 01, 2013, 12:02:14 pm »
Dois posts interessantes sobre Numenera e RPG em geral no blog do Monte Cook. (Cf. aqui e aqui).

O primeiro é sobre mestrar em Numenera. Basicamente, é uma discussão de como o cenário do M. Cook é "GM-driven", i.e., como cabe ao mestre conduzir o jogo. Interessante como essa proposta está em voga hoje em dia, vide cenários como Dungeon World, 13th Age e o próprio Next. Não sei se isso é uma resposta desses autores-jogadores-designers mais antigos (o próprio Cook, o Rob Heinsoo ou o Jonathan Tweet) aos jogos mais "enxutos" de decisões arbitrárias do mestre, como o DnD 4e ou mesmo o novo Iron Kingdoms.

O segundo é sobre as aventuras no mundo de Numenera. E por "aventuras" aqui, o Cook está dizendo "aventuras prontas". Ele traz esse tema por uma questão mercadológica ("aventuras não vendem") e como ele as vê como ferramentas importantes na experiência do jogo. Elas seriam como um espelho das intenções dos designers ou um manual de como eles pensaram que o jogo "deve" ser jogado. É interessante.

No final, mais do que informações sobre o Numenera, os textos acabam dizendo muito mais sobre concepções de design de jogo e dos próprios autores do que do cenário em si. O que, na minha opinião, é até válido. Afinal, quero saber como estão lidando com o desenvolvimento das coisas pelas quais me interesso. Nada de criar cortinas de fumaça nesse processo (DDN, estou olhando pra você).

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #23 Online: Maio 01, 2013, 06:01:12 pm »
Eu meio que desisti de jogos com mecânicas muito diferentes, vou esperar para ver como vai ficar o do Cook.

Offline Atmo

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #24 Online: Maio 01, 2013, 06:17:32 pm »
Tomara que não demore muito para cozinhar essa ideia.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #25 Online: Maio 02, 2013, 04:37:02 pm »
Tomara que não demore muito para cozinhar essa ideia.

Que eu me lembre, a ideia era que se fundando o kickstarter do Numenera, ele seria lançado em Agosto de 2013.

Offline Atmo

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #26 Online: Maio 02, 2013, 07:03:14 pm »
Tomara que não demore muito para cozinhar essa ideia.

Que eu me lembre, a ideia era que se fundando o kickstarter do Numenera, ele seria lançado em Agosto de 2013.

Cook, cozinhar... piada ruim...
« Última modificação: Maio 02, 2013, 07:08:14 pm por Atmo »
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #27 Online: Agosto 05, 2013, 10:51:12 pm »
E aí, alguém lendo o Player's Guide de Numenera? Confesso que tive uma boa surpresa: apesar do M. Cook ainda transformar tudo em d20, ele inovou na maneira de como fazer isso (inovou pra mim, pelo menos, não sei como ele trabalhou no WoD d20). E ainda que ache tudo mastigado demais, principalmente para um jogo focado na história, o resultado parece interessante.

O livro, ou ao menos seu pdf, é bem bonito, com excelentes ilustrações. O problema é que alguns erros passaram na revisão, inclusive com frases incompletas e trechos faltantes. Mas a notícia é que vão corrigir isso em breve e o arquivo vai ganhar bookmarks.

Offline AKImeru

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Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #28 Online: Agosto 06, 2013, 07:05:00 pm »
Então digamos que lurkar o /tg/ serviu para algo, backers que receberam o livro fizeram pequenas resenhas.


Resumo da opera:
Você tem 3 classes, todas possuem um sistema de usar pontos para fazer coisas legais, mas uma é focada nisso, o equivalente de caster.

E eles são completamente desequilibrados. Do tipo, outro nível de desequilíbrio. Do tipo poderes de "termine o encontro". Do tipo "Construa um robô que seja um Nano também e que possa terminar encontros por si só mais vezes ao dia" nivel de quebrado.

Não há "roles" aqui; os Glaives são apenas mais resistentes do que Nanos mas eu me pergunto porque você jogaria com um quando você pode mover montanhas no nível 6 de Nano sem muitas dificuldades.

Estou tentando ver se consigo um pdf de backer, eu tenho o pdf em pre order.

Re:O novo rpg de Monte Cook
« Resposta #29 Online: Julho 31, 2014, 08:12:24 pm »


Pela popularidade que esse jogo vem conquistando e a fama que Monte Cook tem por aqui, a tendência é que esse financiamento dê certo e tenhamos Numenera em português no ano que vem.  :)