RPG > Sistemas & Cenários

Novos Mundos [2018]: Eberron e Ravnica

(1/2) > >>

Bispo:
Bom, a maioria já deve estar sabendo, mas os dois cenários desenvolvidos este ano pela WotC para DnD são Eberrob e Ravnica. Link do anúncio (23/07/2018).



Ravnica esta programado para sair em novembro e Eberron já está disponível na DMsGuild/Drivethru RPG e D&D Beyond.

Em que pese a rejeição dos jogadores mais antigos de DnD (em geral, a maioria queria a volta aos "clássicos": Dark Sun, Dragonlance, Planescape, etc.), vi com bons olhos esses anúncios e lançamentos, principalmente do Ravnica. Primeiro porque dá a possibilidade ao designers de experimentarem coisas novas (principalmente no lado mecânico do sistema, evoluindo-o), depois porque sai um pouco de FR (coisa que só Curse of Strahd fez), além do ponto de vista dos negócios, parecer ser uma decisão acertada de reforçar as marcas e intercambiar compradores (mais aí é suposição, porque não sei como é o público de MtG). E, por fim, ao contrário do que pensam os "grognards", dá fôlego à 5e, tanto pelas inovações quanto por não tirar do horizonte estes mesmos clássicos.

E dando uma olhada no Eberron, estou gostando do que vi. Inclusive a solução deles pro Warforged foi melhor do que esperava (e tinha imaginado). Mas não, ainda não saiu o Artífice. EDIT: Explicar a razão do "ainda": segundo os desenvolvedores, o conteúdo do WGtE não está completamente fechado. Partes mecânicas ainda serão submetidas aos Unearthed Arcanas, e depois o PDF será atualizado. Depois que isso tiver sido feito, incluso aí a adição do Artífice, haverá a opção de impressão do livro.

Elven Paladin:
"Campaign Prototype"

Heh, Wizards of the Coast se rendendo á táticas de "Pague Antecipado para Revisar e Corrigir o Livro para Nós", utilizadas outrora com sucesso pela Onyx Path e Paizo. Yey!

E aos interessados, o Unhearthed Arcana com as Raças de Eberron (Cuidado, PDF).

Bispo:

--- Citação de: Alexios I Komnenos em Julho 23, 2018, 07:26:31 pm ---Heh, Wizards of the Coast se rendendo á táticas de "Pague Antecipado para Revisar e Corrigir o Livro para Nós", utilizadas outrora com sucesso pela Onyx Path e Paizo. Yey!

--- Fim de citação ---

Não querendo pagar de advogado da WotC (até porque seu séquito de advogados-ninja é bem conhecido), mas acho que a ideia passa longe do que essas editoras (e até as nacionais, como a New Order) fazem/fizeram. É verdade que o WGtE não está finalizado, mas do que pude ver, o livro não deixa a desejar em conteúdo, estrutura e expressão -- peca sim em layout e repetição de ilustrações, por exemplo. E o fato de materiais dele serem submetidos aos UA não implica em "correções ou revisões", uma vez que pelo histórico dos UAs esses não são, em geral, o seu propósito (à exceção óbvia do Ranger).

Elven Paladin:

--- Citar ---mas do que pude ver, o livro não deixa a desejar em conteúdo, estrutura e expressão - peca sim em layout e repetição de ilustrações, por exemplo.
--- Fim de citação ---

Justamente os elementos mais difíceis de corrigir e alterar nessa altura do campeonato? Sua defesa está sendo melhor que minha crítica quanto a tal prática da Wizards.  :b

Mas eu concordo que existem vantagens nessa prática, especialmente porque faz que aqueles que compraram a edição impressa (PoD, ao que indica) receberão aquela com menos falhas (que foram detectadas pelos "Early Adopters") - mas eu não consigo deixar de ver essa prática como análoga ao Early Acess da Steam (okay, com menos riscos por estar nas mãos da WotC). Mas hey, a cada qual seu quinhão.

Lumine Miyavi:
Considerando que é o Keith Baker escrevendo algo de Eberron (desde... o começo?), pessoal quer pagar pra ver.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa