Autor Tópico: Novo pacote de Playtest ou LFQW: "I'm back, bitches!"  (Lida 2991 vezes)

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Novo pacote de Playtest ou LFQW: "I'm back, bitches!"
« Online: Junho 08, 2013, 12:33:27 pm »
E saiu um novo pacote de playtest, aqui.

Ladinos continuam precisando de um fluxograma pra usar seu sneak attack de forma eficiente. E de feat para bater carteiras. Monks continuam limitados no que podem contribuir pro grupo e no uso de suas habilidades.

O que me chamou a atenção foi a mudança no tempo de recuperação das habilidades. A maioria das habilidades de combate que usam "cargas" (os dados do guerreiro, a fúria do bárbaro, etc.) e não são magias, exigem um descanso curto para recuperar seus usos ou para poder usar a habilidade normalmente.

Descanso curto eram 10 minutos, fazendo com que fosse difícil usar algumas dessas habilidades repetidamente em combate, mas você ainda conseguia usar delas na maioria dos combates do dia.

Aparentemente, combatentes usando as habilidades várias vezes ao dia em combates diferentes era demais pros designers da WotC. Eles resolveram mudar a duração do descanso curto para UMA HORA. Se os personagens não puderem parar UMA HORA para descansar entre combates, eles não recuperam esses recursos.

Isso tem um grande impacto se o grupo vai enfrentar vários combates num curto espaço de tempo ou está num lugar onde parar muito tempo seria perigoso. Como, sei lá, uma Dungeon.

Sabe, aquele tipo de lugar onde é esperado que os personagens passem boa parte do tempo.

Então nem só o jogo vai passar a limitar a recuperação de pvs, o que afeta mais os não usuários de magia, como vai limitar bastante a capacidade deles recuperarem suas habilidades.

Palmas pra WotC, essa bobagem nem eu esperava.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Novo pacote de Playtest ou LFQW: "I'm back, bitches!"
« Resposta #1 Online: Junho 08, 2013, 12:34:43 pm »
Alguém mata o Mike Mearls e salva o D&D dessas bobagens todas?

Re:Novo pacote de Playtest ou LFQW: "I'm back, bitches!"
« Resposta #2 Online: Junho 08, 2013, 12:43:50 pm »
Eu ia baixar.

Ia.

Ainda estou "playtestando" uma versão antiga, porque... sei lá mais, a essa altura. Só faz piorar.

Offline Atmo

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Re:Novo pacote de Playtest ou LFQW: "I'm back, bitches!"
« Resposta #3 Online: Junho 08, 2013, 01:05:36 pm »
Acho que o pensamento MMO não desgrudou do povo. Vê só: se um grupo usa o que tem e fica gasto, vai ter de voltar pra cidadde pra se recarregar e talz, porém, pode vir outro grupo em seguida e continuar de onde esse primeiro parou, daí o ciclo se repete numa taxa absurda de doida. Ou cada jogador da mesa vai precisar fazer 10 personagens diferentes pra poder aguentar o primeiro andar de uma dungeon ou o mestre vai revezando os personagens E os jogadores, como se fosse uma mesa de evento em que o jogo continua mas que os jogadores são trocados (nunca ouvi falar disso).

Enfim, me entristece ao ponto do desespero saber disso ai. D&D nunca mais.
Narrando:
OVA: The Anime Role-Playing Game, 3D&T, Double Cross.

Jogando:
D&D 5e T.T

Re:Novo pacote de Playtest ou LFQW: "I'm back, bitches!"
« Resposta #4 Online: Junho 08, 2013, 02:00:41 pm »
Na verdade baia de personagens e equipes de pcs trabalhando em conjunto era algo que acontecia nas primeiras edições. Sem contar contratar vários npcs para servirem de cobaia, que serviam só para morrer nas armadilhas e testar coisas perigosas.

Mas ei, é o pessoal dessa época que eles querem de volta, né? Claro, se for esse modelo de jogo que eles querem deveriam pelo menos ser honestos e avisar os novos jogadores.
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:Novo pacote de Playtest ou LFQW: "I'm back, bitches!"
« Resposta #5 Online: Junho 08, 2013, 02:08:58 pm »
Eu até gosto da idéia dos PCs contratarem NPCs buchas ou outros pra trabalhos serviçais ou expedicionários ou de registro, mas isso podia ser feito de uma forma mais modernosa, com regras melhor trabalhadas e mais baseadas em RPGs modernos ou indies, e não em retrocessos.

Offline AKImeru

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Re:Novo pacote de Playtest ou LFQW: "I'm back, bitches!"
« Resposta #6 Online: Junho 08, 2013, 02:44:57 pm »
Na verdade baia de personagens e equipes de pcs trabalhando em conjunto era algo que acontecia nas primeiras edições. Sem contar contratar vários npcs para servirem de cobaia, que serviam só para morrer nas armadilhas e testar coisas perigosas.

Mas ei, é o pessoal dessa época que eles querem de volta, né? Claro, se for esse modelo de jogo que eles querem deveriam pelo menos ser honestos e avisar os novos jogadores.

Mas é justo esse pessoal que não só não quer nada com o Next, tem um bilhão de Retroclones para escolher. Com direito a retroclones brasileiros.

Re:Novo pacote de Playtest ou LFQW: "I'm back, bitches!"
« Resposta #7 Online: Junho 08, 2013, 05:44:27 pm »
Na verdade baia de personagens e equipes de pcs trabalhando em conjunto era algo que acontecia nas primeiras edições. Sem contar contratar vários npcs para servirem de cobaia, que serviam só para morrer nas armadilhas e testar coisas perigosas.

Mas ei, é o pessoal dessa época que eles querem de volta, né? Claro, se for esse modelo de jogo que eles querem deveriam pelo menos ser honestos e avisar os novos jogadores.


Mas é justo esse pessoal que não só não quer nada com o Next, tem um bilhão de Retroclones para escolher. Com direito a retroclones brasileiros.

Ah, mas eles querem o Next sim. Eles tem os seus retroclones, mas eles querem que os livros com D&D na capa sejam da única forma que deveria ser (leia-se: versão óculos-de-nostalgia de alguma edição entre Red Box, AD&D ou mesmo 3E, dependendo do que o grognard jogava quando tinha 12 anos).

Basta entrar em qualquer dos fórums de D&D Next da própria Wizards e ver a quantidade de tópicos pedindo que Next seja ainda mais old-school do que já é. Alguns exemplos:

We should get rid of at-will cantrips (ou: não tinha nada disso na minha edição predileta)
Why math is relatively unimportant (ou: crianças de hoje em dia só querem saber de rolar dados e somar bônus, saiam do meu gramado)
So will Next go overboard like 4E did with options? (ou: eu não gosto de opções, portanto ninguém deveria ter).


Dói no olho ver quantas vezes eles precisam dizer que feats são opcionais na parte de criação de personagem. Ou a mudança no nome das perícias ("administer first aid", "conceal an object", "recall lore"; são uma lista de ações ligadas aos atributos, não mecânicas individuais).

Re:Novo pacote de Playtest ou LFQW: "I'm back, bitches!"
« Resposta #8 Online: Junho 08, 2013, 11:27:44 pm »
Aparentemente, combatentes usando as habilidades várias vezes ao dia em combates diferentes era demais pros designers da WotC. Eles resolveram mudar a duração do descanso curto para UMA HORA. Se os personagens não puderem parar UMA HORA para descansar entre combates, eles não recuperam esses recursos.

Também fiquei surpreso com essa mudança quando li o "Read First".

O engraçado é como esse playtest se apresenta esquizofrênico: ao mesmo tempo que simplifica muitas coisas - quase um DnD rules light -, ele se preocupa em normatizar outras que são tão menores dentro do sistema como um todo. Ou isso, ou eu perdi o zeitgeist do bonde oldschool.

Pô, põe lá que o short rest é um intervalo curto entre um encontro e outro, algo que não configure uma parada completa e perda do "momentuum" do jogo. Não precisa nem quantificar. Aproveita que o playtest é prioritariamente descritivo, em detrimento de um visual "clean" da 4e, por exemplo.

E estou achando curiosa essa sincronia entre 13th Age e DDN (playtests, divulgação, notícias, lançamentos e até terminologia) e como os produtos caminham em direção oposta do ponto de vista de design de jogo - ou pelo menos do que me agrada num jogo de fantasia heroica.

Um exemplo: pegue o sistema de Backgrounds de 13th Age e o de Backgrounds&Skills do DDN. A solução do primeiro é tão mais simples do que normatizar as escolhas (Traits) e ainda criar um mini-sistema de rolagem (com dados variados de d6 a d12).

Mas verdade seja dita: ambos (13th Age e DDN) também compartilham de uma "preguiça" matemática que incomoda. Tudo bem ter um sistema que não seja o primor da quantificação, mas abandonar, ou relegar, o equilíbrio mecânico para o Mestre é complicado.

Offline Lumine Miyavi

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Re:Novo pacote de Playtest ou LFQW: "I'm back, bitches!"
« Resposta #9 Online: Junho 08, 2013, 11:45:17 pm »
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Mas verdade seja dita: ambos (13th Age e DDN) também compartilham de uma "preguiça" matemática que incomoda. Tudo bem ter um sistema que não seja o primor da quantificação, mas abandonar, ou relegar, o equilíbrio mecânico para o Mestre é complicado.
É genial, isso sim, pelo menos do ponto de vista de mercado. Afinal, se o sistema não funcionar pra sua mesa, é culpa do seu mestre, que teve as ferramentas mas não soube usá-las.

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Re:Novo pacote de Playtest ou LFQW: "I'm back, bitches!"
« Resposta #10 Online: Junho 09, 2013, 12:30:32 am »
Mas não há super-mestre que faça milagres com um jogo com matemática quebrada.

Offline Deicide

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Re:Novo pacote de Playtest ou LFQW: "I'm back, bitches!"
« Resposta #11 Online: Junho 09, 2013, 01:36:38 pm »
Ando tão afastado de RPG, mas ainda acompanhando o fórum...

E sei lá, eu prevejo que D&D Next não vai pegar. Não tem algo como a OGL para fazer o mercado acompanhar a onda; as regras são uma bagunça tosca voltada a um grupinho específico e que marginaliza os jogadores das edições mais recentes; não me parece ter atratividade para uma nova geração que está crescendo com smartphones e jogando MMO's; e o tempo decorrido entre a última edição e o NEXT está muito longo e sem nenhum lançamento para prender o público, fazendo muitos jogadores a abandonarem o jogo porque encontraram algo melhor no meio-tempo.

Não que eu seja um grande analista de mercado, mas... é a impressão que tenho.

Offline Macnol

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Re:Novo pacote de Playtest ou LFQW: "I'm back, bitches!"
« Resposta #12 Online: Junho 10, 2013, 12:57:50 am »
Eu não me surpreendo mais com essas puxações de saco dos grognards.

Mas eu ainda me entristeço.